Ultima atualização: 28 de setembro de 2021

Você já quis um ventilador que ocupasse menos espaço e fosse mais eficiente em termos energéticos? O ventilador de mesa combina ambas as vantagens e pode ser o dispositivo certo para você se você quiser uma ótima circulação de ar na sala.

Nosso grande teste de fã de mesa 2022 deve ajudá-lo a encontrar o melhor fã de mesa para você. Nós comparamos ventiladores elétricos e a bateria e também examinamos vários extras para tornar sua decisão de compra o mais fácil possível.




O mais importante

  • Um ventilador de mesa garante uma ótima circulação de ar nas salas. Dependendo do tipo de ventilador, você pode escolher um ventilador de energia ou de bateria.
  • Funções adicionais e extras, tais como um timer, um interruptor temporizador ou um controle remoto incluído no escopo da entrega, tornam mais fácil para você usar o ventilador.
  • A decisão final de compra deve ser tomada em consideração o desempenho, o volume, as dimensões, o número de pás do rotor, o projeto e as funções adicionais do ventilador.

Ventilador de Mesa: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia: Perguntas que você deve se fazer antes de comprar um ventilador de mesa

Quais são as vantagens de um ventilador de mesa em relação a um ventilador convencional?

Mesmo sem um ventilador de mesa, você ainda pode conjurar ar frio com um ventilador convencional, mas isso ocupa muito espaço. As maiores vantagens com um ventilador de mesa são que você economiza muito espaço e a maioria dos dispositivos consome menos eletricidade.

Além disso, você tem seu ventilador bem em cima da mesa, onde você pode facilmente mudar o ajuste de fornecimento de ar enquanto se senta.

Quais projetos de ventiladores de mesa estão disponíveis?

Como a maioria dos produtos, existem designs muito simples, mas também mais atraentes visualmente, que geralmente são retro no design. Em tempos de tecnologia altamente desenvolvida, agora também há fãs que parecem futuristas.

Ventilator im Retro-Design

Os fãs vêm em todos os tipos de projetos, do retro ao futurista. (Foto: PublicDomainArchive / pixabay.com)

Como é montado um ventilador de mesa?

A maioria dos dispositivos já estão pré-montados, você teria apenas que desembalar o dispositivo, ligá-lo e desligá-lo. Poucos ventiladores precisam ser montados. No entanto, mesmo alguém que não esteja à mão pode facilmente montar a unidade com a ajuda das instruções.

Decisão: Que tipos de ventiladores de mesa estão lá e qual é o mais adequado para você?

Existem dois tipos diferentes de ventiladores:

Ventiladores de mesa que

  • movido a energia elétrica e,
  • alimentado por bateria

Com cada um desses tipos, há também características adicionais diferentes. Na seção seguinte, vamos listar as vantagens e desvantagens de cada produto. Isto o ajudará a decidir qual ventilador é o mais adequado para você.

Quais funções adicionais existem para os dois tipos de ventiladores?

Cada dispositivo pode ter as seguintes funções adicionais

  • Com controle remoto
  • Com temporizador, interruptor de temporizador
  • Sem pás de rotor

Como funciona um ventilador de mesa alimentado por bateria, e quais são suas vantagens e desvantagens em comparação com um ventilador alimentado por energia elétrica?

A maior vantagem em um ventilador alimentado por bateria é que ele não usa eletricidade. Como uma pessoa consciente de energia, você pode economizar dinheiro aqui. A bateria fornece ar frio, não há mais emaranhado de cabos e um tambor de cabos não é necessário.

Você é independente e pode montar este ventilador onde você quiser.

Vantagens
  • Economizar eletricidade
  • Amigo do meio ambiente
  • Pode ser usado individualmente
Desvantagens
  • As baterias precisam ser cobradas

Quais são as vantagens de um ventilador de mesa com controle remoto?

As vantagens são óbvias. Você pode controlar o ventilador remotamente a partir de qualquer lugar. Isto significa que você pode colocar o ventilador de mesa em qualquer posição ou montá-lo na parede como um ventilador de teto.

Com o controle remoto, não é mais necessário regular o fornecimento de ar no dispositivo.

Como funciona um ventilador de mesa com temporizador e quais são as vantagens?

Este ventilador funciona como qualquer outro, exceto que ele tem a função adicional de um temporizador. Aqui você pode definir o tempo de funcionamento do ventilador por quanto tempo ele deve funcionar.

Vantagens
  • Sem funcionamento desnecessário
  • Ligue em determinados momentos
  • Menos consumo de energia
Desvantagens
  • Nenhum

Você não se esquece mais de desligá-lo e não usa a vida útil da bateria ou a energia desnecessariamente. O relógio integrado assegura que o ventilador começa em uma determinada hora quando o timer é ligado.

Como funciona o ventilador sem as pás do rotor e quais são as vantagens?

Os ventiladores sem pás do rotor são mais fáceis de limpar do que os ventiladores convencionais. O risco de ferimentos é reduzido a zero pela ausência de lâminas, e elas são muito fáceis de limpar.

Vantagens
  • Sem risco de ferimentos
  • Fácil de limpar
  • Design agradável
  • Mais leve
Desvantagens
  • Mais caro

Seria ótimo para um lar de crianças em particular.

