Na foto uma cozinha com bancada de mármore e flores amarelas.
Ultima atualização: 2 de junho de 2021

Seja bem-vindo! As torneira são objetos de extrema importância na maioria dos lugares e não somente permitem o acesso a água, como também fazem parte da decoração. Justamente por isso, existem inúmeros modelos desse produto e hoje vamos falar sobre o que mais está na moda, a torneira gourmet.

Confeccionadas com um design diferenciado e cheias de beleza, as torneiras gourmet são ideais para quem quer ter um metal bonito em casa e que ainda facilite o dia a dia. Com isso, se esse é o seu caso continue lendo, pois nesse artigo vamos te explicar tudo sobre elas.




Primeiro, o mais importante

  • A torneira gourmet apresenta um design muito moderno e diferenciado e conta com diversos recursos, como extensores, duchas removíveis, saída dupla de água e muito mais.
  • Esse tipo de torneira pode ser instalado na parede ou na bancada, mas atualmente os modelos de bancada são os mais comuns.
  • A torneira gourmet apresenta medidas maiores do que a das torneiras convencionais, o que faz com que não se adapte a qualquer tamanho de pia. Além disso, ela está disponível em diversos modelos e cores.

Melhores torneiras gourmet: nossas escolhas

A torneira gourmet está cada vez mais sendo procurada pelos consumidores que que querem ter em suas casas um produto diferenciado. Porém, não é fácil de saber quais modelos valem o investimento. Para te ajudar com isso, abaixo fizemos uma seleção com as melhores opções, confira:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre a torneira gourmet

Por mais que a torneira gourmet esteja se tornando cada vez mais popular, esse é um produto que ainda gera muitas dúvidas nos consumidores. Pensando nisso, criamos esse guia de compra para responder as perguntas mais comuns sobre ela.

Na foto uma mulher cozinhando em uma cozinha grande com ilha.

A torneira gourmet dá um toque todo diferenciado na decoração da cozinha. (Fonte: Jason Briscoe / Unsplash)

O que é uma torneira gourmet?

Praticamente todas as pessoas sabem o que é uma torneira, mas o que é uma torneira gourmet?

Quando se fala nesse produto o termo gourmet não é uma mera nomenclatura diferente. Na realidade essa é uma das versões mais modernas no quesito torneiras e esses produtos são confeccionado com um design totalmente diferenciado.

Graças a isso, além de mais bonitas e imponentes, as torneiras gourmet ainda possuem diversas funções. Assim, nelas encontram-se diferentes tipos de jato, extensores, duchas removíveis, saída dupla de água e muito mais.

Logo, muito mais do que decorativa, a torneira gourmet é bastante útil e facilita de diversas formas o dia a dia.

Quais são as diferenças entre a torneira gourmet e a torneira convencional?

Por mais que tanto a torneira convencional, quanto a torneira gourmet, tenham como função principal liberar a água, na prática elas são diferentes.

A torneira convencional é a que todos estão acostumados e provavelmente já utilizaram incontáveis vezes durante a vida.

Esse modelo é totalmente fixo nas pias, ou seja, não pode ser movimentado, e os únicos recursos adicionais que costuma apresentar é o purificador de água embutido e a possibilidade de liberar água quente e fria.

Por outro lado, a torneira gourmet conta com uma alta mobilidade e muitas opções possuem bicas móveis, que permitem limpar as louças e outros objetos muito facilmente. Nelas também há extensores que fazem com que alcancem áreas um pouco distantes da pia.

Com isso, pode-se dizer que a torneira gourmet é uma versão mais completa da torneira convencional.

Além disso, diferente da torneira comum, os modelos gourmet não servem para qualquer ambiente.

Em quais locais a torneira gourmet pode ser colocada?

O principal local onde a torneira gourmet é instalada é na cozinha e pode-se dizer que por si só esse produto soma e muito na decoração desse espaço. Isso vale principalmente para as cozinhas americanas e as que têm ilha, pois ficam em maior evidência.

No entanto, não é apenas nesse cômodo que esse tipo de torneira pode ser usado. Na realidade ele fica muito bem também em áreas gourmet maiores, como as presentes em casas.

Nesse local a torneira gourmet é muito válida, pois é comum que tenham churrasqueiras por perto e ela facilita bastante a limpeza das grelhas e dos espetos de churrasco.

Na foto uma cozinha com armários brancos e uma ilha com três pendentes sobre a ilha.

O local de instalação mais comum da torneira gourmet é a cozinha, especialmente as que têm ilha ou são do tipo americanas. (Fonte: Sidekix Media / Unsplash)

Como instalar uma torneira gourmet?

Outra diferença marcante entre a torneira gourmet e a convencional está relacionada a instalação desse produto.

Com isso, pode-se dizer que a instalação da torneira gourmet é um pouco mais complicada e avançada do que a do modelo comum. Justamente por isso, não é recomendado que qualquer pessoa realize a sua colocação.

O ideal é contratar um profissional especializado para instalar a torneira gourmet.

É comum que no próprio manual que acompanha esse item seja encontrado um passo a passo de como instalá-lo.

No entanto, qualquer erro pode fazer que que ele não funcione corretamente ou até estregue, o que ninguém deseja, pois as torneiras gourmet costumam ter um valor mais alto.

Dessa forma, sempre dê preferência para contratar um profissional especializado nessa área para fazer a instalação certa da sua torneira.

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os modelos de torneira gourmet

Agora que você já está entendendo tudo sobre a torneira gourmet, chegou o momento de te ajudarmos a escolher o modelo ideal para a sua casa. Portanto, confira abaixo todos os critérios que devem ser analisados na hora da compra.

De bancada ou parede

A torneira gourmet está disponível em modelos que podem ser instalados na bancada ou na parede e é preciso prestar atenção nesse detalhe na hora da compra.

O que irá definir qual é a opção ideal é o local onde está o encanamento da sua cozinha.

Atualmente as opções de parede estão sendo cada vez menos utilizadas por conta da sua aparência, que não é das mais sofisticadas. Porém, em alguns casos não há outra escolha.

Já as torneiras de bancada, também chamadas de torneiras de mesa, são as mais modernas e ficam muito bem em cozinhas com ilhas e áreas gourmet.

Portanto, cheque qual modelo se adapta melhor a sua cozinha.

Tamanho

Avaliar o tamanho da torneira gourmet é de fundamental importância, principalmente porque esse produto costuma ter dimensões maiores do que uma torneira convencional.

Nesse caso é necessário que ele seja compatível com o tamanho da pia. Isso interfere não somente no resultado estético, como também na utilização desse metal, pois torneiras grandes em cubas pequenas costumam fazer uma bagunça quando ligadas.

Deste modo, para pias pequenas recomendam-se torneiras de até 30 centímetros de altura. Já no caso das pias maiores ou com cuba dupla pode-se optar pelas versões de 50 a 70 centímetros de altura.

Na foto uma cozinha branca com ilha e uma torneira gourmet.

A torneira gourmet pode ter diversos tamanhos e alguns modelos são mais altos e maiores. (Fonte: Mark McCammon / Pexels)

Design

No quesito design a torneira gourmet se destaca muito e está disponível em inúmeros modelos. Sobre isso deve-se analisar dois fatores principais: tonalidade e formato.

Dessa forma, falando em cor, saiba que as mais comuns são as prateadas e essas também apresentam um valor mais baixo.

No entanto, é possível encontrar modelos em outros tons como dourado, rose, cobre e preto. Com isso, avalie qual deles combina mais com o seu ambiente e com os outros metais da casa.

O formato, por sua vez, pode apresentar linhas mais quadradas ou arredondadas. Não existe nenhuma regra com relação a isso e o ideal é optar pelo que te agrada mais.

Mono ou bicomando

Outra característica importante de uma torneira gourmet é que existem modelos monocomando ou bicomando.

As torneiras gourmet podem ter um ou dois registros e funcionam com água quente ou fria.

As versões monocomando apresentam apenas um registro e normalmente somente funcionam com uma temperatura, que no caso é a fria.

Por outro lado, os modelos bicomando contam com dois registros, sendo que um serve para liberar água fria e o outro para água quente.

Todavia, saiba que existem opções monocomando mais avançadas que conseguem funcionar com duas temperaturas.

Nelas é possível ajustar a saída de água por uma única válvula, o que é bastante prático e preciso.

Resumo

Se você está construindo ou reformando e está em busca de uma torneira nova, saiba que as torneiras gourmet são muito vantajosas.

Para comprovar isso, nesse artigo reunimos todas as informações mais importantes a respeito desse produto e ainda explicamos como escolher o modelo ideal para a sua casa.

Esperamos que tenha gostado e até a próxima!

(Fonte da imagem destacada: Simona Sergi / Unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas