Ultima atualização: 4 de agosto de 2021

Como escolhemos

21Produtos analisados

15Horas investidas

4Estudos avaliados

75Comentários coletados

Com a chegada do bom tempo, todos nós queremos desfrutar de espaços ao ar livre, e terraços, jardins e pátios tornam-se essenciais para nossas atividades. Portanto, ter uma série de amenidades instaladas neles é a melhor maneira de aproveitar ao máximo esses lugares. Os toldos são um dos elementos que nos ajudarão a aproveitar a primavera e o verão da melhor maneira possível.

Características como proteção solar, resistência, durabilidade e impermeabilização são todas acrescentadas que tornarão a experiência ainda mais completa. Neste artigo nós lhe mostraremos como escolher o toldo mais adequado para suas necessidades e espaços, para que sua compra seja da mais alta qualidade e utilidade possível.




O mais importante

  • Um toldo é uma cobertura feita de lona ou outro material resistente cuja finalidade é fornecer sombra, proteger das intempéries e dos raios solares e proporcionar privacidade, fechando um espaço. Ele também melhora e decora o espaço externo de nossa casa, entre outras coisas.
  • Existem diferentes modelos de toldos que variam em sua aparência, mobilidade, operação, posição, materiais, design, qualidade, resistência e outras características que iremos mencionar ao longo deste artigo.
  • O toldo lateral, por exemplo, nos permitirá manter a privacidade de nossas casas, e o toldo de varanda será muito útil para manter os espaços interiores frescos. Outros, como o toldo de ponto reto, serão perfeitos para hotéis e lojas.

Toldos: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: o que você precisa saber sobre toldos

Ao escolher um toldo, é normal que surjam uma série de dúvidas ou perguntas que podem condicionar nossa seleção. Na seção seguinte, responderemos as perguntas mais comuns para facilitar muito esta compra.

todo para jardin

Espaço ao ar livre abrigado por uma pérgula com um design muito estético (Fonte: Arcwind: -OKp-rhSWE4/ uniplash.com)

Que tipos de toldos existem?

Existem diferentes tipos de toldos no mercado. Antes de escolher o seu toldo, dê uma olhada nas diferentes opções disponíveis

  • Toldo articulado ou extensível: Pode ser dobrado sobre si mesmo, por meio de uma manivela.
  • Toldo monobloco: Para grandes superfícies.
  • Toldo com cassete: Inclui um braço extensível que permite que ele se dobre. O cassete cobre o tecido quando dobrado, protegendo o toldo de elementos ambientais ou sujeira.
  • Toldo sem cassete: O tecido pode ser dobrado, mas não é protegido ou coberto por uma estrutura.
  • Toldo de varanda: É o mais adequado para janelas ou varandas, tem dois braços laterais para poder ajustar a inclinação do toldo e assim a luz do sol. Também é dobrável para protegê-lo das intempéries.
  • Toldo lateral ou vertical: É diferente do toldo normal. É mais útil para separar espaços, manter a privacidade e também para proteger do sol ou do vento, embora em menor escala.
  • Toldo de chuva de jardim: É um toldo plano e motorizado, especialmente projetado para proteção contra a chuva.
  • Toldo de ponto reto: É composto por dois braços frontais na largura que tornam sua colocação ou montagem muito simples. Projetado para terraços de bares ou lojas, seu objetivo é a resistência às tempestades e a durabilidade ao longo do tempo.
  • Toldo cego: É um toldo semelhante a um toldo cego com dois braços perpendiculares que são usados para movê-lo. Perfeito para manter a casa protegida de altas temperaturas.
  • Toldo automático: É muito fácil de usar e regular pressionando um botão.
  • Toldo de quebra-vento: Geralmente é feito de PVC e lona acrílica. Ele fecha quase completamente e também é útil para os meses de inverno, pois oferece proteção contra a neve, tempestades e vento.
  • Toldo de Vela: Estes são geralmente mais estéticos e podem variar em termos de proteção solar ou proteção contra a chuva, dependendo do material de que são feitos.

Que tipo de toldo é mais fácil de instalar?

A primeira opção que temos quando se trata de instalar nosso toldo é pedir que a montagem seja feita por profissionais enviados pela loja onde o adquirimos. Entretanto, embora esta possa ser a maneira mais fácil e rápida, esta opção pode aumentar o custo da instalação. A segunda opção é realizar a instalação nós mesmos, sempre com a ajuda do manual de instruções.

Neste caso, a tarefa será muito mais fácil se o toldo que escolhemos tiver uma instalação simples, para a qual não são necessários muitos acessórios e ferramentas. Idealmente, os acessórios necessários para a instalação, como cordas ou anéis, devem ser incluídos gratuitamente com a compra do toldo.

edificio con toldos

Os toldos de varanda são ótimos para proteger o interior dos apartamentos. (Fonte: PIRO4D: 2707530/ pixabay.com)

Qual é a melhor maneira de limpar toldos?

Como na instalação de toldos, quando precisamos limpar um toldo, podemos usar os serviços de uma empresa que se dedica especificamente a essa tarefa. Esta é talvez a maneira mais fácil de realizar esta tarefa.

No entanto, requer um investimento de dinheiro, o que pode ser uma desvantagem. A primeira coisa a ter em mente é que a seleção de um bom material e a realização de uma boa manutenção de nosso toldo ao longo do tempo fará com que a necessidade de limpeza seja menor e muito mais fácil e rápida. Caso decidamos limpar o toldo manualmente e por nós mesmos, devemos levar em conta aspectos como o material do tecido e a mobilidade do mesmo.

Normalmente, os produtos e métodos de limpeza podem variar dependendo do tecido do qual ele é feito. Portanto, é importante prestar atenção às instruções de limpeza ou lavagem que o toldo deve vir acompanhado. Para realizar uma boa manutenção e limpeza, nós devemos seguir uma série de dicas

  1. O toldo deve ser retraído ou dobrado em caso de vento, chuva ou neve que possa sujá-lo ou atrair poeira. Verifique se o toldo está bem protegido e se não há nada que o obstrua ou force. Também, se possível, desinstale-o durante os meses em que não vai ser usado.
  2. Se não conseguimos evitar que o toldo fique molhado, devemos esperar que seque antes de limpá-lo, evitando assim o aparecimento de bolor.
  3. Verifique se há folhas, excrementos de pássaros ou outros itens no toldo e remova-os o mais rápido possível.
  4. Use uma escova de cerdas para remover sujeira e poeira, suavemente e sem pressionar, para evitar arranhões.
  5. Limpe ou escova a tela regularmente e verifique se o vendedor recomenda uma inspeção anual. Além disso, elementos metálicos ou de alumínio também devem ser limpos regularmente, usando produtos específicos para esses materiais.
  6. Uma vez que o pó e elementos obstrutivos como folhasten ham sido removidos, podemos proceder à limpeza com água e sabão.
  7. Use sabões neutros e surfactantes e evite qualquer produto que seja agressivo, para não danificar o material. Nós acompanharemos isto com água fria ou morna e nunca sob pressão.
  8. Limpe com um pano macio e molhado e enxágüe bem para evitar resíduos de sabão.
  9. É melhor deixá-lo secar ao ar livre para evitar o aparecimento de bolor e mofo.

Um toldo manual ou automático é melhor?

Agora vamos analisar as vantagens e desvantagens dos toldos automáticos e manuais. Isto tornará nossa escolha mais fácil.

Toldo automático ou motorizado

Vantagens
  • Útil se seu uso for constante
  • O controle remoto permite que ele seja ajustado à distância
  • Mais rápido e mais eficaz
  • Geralmente possuem sensores programáveis de luz e umidade
  • Mais estético
Desvantagens
  • Precisa de manutenção do mecanismo elétrico por um profissional
  • Mais complicado de montar ou desmontar
  • Custos de eletricidade
  • Menos durabilidade

Manual ou toldo de manivela

Vantagens
  • Mais fácil de montar e desmontar
  • Manutenção mais fácil que não requer profissionais
  • Pode ser removido rapidamente e protegido das intempéries
  • Sem custos de eletricidade
  • Maior durabilidade
Desvantagens
  • Mais desconfortável porque nós mesmos temos que ajustá-lo
  • Esforço ao girar a manivela
  • Menos estética

Como instalar um toldo de vela?

Um toldo de vela é um dos mais populares e fáceis de instalar. Portanto, nós vamos explicar abaixo como podemos instalá-lo. A maneira mais fácil de entender como instalar um toldo de velas é visualmente. Abaixo, deixamos um vídeo que instrui perfeitamente o mecanismo. No entanto, recomendamos que a primeira coisa a fazer é sempre consultar o folheto de instruções do toldo em particular. Estes são os passos para instalar o toldo de vela

  1. Escolha onde você vai colocá-lo e determine a posição na qual ele deve ser colocado.
  2. Defina os pontos de ancoragem. Estes podem variar de paredes e muros a mastros e até mesmo a árvores.
  3. Prepare os acessórios necessários e os pontos de ancoragem, que devem ser firmes e resistentes.
  4. Comece a instalação, certificando-se de que o ângulo está posicionado corretamente.

toldo dentro de terraza

Existem diferentes modelos de toldos que variam em sua aparência, mobilidade, operação, posição e materiais. (Fonte: udo72: 75504656 / 123rf.com)

Que alternativas existem para um toldo?