Critérios de compra: Estes são os fatores que você pode usar para comparar e avaliar os ventiladores de mesa

A seguir, mostraremos os fatores que você pode usar para comparar e avaliar os ventiladores. Isto tornará mais fácil para você decidir qual dispositivo se adapta melhor a você.

  • Tipo de fonte de alimentação
  • Energia
  • Volume
  • Dimensões dos ventiladores
  • Pás do rotor
  • Funções
  • Projeto

Nos próximos parágrafos você pode ler sobre os critérios de compra individuais.

Tipo de fonte de alimentação

Como o seu ventilador deve ser alimentado, por eletricidade ou bateria? Isso depende de onde o seu dispositivo será usado.

Os ventiladores elétricos são normalmente mais altos e só podem ser usados perto da tomada por causa do cabo. A vantagem dos ventiladores alimentados por bateria é que você pode colocá-los onde quiser.

Muitos dispositivos podem até mesmo ser montados na parede e não ocupam espaço em sua mesa.

Além disso, não usar eletricidade é mais amigável ao meio ambiente. A maioria dos dispositivos em nosso site consome uma média de 45 watts. A um preço de eletricidade de 28 centavos por kWh, a eletricidade para o ventilador custa cerca de 10 centavos por 8 horas de operação.

Model power consumption
Dyson Cool ventilador de mesa AM06 26 watts
Rowenta Turbo Silence Ventilador de mesa Extreme 40 watts
Ventilador de mesa Honeywell "HT-900E" 40 watts

USB Mini-Ventilator in schwarz

Uma boa alternativa para tomadas de energia ou baterias é uma conexão USB. Com ele, você sempre manterá a cabeça fria quando estiver trabalhando no seu laptop.

Energia

É claro, seu fã de mesa também deve ter energia suficiente. Nossa tabela comparativa lista as classificações de potência em watts.

O poder de um ventilador é muitas vezes mal interpretado, mas: mais poder nem sempre significa mais poder! A única coisa que a potência (wattage) de um ventilador nos diz principalmente é sobre o consumo de energia.

O fluxo do volume de ar é importante. Ele informa quantos litros de ar a unidade circula por unidade de tempo.

Um ventilador com um grande vão, muitas pás de rotor e um motor fraco poderia produzir a mesma corrente de ar que um com poucas pás de rotor pequenas e uma grande velocidade - e pode ser mais silencioso.

Volume

A questão aqui é: quando um ventilador fica quieto? Para algumas pessoas, um volume de mais de 40 dB é muito alto, enquanto para outras, um ventilador com um volume de mais de 50 dB é silencioso.

Model Volume
Dyson Cool AM06 ventilador de mesa 57,5 dB
Rowenta Turbo Silence Ventilador de mesa Extreme 57 dB
Honeywell "HT-900E" ventilador de mesa 39 dB

Uma dica: Com alguns modelos, você pode muitas vezes dizer se um ventilador é silencioso ou não por sua aparência visual. Para fazer isso, você deve olhar para o número de pás do rotor.

Pode ser dito que quanto mais pás de rotor um ventilador tiver e quanto maior o alcance de suas hélices, mais silencioso ele será. No entanto, isto não se aplica necessariamente a todos os ventiladores. Em geral, as pessoas consideram um nível de ruído de até 40 dB para ser silencioso.

Ventilator Lautstärke

Os fãs não são úteis apenas em casa. Eles também são frequentemente encontrados em bares. Aí, o eventual nível de ruído do ventilador também desce. (Foto: phio / pixabay.com)

Dimensões do ventilador

Qual deve ser o tamanho do seu ventilador de mesa? É claro, deve ser o menor possível e o mais poderoso possível. Mas na maioria dos casos, dispositivos menores não oferecem o desempenho desejado.

Aqui você deve prestar atenção ao local onde seu ventilador é colocado; um ventilador grande ocupará muito espaço na mesa. Compare o tamanho de vários modelos e veja qual deles se adapta às suas necessidades.

Você pode até mesmo montar algumas unidades na parede para economizar espaço. Entretanto, certifique-se de que o ventilador não seja colocado muito longe.

Pás do rotor

O número de pás do rotor e o diâmetro das hélices determinam a rapidez com que um ventilador deve funcionar para atingir uma certa intensidade.

Em outras palavras, quanto mais pás de rotor e quanto maior o seu diâmetro, mais lento um ventilador pode funcionar para alcançar uma alta rotação do ar. Isto torna os modelos com muitas e longas hélices mais silenciosos do que outros modelos.

Ein rotorloser Tischventilator in Silber

Um ventilador de mesa não tem necessariamente que ter pás de rotor para produzir um fluxo de ar. Esta variante pode ser particularmente segura para crianças.

Funções

Quanto mais funções um ventilador tem, mais caro ele normalmente é.

Entretanto, se você quiser um ventilador que ofereça um alto nível de conforto, você deve procurar por funções como uma função timer, diferentes níveis de velocidade, diferentes opções de configuração (por exemplo, modo turbo boost, modo noturno, função brisa) e similares.

Design

Há muitos modelos diferentes em design, apenas olhando para nossos produtos.

Aqui você pode ver que todos os modelos parecem diferentes. Dê uma olhada nos diferentes dispositivos e veja qual deles lhe agrada visualmente.

Fonte da imagem: pixabay.com / PublicDomainPictures

Resenhas