Ultima atualização: 29 de setembro de 2021

Bem-vindo ao nosso grande teste de tijolos refractários 2022. Aqui nós apresentamos todos os tijolos refractários que testamos em detalhes. Nós compilamos informações detalhadas e adicionamos um resumo das opiniões dos clientes na internet.

Nós gostaríamos de facilitar a sua decisão de compra e ajudá-lo a encontrar os melhores tijolos refractários para você. Você também encontrará respostas às perguntas mais freqüentes em nosso guia.

Se disponível, nós também oferecemos vídeos de teste interessantes. Além disso, você também encontrará algumas informações importantes nesta página que você definitivamente deve prestar atenção se você quiser comprar tijolos refractários.




O mais importante

  • Os tijolos contra incêndio são fabricados industrialmente, tijolos refratários que podem resistir a temperaturas de até 1.500 °C. Quanto maior o teor de óxido de alumínio dos tijolos, maior o risco de contaminação com amianto.
  • Quanto mais alto o teor de óxido de alumínio dos tijolos de fogo, mais resistentes ao calor e ao fogo são.
  • Tijolos contra incêndio são uma maneira barata de tornar seu fogão à prova de fogo.

Tijolos refratários: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia: Perguntas que você deve se fazer antes de comprar tijolos contra incêndio

O que são tijolos contra incêndio?

Fireclay bricks são tijolos que são usados para forrar fogões, lareiras ou chaminés por causa de seu material refratário. Os

tijolos Fireclay são uma mistura de argila bruta e 10 a 45% de óxido de alumínio. Os tijolos refractários são muito resistentes ao calor e podem armazenar bem o calor, tornando-os particularmente adequados para fogões.

No processo de produção, a argila bruta é a primeira pré-combustão. Em seguida, o óxido de alumínio é adicionado e o "grão de fireclay" resultante é ainda mais queimado a altas temperaturas. Esta massa é então moldada por fundição ou prensagem e o resultado é tijolos refractários acabados. Os tijolos refractários também podem ser processados posteriormente.

Os tijolos contra incêndio são particularmente resistentes ao calor e, portanto, são bem adequados para uma lareira. (Fonte de imagem: unsplash.com / Hayden Scott)

Para que são usados os tijolos refractários?

Como os tijolos refractários são muito resistentes ao calor e podem armazenar bem o calor, eles são usados principalmente para forrar fogões. No caso de fogões a lenha, por exemplo, a vantagem é que os tijolos de barro cozido liberam o calor do fogo a lenha apenas lentamente, o que aumenta a eficiência do fogão.

A situação é semelhante com uma lareira de jardim que é forrada com tijolos de argila. Você pode então usar a lareira de forma ideal como uma fonte de calor para festas no jardim. Você também encontrará frequentemente tijolos refractários em chaminés, onde suas propriedades à prova de fogo são usadas.

Você também encontrará frequentemente tijolos de refogado em fornos de pizza, pois eles oferecem as melhores condições para assar uma pizza clássica de forno de pedra com uma base crocante.

Como eu posso trabalhar com tijolos refractários?

Mesmo que os tijolos refractários sejam moldados durante a produção, é claro que você pode trabalhar neles depois. No entanto, há algumas coisas que você deve ter em mente, porque os tijolos refractários são muito sensíveis.

Os tijolos de fogo são muito frágeis, por isso você deve se abster de aplicar muita pressão ou vibrações se você quiser fazer um furo nos tijolos, por exemplo. Isto significa que você não deve usar uma furadeira de percussão, mas sim a função de perfuração normal com uma alta velocidade e o mínimo de pressão possível.

Ao cortar, é melhor usar uma rebarbadora angular ou uma Flex com uma lâmina de corte diamantada. Assim como na perfuração, você deve aplicar a menor pressão possível, já que os tijolos refractários raramente suportam as vibrações.

Ao trabalhar com tijolos refractários, você deve sempre usar um protetor bucal e óculos de proteção. Trabalhar com tijolos de alvenaria gera muita poeira.

Quais são as alternativas aos tijolos de fogo?

As alternativas mais conhecidas aos tijolos refratários são a pedra natural, cerâmica e vermiculita.

Tanto a pedra natural quanto a cerâmica são muito mais atraentes visualmente do que os tijolos refratários. A cerâmica é provavelmente a forma mais conhecida de acumulador de calor, mas a pedra natural também não é de forma alguma inferior à cerâmica neste aspecto.

No entanto, você deve ter em mente que nem a pedra natural nem a cerâmica são adequadas para substituir um revestimento de câmara de combustão. A vermiculita também é conhecida como mica ardósia.

É um granulado mineral que é prensado em placas sob pressão de ar. Assim como a cerâmica ou a pedra natural, você pode usá-la para alinhar as câmaras de combustão. A diferença, entretanto, é que a vermiculita não é adequada para o armazenamento de calor.

Existem diferentes revestimentos de lareiras. Cada forro de lareira tem suas vantagens e desvantagens. (Fonte da imagem: pixabay.com / rawpixel)

No entanto, isto também tem uma vantagem. Devido à baixa condutividade térmica, as temperaturas na câmara de combustão podem ser significativamente aumentadas. Isto aumenta o desempenho do fogão, mas, ao mesmo tempo, reduz as emissões.

A razão para isto é que o número de partículas emitidas diminui conforme a temperatura aumenta. Além disso, a vermiculita também é mais leve que o tijolo fireclay, mas igualmente propensa a quebrar. Como regra, a vermiculita deve ser substituída após três anos, no máximo.

Tipo Descrição
Fireclay Material: Mistura de argila e óxido de alumínio, resistente ao calor e ao fogo, bom armazenamento de calor
Cerâmica Material: Argila, bom armazenamento de calor, não adequado para a câmara de combustão
Pedra natural Material: Pedra, bom armazenamento de calor, como pedra natural não adequada para revestimento de câmara de combustão
Vermiculita Material: Granulado mineral, adequado como revestimento de câmara de combustão, sem armazenamento de calor devido à baixa condutividade de calor

Critérios de compra: Você pode usar estes fatores para comparar e avaliar os tijolos refractários

A seguir está uma lista de aspectos que você pode usar para distinguir entre tijolos refractários. Os critérios que você pode usar para comparar os tijolos refractários uns com os outros incluem

  • Força/Porosidade
  • Idade/duração de uso
  • Resistência ao calor/resistência ao fogo
  • Condutividade térmica

Nos parágrafos seguintes, vamos explicar o que é importante para cada critério.

Força/porosidade

Embora o fireclay seja muito bom para armazenar calor e também seja muito resistente ao calor, a pedra artificial se torna porosa com o aumento da idade. Isto significa que você deve se certificar de que o tijolo de alvenaria é quebradiço, mas se ele já estiver rachado ou começando a desmoronar, estes sinais ou indicam que o tijolo é de má qualidade ou já está em uso há muito tempo.

Por esta razão, não é aconselhável comprar tijolos refractários usados online, pois você não vai gostar deles por muito tempo.

É melhor ir a uma loja especializada para obter conselhos detalhados para que você não tenha que substituir seus tijolos refratários após apenas alguns meses.

Idade/duração de uso

Como já mencionado, os tijolos refratários são frágeis, mas se já estiverem porosos ou rachados, isto indica que eles são muito velhos ou estão em uso há muito tempo.

A freqüência com que os tijolos refratários precisam ser substituídos depende da freqüência com que são usados. Quanto mais frequente e intensivamente você usar seus tijolos refratários, mais rápido eles envelhecerão e mais rápido eles precisarão ser substituídos.

É difícil determinar uma meia-vida média, mas você pode assumir que um teor mais alto de óxido de alumínio é benéfico para a vida útil.

Resistência ao calor/resistência ao fogo

Após a queima, o fireclay é extremamente resistente ao calor e pode resistir a temperaturas de até 1.500 °C. Quanto maior a proporção de óxido de alumínio no fireclay, maior a resistência ao calor.

Quanto maior a proporção de óxido de alumínio, maior é a resistência ao calor. Você pode distinguir entre o chamado fireclay ácido e o fireclay normal.

O fireclay ácido tem um teor de óxido de alumínio entre 10 e 30 % e, portanto, é mais barato que o fireclay normal, embora a resistência ao calor também seja limitada em comparação.

O fireclay normal tem um teor de óxido de alumínio entre 30 e 45%, o que aumenta a resistência ao calor, mas também aumenta o preço.

Condutividade térmica

Similar à resistência ao calor, a condutividade térmica também aumenta com o aumento do teor de óxido de alumínio. Em princípio, o fireclay já tem uma alta condutividade térmica.

Entretanto, se você quiser usar isso ainda mais, por exemplo, na forma de um fogão de jardim, então é aconselhável colocar valor em um teor mais alto de óxido de alumínio. É feita uma distinção entre fireclay ácido e fireclay normal tanto em termos de condutividade térmica quanto de resistência ao calor.

Fatos que vale a pena saber sobre tijolos refractários

Por que meus tijolos refractários racham ou desmoronam?

Os tijolos Fireclay são muito resistentes ao calor e podem conduzir bem o calor, mas eles se tornam porosos com o aumento do tempo de operação. Por esta razão, o revestimento de refractário deve ser substituído em intervalos regulares.

A freqüência com que isso acontece depende da intensidade do uso. Além disso, os tijolos refractários são muito sensíveis aos impactos. Isto significa que seus tijolos de refractário também podem ser rachados, por exemplo, porque você bateu nos tijolos de refractário com muita força com o pedaço de madeira quando adicionou lenha e os danificou.

Por esta razão, cuidado e atenção devem ser tomados com tijolos refratários, não apenas ao trabalhar neles, mas também ao usá-los.

Como faço para reparar tijolos refratários?

Se seus tijolos de fireclay ainda estão basicamente OK e só estão rachados em um lugar, então é melhor usar a argamassa de fireclay para remendos. Isto também é usado para unir dois tijolos refratários.

No entanto, se seus tijolos de refractário já estão começando a desmoronar, este é um sinal de que seus tijolos estão muito velhos. Falhas menores ainda podem ser reparadas, mas se elas estiverem se desfazendo em uma grande área, é hora de substituir seus tijolos.

Como faço para limpar e cuidar de tijolos refractários?

Na maioria dos casos, os tijolos refractários tornam-se fuliginosos durante o uso. A razão para a fuligem pesada é que a madeira úmida é normalmente usada. Para cuidar de seus tijolos neste aspecto, você deve certificar-se de que você só use madeira seca.

Os depósitos de fuligem nas pedras podem ser raspados com uma espátula, por exemplo. Para a limpeza, você também pode usar água e uma esponja especial com um raspador lateral.

É importante que as pedras estejam completamente secas antes de você usar o fogão novamente. Além disso, você deve remover regularmente as cinzas que se formaram, a fim de evitar maiores quantidades de sujeira.

Como eu coloco ou substituo os tijolos refractários corretamente?

Teoricamente, você mesmo pode substituir os tijolos refractários. A vantagem é que a maioria dos tijolos para um fogão já são fornecidos pelo fabricante para caber no modelo em questão, assim você não tem que cortá-los e encaixá-los em casa, apenas inseri-los.

Entretanto, se você não tiver nenhuma pedra adequada, você mesmo pode adaptar suas novas pedras usando um flex com uma lâmina de corte de diamante. Para obter a forma certa, você pode usar as pedras antigas como um modelo.

Então tudo o que você tem que fazer é colocar as pedras no forno. Se você mesmo está construindo um fogão individual e precisa unir as pedras, recomenda-se a argamassa de barro cozido. Para lhe dar uma idéia de como mudar o interior do seu fogão, nós preparamos um vídeo para você.

Onde posso descartar corretamente os tijolos refractários?

Os tijolos refractários não contam como resíduos de construção e, portanto, devem ser levados para uma estação de transferência de resíduos como resíduos de construção. No entanto, você pode descartar pequenas quantidades de tijolos refractários, por exemplo fragmentos individuais, no caixote do lixo residual.

Se você tiver tijolos refractários de fornos que foram fabricados antes de 1980, eles devem ser embalados à prova de pó. A razão para isso é o risco de possível contaminação dos tijolos com amianto.

Resenhas