Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

18Horas investidas

5Estudos avaliados

67Comentários coletados

Olá, seja muito bem-vindo ao Sweetest Home. No artigo de hoje vamos falar sobre um item que tem lugar cativo nos corações dos enófilos de plantão: o suporte para vinho.

Disponível nos mais variados materiais e modelos, o suporte de vinho pode ser uma peça tanto decorativa quanto funcional. Ele armazena a garrafa na posição ideal, tornando-se um item de decoração e dando destaque a vinhos especiais.

Também pode auxiliar a compor a mesa na hora de servir, conferindo charme e elegância e mantendo a garrafa em posição ideal para que o líquido respire.

Neste Review daremos dicas sobre como escolher o suporte de vinho ideal, bem como apresentaremos as melhores opções do mercado e o que considerar para eleger o tipo e o modelo perfeito para as suas necessidades.

Primeiro, o mais importante

  • O suporte para vinho é a solução prática para quem quer armazenar as garrafas na posição correta com charme e sofisticação, com a vantagem de também poder ser levado a mesa. Alguns modelos permitem até mesmo que o vinho seja servido sem que a garrafa seja retirada do suporte, garantindo segurança e funcionalidade.
  • Algumas das variáveis que devem ser avaliadas para a melhor escolha no momento da compra são: material, modelo, design e funcionalidade, dentre outras características do produto.
  • É possível encontrar suportes para vinho simples com preços a partir de R$ 20. No entanto os valores podem variar muito de acordo com o material, marca e design do produto. Os modelos mais sofisticados e trabalhados, feitos em materiais nobres podem ultrapassar o valor de centenas de reais.

Ranking: Os 5 melhores suportes de vinho

Se você é um apreciador de vinho e ainda não possui um suporte para acomodar suas garrafas com charme e sofisticação, está na hora de conhecer os melhores do mercado e escolher um para chamar de seu. Então, fique agora com nosso ranking.

1º - Suporte para vinho Aço Inox - Tramontina

Feito 100% em aço inox de qualidade Tramontina é altamente durável. Projetado para acomodar uma garrafa de vinho, tem design que permite ser usado à mesa ou como peça decorativa, além de ser uma ótima opção de presente.

Tem acabamento do aço em brilho e detalhe em listras foscas, própria para o uso diário, combinando com qualquer ambiente e proporcionando classe e requinte ao compor a mesa. Posição perpendicular permite que o líquido respire melhor após a abertura da garrafa.

2º - Suporte para vinho - Domo House

O design inovador garante que a peça seja excelente para decoração, composição da mesa e para a hora de servir. Projetado com revestimento soft touch emborrachado, garante mais segurança, dispensando a retirada da garrafa do suporte no momento de servir.

O revestimento é, ainda termo isolante e antideslizante, apresentando extra conforto ao toque. Disponível em diversas opções de cores alia beleza, funcionalidade, durabilidade extra e alta resistência contra oxidação.

3º - Suporte para vinho - Rose Gold

Na atual cor queridinha para a decoração de interiores, o Rose Gold, esse suporte é ideal para servir com beleza e requinte. O design permite que seja usado tanto para compor a mesa quanto como peça de decoração.

Desenvolvido com materiais de alta qualidade, o produto é ideal para acomodar a garrafa de vinho e manter a organização do ambiente. Leve, pesa apenas 200 g e tem garantia 60 Meses, com as medidas de 20,5 cm x 12 cm x 25 cm.

4º - Suporte para vinho - Bakar

Esse modelo acompanha o decanter de vidro com capacidade de 900ml, ideal para decantar e agregar estilo ao seu vinho no momento de servir. O decanter permite que a bebida entre em contato rapidamente com o ar e assim respire, liberando aromas contidos na garrafa.

O suporte para vinho em aço cromado tem revestimento em cobre, conferindo sofisticação e requinte a peça. A marca também oferece modelos para garrafa comum.

5º - Suporte para vinho - Hand

De design descolado e inovador, esse suporte tem o formato de uma mão, sendo ideal para quem quer uma peça diferenciada, que seja tanto funcional quanto decorativa.

Medindo 10 cm de largura X 20 cm de comprimento, é confeccionado em plástico. Disponível nas cores preto, branco, prata e amarelo para combinar com todos os estilos de decoração.

