Na foto um ventilador de parede branco com pás azuis.
Ultima atualização: 2 de junho de 2021

Como escolhemos

16Produtos analisados

18Horas investidas

4Estudos avaliados

76Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Basta as estações mais quentes se aproximarem para os consumidores saírem em busca de produtos que amenizem o calor nos ambientes e os deixem mais confortáveis. Para isso existem diversos itens e um bastante popular é o ventilador de parede e é sobre ele que vamos falar hoje.

Muito prático, o ventilador de parede ocupa pouco espaço e consegue refrescar espaços de maneira bastante eficiente. Além disso, ele conta com diversas outras vantagens e nesse artigo te explicamos tudo a respeito desse produto. Continue lendo para saber mais!




Primeiro, o mais importante

  • O ventilador de parede não ocupa espaço e tem um alto potencial em gerar vento, sendo indicado para locais de até 35 m².
  • Esse produto está disponível em versões de três e seis pás e quanto mais pás e potência ele tiver, mais eficiente será.
  • O ventilador de parede pode ser utilizado em inúmeros locais e é comum que seja colocado em empresas, escritórios, academias, ambientes comerciais e até mesmo casas maiores.

Melhores ventiladores de parede: nossas escolhas

O ventilador de parede é um produto muito popular, por isso é encontrado em diversos modelos que pertencem a variadas marcas. Para te ajudar a escolher uma boa opção, abaixo selecionamos os melhores modelos, confira quais são eles:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre o ventilador de parede

Se você está em busca de um ventilador de parede para comprar, mas ainda tem dúvidas se esse é o produto ideal, saiba que estamos aqui para te ajudar nessa escolha. Por isso criamos esse guia de compra e abaixo vamos responder as perguntas mais comuns a respeito desse aparelho.

Na foto um casal de noivos saindo de uma igreja com os convidados ao fundo.

É muito comum que o ventilador de parede seja encontrado em igrejas e diversos outros ambientes. (Fonte: River / Pexels)

Quais são as vantagens do ventilador de parede?

O ventilador de parede é um produto que reúne uma série de vantagens, justamente por isso ele é tão usado há anos.

Um dos seus principais pontos positivos é que esse modelo apresenta um grande potencial de refrescar os ambientes e consegue fazer isso até mesmo em áreas maiores.

Mais um benefício é que o ventilador de parede não ocupa espaço e nem atrapalha no dia a dia, pois fica localizado no alto.

Outra vantagem é que esse é um aparelho fácil de instalar, tem baixo consumo de energia e ainda ajuda a deixar os insetos fora dos ambientes porque mantém a circulação de ar constante.

Além disso, se comparado a outros aparelhos, como ar condicionado e climatizador, o ventilador de parede também se mostra uma ótima opção, pois seu preço é bem mais acessível.

Vantagens
  • Ocupa pouco espaço
  • Tem alto potencial de gerar vento
  • É bastante seguro
  • Possui fácil instalação
  • Promove uma boa circulação de ar nos ambientes
Desvantagens
  • Não pode ser trocado de lugar com frequência

Onde instalar um ventilador de parede?

O ventilador de parede pode ser instalado em inúmeros lugares e essa versatilidade é uma das responsáveis por ele ser tão vendido.

É muito comum que esse produto esteja presente em ambientes comerciais, escritórios, consultórios e empresas, que são locais com grande circulação de pessoas.

O ventilador de parede é bom para locais com grande circulação de pessoas.

Porém, não é somente nesses espaços que ele funciona bem. O ventilador de parede também pode ser colocado em academias, igrejas e até mesmo em casas.

Inclusive, esse é um aparelho excelente para residências que possuem pé direito alto ou pouca circulação, pois consegue produzir uma maior ventilação do que outros modelos de ventilador.

Qual o melhor ventilador: de parede, de teto ou de pedestal?

No momento de escolher um ventilador é muito comum surgir a dúvida de qual modelo é o ideal. Isso porque as principais opções costumam ser de parede, de teto ou pedestal.

De um modo geral, todos apresentam um funcionamento muito parecido, mas há detalhes que fazem a diferença em cada um desses modelos.

  • Ventilador de parede: Esse ventilador consegue refrescar com alta eficiência ambientes de até 35 m², em média. Por ser instalado diretamente na parede ele não atrapalha no dia a dia e ocupa pouco espaço.
  • Ventilador de teto: O ventilador de teto também não ocupa espaço e é muito prático. Seu principal diferencial é que costuma vir acoplado com uma lâmpada o que faz com que sirva também para iluminação. Porém, sua capacidade de gerar vento é inferior.
  • Ventilador de pedestal: Essa opção tem como vantagem poder ser levada para todos os lugares e possui regulagem de altura para que se adapte a diversos locais. No entanto, ocupa mais espaço e pode atrapalhar no dia a dia.

Na foto uma sala de estar com sofá turquesa e ventilador de teto.

O ventilador de teto é o mais parecido com o de parede, mas gera menos vento e não é tão eficiente. (Fonte: Helen Shi / Unsplash)

Qual a diferença entre o ventilador de parede de três e seis pás?

O ventilador de parede pode ser encontrado para comprar em versões com três ou seis pás. Muitas pessoas pensam que esse detalhe não faz diferença, mas na realidade ele faz sim.

Com isso, saiba que quanto mais pás um ventilador tiver, maior será o seu potencial de gerar vento.

Dessa forma, um modelo que conta com seis pás é mais eficiente do que um de três pás.

Além disso, o ângulo dessas pás também influencia no desempenho desse produto e o ideal é que elas apresentem uma angulação maior, pois assim conseguirão produzir mais vento.

O primeiro ventilador foi criado pelo engenheiro norte-americano Schuyler Skaats Wheeler em 1882. Na época esse produto tinha apenas duas pás.

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os modelos de ventilador de parede

Para escolher o melhor ventilador de parede é preciso prestar atenção em algumas características importantes sobre esse produto. Abaixo te mostramos quais são elas.

Tamanho

O tamanho do ventilador de parede é um dos principais fatores a serem considerados no momento de adquirir esse produto.

Isso porque ele deve estar de acordo com as dimensões do ambiente em que o aparelho será colocado para que funcione com eficiência.

Dessa forma, é possível encontrar opções que variam entre 40 cm e 1 metro de diâmetro.

Os modelos com diâmetro entre 40 e 60 cm são os mais comuns e ideais para espaços de 10 a 25 m².

Por outro lado, ventiladores que apresentam diâmetro entre 70 cm e 1 metro são indicados para áreas que possuem até 35 m².

Material

O material usado para a fabricação de um ventilador de parede é o principal responsável pela durabilidade e resistência desse produto.

Com isso, saiba que os mais comuns de serem vistos para comprar são os modelos feitos em metal e plástico.

As opções de metal são as que apresentam valor mais elevado, porém esse é um material que costuma durar por anos e tem alta resistência. A desvantagem é que ele não é uma boa escolha para locais com umidade elevada, pois pode estragar.

Já os ventiladores de parede feitos em plástico estão disponíveis em uma série de modelos e também costumam apresentar uma boa durabilidade. Outro ponto positivo é que seu preço normalmente é mais baixo e que pode ser colocado em áreas com maior umidade.

Na foto um ventilador de metal.

O ventilador de parede de metal apresenta alta resistência e durabilidade. (Fonte: Alireza Kaviani / Pexels)

Nível de barulho

Um problema bastante tradicional dos ventiladores no geral é que alguns aparelhos costumam ser bastante barulhentos.

Isso acaba incomodando algumas as pessoas que estão nos ambientes onde eles ficam ligados.

Por conta disso, essa é uma questão a ser analisada na hora de adquirir um ventilador de parede.

Deste modo, saiba que normalmente as opções de alta potência costumam ser as que mais fazem barulho, mas essa não é uma regra.

Logo, para não se arrepender, cheque se o produto que está pensando em comprar é silencioso.

Velocidades

O número de velocidades com o qual o ventilador de parede funciona normalmente varia entre 2 e 4 opções.

Quanto mais velocidades o ventilador tiver, melhor.

Nesse caso, sempre recomenda-se adquirir os modelos que oferecem mais velocidades, pois assim é possível encontrar a que mais agrada sem dificuldades.

Além disso, verifique também como é feito o controle dessas velocidades.

Muitos ventiladores de parede apresentam seu comando por um painel instalado na parede, mas alguns funcionam com controle remoto e são mais práticos.

Resumo

O ventilador de parede é um produto muito útil para variados ambientes, inclusive casas.

Portanto, saiba que nesse artigo reunimos as informações mais importantes a respeito desse aparelho para que quem está buscando por ele consiga fazer a melhor compra.

Se gostou desse conteúdo não deixe de o compartilhar com os seus amigos, até a próxima!

(Fonte da imagem destacada: Thammachote / 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas