Ultima atualização: 13 de outubro de 2021

Como escolhemos

25Produtos analisados

25Horas investidas

4Estudos avaliados

142Comentários coletados

Muitos de nós sonhamos em começar o dia com um bom café da manhã. Não é segredo que o pão, com seu poder saciante, sabor e versatilidade, é sempre uma boa escolha. No entanto, é melhor quando está quente e torrado. Qualquer um que não tenha comido dessa maneira simplesmente não sabe o que está perdendo. É por isso que hoje estamos dedicando este guia às torradeiras. Um aparelho que sem dúvida mudará a sensação da sua manhã. Vamos dar uma olhada nos melhores modelos atualmente no mercado, suas características e como escolher a opção ideal para a sua casa.




O mais importante

  • A torradeira nos permite usar pão de dias anteriores e torná-lo muito mais palatável para nossos cafés da manhã.
  • Aqui você verá que existem vários tipos de torradeiras, desde as mais simples e mais acessíveis até as mais sofisticadas e completas.
  • Dependendo de nossas necessidades e orçamento, nós levaremos em conta alguns aspectos das torradeiras. Tamanho, forma, design e funções são algumas delas.

Torradeira: nossa recomendação dos melhores produtos

Abaixo, nós listamos os modelos de torradeira mais destacados por tipo de produto. Todos esses modelos têm um grande número de avaliações positivas, destacando-se de outros produtos com preços e características similares.

Guia de compra: o que você precisa saber sobre torradeiras

Neste guia nós responderemos algumas das perguntas mais comuns sobre torradeiras. Do mais técnico ao mais prático, tudo visando ajudá-lo através do processo de compra.

chica tomando tostadas

Um café da manhã completo de torradas é uma ótima maneira de começar o dia. (Fonte: Lightfieldstudios: 117398085/ 123rf.com)

Para que nós torramos pão?

Geralmente, nós torramos pão que não é fresco. Nós nem sempre temos a oportunidade de comprá-lo todos os dias, então nós usamos o pão que temos dos dias anteriores. Com uma torradeira nós transformamos sua textura em uma muito mais fácil e amigável de se comer. É mágico, nós transformamos um pão seco, duro e sem vida em um muito mais crocante e apetitoso.

Durante o processo de torra o que acontece é que a água que permanece no pão é perdida. Assim, a textura muda de mais tenra e esponjosa para dourada e crocante.

Pão torrado, sendo crocante, leva mais tempo para mastigar e assim a sensação de saciedade será maior. Tudo isso contribui para comer menos e, portanto, nos ajuda a consumir menos calorias. Deve-se notar que tanto o conteúdo nutricional quanto o calórico não mudam com o processo de torra.

Vantagens e desvantagens de uma torradeira

Aqui listamos os aspectos positivos de possuir uma torradeira e alguns negativos para ajudar você a tomar uma decisão de compra mais consciente.

Vantagens
  • Sabor e textura
  • Uso do pão
  • Descongelamento
  • Elemento decorativo
Desvantagens
  • Ocupa espaço
  • Consome energia
  • Possibilidade de queimar

Como funciona uma torradeira?

Como já dissemos anteriormente, o processo de torrar consiste em reduzir o conteúdo de água do pão, evaporando-o, enquanto queima levemente sua superfície. Em torradeiras verticais, colocar o pão na fenda e baixar a alavanca ativa uma resistência que converte energia elétrica em radiação infravermelha. Isto aquece um fio interno feito de níquel e cromo, que atinge temperaturas entre 600 e 1000 W em poucos segundos. Este arame remove a umidade do pão e brinda o exterior. Nas torradeiras horizontais, o pão é colocado em um suporte com o elemento de aquecimento na parte inferior.

tostadora roja

O processo de torrar dá ao pão uma textura crocante e uma cor dourada. (Fonte: Fabrikacrimea: 149851584/ 123rf.com)

Como e quando limpar uma torradeira

Quando falamos em limpar uma torradeira, não nos referimos apenas à limpeza do exterior. A questão é fazer isso por dentro, onde todas as migalhas do pão torrado se acumulam. As bandejas de migalhas estão disponíveis para nos ajudar nesta tarefa. Em qualquer caso, aqui estão alguns passos para ajudar você a limpar seu aparelho da melhor maneira possível

  1. Para limpar sua torradeira, a primeira coisa a fazer é desconectá-la.
  2. Uma vez feito isso, remova a bandeja com todas as migalhas e pedaços de pão que caíram.
  3. Jogue fora as migalhas e então você pode limpar cuidadosamente a bandeja à mão.
  4. Depois vire a torradeira de cabeça para baixo e tente bater o pão ralado na pia, por exemplo.
  5. Também é uma boa idéia limpar os racks com um pano úmido.
  6. Se você ainda encontrar vestígios de sujeira no interior do aparelho, você pode usar uma escova de dentes ligeiramente úmida.
  7. Para o exterior, simplesmente limpe com um pano úmido como você faria com qualquer outro aparelho.

Em termos de freqüência, a torradeira deve ser esvaziada idealmente uma vez por semana. Se quisermos fazer uma limpeza mais completa, podemos fazer isso uma vez por mês. O que nós recomendamos é limpar a superfície onde a torradeira é colocada com um pano após cada uso, pois muitas migalhas tendem a cair.

tostadora blanca

Torradeiras permitem que você escolha vários níveis de torradas. (Fonte: Kondratiev: 121164120/ 123rf.com)

Que tipos de torradeiras existem?

Existem dois tipos principais de torradeiras: torradeiras de lata e torradeiras elétricas. Os primeiros surgiram nos anos 50 e foram colocados em cima do gás para aquecê-lo. Hoje em dia, eles são obsoletos. Estes últimos são aqueles com os quais estamos mais familiarizados. Na verdade, a maioria das torradeiras disponíveis no mercado são elétricas. Neste tipo de aparelho, o pão é aquecido pelo calor emitido por um elemento de aquecimento.

Pelo seu layout

  • Vertical: esta é a torradeira clássica que todos nós temos em mente. As fatias são inseridas nos slots na parte superior. Eles são os mais completos por causa das múltiplas funções que oferecem e são mais agradáveis aos olhos.
  • Horizontal: permite colocar não apenas torradas, mas também pão e sanduíches em uma prateleira que aquece apenas de um lado. Eles são práticos se você quiser torrar pães de qualquer tamanho.

Por tipo de slot

  • Ranhura dupla: podem ser duas ranhuras curtas ou longas, que determinarão o tamanho de nossa torradeira e as fatias a serem torradas.
  • Ranhura longa: algumas pessoas optam por uma única ranhura, mas mais longa, o que dará uma aparência mais alongada ao produto.

Por projeto

  • Moderno: aqui poderíamos considerar a maioria dos modelos, desde os mais clássicos e minimalistas até os mais sofisticados e inovadores.
  • Vintage: estas são versões inspiradas na estética dos anos 50, geralmente em cores como o vermelho ou cores claras. Além de sua função como torradeiras, eles são elementos decorativos em si mesmos.

Também resumimos esses tipos na tabela a seguir.

Características Elétrico Forno / Sandwicher
Layout Vertical Horizontal
Slot Ranhura dupla Ranhura longa
Design Moderno Vintage

persona haciendo su comida A torradeira vertical com fendas estreitas é perfeita para duas fatias de pão fatiado. (Fonte: Kukota: 138500205/ 123rf.com)

Critérios de compra

Ao comprar uma torradeira teremos que ter vários critérios, de acordo com nossos gostos e/ou necessidades. De acordo com estes critérios, encontraremos os diferentes tipos de torradeiras listadas acima.

Tamanho e layout

Em termos de tamanho, existem torradeiras que são mais ou menos compactas. Dependendo do espaço que temos na cozinha e do número de pessoas na casa, nós escolheremos um tamanho ou outro. Por exemplo, é lógico pensar que para uma pessoa que vive sozinha e tem espaço limitado, a opção mais prática é uma pequena torradeira

  • Vertical. Por um lado, temos a chamada "torradeira multi-pães", que permite torrar todos os tipos de pão, já que não há limite para a espessura do pão. O pão é inserido do lado de fora, deixando-o descoberto. Neste caso, é apenas torrado de um lado, então teremos que virá-lo. Como eles têm uma aparência um pouco mais rústica, eles não incluem funções como o desligamento automático. Dentro desta classificação, nós também consideramos torradeiras tradicionais. Ou seja, aqueles que todos nós temos em mente com ranhuras nas quais colocar o pão.
  • Torradeiras horizontais. Este modelo, também conhecido como a "torradeira plana", tem a aparência de uma grelha. Como não há limite de espessura, nós podemos colocar nossas torradas, pão ou até mesmo croissants por cima. Se quisermos brindar de forma uniforme, temos que brindar de ambos os lados. Neste caso, nós também não temos um desligamento automático, então temos que ter cuidado para não queimar nada. Em geral, os modelos horizontais têm menos potência que os modelos verticais.
  • Forno. Embora não seja um tipo de torradeira como tal, existem alguns pequenos fornos que funcionam como torradeiras para pão e pastelaria. É um aparelho ideal se não tivermos espaço para um grande forno, pois nos permite usá-lo como um mini forno, torradeira, para aquecer ou grelhar pratos, etc.
  • Fabricante de sanduíches. Algumas pessoas optam por este aparelho e o utilizam como torradeira.

As torradeiras horizontais permitem que você aqueça croissants ou sanduíches como se eles fossem feitos recentemente. (Fonte: Patrick Perkins: yr1ket2CbxM/ Unsplashcom)

Slot

  • Ranhura dupla. Pode haver dois espaços estreitos ou largos. Naquele com ranhuras estreitas, podemos brindar 2 peças grandes de torradas em geral. No amplo espaço da torradeira, teremos mais capacidade. Dependendo do espaço disponível e da quantidade de pão tostado, um modelo ou outro será de interesse.
  • Ranhura longa. Geralmente há espaço para 2 fatias grandes de torradas. A torradeira será simplesmente mais longa e mais plana.

Design e materiais

Começando pelo design, podemos encontrar torradeiras simples, modernas, minimalistas, elegantes ou mesmo retrô. Para

escolher um design ou outro, podemos nos orientar pela estética de nossos móveis de cozinha e outros eletrodomésticos, de modo a alcançar um estilo mais homogêneo.

Quanto aos materiais que cobrem o aparelho, os modelos clássicos e mais econômicos são geralmente feitos de plástico. Por sua vez, a cor mais comum é geralmente o branco. Embora esteja se tornando cada vez mais comum encontrar outros como o preto, que dá um toque elegante, ou o vermelho ou cores pastel para os modelos mais vintage. Por outro lado, existem torradeiras de aço inoxidável, que são mais elegantes e minimalistas.

tostadas de pan

A torradeira nos permite usar pão de dias anteriores e torná-lo muito mais apetitoso para nossos cafés da manhã. (Fonte: Petcharakul: 33283271/ 123rf.com)

Funções e características incluídas

  • Parada automática: esta não é uma função como tal porque é assumida em torradeiras com vários níveis de torradas. A torrada pára quando o nível de marrom indicado é atingido. Isto, por exemplo, não ocorre em torradeiras horizontais.
  • Função descongelamento: a maioria dos modelos modernos tem esta função. Para nossas fatias congeladas, é aconselhável descongelá-las primeiro com esta função antes de brindar.
  • Função de reaquecimento: esta função nos permite reaquecer fatias esquecidas de torradas sem ter que torrá-las novamente.
  • Ejeção automática: ao pressionar o botão de parada, o processo de torra pode ser interrompido a qualquer momento.

Na maioria das torradeiras nós também podemos encontrar estes elementos

  • Bandeja de migalhas: instalada em todos os modelos, é usada para limpar as migalhas que caem de cada torrada.
  • Grade: muito útil naqueles modelos verticais onde queremos aquecer um pão mais grosso, pastelaria ou mesmo um sanduíche sem ter que colocá-lo na fenda.
  • Enrolador de cabo: permite que você enrole o cabo ao redor do aparelho para torná-lo mais curto.
  • Tenazes: alguns modelos mais avançados incluem tenazes para ajudar você a remover fatias quentes sem o risco de queimar você mesmo.

Resumo

Depois do que você viu neste artigo, sabemos que uma torradeira é o aparelho que você precisa em sua casa. Isso facilita nossa vida, nós usamos o pão dos dias anteriores e daremos um toque crocante aos nossos cafés da manhã. Existem vários modelos no mercado com funcionalidades, designs e preços adaptados às necessidades de todos. Em geral, estes são produtos muito acessíveis para diferentes orçamentos e serão um investimento positivo que você irá desfrutar nos próximos anos.

(Fonte de imagem em destaque: Atlasfoto: 135171317/ 123rf.com)

Resenhas