Guia de Compra

Quem gosta de apreciar bons vinho costuma também dar muito valor aos acessórios que acompanham essa prática. Sendo um objeto tanto decorativo quanto funcional, um bom suporte para vinho pode enriquecer muito a experiência da degustação.

Se você busca um desses para deixar sua cada ainda mais elegante, continue lendo para aprender tudo sobre esse utensílio.

Close da mão de amigos brindando com vinho.

O vinho é uma bebida muito consumida no Brasil. (Fonte: belchonock / 123RF)

O que é um suporte para vinho e quais suas vantagens?

O modelo clássico de suporte para suporte acomoda apenas uma garrafa, e pode ter vários usos dependendo do seu modelo e design. Ele pode ser utilizado simplesmente para dar destaque a uma garrafa especial da adega ou armazenar o vinho na posição correta.

Como um item de decoração, serve para compor ambientes ou dar um toque especial à mesa na hora de receber convidados. Os modelos que mantém a garrafa na perpendicular são uma boa opção também para manter o vinho após aberto, pois a posição favorece que o líquido respire.

Alguns modelos que mantém a garrafa bem firme à base podem até mesmo ser um acessório para servir a bebida, conferindo requinte e sofisticação a este ato.

O suporte para vinho é, ainda, uma excelente opção para presentear em ocasiões como casamentos, aniversários, bodas, chás de panela e de casa nova e festas de fim de ano.

Escolha um modelo interessante, e caso queira incrementar ainda mais o presente, entregue-o acompanhado de uma garrafa de um bom vinho.

Vantagens
  • Pode ser usado da estante à mesa
  • Mantém o vinho em posição estável
  • Boa opção para presentear
Desvantagens
  • Maioria dos modelos comporta apenas uma garrafa
  • Nem todos oferecem segurança para o momento de servir

Quais cuidados devo ter ao escolher um suporte para vinho?

Para eleger o suporte para vinho ideal para você, primeiro é preciso considerar quais as necessidades que esse produto deverá atender.

Se você deseja que seu suporte tenha função apenas decorativa, para expor ou destacar um vinho especial, por exemplo, é possível ousar mais nos modelos e designs.

Certifique-se que o estilo e as cores do modelo escolhido irão casar bem com a decoração e o local onde o suporte será colocado. Atente também para o tamanho do objeto, para que fique proporcional à área escolhida para recebê-lo.

Outro fator importante é a posição em que o suporte mantém a garrafa. Para armazenagem correta, o líquido deve estar em contato com a rolha.

Se a ideia é que o suporte seja usado para compor a mesa, além do design interessante, ele deve permitir que o vinho fique acomodado sem derramar depois de aberto. Para esse fim os suportes que deixam o vinho de ponta cabeça, por exemplo, não serão úteis.

Os suportes ideais para serem usados à mesa devem acomodar o vinho em posição perpendicular ou vertical. A posição perpendicular é ainda melhor, pois permite que o líquido vá respirando no interior da garrafa enquanto repousa no suporte.

Agora se a intenção é que o suporte também seja utilizado no momento de servir o vinho nas taças, outros cuidados são necessários. Além de ângulo que permita repousar a garrafa aberta sem derramamento do líquido, o suporte ideal para este fim deve manter a garrafa presa a ele.

Verifique o mecanismo de fixação da garrafa ao suporte, certificando-se que ele não irá permitir que a garrafa escorregue, se solte ou caia do suporte quando ele for usado para servir.

Quanto custa?

Os preços do suporte para vinho vão variar muito de acordo com o seu material de fabricação, design, modelo e funcionalidades extras.

É possível encontrar suportes de vinho nos modelos mais básicos à venda a partir de R$ 20. No entanto os modelos mais elaborados, feitos de materiais nobres e com designs diferenciados podem ultrapassar o valor de algumas centenas de reais.

Pesquise bastante antes de comprar o produto, pois os preços do mesmo suporte podem variar bastante de um lugar para o outro, especialmente em períodos de promoção.

No caso de comprar online, utilize as plataformas de comparação de preço, que poderão te auxiliar na busca das melhores ofertas do suporte escolhido.

Onde comprar?

O suporte para vinho pode ser encontrado em lojas físicas que trabalham com itens de decoração ou utilidades domésticas, como é o caso da Etna, TokStok ou Camicado, por exemplo.

Mas é em lojas de e-commerce como a Amazon, Mercado Livre e Americanas, por exemplo, que você poderá encontrar a maior variedade de marcas e modelos de suporte para vinho.

Considere sempre em suas pesquisas de preço o valor cobrado pelo frete para sua região nas compras online, pois o valor varia muito de acordo com a loja e a região da entrega, o que pode encarecer o preço final do produto.

Suporte para vinho de parede, com garrafas de vinho em cima.

Os suportes para vinho podem ser encontrados em modelos para 1 unidade ou para várias. (Fonte: difotolife / Pixabay)

Critérios de compra: Como qualificar os diferentes modelos do suporte para vinho

Algumas características são fundamentais em um bom suporte para vinho, e devem ser analisadas com cuidado para a escolha do produto ideal para suas necessidades. Ao analisar suportes de vinho é importante verificar as seguintes características:

  • Material
  • Modelo
  • Design
  • Funcionalidade

Abaixo, confira os detalhes e entenda a importância de avaliar esses fatores.

Material

O material do seu suporte de vinho terá influência direta na durabilidade do produto. Prefira materiais resistentes, afinal, o produto terá que suportar o peso da garrafa por grandes períodos de tempo.

Prefira também materiais resistentes à ferrugem e ação do tempo, evitando assim a liberação de resíduos na garrafa ou sobre a superfície que acomoda o suporte.

Por fim, vem a questão puramente estética. Dentre as opções de resistência comprovada, escolha o material que você considera mais atraente visualmente, ou que irá casar melhor com a decoração já existente na sua casa ou na da pessoa presenteada.

Imagem de suporte para vinhos de madeira com design inovador e duas garrafas de vinho.

O material deve ser observado antes de comprar seu suporte para vinho, tanto pela durabilidade quanto pela decoração do ambiente que ele irá ficar. (Fonte: Christian Delbert / 123RF)

Modelo

O modelo, como já comentamos, deverá ser adequado ao uso que se destina o suporte para vinho. Modelos que deixam o vinho na vertical, por exemplo, devem ser usados apenas para apoiar a garrafa enquanto ela é consumida, uma vez que armazenar a bebida nesta posição prejudica a sua qualidade.

Já os modelos que deixam o vinho de ponta cabeça ou com a boca apontada para baixo são ideais para armazenar a bebida, pois mantém o líquido em contato com a rolha evitando a entrada de ar. No entanto, eles não são adequados para ir à mesa e acomodar garrafas já abertas, por exemplo.

Design

Alguns suportes de vinho são verdadeiras obras de arte, e podem ser usadas como tal na decoração. Para as peças de design mais arrojado, certifique-se de que haverá um local de destaque e adequado para que ela fique exposta.

É interessante, ainda, que o estilo do suporte seja coerente com a decoração e o estilo do ambiente em que será colocado, a fim de que contribua harmoniosamente com a composição da decor, agregando requinte, sofisticação e bom gosto.

Mas lembre-se: se o item é decorativo, deve armazenar a garrafa na posição correta para garantir a manutenção da qualidade da bebida.

Imagem de garrafa de vinho em suporte de metal.

Os suportes de vinho podem ser artigos de decoração. (Fonte: Albert Karimov / 123RF)

Funcionalidades

As funcionalidades de um suporte para vinho podem - e devem - ir além de simplesmente acomodar adequadamente a garrafa de bebida. Alguns suportes desempenham várias outras funções além do simples acomodar a garrafa.

Ser acessório para servir, decantar, ou acomodar taças, abridores, cortadores de lacre e outros acessórios próprios para vinho são exemplos das funcionalidades extras que seu suporte de vinho pode apresentar.

Mas atenção: a adição de funcionalidades ao suporte pode encarecer o produto. Antes de decidir que quer um suporte com todas as funções que tem direito, pondere se elas realmente são necessárias e terão uso prático.

(Fonte da imagem destacada: Clarali / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Paula Diniz Jornalista
Brasiliense, é redatora, social media e inventora de moda nas horas vagas. Apaixonada por projetos DIY de moda e artesanato, é leitora voraz, fã de séries, atividades ao ar livre e jogos de tabuleiro. Expert em compras online, não fica de fora dos lançamentos e tendências de decoração, cuidados estéticos e com a casa.