
Como escolhemos
O vinho é uma bebida que reúne apreciadores no mundo todo e está disponível em inúmeras versões, que vão desde o tinto ao rose. E para apreciá-lo da melhor maneira existem as taças de vinho e é sobre elas que vamos falar hoje.
As taças de vinho são indispensáveis para quem deseja consumir essa bebida que combina tanto com inúmeros momentos. No entanto, o que não faltam são modelos desse produto, o que pode deixar muitos consumidores confusos. Por isso, nesse artigo te explicamos tudo sobre ele.
Índice
- 1 Newsletter semanal com os melhores conselhos sobre finanças pessoais
- 2 O mais importante
- 3 Taça de vinho: nossa recomendação dos melhores produtos
- 4 Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre as taças de vinho
- 5 Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os modelos de taças de vinho
- 6 Resumo
O mais importante
- As taças de vinho estão disponíveis em diversos modelos, que se adaptam a diferentes tipos de vinho.
- É muito comum encontrar taças de vinho produzidas em vidro, que são as mais baratas, e em cristal, que são as mais caras.
- Para lavar corretamente uma taça de vinho pode-se usar água morna e detergente neutro.
Taça de vinho: nossa recomendação dos melhores produtos
As taças de vinho podem ser encontradas para comprar em muitos modelos, que variam não somente em formato, como também em material e aparência. Por isso, abaixo fizemos uma lista com as melhores opções, confira:
Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre as taças de vinho
As taças de vinho, além de muito bonitas, são ideais para promover uma melhor degustação dessa bebida. No entanto, diversos aspectos desse produto ainda geram muitas dúvidas. Por isso, nesse guia de compra vamos responder as perguntas mais comuns sobre esse tipo de taça.
Por que vale a pena comprar taças de vinho?
Esse produto é desenvolvido em modelos que se adaptam a diferentes tipos de uva. Para isso toda a sua estrutura é pensada para que o sabor e o aroma do vinho sejam intensificados.
Além disso, as taças de vinho contam com uma haste mais longa para que as mãos não entrem em contato com a bebida e não a deixem quente rapidamente.
Outro diferencial é que é possível adquirir esse produto por um valor não muito alto.
Qual a taça certa para cada tipo de vinho?
Justamente por isso é muito comum se deparar com taças mais largas, mais finas, maiores e menores.
Dessa forma, para conseguir apreciar corretamente essa bebida o ideal é escolher o modelo de taça mais indicado para ela.
Portanto, os diferentes tipos de taça para vinho são:
- Taça para vinho tinto: Esse vinho possui um sabor e aroma mais intenso, por isso, precisa respirar enquanto é consumido. Assim, os modelos de taça desenvolvidos para ele são maiores para permitir que o ar entre em seu interior. Inclusive, nessa categoria são incluídas as taças para vinho Borgonha, que possuem bojo maior, e para Bordeaux, que têm a boca levemente fechada.
- Taça para vinho branco: Os vinhos brancos são dotados de alta acidez e aroma e sabor menos intensos. Graças a isso, suas taças são mais estreitas para que o aroma chegue facilmente ao nariz e a temperatura se mantenha mais fria.
- Taça para vinho rose: Muitas vezes as taças para vinho branco também são utilizadas para os roses, mas existe um modelo específico para eles. Logo, esse tipo de taça possui bojo mais largo e a boca um pouco mais estreita.
Como lavar as taças de vinho?
O melhor é que, diferente do que se pensa, o processo de higienização desse produto é bastante simples.
Para isso uma boa escolha é utilizar água morna misturada com um pouco de detergente neutro. Nesse caso pode-se esfregar suavemente a parte macia da esponja sobre a taça e depois enxaguar bem com água corrente.
Para secar o ideal é deixar a taça de vinho virada de cabeça para baixo em cima de um pano ou pendurada em um suporte.
Como colocar taça de vinho e água na mesa?
Dessa forma, o ideal é que à direita do convidado fique a taça de vinho branco. Ao lado dela deve-se colocar a taça de vinho tinto.
Já do lado esquerdo indica-se posicionar uma taça para água.
Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os modelos de taças de vinho
Para escolher as taças de vinho ideais para degustar essa bebida é fundamental avaliar alguns pontos importantes sobre esse produto. Nos tópicos a seguir te explicamos tudo sobre eles.
Material
De um modo geral, a taças de vinho são confeccionadas em dois materiais principais: vidro e cristal.
O vidro é uma matéria-prima que não apresenta chumbo na sua composição. Por conta disso, as taças feitas com ele são mais grossas, "rústicas" e menos porosas e transparentes.
O ponto positivo é que a durabilidade e resistência do vidro são altas e que seu valor é mais baixo.
Já o cristal possui chumbo em sua composição, o que faz com que seja muito fino, transparente e leve.
Com isso, as taças de vinho de cristal são mais delicadas e porosas, o que faz com que as moléculas de vinho se quebrem e que o seu aroma se desprenda. Assim, a degustação se torna melhor.
A desvantagem é que esses modelos não apresentam uma alta resistência e custam caro.
Design
O design das taças de vinho costuma variar muito. Falando em cor, por mais que as transparentes sejam as mais comuns, existem versões coloridas desse produto.
Também há modelos que são lisos e outros mais trabalhados, como é o caso dos de bico de jaca, que são atemporais e mais descontraídos.
Outro variação que pode ser encontrada nas taças de vinho fica na sua base, que pode ser mais arredondada, receber algum detalhe específico e muito mais.
Sobre isso, saiba que não existem regras e basta escolher o modelo de taça que mais te agrade.
Capacidade
Mais acima te explicamos que para cada tipo de vinho existe uma taça específica e que os modelos para vinho tinto, por exemplo, costumam ser maiores.
No entanto, a capacidade das taças de vinho pode variar, inclusive, entre as opções voltadas para um mesmo tipo de uva.
Dessa forma, é possível encontrar esse produto com capacidades que costumam ficar entre 250 ml e 900 ml, em média, porém as mais comuns possuem uma capacidade de 500 ml.
Logo, para escolher a taça ideal é preciso avaliar não somente o tipo de vinho que será consumido nela, como também a sua capacidade.
Jogo ou individual
Por fim, é muito comum que as taças de vinho sejam vendidas em jogos, que normalmente contém entre 2 e 6 unidades.
Porém, também é possível adquirir esse produto individualmente e essa é uma grande dúvida dos consumidores na hora da compra.
Os kits com taça são ideais para quem costuma consumir essa bebida acompanhado e muitas vezes apresentam um ótimos custo benefício.
Já as taças individuais são uma boa escolha para reposição, caso alguma do seu jogo tenha quebrado, ou servem para quem vive sozinho e não costuma receber muitas pessoas em casa.
No entanto, se estiver na dúvida, dê preferência para os jogos.
Resumo
As taças de vinho são ideais para montar uma mesa bonita e apreciar essa bebida tão cheia de sabor.
Por isso, nesse artigo reunimos as informações mais importantes sobre ela e ainda buscamos te ajudar a escolher o modelo ideal para você.
Esperamos que tenha gostado e agradecemos pela visita!
(Fonte da imagem destacada: Vidar Nordli-Mathisen / Unsplash)