Ultima atualização: 3 de agosto de 2021

Como escolhemos

7Produtos analisados

21Horas investidas

6Estudos avaliados

30Comentários coletados

Você está interessado em começar a explorar a pintura acrílica? Você veio ao lugar certo. Aqui você encontrará tudo o que você precisa saber sobre este material.

Este material é amplamente utilizado atualmente nas escolas. E nos centros educacionais de artes plásticas. Por causa de sua versatilidade. E seu preço relativamente acessível.




O mais importante

  • Secagem muito mais rápida. Em comparação com as tintas a óleo, porque é à base de água e não de óleo. Portanto, são necessárias apenas 12 horas de secagem ao invés de 24 horas.
  • Excelente para combinar técnicas de pintura devido à sua grande versatilidade. Sem toxinas e solúvel em água para acabamentos transparentes.
  • Um material com uma grande variedade de fabricantes. Fácil de encontrar no mercado. Mas de qualidades diferentes, então você precisa saber para que vai usá-lo.

Tinta acrílica: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: o que você precisa saber sobre tintas acrílicas

Nesta seção nós responderemos as perguntas mais frequentes, que freqüentemente surgem quando se está em processo de aquisição deste produto. Esperamos poder resolver todas as suas dúvidas.

Pintura acrilica

Imagem de pincéis e paletas após a pintura. Lembre-se de que a tinta acrílica seca rapidamente. (Fontes: Silvas: TnjLKF6jNWk/ unsplash)

Quais são as características da tinta acrílica?

A qualidade mais importante desta tinta. Ele está no aglutinante. Esta é uma emulsão acrílica sintética.

Isto se refere a uma resina sintética. Que tem propriedades muito adesivas e também é resistente à água.

A função disto é ligar os pigmentos uns aos outros. É responsável por dar as principais características da tinta acrílica. Estes são

  • Secagem rápida
  • A solidez, uma vez seca, forma um filme elástico, menos propenso a rachaduras em comparação com os outros materiais.
  • Transparência, quando misturado com água, adota uma aparência semelhante à aguarela.
  • Resistência à umidade, o que permite que você repinte erros, se você se encontrar pintando um quadro.

Quais são as vantagens e desvantagens da tinta acrílica?

Na tabela a seguir você pode ver quais são as vantagens e desvantagens da pintura com acrílico. Você deve ser claro sobre isto para ver se este material é ideal para você ou não.

Vantagens
  • Secagem rápida, leva 12 horas para secar completamente. Enquanto outras tintas sintéticas demoram 24 horas
  • Melhor resistência à rachadura. É flexível, por isso resiste melhor à passagem do tempo
  • use em múltiplas superfícies. Um exemplo claro é a mistura de tinta acrílica com grandes quantidades de água. Um efeito semelhante ao da aquarela é obtido. E esta última não pode ser aplicada em nenhuma superfície
  • correção fácil. Com uma segunda camada com uma grande parte de água em sua composição
  • Contém poucos componentes tóxicos. Portanto, não tem um cheiro forte. Portanto, não leva 24 horas para os componentes químicos secarem.
Desvantagens
  • A secagem rápida evita detalhes que poderiam ser feitos com tinta a óleo
  • Perde umidade rapidamente, de modo que quando seca, outra camada é aplicada
  • Perda de cor, quando exposta ao sol. É por isso que não é recomendado expô-lo ao ar livre ou em locais onde a luz direta do sol o alcance
  • Escurecimento da cor, deve ser levado em consideração que a cor muda à medida que seca, torna-se mais escura.

Que tipos de tintas acrílicas existem?

Existem muitos tipos de tintas acrílicas disponíveis no mercado. Aqui estão os tipos de acordo com o que você pode utilizá-los, suas características e sua qualidade.

Tipo Use Características Qualidade
Para estudantes e jovens artistas Os mais utilizados em escolas e centros de arte. Expressão econômica. A única diferença é que o pigmento é mais macio e de qualidade inferior. Mas mantendo seu trabalho no nível dos outros. A qualidade que ela tem é muito semelhante às tintas de alta qualidade
Gouache Ter efeitos semelhantes à aquarela. Similar à aquarela convencional. Mas ele seca muito mais rápido. Então você não pode corrigir erros uma vez que ele tenha secado. Mas com aquarelas você pode, com apenas um pouco de água. Densidade da tinta é maior. A intensidade da cor é maior. Alta Qualidade.
Para especialidades Para uso profissional, onde estamos procurando criar trabalhos com grande detalhe. Onde o trabalho a ser feito é meticuloso Você tem que ser muito cuidadoso, pois as misturas entre os fabricantes são muito diferentes. Portanto, se tivermos que misturar as tintas, podemos criar reações químicas que arruínam nosso trabalho. Existe uma grande variedade de produtos. Portanto, é aconselhável tentar várias. Escolha cuidadosamente um fabricante.
Para artesanato A mais usada pelas crianças. Ideal para desenhar figuras planas e opacas. Tem uma consistência muito líquida, portanto a melhor superfície para seu uso são as planas. Econômica e fácil de encontrar no mercado. É uma tinta básica, cuja qualidade é média-baixa

Estes são os quatro tipos de tintas acrílicas. Agora você só tem que ver qual deles se adequa melhor ao que você quer criar e começar a trabalhar.

Quando comprar tinta acrílica?

Você pode estar se perguntando. Quando comprá-lo. Existe uma hora exata. A resposta é NÃO. É um material muito útil e se você é uma pessoa que gosta de fazer artesanato ou pintar.

Este produto é obrigatório em seus materiais.

Da mesma forma, caso não seja o seu material de escolha. É sempre bom ter um kit básico. Ser capaz de misturar técnicas e materiais em seus trabalhos. E assim dar um toque único às suas criações. Portanto, desde que você armazene seus acrílicos adequadamente, eles durarão muito tempo.

Quais são as alternativas à tinta acrílica?

A seguir, mostraremos quais alternativas estão disponíveis no mercado para a tinta acrílica.

  1. Óleo: ao contrário da tinta acrílica, que é à base de água. Esta tinta dissolve seus pigmentos em óleos vegetais. Uma de suas peculiaridades que a distingue de outras tintas é que ela leva muito tempo para secar. Isto o torna perfeito para misturar e trabalhar com cores. Mas também leva um longo tempo para secar. Esta tinta é amplamente utilizada no mundo profissional, o que permite o uso de múltiplas técnicas na criação de peças.
  2. Aquarela cor: esta tinta fixa os pigmentos em goma arábica. (Material extraído de árvores de acácia) esta tinta se dissolve na água. Devido à sua composição tem uma muito boa aderência ao papel. Ele cria cores claras, com pouca saturação. Isto é porque os pigmentos são muito diluídos e esmagados.
  3. Tempera: Usado principalmente nas escolas. Para artesanato em papel, papelão ou madeira. É uma das pinturas mais antigas. E dos 3 é o mais barato. É lavável, o que o torna ideal para crianças. Também é atóxico. Se você quiser que o que você pinta seja lavável depois, você terá que aplicar verniz na criação

Técnicas que podem ser feitas com tinta acrílica?

Nesta tabela você pode ver as diferentes técnicas que podem ser feitas com tinta acrílica. Dada sua versatilidade, ela pode ser usada em várias técnicas e combinações destas.

Technique Como é o efeito done alcançado
Dry brush Once que a tinta sobre a tela secou. Com um pincel seco, com tinta, não diluído em água. Isto criará um filme colorido forte. As linhas serão irregulares. Como não há água para suavizar as bordas. Criando um efeito de pintor. Ele dá movimento e textura às linhas.
Lavado Usar tinta acrílica como aquarela. Para isso você dilui a tinta com água. Você pode usá-la para criar lavagens translúcidas em seu trabalho. Isto será fixado permanentemente, ao contrário da aquarela. Ele dá textura ao trabalho.
Método do dotting Method usado no desenho. Mas também pode ser aplicado na pintura. Envolve a criação de muitos pontos a fim de criar uma imagem. Muita maneira eficaz de dar textura. E criar uma cena animada e convincente com variações de cores sutis.
Shake Com uma escova suficientemente molhada. Movendo-se através da pintura. Criando um efeito de respingo desigual. Ideal para paisagens abstratas ou para adicionar textura à peça.
Sponged Com a ajuda de uma esponja. Usando apenas o canto ou um pedaço de papel toalha. Para criar o fundo de uma figura. Criar um efeito semelhante ao das árvores. Adicione textura e movimento ao trabalho artístico.

Critérios de compra

Nesta seção discutiremos os elementos que você deve levar em consideração ao escolher qual de todas as opções disponíveis no mercado para comprar. Nós encontramos 5 elementos importantes a considerar. Abaixo, vamos explicar cada um deles em detalhes.

Qualidade

Um importante atributo a ser levado em consideração. A qualidade que você escolher vai depender do tipo de trabalho a ser feito. Existem certos tipos de trabalho que requerem acrílicos de alta qualidade. Que são mais caros. Enquanto existem empregos que não exigem alta qualidade. Por exemplo: Se a escola de seus filhos pede acrílicos.

Estes não devem ser de alta qualidade. Uma vez que será para o trabalho escolar. Eles geralmente não são muito elaborados. Enquanto que se você estudar artes e você tiver um curso de acrílico. Aqui o acrílico a adquirir deve ser de uma qualidade superior. Uma vez que o trabalho é mais profissional.

Tom

Você tem que saber que cores você vai usar na sua peça. Com as cores básicas você pode fazer a maioria das cores. Mas também há certas cores que são muito difíceis de se alcançar. Portanto, se você vai usar uma gama relativamente padrão de cores. Seria melhor optar por um kit de 12 ou 24 tubos de tinta. Por outro lado, embora existam cores muito específicas.

Como os metálicos para dar um toque de brilho e iluminação ao seu trabalho. Estes geralmente são melhor comprados separadamente. Os kits dessas faixas de cores são caros ou difíceis de obter. Assim você pode complementá-los com um kit básico.

Pintura acrilica

Cores formando um arco-íris, ele apareceu como elas são misturadas e as texturas do trabalho.(Fonte: Johnson: 1704119/ pexels.com)

Formato

Existem vários tipos de formatos no mercado. Nós temos kits ou maletas que vêm com o básico para você começar. Isto é ideal para iniciantes. Como ele contém as cores básicas, pincéis, misturadores, entre outros. Enquanto que se você for mais profissional e estiver procurando por cores mais específicas, estas são mais fáceis de obter separadamente.

Estes normalmente vêm em tubos. E em diferentes tamanhos. Por exemplo, o branco é vendido em formatos extra grandes, assim como o preto. Isto porque eles são usados em demasia no processo de criação de uma obra. Idealmente, você deve procurar o que mais lhe convém. Verifique as opções que eu propus na seção de produtos selecionados. É muito provável que você encontre o que está procurando lá.

Consistência

Consistência é muito importante. Quanto mais próxima a tinta acrílica estiver da tinta a óleo quando ela sair do tubo, melhor será a tinta acrílica. Quanto mais consistência a tinta tiver, maior será a quantidade de pigmentos. Isto resulta em cores mais fortes e nítidas.

Se você quiser cores menos fortes você pode tonalizá-las usando acrílico branco ou diluir a tinta com um pouco de água.

Pintura acrilica

Acrílico sobre madeira, ao ar livre.(Fonte: Stephens: udihyNSouCg / unsplash)

Superfícies

O ótimo dos acrílicos é que eles não precisam necessariamente estar em lona. Eles podem ir em madeira, metal, pedra, vidro, entre outras superfícies.

Você só precisa saber a superfície que você vai pintar para saber qual tipo de acrílico é mais adequado para ele. Na seção de recomendações nós especificamos para que superfícies as tintas são.

Resumo

Agora que você sabe tudo o que precisa saber sobre tintas acrílicas. Tudo o que você tem que fazer é escolher que tipo de tinta e que técnicas você quer experimentar e começar a trabalhar. Agora você só tem que deixar sua imaginação correr solta e começar a criar.

Se você gostou do nosso artigo sobre tinta acrílica, compartilhe-o nas mídias sociais ou deixe-nos um comentário.

(Fonte da imagem em destaque: zhang-xinxin: cWY499Ma1SQ/ unsplash)

Resenhas