Mulher tirando roupas da máquina de lavar.
Ultima atualização: 2 de junho de 2021

Como escolhemos

11Produtos analisados

16Horas investidas

4Estudos avaliados

56Comentários coletados

A correria do dia-a-dia cada vez mais faz com que seja preciso adotar equipamentos elétricos que facilitem as tarefas rotineiras. Um desses aparelhos é a secadora de roupas.

Com ela, você realiza a limpeza das vestimentas com agilidade até mesmo em dias úmidos, não dependendo assim do clima para ter roupas secas. Confira nossa resenha e saiba tudo sobre como escolher a melhor secadora de roupas.




Primeiro, o mais importante

  • Se antes para secar as roupas era preciso esperar um dia inteiro, além da presença dos raios solares, hoje com as secadoras de roupas todo esse processo se tornou mais rápido e prático.
  • Ao usar as secadoras, é preciso atenção às características dos tecidos das peças. Nem tudo pode ser colocado na máquina para secar e alguns exigem determinadas configurações de temperatura.
  • Como outros eletrodomésticos, as secadoras também possuem muitas especificações técnicas. Saber a importância de cada uma proporcionará que você encontre o modelo adequado de acordo com sua necessidade.

Melhores secadoras de roupas: nossas recomendações

Quem nunca teve dúvidas ao escolher um eletrodoméstico? Com tantas especificações técnicas, realmente essa é uma tarefa complexa! Por isso, te apresentamos um ranking com as versões de secadoras de roupas mais usadas:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre secadora de roupas

Preparamos este Guia de Compra completo com todas as dúvidas e principais benefícios que você pode ter ao comprar uma secadora de roupas. Não deixe de fazer a leitura:

As especificações técnicas da secadora de roupas são fundamentais para definir um bom modelo a ser comprado (Foto nobilior/ 123rf)

Quais os principais modelos de secadora de roupas?

Basicamente, as secadoras de roupas se dividem em quatro modelos principais. Vamos especificá-los a seguir:

  • Secadora de piso: Modelo popular e eficiente, tem muitos programas de secagem e funções. Suportam vários tecidos e maior quantidade de roupas, porém ocupam espaço na área de serviço e consomem mais energia.
  • Secadora de cabide: Formato simples e acessível. As roupas ficam como num varal, logo a quantidade de peças é bem limitada. São instaladas na parede e ocupam menos espaço, podendo ser retráteis.
  • Secadora de parede: Evolução do modelo cabide, são suspensas e colocadas em cima da máquina de lavar. Possuem muitas funções e aguentam mais roupas.
  • Secadora lava e seca: Multifuncionais e práticas, realizando todo o processo de limpeza em uma única máquina. Assim, liberam espaço na área de serviço. Porém, não tem preço acessível e sua capacidade é inferior.

Por que ter uma máquina de secar roupas em casa?

É claro que o principal benefício da secadora de roupa é sua capacidade de deixar as peças limpas rapidamente, mesmo em dias sem luz solar. Ela também possui função de desodorização, retirando qualquer odor das roupas após a secagem.

Entretanto, apesar da variedade de modelos no mercado, quase sempre é um equipamento com preço elevado e que ocupam espaço em casa. Na tabela, você pode visualizar melhor os pontos positivos e negativos desse eletrodoméstico:

Vantagens
  • Seca as roupas com mais agilidade
  • Traz praticidade às atividades rotineiras
  • Deixam as peças cheirosas e macias
  • Fundamentais para dias sem Sol
Desvantagens
  • Alto valor de aquisição
  • Podem ocupar espaço em casa
  • Aumentam o gasto com a energia elétrica

Onde instalar a secadora de roupas em casa?

Um dos principais pontos acerca das secadoras de roupas é descobrir o melhor local para sua instalação em casa. Para quem já conta com uma área de serviço é mais fácil, mas nem todos possuem esse cômodo disponível.

Por isso, sempre pense se você tem área suficiente antes de comprar esse eletrodoméstico. A maioria das secadoras são grandes e ocupam muito espaço.

Opte por modelos de parede caso more em apartamentos ou casas com menor espaço. Quem tem área de serviço pode escolher qualquer modelo, especialmente formatos de piso ou que também funcionem como máquina de lavar.

Pensar no local disponível para a instalação da secadora é primordial na hora de comprar (Foto: choreograph /123rf)

Posso colocar qualquer tecido na secadora de roupas?

Nem todos os tecidos podem ser colocados na secadora. Para que você não erre neste processo, vamos explicar sobre os cuidados especiais para evitar que uma roupa saia estragada da secagem.

O ideal é sempre conferir a composição da peça antes de colocá-la na máquina para secar. Todas as roupas vêm com explicações na etiqueta sobre os procedimentos que podem ser submetidas. No vídeo, confira o significado dos símbolos das etiquetas:

Tecidos macios - como os de toalhas de banho - quase sempre podem ser colocadas nas secadoras. Essas máquinas também são boas opções para roupas de cama como cobertores de microfibra, edredons ou capas de almofada.

Enquanto isso, peças em jeans ou linho devem ser secadas com todo o cuidado, pois podem encolher. Roupas delicadas de seda, lã ou poliéster deverão obedecer limites de temperaturas para a secagem na máquina. Confira na tabela:

Seda Poliéster Algodão Fibras Sintéticas
Temperatura 30º C 50º C 70º C 50º C

Critérios de compra: Como comparar os modelos de secadora de roupa

Mas, afinal, quais são as características de uma boa secadora de roupa? Descubra o melhor modelo para a sua finalidade, seguindo as orientações que colocamos a seguir:

Capacidade

Antes de comprar, é preciso ficar atento à quantidade de quilos que a secadora suporta. A média dos modelos mais populares do mercado aguentam 8kg ou 10kg.

Para evitar o desperdício de energia elétrica, otimize o funcionamento da máquina, preferindo sempre colocar o máximo de peças para secar em uma única rodada.

Funções

Quanto mais funções a sua secadora de roupas tiver mais ela irá facilitar as atividades do dia-a-dia. As atribuições mais comuns para essas máquinas são:

  • Amaciante: Finaliza a secagem colocando amaciante nas peças para deixá-las cheirosas.
  • Antirrugas: Deixa a roupa desamassada por meio de um valor quente.
  • Desodorizador: Impede que a roupa fique com odores após a secagem.
  • Indicador de carga: Alerta se a capacidade máxima da secadora foi atingida.

Quantidade de Programas

Os programas indicam a velocidade com que as peças serão secadas pela máquina. Por isso, esse é um aspecto interessante para avaliar nas secadoras de roupa.

Um número maior de programas possibilita que você decida se quer deixar a roupa para secar por mais ou menos tempo. Assim, você tem o controle do tempo de atividade da máquina para atender sua necessidade.

Com o controle de programas, você pode decidir se sua peça vai secar mais rápido ou não. (Foto: fotohelin/123rf)

Painéis

Basicamente, as secadoras possuem dois formatos de painéis: analógicos e digitais. Eletrodomésticos modernos também são mais tecnológicos e têm o painel digital inserido. Contudo, esses modelos são mais caros.

Enquanto isso, secadoras de painel analógico tem botões que estragam com o tempo se não forem manuseados corretamente. Entretanto, os diferentes tipos de painéis não afetam a funcionalidade da máquina, é apenas uma questão estética.

Consumo Energético

A secadora de roupas é o segundo eletrodoméstico que mais consome energia elétrica. Verifique os dados fornecidos pelo fabricantes para saber o consumo energético do modelo. Ele é indicado em quilowatts (kW).

Esse valor também sofre a interferência do programa utilizado na máquina. Se a peça leva mais tempo para secar, mais será o aumento na conta de luz. Prefira sempre tipos de secadoras com eficiência em "A".

Potência

Outro aspecto que impacta diretamente também nos gastos com a energia elétrica é a potência da secadora de roupas. Ela indica se o aparelho é capaz de fazer a secagem de forma mais rápida ou não.

Quanto maior a potência, mais rápido a secadora trabalha e mais energia ela gasta.

Em geral, os modelos variam entre 1000 ou 2000 Watts (W). Se você pode secar as roupas sem pressa, opte por modelos com potência mais baixas. Isso também deixará a conta de energia menos cara.

Mas se você procura agilidade, alta eficiência e performance, é preferível comprar modelos de secadoras com maior potência. Contudo, saiba que essa questão impactará diretamente no aumento dos valores da conta de luz.

Resumo

As secadoras de roupas chegaram para deixar o dia-a-dia mais prático, fazendo a secagem das peças de forma eficaz por meio de um conjunto de funções disponíveis no aparelho.

Se antes havia a dependência dos efeitos naturais para realizar esse processo, hoje os consumidores podem escolher um modelo com as melhores especificações técnicas que se encaixem na finalidade que precisam.

Assim, ter uma secadora de roupas é um bom investimento para quem deseja ter as peças limpinhas e cheirosas de forma rápida, sem ter que se preocupar com as condições climáticas.

(Fonte da imagem destacada: freepik/Freepik)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas