Ultima atualização: 3 de agosto de 2021

Como escolhemos

23Produtos analisados

17Horas investidas

4Estudos avaliados

80Comentários coletados

Todos nós estamos familiarizados com pintura. Nós já o usamos antes ou apenas sabemos o que é. Mas deixe-nos dizer a você que existe um mundo por trás deles. Desta vez, vamos falar sobre pintura de madeira. Você quer pintar um móvel e não sabe como? É uma tábua? Uma estatueta?

Neste guia você aprenderá tudo sobre pintura de madeira. Seus tipos, usos, critérios de compra e recomendações. Nós o ajudaremos no seu processo de decisão de compra e você aprenderá muito mais. Se você estiver interessado, continue lendo!




O mais importante

  • A tinta de madeira pode ser encontrada em muitas formas. Sua diversidade de tipos, cores e acabamentos fazem dele um produto muito atraente.
  • É um produto simples de usar, mas complicado ao mesmo tempo. Há uma série de recomendações e cuidados que você deve levar em conta. Neste guia nós vamos discuti-los um a um.
  • Se você decidiu comprar tinta de madeira, nós recomendamos que você siga nossos critérios de compra para que a sua decisão seja a correta.

Tinta de madeira: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: o que você precisa saber sobre tinta de madeira

A tinta de madeira tem muitos usos hoje em dia. Pode ser usado em inúmeras ocasiões, seja para pintar uma superfície, uma estatueta ou um pedaço de mobília. E por ser algo que todos podem usar, ele se presta bem para brincar e colaborar. Siga este guia se você quiser saber tudo sobre pintura em madeira.

pintura de madera

Há muitas ferramentas que podem ser usadas quando se pinta. (Fonte: Khara Woods: Unsplash.com/KR84RpMCb0w)

Que tipo de tinta é usada para a madeira?

Primeiro, você precisa saber o que você está pintando. Ou seja, se é madeira exterior ou interior, que tipo de madeira e como ela é cuidada. Dependendo destes fatores, você aplicará um tipo de tinta ou outro.

No caso da madeira exterior, você deve escolher um tipo de tinta resistente às intempéries. No caso da madeira interior, compilamos uma lista dos principais tipos de tinta para madeira. Assim nós temos

  • Tinta acrílica: Este é o melhor tipo de tinta para madeira de interior. Cheira muito pouco e seca muito rápido. Também é à base de água e menos tóxico. Também é muito fácil de usar.
  • Tinta sintética: É uma tinta mais tóxica do que outros tipos, mas ainda é usada. Ele tem um cheiro muito forte e é ideal para um efeito lacado e brilhante. Ele também é muito resistente.
  • Tinta alquídica: Este é um novo tipo de tinta. É uma combinação das anteriores e a opção menos tóxica de todas.

Como usar tinta de madeira

Ao pintar madeira, há sempre uma série de passos a seguir. É importante ter em mente que, dependendo do que queremos pintar, podemos nos adaptar livremente.

Normalmente, seguimos certas diretrizes dependendo se a madeira é para uso interno ou externo. Neste caso, compilamos uma lista das dicas mais gerais sobre como aplicar tinta de madeira. Eles são os seguintes

  1. Prepare a superfície a ser pintada. O ideal é remover imperfeições e restos de tintas anteriores. Deixe a superfície completamente preparada para aplicar a camada de tinta. Para isso, algumas ferramentas que podem ser usadas são lixas, escovas de latão ou esponjas.
  2. Reenquadre a superfície. Sim, a lixa está de fato presente novamente. Nós devemos lixar o máximo que pudermos sem exagerar. Isto porque temos que usar algum tratamento inseticida e fungicida e depois deixá-lo secar para que fique bem aderido à madeira. Este é um passo opcional, mas muito importante.
  3. Aplicando a tinta. O passo mais importante, porque sem tinta não há nada. Mexa bem a tinta antes e comece a aplicá-la em torno das bordas com um pincel. Então termine no meio. Tudo isso varia de acordo com a superfície.

Qual tinta acrílica usar para madeira?

Nós já mencionamos a tinta acrílica. É ideal para madeira devido ao seu rápido tempo de secagem e baixo odor. Ela é à base de água, e também se dissolve com água. Portanto, ele deve ser usado principalmente dentro de casa.

Seu rápido tempo de secagem faz dela uma espada de dois gumes. Isto porque você tem que ter muito cuidado para que a tinta não seque. Existem quatro tipos de tinta acrílica que podemos usar. Portanto, você pode usar aquele que melhor se adapta às suas necessidades. Eles são os seguintes

  • Acrílico para estudantes. Como seu nome indica, ele é destinado a jovens artistas. Ele tem um pigmento mais macio e de qualidade inferior, mas cumpre as expectativas.
  • Gouache. Ela se destaca por sua intensidade de cor e é muito semelhante às aquarelas tradicionais.
  • Tinta acrílica para especialidades. Destinado para uso profissional.
  • Tintas acrílicas para artesanato. Como o nome sugere, estas tintas são destinadas ao artesanato. Eles são mais baratos do que os outros.

Qual tinta de madeira é resistente à água?

Naturalmente, as tintas para exteriores são resistentes à água. Isto porque eles têm que estar do lado de fora, expostos à chuva e à neve. Portanto, agora vamos falar sobre produtos para interiores. As tintas sintéticas são as mais adequadas para este propósito.

Acrílico e alquídico não são recomendados para este propósito. Especialmente a primeira, pois é diluída com água. É por isso que a tinta sintética para madeira, embora a mais tóxica, é a melhor para resistência à água.

pintura roída

A tinta sintética para madeira é geralmente resistente à água e é adequada para uso ao ar livre. (Fonte: Maarten Dechers: Unsplash.com/8RU1Ei3KcPw)

Que cuidados devo ter ao pintar madeira?

Felizmente, a tinta de madeira é algo que, uma vez aplicada, não requer muito cuidado. Enquanto isso, você deve ter em mente que a repintura é recomendada a cada poucos anos. A razão para esta precaução é que a tinta da madeira perde seu brilho, intensidade ou cai.

Neste sentido, há alguns cuidados básicos que você pode dar à sua madeira recém-pintada. Se estiver ao ar livre, certifique-se de que não esteja sob a luz direta do sol o dia todo. Em ambientes internos, evite arranhões ou umidade. Finalmente, a cada 5 a 10 anos você pode repintar a superfície.

Que manutenção a pintura de madeira requer?

Da mesma forma, como não requer muito cuidado, não requer manutenção como tal. Se há uma coisa que caracteriza a pintura de madeira, é que ela não requer manutenção. Este é um aspecto que você pode esquecer por muito tempo.

Isto é, claro, até você ver que a tinta está caindo e você sabe que a superfície precisa ser repintada.

Se você quiser mantê-la, você pode fazer várias coisas. Primeiro, o pó periodicamente. Em segundo lugar, cuide da umidade, pois ela pode danificar a madeira. Finalmente, você pode aplicar fungicidas e inseticidas.

pinceles

A pintura de madeira requer manutenção simples. (Fonte: Andrian Valeanu: Unsplash.com/yjXlyrKIz2A)

Como armazenar as sobras de tinta

Um dos principais dilemas que enfrentamos quando terminamos de pintar uma superfície é: O que eu faço com as sobras de tinta? Felizmente, esta tem uma resposta fácil.

Você pode continuar usando essa tinta nos próximos anos. A condição essencial para isso é que você o tenha armazenado corretamente. Os passos a seguir ao armazená-lo são os seguintes

  • Feche bem a tampa, para que nenhum ar possa entrar.
  • Armazene-o em um local fresco e seco, como um depósito.
  • O mais importante é não expô-lo a mudanças de temperatura. É quando a tinta sofre mais.
  • Se você só tem uma pequena quantidade, a melhor coisa a fazer é transferi-la para um recipiente menor.

Critérios de compra

Se você está lendo este guia, você provavelmente está interessado em tinta de madeira. As chances são de que você esteja no processo de tomar uma decisão de compra.

Com estas dicas, queremos ajudá-lo e tornar o processo mais fácil para você. Desta forma, você fará a escolha mais sábia e mais econômica. Aqui estão uma série de critérios de compra que facilitarão tudo para você:

Duração

Sempre que você estiver procurando um produto, um dos principais critérios é a duração do produto. Muitas vezes, se for de boa qualidade, vai durar mais.

Portanto, há vários fatores a serem levados em conta ao procurar uma tinta que dure. É importante saber que tipo de tinta é, quais são seus componentes, sua marca. Também é importante saber como armazenar as sobras de tinta. Nós também temos

  • Tinta de madeira para o exterior: Geralmente dura entre 3 e 7 anos, devido à sua exposição às intempéries e ao sol.
  • Tinta de madeira para interiores: Geralmente dura consideravelmente mais tempo, entre 5 e 10 anos.

Resistência

Quando falamos em resistência, nos referimos à tolerância da tinta a fatores externos como clima, arranhões, umidade e outros fatores. Isto depende diretamente do fabricante, pois cada tinta usa fórmulas e experimentos diferentes com componentes diferentes.

Para a tinta de madeira para interiores, a tinta mais durável é sintética, aquela que sempre foi usada. Enquanto qualquer tinta externa serve, como todas elas são à prova do tempo.

pintura resquebrajada

Escolha uma tinta que seja muito durável e resistente a fatores externos. (Fonte: Samuel Schneider: Unsplash.com/uvNrc5yBNjs)

Quantidade

Outro fator chave na escolha de um produto é a quantidade. Obviamente estamos procurando por algo que nos sirva muito e por um período de tempo mais longo. E se nós pudermos economizar comprando duas vezes, nós economizaremos.

Neste caso, a quantidade é definida pelo tipo de produto. Por exemplo, podemos encontrar garrafas de 250 ml, 500 ml, 750 ml ou até mesmo de 1 litro. E nas tintas acrílicas as quantidades são geralmente muito menores, normalmente latas de 30 ml. É aconselhável escolher de acordo com nossas necessidades.

Cor e efeito

Com a cor e efeito queremos que nossa tinta tenha um visual que nos agrade e esteja de acordo com o resto da casa, ou onde queremos pintar. Há muitas cores, literalmente para cada gama temos uma tinta com a mesma cor.

Nós recomendamos escolher uma cor que você não se canse e que se encaixe no resto das gamas do seu ambiente.

O efeito se refere ao acabamento. Algumas tintas têm um efeito de verniz. Outros têm um efeito mate. Assim como com a cor, você deve escolher um efeito que você gosta.

ceeste blanco

A cor e o efeito que você quer alcançar é o fator principal. (Fonte: Theme Photos: Unsplash.com/OpYWFFm0)

Superfície

Finalmente, devemos levar em conta a superfície que vamos pintar ao escolher nossa tinta. Em outras palavras, pintar uma figura de madeira não é o mesmo que pintar uma janela. Ou pintar uma prancha ou uma cerca.

Devemos escolher um produto de acordo com o que estamos procurando. Desta forma, escolheremos sabiamente e não teremos nenhum outro problema ao pintar.

Resumo

Se você é apaixonado por pintura ou apenas interessado. Há tintas de todos os tipos para atender às necessidades de todos. Quer seja para pintar um móvel, uma tábua ou qualquer superfície. Você precisará escolher um produto adequado para o que você está procurando. Através deste guia, você poderá aprender muito mais sobre pintura de madeira.

Esperamos tê-lo ajudado na sua decisão de compra. Com nossos produtos recomendados, nós queríamos facilitar sua busca. O guia de compras terá ajudado você a aprender mais sobre o assunto. E o critério de compra para escolher sabiamente. Se você gostou do guia, não esqueça de compartilhá-lo nas mídias sociais ou deixar um comentário. Obrigado!

(Fonte da imagem em destaque: Maarten Dechers: 8RU1Ei3KcPw/ unsplash)

Resenhas