Na foto uma torneira derrubando água em um copo.
Ultima atualização: 8 de junho de 2021

Como escolhemos

15Produtos analisados

17Horas investidas

4Estudos avaliados

78Comentários coletados

As torneiras estão presentes em todas as cozinhas e existem em inúmeros modelos. Um deles é o da torneira com filtro, que funciona como um produto 2 em 1 e, além de liberar a água proveniente do encanamento, ainda consegue filtrá-la para que fique própria para consumo. É sobre ela que vamos falar hoje.

Existem muitas vantagens em ter uma torneira com filtro em casa. A economia de dinheiro e espaço é uma delas, pois esse produto é compacto e não costuma ter um valor elevado. Mas, não para por aí, e se você está buscando por uma dessas continue lendo!




O mais importante

  • A torneira com filtro é um produto 2 em 1, que consegue fornecer uma água mais limpa, livre de impurezas e própria para consumo.
  • Existem modelos de torneira com filtro encontrados em opções de mesa ou de parede.
  • Esse item apresenta um ótimo custo benefício, pois elimina a necessidade de adquirir um purificador ou galões e garrafas avulsas de água para consumo.

Torneiras com filtro: nossa recomendação dos melhores produtos

Existem muitos modelos de torneira com filtro que podem ser adquiridos, mas não é fácil de saber quais possuem boa qualidade. Para você acertar na compra, abaixo fizemos uma seleção com as melhores opções, confira:

Guia de compra: o que você precisa saber sobre torneiras com filtro

A torneira com filtro é um produto muito prático e ideal para quem não tem bastante espaço disponível na cozinha. Porém, ainda existem diversas dúvidas a respeito desse item e nesse guia de compra vamos responder as principais delas.

Na foto um homem enchendo uma garrafinha de água em uma cozinha.

A torneira com filtro permite ter água filtrada de maneira fácil e simples. (Fonte: Bluewater Globe / Unsplash)

Quais são as vantagens e desvantagens da torneira com filtro?

Quando se fala em torneira com filtro inúmeras são as vantagens que podemos citar a respeito desse produto.

A primeira delas é que esse item é do tipo 2 em 1 e em apenas uma peça é possível ter uma torneira tradicional e um filtro, que purifica a água e a deixa mais apropriada para consumo.

Outro ponto positivo é que esse metal costuma ser bastante compacto e economiza espaço. Graças a isso, é ideal para cozinhas pequenas, como a de apartamentos, por exemplo.

Vale a pena destacar também que a torneira com filtro tem um ótimo custo benefício. Isso porque, se compararmos o seu valor com o que seria gasto na aquisição de uma torneira convencional e um purificador de água, o preço sai bem mais baixo.

Além disso, esse produto está disponível em inúmeros modelos e, por mais que existam algumas opções mais simples, há os que são muito modernos, bonitos e ajudam na decoração da cozinha.

Dessa forma, a única desvantagem desse tipo de torneira é que o seu filtro não costuma ser dos mais avançados. Assim, não consegue eliminar as bactérias que podem estar presentes na água.

Vantagens
  • Funciona como um produto 2 em 1
  • Ocupa pouco espaço
  • É prática e fácil de usar
  • Apresenta valor acessível
  • Existe em diversos modelos
Desvantagens
  • Seu filtro não capta as bactérias presentes na água
  • É preciso fazer a troca do filtro com frequência

Como funciona uma torneira com filtro?

O funcionamento da torneira com filtro é muito simples e fácil de entender.

Nela encontra-se um ducto comum que é conectado no encanamento da cozinha, como acontece com qualquer modelo de torneira.

A diferença é que esse produto vem equipado com dois acionamentos, sendo que um serve para a saída de água comum e o outro para a água filtrada.

Deste modo, quando você abre a parte do filtro a água passa por uma limpeza e sai mais purificada e própria para consumo.

Torneira com filtro ou purificador de água: Qual o melhor?

Na hora de escolher a maneira de ter uma água filtrada em casa é comum surgir a dúvida entre adquirir uma torneira com filtro ou um purificador de água.

Dessa forma, saiba que a melhor escolha depende das suas necessidades e gosto.

As torneiras com filtro, como te dissemos mais acima, são muito práticas, apresentam um valor acessível e são ótimas para quem quer economizar e tem pouco espaço.

No entanto, no quesito filtragem da água esse modelo deixa um pouco a desejar. Isso se deve ao fato de que ele não apresenta um filtro muito avançado. Com isso, apenas serve para eliminar as impurezas e o cloro.

Por outro lado, o purificador de água é um produto pensado exatamente para deixar a água limpa e 100% potável.

Para isso, apresenta filtros muito modernos que são capazes de eliminar bactérias, impurezas, cloro e outros microrganismos que podem estar presentes na água. Esse aparelho também está disponível em versões que liberam água em temperatura natural ou gelada.

Porém, o purificador de água costuma ser maior e seu valor é mais alto.

Torneira com filtro Purificador de água
Eficácia do filtro Elimina impurezas e o cloro ativo Elimina bactérias, impurezas e cloro da água
Tamanho É mais compacta e ocupa pouco espaço Costuma ser maior
Valor Custa mais barato Pode ter um preço elevado

Quanto tempo dura o filtro da torneira com filtro?

Para que a torneira com filtro realize a sua função corretamente é preciso fazer uma troca periódica do refil do seu filtro.

De um modo geral, atualmente existem modelos que aconselham essa substituição do refil a cada 1.000 litros de água consumida, todavia alguns fabricantes contam com produtos que se mantém eficientes até 1.500 litros.

Para se ter uma noção, estima-se que o prazo para essa troca é de seis meses, se considerarmos uma família que consome cerca de 1,5 litros de água por dia.

Já no caso dos modelos que somente precisam substituir o refil a cada 1.500 litros de água esse período aumenta um pouco.

Na foto um homem em frente em uma torneira aberta na cozinha.

Para que a água que sai da torneira com filtro se mantenha mais limpa é ideal trocar o refil do filtro desse produto com frequência. (Fonte: Anastasia Shuraeva / Pexels)

Critérios de compra: Como comparar as torneiras com filtro

Para escolher a melhor torneira com filtro é preciso prestar atenção em alguns detalhes que fazem a diferença nesse produto. Nos tópicos abaixo te explicamos tudo sobre eles.

De bancada ou parede

As torneiras são produzidas em modelos que podem ser instalados na bancada, também conhecidos como de mesa, e para colocação na parede.

Qual escolher irá depender, única e exclusivamente, do local por onde passa o encanamento da sua cozinha.

Dessa forma, se o ponto de água está localizado na parede, a torneira com filtro deve ser compatível com esse tipo de colocação. O mesmo vale para encanamentos que saem por baixo da bancada.

Material

As torneiras com filtro são produzidas com dois materiais, metal ou plástico, e cada um deles tem seus pontos positivos e negativos.

Os modelos feitos em plástico são os que apresentam valor mais baixo. Porém, sua resistência e durabilidade não são tão altas e, esteticamente falando, eles também não são dos mais bonitos.

Já as torneiras feitas em metal são mais caras, no entanto esse é um material que apresenta qualidade superior e é mais requintado. Graças a isso, o produto durará por muitos anos e a sua cozinha ficará mais sofisticada.

Na foto uma torneira de metal ligada.

As torneiras de metal apresentam maior resistência e são mais bonitas. (Fonte: Skitterphoto / Pexels)

Tamanho

O tamanho da torneira com filtro a ser adquirida irá depender muito das dimensões da sua pia e do espaço que se tem disponível.

Para fazer uma boa escolha sempre leve em consideração que a bica da torneira deve ficar a uma altura entre 30 e 40 centímetros do fundo da pia.

Caso ela fique mais baixa do que isso poderá ser ruim de fazer a sua utilização e se for mais alta é comum que a água espirre muito e faça uma grande bagunça.

Modelo da bica

A bica de uma torneira com filtro é a região por onde a água sai desse produto. Com isso, existem modelos que são fixos e móveis.

As opções com bica fixa não possuem nenhuma movimentação, o que acaba dificultando um pouco o seu uso no dia a dia.

Por outro lado, as bicas móveis têm como vantagem poderem ser direcionadas para o local onde estão as louças, como pratos, copos e muito mais. Deste modo, o processo de limpeza se torna mais fácil.

Resumo

A torneira com filtro é um produto que reúne uma série de pontos positivos e é muito útil no dia a dia.

Por isso, nesse artigo reunimos as informações mais importantes sobre ele e demos todas as dicas para que você possa escolher o modelo ideal.

Esperamos que tenha gostado e até a próxima!

(Fonte da imagem destacada: Arcaion / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas