Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

8Produtos analisados

15Horas investidas

4Estudos avaliados

48Comentários coletados

Bem-vindo ao Sweetest Home! O artigo de hoje é para você, trabalhador rural, proprietário de terras, paisagista ou produtor de alimentos. Falaremos sobre o temporizador para irrigação, importante acessório para que todas as plantações cresçam e se desenvolvam da melhor maneira possível!

Se você está pensando em adquirir um temporizador para irrigar suas plantações, saiba que existem ótimas opções no mercado brasileiro. Nas próximas linhas, discutiremos quais são os melhores, como usá-los, de que forma eles podem te ajudar e muito mais!

Primeiro, o mais importante

  • O temporizador para irrigação faz um trabalho fantástico ao controlar a frequência na qual plantas e culturas recebem água e em qual quantidade.
  • Além de garantir que as plantações serão sempre irrigados nos horários corretos, ele dá maior praticidade ao trabalhador, que não precisa se preocupar com o serviço de ligar o sistema ou até regar manualmente.
  • Há uma enorme variedade de funções e especificações que temporizadores podem ter e, por isso, existem modelos ideais para praticamente todos os tipos de necessidades.

Os melhores temporizadores para irrigação: Nossas recomendações

Com tantos bons temporizadores para irrigação à venda, selecionar o melhor pode demandar tempo e experiência. Mas não se preocupe: Usamos todo o nosso conhecimento para te apresentar alguns que não irão te decepcionar!

Um temporizador repleto de opções

Quem deseja um temporizador que oferece todos os tipos de opções de programação e circuitos pode optar por esse ótimo modelo da Aqualin. É possível escolher frequência, tempo de duração, dias da semana, pressão da água e muito mais configurações que formem a irrigação perfeita para cada plantação.

O melhor custo-benefício

Se a sua preferência é por um temporizador capaz de controlar seu sistema de irrigação sem pesar no bolso, esse modelo da Funjin é uma ótima opção. Ele consegue administrar até dezesseis ciclos em um único dia, manter três programas simultâneos e trabalhar com pressão de água de até 6 BAR. Funciona a pilha.

Um temporizador para irrigação simples e barato

Uma das principais marcas de ferramentas no Brasil, a Vonder também marca presença no mercado dos temporizadores. Esse é um modelo bastante simples, indicado para pequenos jardins e áreas que não necessitam de programas complexos. Manual, permite que seja programado o encerramento da irrigação de forma muito fácil.

Guia de compra

Você deve estar ansioso para descobrir tudo o que faz temporizadores para irrigação serem tão importantes e como diferenciar modelos. Tenha calma! Estamos agora no guia de compra!

Esse é o setor de perguntas e respostas, ou seja, onde toda a nossa pesquisa é colocada à sua disposição!

Imagem mostra um homem controlando um drone em um grande campo com vegetação.

O temporizador é um dos acessórios que facilitam a vida de quem tem grandes plantações. (Fonte: Иван Река/ 123rf.com)

O que é um temporizador para irrigação e para que ele serve?

Imagine ter que ligar e desligar manualmente todo o sistema a cada vez que sua plantação ou jardim precisa ser irrigada. É um trabalho bastante complexo e exaustivo, principalmente se considerarmos a quantidade de água em alta periodicidade que algumas culturas demandam.

O temporizador serve justamente para que ninguém tenha essa preocupação: Ele define todas as características dos ciclos e sistemas, controlando horários, frequência, área, distribuição de válvulas e muitas outras características.

É possível encontrar temporizadores analógicos ou digitais, sendo que os segundos são cada vez mais comuns. Alguns modelos já funcionam até mesmo via Bluetooth.

A partir do momento que um temporizador para irrigação é instalado em um sistema, todo o controle sobre o que acontecerá passa a ser feito através dele. Assim, basta apertar botões para garantir que a plantação receberá sempre a quantidade ideal de água!

foco

Você sabia que a irrigação foi um dos principais fatores para o desenvolvimento da humanidade? Com ela, passou a ser possível produzir alimentos em escala muito maior, levando o sustento a parcelas mais significativas da população. O desperdício e as perdas também tiveram queda destacada.

Onde deve ser usado um temporizador para irrigação?

Não importa o tamanho da área plantada, o destino final da colheita ou se você é um produtor ou trabalha apenas por hobby: Se existe necessidade de irrigação constante para determinada cultura, ter um temporizador é a melhor ideia.

Um jardim de tamanho razoável ou que passa dias sozinho, uma plantação de tamanho médio para grande, uma estufa, uma chácara com diversas culturas, uma lavoura para produção comercial e até mesmo um campo de futebol estão entre os locais que certamente precisam de irrigação.

Para cada um deles, você precisará conhecer a necessidade de água das plantas, da vegetação ou da cultura. Como as características são muito próprias, é sempre preciso estar atento a tal informação para não dar água pouca ou em excesso.

Se você possui uma área plantada que é muito grande para ser regada manualmente ou que não é acessada diariamente, a melhor alternativa é sem dúvidas o temporizador para irrigação!

Quais as vantagens de um temporizador para irrigação?

A irrigação é importantíssima para a saúde das plantas. Elas precisam receber água nas proporções corretas para terem a vida e a produção desejadas. Com um temporizador, você jamais esquecerá de regá-las, já que tudo estará programado no acessório!

logo

Se você sabe usar um temporizador perfeitamente, pode indicar até mesmo a quantidade e a pressão de água que deseja para cada setor de sua plantação. Ele te ajuda a obter os melhores resultados possíveis!

É claro que tudo isso poderia ser feito manualmente, mas demandaria muito mais tempo e concentração. Ao instalar um temporizador, você ganha agilidade e praticidade para dedicar seu trabalho a outros setores ou para descansar!

Ter um acessório tão inteligente na plantação é quase obrigatório em uma época tão competitiva e que demanda tanto de cada pessoa. Afinal, ele pode assumir toda a responsabilidade logística por um serviço exigente e importante.

Cabe a você ponderar se o temporizador vale a pena de acordo com o preço que custa e com o serviço que precisaria realizar.

Veja abaixo vantagens e desvantagens dos temporizadores para irrigação:

Vantagens
  • Garante que a plantação será sempre irrigada
  • Opção tecnológica para seguir o melhor ciclo para cada cultura
  • Dá praticidade e agilidade ao trabalho rural
  • Faz com que o tempo de programar a irrigação possa ser investido em outros serviços
Desvantagens
  • Pode não valer a pena financeiramente de acordo com o tipo ou tamanho da plantação

Como funciona um temporizador para irrigação?

O primeiro passo para que um temporizador para irrigação funcione é fazer a instalação corretamente. Na maior parte dos casos, o acessório deve ser ligado diretamente à torneira que controla o sistema. O ideal é que você chame ajuda profissional para que esse passo tenha perfeita execução.

Com o temporizador conectado à torneira, será possível determinar questões como pressão e, nos exemplares mais modernos, até temperatura da água. Mas o principal é conseguir programar os ciclos e configurações da irrigação.

Alguns temporizadores contam com sensores de chuva.

Note que alguns temporizadores possuem sensores de chuva, fazendo com que não aconteça a irrigação quando chove. Caso o seu não conte com tal função, desligue-o em dias chuvosos para impedir o excesso de água.

Você deve ler atentamente o manual de instruções do seu temporizador para entender quais programas são permitidos e como fazê-los. A partir daí, conhecendo perfeitamente a sua cultura e a quantidade de água que ela pede, montar os ciclos ideais.

Em um bom temporizador, será possível determinar os horários de ligar e desligar a irrigação diariamente (e quantas vezes isso acontecerá), em quais dias da semana ele funcionará, quantas válvulas entrarão em atividade por vez, quais áreas da plantação receberão mais água e muito mais.

Quais os tipos de temporizador para irrigação?

Há temporizadores para irrigação que são indicados para pequenos jardins, há outros que servem para lavouras de grandes extensões. É possível escolher, por exemplo, entre modelos digitais e analógicos.

Os temporizadores mais simples são acoplados às próprias válvulas e servem para jardins e áreas menores, onde não há necessidade de muitos aspersores. São soluções úteis para quem quer praticidade doméstica sem gastar muito.

Outros, intermediários, já oferecem maiores números de funções. Eles podem ser programados para se conectarem a setores diferentes de um determinado sistema de irrigação e para até funcionarem em horários e situações diferentes.

Um temporizador para irrigação completo oferece a possibilidade de controle de setores diferenciados de uma área bastante abrangente. É ideal para quem realmente sobrevive da produção agrícola.

Preparamos uma tabela que compara temporizadores digitais e analógicos. Confira:

Temporizador digital Temporizador analógico
Forma de acionamento Através de botões e painéis eletrônicos Através de válvulas, manivelas ou alavancas
Funções oferecidas Múltiplas: Controle completo do sistema Apenas as mais simples, como horário de início e fim da irrigação
Recomendação Pessoas que querem controle total sobre o sistema de irrigação Pessoas que querem auxílio para regar as plantas de um jardim ou horta

Quanto custa e onde comprar um temporizador para irrigação?

A enorme variação na quantidade de funções faz com que os preços de temporizadores para irrigação também estejam em patamares muito distintos. Para que se tenha uma ideia, é possível encontrar modelos que vão de R$ 20 a R$ 2.000.

Lojas especializadas em produtos agrícolas ou para jardinagem são os melhores lugares para encontrar temporizadores para irrigação. Você também pode fazer sua compra pela internet: Recomendamos a Amazon brasileira, mas confira ainda Amazon internacional e Mercado Livre.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de um temporizador para irrigação

Chegou a hora de discutirmos os principais critérios técnicos que podem te ajudar na escolha do melhor modelo de temporizador. Selecionamos quatro quesitos importantes para discutir:

Leia as próximas linhas para conhecer mais sobre cada um deles!

Quantidade de funções

O principal fator para a escolha do seu temporizador para irrigação é o que a sua cultura pede. A quantidade de água, a frequência de irrigação, a temperatura, dentre outras características. Mas isso nos leva a um aspecto direto do próprio acessório: As funções que ele oferece.

Se as suas culturas são simples e não exigem por recebimentos muito rebuscados de água, você pode optar por um modelo eficiente, mas sem muitas funções. Ele já será mais do que suficiente para te ajudar.

Por outro lado, dependendo da quantidade das culturas e do que elas peçam, você vai precisar de todas as funções, circuitos e programações possíveis. O conhecimento do que é plantado é absolutamente fundamental!

Imagem mostra um sistema de irrigação com válvulas e temporizadores.

Quanto mais recursos tem o temporizador, mais liberdade ele te dá. (Fonte: toodlingstudio/ Pixabay.com)

Capacidade de área

O quão grande é a área que precisa ser irrigada? Caso seja muito, você precisará de um temporizador que consiga controlar diversas válvulas, podendo assim gerar programas diferentes em locais diferentes dessa mesma área.

Se você lida com várias culturas, precisa de um temporizador capaz de múltiplas programações.

Isso é importante principalmente se você lida com diversas culturas em uma mesma área. É indispensável nesse caso contar com um temporizador capaz de ter programações diferentes para cada uma delas, respeitando as características próprias que possuem.

Não economize caso você precise atingir uma área grande ou diversas culturas! O perfeccionismo é fundamental para extrair o máximo de produtividade possível de lavouras ou de qualquer tipo de produção de alimentos!

Sensores

Cada plantação precisa de capacidades específicas de água, sol e outras incidências naturais. Caso o sistema de irrigação não saiba ler o que ocorre no ambiente, pode ser que tudo fique desregulado, prejudicando muito a cultura.

Para impedir esse problema, é ideal que o temporizador conte com sensores. O mais comum é o de chuva, que para a irrigação nos dias com precipitação. Porém, modelos modernos também sabem ler a temperatura para fazer os ajustes necessários na quantidade de água cedida à plantação!

Alimentação

Nos modelos analógicos de temporizador, não há qualquer tipo de alimentação. Porém, com os digitais, isso muda!

Existem alguns poucos modelos que devem ser conectados à eletricidade, mas a maioria funciona através de baterias simples de 9 V ou a pilha. Você pode fazer a sua escolha a partir do que acha mais prático e confiável para o sistema!

(Fonte da imagem destacada: music4life/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em nós?

Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.
Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.