Embora um toldo seja provavelmente a melhor opção para sombra, abrigo e conforto durante os meses mais quentes, devemos ressaltar que existem outras opções. Nós os apresentamos abaixo.
Pergola Gazebo Parasola Caixa Parasola
Eles têm um design mais estético, funcional quando o espaço é estático, definido e mais longe do housea Fácil de instalar, ancorado ao chão, para cobrir um area de concreto Alta mobilidade, pode ser movido quando necessário Maior privacidade e abrigo, projeto muito estético

Critérios de compra

Os seguintes aspectos que vamos mencionar são de grande relevância na escolha de um toldo para nossa casa, pois sua qualidade, utilidade e duração dependerão deles. Levá-los em consideração fará com que nossa escolha seja a correta.

Material

Selecionar um toldo feito de material de qualidade afetará sua durabilidade e qualidade. Além disso, dependendo do material, nós podemos obter diferentes vantagens e adaptabilidade. Os materiais que podemos encontrar são os seguintes

  • Chapas acrílicas: Este é um tecido que normalmente é à prova d'água e não fica muito sujo. Ele também evita a descoloração da luz solar.
  • Poliéster: Uma de suas vantagens é que ele evita os raios UVA enquanto mantém uma grande luminosidade. É um material que é bastante resistente às mudanças climáticas.
  • Algodão: É um material muito resistente e durável. Ela também evita a água, embora deva ser lavada à máquina.
  • Tela sintética com fibra de vidro: Este tipo de tela filtra os raios solares, evitando os reflexos do sol e regulando a intensidade da luz. Além disso, ele é muito resistente a diferentes temperaturas, tornando-o altamente durável ao longo do tempo.
  • Lona de PVC: Suas grandes vantagens são sua impermeabilidade, resistência e durabilidade. No entanto, a grande desvantagem é que ele pode emitir calor quando recebe muito sol.
  • Revestimento de vinil ou laminado: É resistente tanto ao fogo quanto à água. No entanto, ela pode desvanecer com o tempo.
  • Soltis 96 tecido: Fornece proteção de alta qualidade contra os raios solares. Além disso, este material protege o interior do calor externo.
  • Tecido sem sol: Tem as mesmas características que o anterior, mas também é retardador de chamas.
  • Tecido STAM: Tecido com as mesmas características do material Soltis ou Sunless, mas com uma qualidade estética superior.
  • ETFE: Material da mais recente tecnologia, muito resistente, isolante e durável.

Proteção solar

Para desfrutar plenamente do nosso toldo, é importante que ele nos proteja tanto dos raios UVA quanto do calor do verão. Algo importante é o tipo de material que nós escolhemos. Na verdade, na seção anterior mencionamos aqueles com a melhor proteção solar.

A cor ou leveza do tecido também é importante, pois uma tonalidade mais escura nos protegerá melhor do que uma mais clara. Não só o material e a cor podem bloquear os raios solares, mas também reduz a intensidade do calor e, assim, melhora nosso conforto.

toldos para casa

Vela sombras protegendo o exterior da luz solar. (Fonte: youngrattanachat: 96052793/ 123rf.com)

Montagem

Outra coisa a ser levada em consideração ao escolher um toldo é como é fácil de montar. Isto no caso de decidirmos fazer isso nós mesmos. Caso contrário, há sempre a opção de tê-lo montado profissionalmente. Entretanto, se vamos montá-lo com nossas próprias mãos, queremos que seja o mais simples possível.

Para isso, devemos levar em conta onde ele será instalado e selecionar o toldo com a maior adaptabilidade àquele lugar. Além disso, os materiais irão influenciar a flexibilidade e mobilidade e podem ser mais ou menos difíceis de manusear. Também devemos pensar em quais acessórios e ferramentas serão necessários para a montagem e escolher o toldo que menos precisa deles.

Utilitário

Aqui devemos levar em conta muitos dos aspectos mencionados acima. Estes incluem proteção solar e impermeabilização, que dependem do material, além de serem fáceis de montar e adaptáveis ao local onde escolhemos instalar nosso toldo.

Também é importante escolher se será automático ou manual. Todas essas características garantirão que possamos desfrutar de nosso jardim, terraço ou varanda com maiores garantias. É importante escolher o toldo que melhor se adapta às nossas necessidades com base nestes aspectos.

Resumo

Como vimos durante este artigo, os toldos são uma ótima opção para proporcionar sombra, conforto e abrigo em nossas casas. Portanto, nós queríamos fornecer as informações necessárias para aprender mais sobre estes elementos. Desta forma, você poderá ter as informações necessárias para escolher o toldo que melhor se adapta às suas necessidades e gostos.

Não queremos nos despedir sem lembrar da importância de levar em conta fatores como instalação, manutenção e limpeza. Quanto mais simples forem, mais convenientes serão para realizar. Por outro lado, também devemos lembrar que extras como a proteção contra raios UV ou chuva podem ser muito úteis e vão tornar a experiência muito mais completa. E agora, aproveite seu novo toldo!

(Fonte de imagem em destaque: eugenesergeev: 36928598/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas