Na foto um torradeira com uma torrada em cima no ar.
Ultima atualização: 14 de abril de 2021

Como escolhemos

15Produtos analisados

34Horas investidas

7Estudos avaliados

85Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Nada melhor do que começar o dia com um café da manhã reforçado cheio de comidas gostosas e nutritivas. Dentre elas, é muito comum encontrar as torradas e para preparar esse alimento a torradeira é fundamental.

Muito prática e eficiente, a torradeira é o melhor produto para fazer torradas saborosas e com a crocância correta. Por isso, é sobre ela que vamos falar hoje, continue lendo para saber mais.




Primeiro, o mais importante

  • A torradeira oferece diferentes níveis de tostagem e consegue preparar torradas em diversos pontos.
  • Existem torradeiras verticais e horizontais, mas as verticais são as mais comuns e práticas.
  • A potência de uma torradeira é o que irá determinar a sua eficiência e recomendam-se as opções com mais de 800 watts.

Os melhores modelos torradeira: as escolhas da redação

Para preparar uma excelente torrada é fundamental ter uma torradeira de qualidade e eficiente. Por isso, a seguir você encontrar os melhores modelos desse produto.

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre as torradeiras

Para adquirir a melhor torradeira é necessário conhecer todos os detalhes sobre esse aparelho. Pensando nisso, preparamos esse guia de compra, que irá responder as perguntas mais comuns a respeito desse eletrodoméstico.

Na foto duas mulheres comendo em um restaurante.

A torradeira prepara torradas para serem consumidas das mais diversas maneiras. (Fonte: Adrienn/ Pexels)

Como usar uma torradeira?

A utilização de uma torradeira é muito simples e de maneira bastante rápida é possível ter torradas quentinhas para comer quando quiser.

Para isso primeiramente deve-se checar se as fatias de pão tem um tamanho compatível com o da torradeira. Vale saber que praticamente todos os pães podem ser torrados nesse produto, inclusive os caseiros, que são feitos nas máquinas panificadoras.

Se o tamanho das fatias estiver correto, o próximo passo é o de ligar o aparelho.

Assim que a torradeira for ligada indica-se posicionar o pão em cada um dos seus recipientes e selecionar a temperatura ou o nível de tostagem desejado.

Feito isso, quando o processo de tostagem estiver finalizado muito provavelmente esse produto irá emitir um alerta ou empurrar as torradas para fora, significando que estão prontas.

Nesse momento pode-se retirá-las da torradeira e realizar o seu desligamento.

Você sabia que é possível preparar outros alimentos dentro da torradeira? Nelas consegue-se assar waffles congelados e até mesmo aquecer pães de queijo. Para isso, basta cortá-los ao meio e colocá-los dentro das fendas desse produto.

Torradeira vertical ou horizontal: Qual a melhor?

Atualmente é possível encontrar para comprar dois modelos de torradeira: as verticais e as horizontais.

As verticais são as mais comuns e tradicionais. Nelas os pães são colocados em pé dentro das suas fendas e quando estiverem devidamente tostados saltam para fora. Com isso, o produto realiza o processo de tostagem praticamente sozinho.

Por outro lado, nas opções horizontais as fatias de pão são colocadas sobre a chapa quente deitadas e é preciso que o usuário as vire para que a fiquem tostadas igualmente.

Dessa forma, é preciso prestar mais atenção na hora de usar esses modelos. A vantagem é que pães de todos os tamanhos podem ser torrados neles.

Qual a diferença entre torradeira e sanduicheira?

É muito comum que as pessoas tenham dúvidas entre escolher uma torradeira ou uma sanduicheira para comprar, mas na realidade esses dois produtos são bem diferentes.

A torradeira tem como única função ser utilizada para o preparo de torradas e nela não pode ser colocado nenhum tipo de pão recheado, pois isso irá acabar a estragando.

Já as sanduicheiras, como o próprio nome diz, são indicadas para o preparo de sanduíches. Por mais que também seja possível tostar os pães dentro delas, eles não ficarão iguais aos feitos na torradeira.

Então, se a ideia é preparar torradas a melhor escolha é a torradeira, no entanto se a busca é por um produto para fazer lanches, vale mais a pena investir em uma sanduicheira.

Na foto duas torradas dentro de uma torradeira.

Diferente da sanduicheira, a torradeira serve apenas para o preparo de torradas. (Fone: Photography Maghra/ Pexels)

Como limpar a torradeira?

Manter a torradeira limpa é a melhor maneira de evitar a proliferação de bactérias e garantir o seu bom funcionamento.

Para fazer isso deve-se desligar o produto da tomada, retirar a sua bandeja de migalhas e remover os restos de pão. Caso ela esteja muito suja vale a pena lavá-la usando uma esponja, água e sabão.

Em seguida, pode-se virar a torradeira de cabeça para baixo para que qualquer migalha residual caia de dentro desse produto.

Por fim, passe um pano levemente umedecido na parte externa da torradeira e coloque a sua bandeja de volta.

A primeira torradeira com ejeção automática foi inventada pelo americano Charles Strite em 1921. Porém, somente em 1925 que surgiram os modelos que tostavam o pão dos dois lados ao mesmo tempo.

Critérios de compra: Como comparar os modelos de torradeira

Se você está em dúvida sobre qual torradeira levar para a casa, saiba que seus problemas terminam agora. Isso porque a seguir te mostramos tudo o que deve ser analisado na hora de comprar esse aparelho.

Capacidade

Para conseguir fazer um bom uso da torradeira é necessário adquirir um modelo que seja compatível com a quantidade de torradas que serão preparadas nela.

Existem modelos que permitem o preparo de 2, 4 ou 6 torradas.

Sobre isso é importante saber que existem modelos no qual é possível fazer duas torradas por vez, enquanto que outros quatro e os maiores permitem até seis fatias de pão de uma vez só.

Dessa forma, as opções menores são indicadas para quem mora sozinho ou com mais uma pessoa. Todavia, conforme o número de moradores da casa for aumentando, maior deve ser a capacidade desse eletrodoméstico.

Material

O material no qual a torradeira é produzida faz toda a diferença na durabilidade e apresentação desse produto.

Com isso, existem modelos fabricados em metal ou plástico e cada uma dessas matérias-primas tem seus pontos positivos e negativos.

As opções de metal são mais robustas, sofisticadas e resistentes. Graças ao seu design, apresentam maior durabilidade e somam na decoração da cozinha.

Por outro lado, as torradeiras de plástico são as mais baratas e, por mais que funcionem de maneira eficiente, são mais frágeis e menos requintadas.

Níveis de tostagem

Para conseguir deixar a torrada no ponto ideal é necessário que esse produto ofereça diferentes níveis de tostagem. Assim ele será capaz de preparar os pães de acordo com o gosto de cada pessoa.

De um modo geral, é muito comum que as torradeiras trabalhem com pelo menos cinco intensidades de tostagem, mas as mais completas podem oferecer até nove níveis.

Deste modo, analise qual mais se adapta ao gosto de quem irá consumir as torradas preparadas nesse eletrodoméstico.

Na foto duas torradas dentro de uma torradeira branca.

As torradeiras oferecem diferentes níveis de tostagem e com elas é possível ter torradas mais claras ou mais escuras. (Fonte: CordMediaStuttgart/ Pixabay)

Potência

A potência de uma torradeira é o fator que irá determinar a agilidade com que as torradas ficarão prontas. Isso porque ela garante o potencial de aquecimento desse eletrodoméstico.

Dessa maneira, deve-se ter em mente que torradeiras mais potentes irão deixar os pães prontos para consumo mais rápido do que as que apresentam menor potência.

Para um uso doméstico indicam-se modelos a partir de 800 watts e, por mais que existam opções com menor potência que isso, elas podem ser muito lentas e não tão eficientes.

Funções adicionais

Além de conseguir produzir as torradas, a torradeira pode ter recursos diferenciados que tornam o dia a dia mais prático.

Dentre as funções adicionais que podem ser encontradas nesse produto as principais e mais interessantes são:

  • Alarme: Emite um alerta assim que as torradas ficam prontas.
  • Descongelar: Descongela os pães antes de torrá-los.
  • Reaquecer: Somente realiza o aquecimento do pães permitindo que eles fiquem quentinhos para consumo.
  • Centralizar: Coloca as fatias na posição correta para quem sejam torradas por igual.
  • Desligamento automático: Desliga o produto assim que as torradas ficam prontas para evitar acidentes.
  • Auto levantar: Faz com que as fatias de pão prontas saltem de dentro da torradeira depois de terminar o processo de tostagem.

Resumo

Quem ama consumir um pão torrado com manteiga ou geleias sabe que a torradeira é um produto indispensável e que faz toda a diferença no dia a dia.

Mas para conseguir aproveitar esse eletrodoméstico é preciso fazer uma boa escolha. Por isso, nesse artigo respondemos as perguntas mais comuns sobre ele e mostramos tudo o que deve ser avaliado na hora da compra.

A partir das nossas dicas você conseguirá escolher a torradeira ideal para o preparo das suas torradas. Se gostou desse conteúdo não deixe de o compartilhar com os seus amigos, obrigado pela visita!

(Fonte da imagem destacada: Sara Julie / Unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas