Ultima atualização: 30 de setembro de 2021

Como escolhemos

24Produtos analisados

26Horas investidas

9Estudos avaliados

84Comentários coletados

As baterias são uma parte essencial da nossa vida diária. Nem todo dispositivo deve ou pode ser conectado diretamente à rede elétrica - por exemplo, o controle remoto na sala ou o relógio de pulso que o acompanha a cada passo do caminho.

No entanto, as baterias podem se acumular rapidamente em grandes quantidades em gavetas. Então surge a grande questão, qual bateria ainda tem suco e qual pode ser descartada?

Os testadores de bateria, também conhecidos como medidores de bateria, testadores de bateria ou testadores de bateria, podem ajudar a responder à pergunta. Um testador de bateria é um dispositivo compacto que mede o estado de carga e a voltagem de uma bateria.

Isso facilita a verificação se as baterias ainda estão sendo usadas na casa ou se elas podem ser descartadas.




O mais importante

  • É impossível dizer num relance se as baterias ainda fornecem energia suficiente ou se já estão descarregadas. Os testadores de baterias fornecem informações em pouco tempo sobre se as baterias ainda devem ser usadas ou descartadas.
  • A maioria dos dispositivos pode ser usada para testar tipos comuns de baterias. Alguns modelos também incluem tipos mais especializados, como baterias de senhora ou baterias de célula de botão.
  • Os testadores de baterias podem ajudá-lo a economizar dinheiro, eliminando a necessidade de descartar baterias que ainda estão em boas condições. O ambiente também aprecia quando você devolve as baterias totalmente descarregadas para os recipientes de retorno apropriados.

Testador de Bateria: nossa recomendação dos melhores produtos

Critérios de compra e avaliação para testadores de bateria

Para encontrar um testador de bateria adequado para você, nós elaboramos alguns critérios de compra que você deve considerar ao comprar.

Estes aspectos devem facilitar uma comparação dos dispositivos individuais para que você possa fazer a sua escolha objetivamente e propositadamente.

Nas seções seguintes, nós explicamos quais são os critérios individuais.

Número de tipos de bateria

Este é provavelmente o aspecto mais importante ao escolher um testador de bateria. Quanto mais diferentes tipos de baterias forem usados em sua casa, mais prático será se o seu testador de baterias puder testar uma variedade de tipos.

Tipicamente, a maioria dos testadores cobre os tipos de baterias C, AA, AAA e D. Você também quer usar seu testador de baterias para baterias de botão ou baterias de bebê tamanho N? Se assim for, é importante verificar se o testador é adequado para estes tipos de baterias.

Tipo de fonte de alimentação

Há dois tipos de fonte de alimentação para um testador de bateria. Ou a fonte de alimentação através de uma bateria separada ou através da própria bateria a ser testada.

Um testador sem bateria pode ser usado de forma independente a qualquer momento. No entanto, estas estão frequentemente associadas a uma gama inferior de funções.

Você quer ter certeza de que seu dispositivo exibe até mesmo a menor energia residual? Então é melhor usar um produto com sua própria bateria. Entretanto, um testador com uma bateria consome energia, então a bateria terá que ser trocada em algum momento.

Tipo de medição

O medidor mede e exibe principalmente a voltagem da bateria. Ao medir o estado de carga, há a opção de medir com e sem resistência. A voltagem da célula de energia permanece constante ao medir sem resistência. Isto pode levar a imprecisões na medição.

Portanto, é melhor que um testador de bateria meça com resistência. Para este fim, um pulso de corrente é alimentado na célula de energia e a reação das baterias é registrada. Com base na força da reação, tais dispositivos determinam o estado da bateria.

Tipo de display

Nos testadores de bateria, o resultado do teste é mostrado em um display. Em dispositivos analógicos, isto é normalmente feito por um ponteiro que mostra em uma escala se uma bateria ainda está funcionando ou se precisa ser trocada.

Os testadores de bateria digital geralmente mostram esta informação em uma escala com barras.

Alguns modelos podem até mesmo exibir a voltagem elétrica com precisão.

Você deve decidir por si mesmo se um medidor de bateria analógica é suficiente para você ou se você prefere ter valores precisos exibidos. Tenha em mente, no entanto, que os testadores de bateria digital são frequentemente mais caros do que os analógicos.

Handiness

Um testador de bateria deve ser prático e pesar pouco. Isso significa que ele não só pode ser armazenado de forma a economizar espaço, mas também pode ser facilmente transportado. Isto é especialmente prático quando se viaja.

Muitas vezes, cada grama conta se você quiser levar a mala com você no avião ou carregar o testador de bateria em sua mochila, por exemplo.

Particularmente dispositivos leves pesam entre 40 e 60 gramas, que é sobre o peso de um ovo. Os dispositivos mais pesados podem pesar cerca de 250 a 300 gramas. Então você já tem o peso de um kohlrabi em sua bagagem.

Guia: Perguntas frequentes sobre os testadores de baterias respondidas em detalhes

A seguir queremos responder as perguntas mais importantes sobre os testadores de baterias. Isto deve lhe dar uma melhor compreensão de como usar o dispositivo.

O que é um testador de baterias?

Um testador de baterias é um dispositivo para verificar o estado das baterias ou baterias recarregáveis. Ele mede a voltagem das células de energia.

Para fazer isso, a bateria é pressionada em um slot pré-fabricado ou presa em um dispositivo de retenção ou deslizamento ajustável.

Com base na medição, ou a condição da bateria é mostrada em uma escala ou a voltagem é mostrada diretamente em um display. Isto torna possível decidir se a célula de energia ainda é utilizável.

Quais são os tipos de testadores de bateria existentes?

Existem diferentes tipos de testadores de bateria. Simples testadores de bateria medem apenas a voltagem da bateria e a potência da bateria em volts.

Outros testadores de bateria também podem medir a capacidade da bateria além destes dados e detectar quaisquer falhas que possam estar presentes.

Um multímetro é a forma mais simples de testador de bateria. É um chamado dispositivo de medição múltipla. Um multímetro pode ser usado para medir tensão e corrente, em particular. Eles estão disponíveis tanto na forma analógica quanto na digital.

Testador de bateria

Os testadores de bateria vêm em várias formas. Os dispositivos indicam a voltagem das baterias. (Fonte de imagem: Thomas Kelley / Unsplash)

Entretanto, há muitos testadores de bateria que têm muito mais funções do que um simples multímetro. Estes medidores são projetados para que eles possam frequentemente testar diferentes tipos e tamanhos de baterias.

Por exemplo, baterias AA ou baterias de bloco de 9 volts podem ser inseridas nos dispositivos, claro que também baterias AAA e, em alguns casos, até mesmo células de botão.

Além disso, existem testadores de baterias automotivas especiais que são capazes de testar baterias de automóveis.

O que eu tenho que considerar ao testar uma bateria?

Como em quase todos os outros métodos de medição, é importante ao medir a capacidade da bateria ou do acumulador que o medidor de bateria seja usado em uma superfície plana com o mínimo de movimento possível.

Em medidores com display analógico, o movimento pode resultar na impossibilidade de mover a agulha até o ponto real na escala de medição. Além disso, a bateria pode escorregar para fora do suporte e o resultado pode se tornar inutilizável.

Mesmo um testador de bateria digital pode perder a qualidade da medição se, por exemplo, a bateria a ser testada se soltar devido à vibração. Neste caso, o teste fracassado pode levar a que a bateria seja confundida com vazia.

Uma mesa estável que não vacila é adequada para medir. Opcionalmente, você também pode simplesmente colocar o dispositivo no chão e ter o resultado da medição determinado lá.

Quando eu devo descartar uma bateria?

Depende do propósito para o qual você ainda quer usar sua bateria. Se a sua bateria só tem um terço ou metade da sua capacidade real de carga, ela pode ser usada muito rapidamente em um dispositivo que precisa de muita energia.

Este é o caso, por exemplo, de um carro controlado à distância. Entretanto, outros dispositivos, como um relógio de parede, ainda podem ser operados com uma bateria desse tipo. Isto é porque requer menos energia.

Conclusão

Ao escolher um testador de baterias, você deve comprar um dispositivo adequado para as baterias que você também usa regularmente na casa ou que você gostaria de testar.

Para testes normais de bateria, os testadores de bateria sem sua própria fonte de alimentação são perfeitamente adequados. Entretanto, se você quiser usar funções adicionais, seria aconselhável comprar um dispositivo alimentado por bateria.

Com um testador de baterias você pode economizar dinheiro usando baterias que você começou a usar em um dispositivo que requer menos energia. Baterias que já estão deformadas, enferrujadas ou mesmo vazando devem ser descartadas imediatamente.

O testador de bateria não daria um resultado útil de qualquer forma. Além disso, você não se expõe a riscos desnecessários à saúde se forem usadas baterias defeituosas.

Fonte da imagem: mohamed Abdelgaffar / Pexels

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas