Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

23Horas investidas

6Estudos avaliados

65Comentários coletados

Seja bem-vindo ao Sweetest Home! No artigo de hoje vamos tratar de um móvel que tem se tornado cada vez mais versátil e funcional: a sapateira com espelho.
Ideal para organizar e proteger os seus sapatos, esse tipo de sapateira é multiuso já que também ajuda você a combinar o calçado com o look diante do espelho, além de compor a decoração do quarto.

Em meio a tantos modelos diferentes, vamos mostrar aqui o que você deve levar em consideração para comprar a sapateira com espelho ideal para você.

Primeiro, o mais importante

  • A sapateira com espelho é uma peça funcional, versátil e elegante, ideal para manter os seus sapatos organizados e ao alcance das mãos.
  • O espelho na sapateira torna este móvel multifuncional, além de dar a sensação de aumentar o cômodo.
  • Hoje existem diversos modelos, com tamanhos e funções diferentes para comportar números diversos de pares de sapatos e em qualquer espaço.

Ranking: Os 5 melhores modelos de sapateira com espelho

A sapateira com espelho ideal precisa ser funcional e elegante. Sabendo disso, os fabricantes investiram em modelos e tamanhos variados para todos os gostos. Por isso, a seguir, nós vamos apresentar para você os melhores tipos de sapateira espelhada disponíveis hoje em dia no mercado.

1º - Sapateira com espelho Tommy Design

A Tommy Design é uma sapateira com espelho grande, de duas portas. Feita com madeira maciça de reflorestamento, este móvel mede 190 cm de altura, 100 cm de largura e 40 cm de profundidade.

Além disso, essa sapateira possui cinco prateleiras internas para sapatos baixos e uma prateleira com altura maior para botas de cano alto e bolsas.

2º - Sapateira com espelho Stoka Nogal

A Stoka Nogal é uma sapateira com espelho que acomoda até sete pares de sapato, com apenas uma porta. Suas medidas são: 169,5 cm de altura, 54,5 cm de largura e 41 cm de profundidade.

Essa sapateira é feita em madeira maciça de fonte renovável. Além disso, possui portas e prateleiras feitas em MDF de 18 mm, com acabamento em laca fosca e cabideiro externo.

3º - Sapateira com espelho Imcal Prada

A Imcal Prada é uma sapateira com espelho de duas portas e três prateleiras internas com corrediças telescópicas móveis. Esse móvel tem dimensão de 197 cm de altura, 70 cm de largura e 60 cm de profundidade.

Feita em MDP de 15 mm, essa sapateira possui ainda uma gaveta externa com divisórias e puxadores em alumínio polido.

4º - Sapateira com espelho Santos Dumont

A Santos Dummont é uma sapateira com espelho de uma porta, com capacidade para acomodar até 18 pares de calçados. Feito em MDP, esse móvel mede 183,5 cm de altura, 64,5 cm de largura e 37 cm de profundidade.

Além disso, essa sapateira com espelho possui nove prateleiras internas e uma gaveta externa.

5º - Sapateira com espelho Duetto

A sapateira com espelho Duetto possui uma porta, além de seis prateleiras para acomodar sapatos baixos e uma prateleira para botas de cano alto.

Esse móvel tem dimensão de 179 cm de altura, 60 cm de largura e 38 cm de profundidade. Além disso, conta com um nicho externo de seis prateleiras, para acomodar bolsas e outros acessórios.

Guia de Compra

À primeira vista pode parecer simples comprar uma sapateira com espelho. Mas é preciso observar alguns fatores para garantir o espaço externo e o interno adequados para as suas necessidades.

Por isso, criamos este Guia de Compra. Aqui você vai ter acesso a todas as informações que irão lhe ajudar a escolher a sapateira espelhada ideal para o seu cômodo.

Mulher ao lado de sapateira com sapatos de salto alto.

A sapateira é o móvel perfeito para organizar e proteger os seus pares de sapatos. (Fonte: Dean Drobot / 123rf)

O que é uma sapateira com espelho?

A sapateira com espelho é a união perfeita de um móvel específico para guardar e proteger os seus sapatos, com a vantagem de ter um espelho fixado à porta.

Em geral, este tipo de móvel possui nichos ou prateleiras adequadas para comportar diferentes tamanhos de sapatos. E, por isso, é ideal para facilitar a organização dos calçados e o acesso aos calçados.

Mas o fato é que, ao longo dos anos, a sapateira evoluiu muito em termos de design e opções de tamanho para agradar a todos os gostos.

E, assim, surgiu a sapateira com espelho, inspirada nos espelhos das lojas de calçados e nos closets feitos sob medida.

Hoje você pode colocar a sapateira com espelho em qualquer espaço disponível, mesmo que muito pequeno, seja no quarto, no closet, na lavanderia, no corredor e até na sala.

Isso porque, dependendo do modelo que você escolher, a sapateira com espelho pode, inclusive, servir de móvel decorativo.

Closet com sapateira, espelho, armários e poltrona.

A sapateira com espelho é um móvel versátil, funcional e elegante.
(Fonte: Katarzyna Białasiewicz / 123rf)

O fato é que, além de ajudar na combinação da roupa com o sapato, o espelho acoplado à porta da sapateira dá a sensação de ampliar o espaço. E esse é um ponto especialmente importante se você tem um cômodo reduzido.

Além disso, hoje é possível encontrar a sapateira com espelho de diferentes tamanhos, formatos, material de fabricação, cores e, ainda com acessórios variados.

O interior da sapateira também evoluiu para atender a todas as demandas e necessidades. Atualmente você vai encontrar esse móvel com diferentes tipos de prateleiras, além de gavetas externas, estantes e cabideiro acoplados.

Qual a diferença entre ter uma sapateira com espelho e um armário?

Você pode estar se perguntando: Por que devo investir em uma sapateira se posso guardar meus calçados no armário?

A resposta é simples: primeiro para preservar as suas roupas e, segundo, para garantir a organização e a conservação dos seus sapatos.

O fato é que os sapatos acumulam um odor desagradável com o uso. E, se você os guardar dentro do armário, esse cheiro irá se espalhar pelas suas roupas.

Por isso, o ideal é que você tenha um local exclusivo para que os calçados se mantenham arejados e, assim, os odores sejam eliminados.

Além disso, quando você guarda os sapatos no armário, você ainda leva para perto das suas roupas as bactérias que o calçado trouxe da rua.

Tênis amontoados.

No armário, os sapatos ficam desorganizados e transmitem odores e bactérias para as roupas. (Fonte: Jakob Owens / Unsplash)

Sem contar que, quando os sapatos ficam dentro do armário convencional, se torna mais difícil de acessá-los. Não raro os calçados ficam amontoados, no fundo do armário ou uns em cima dos outros. O que também prejudica a conservação.

O armário também é mais suscetível à umidade do que a sapateira, o que também é prejudicial para a conversação dos seus sapatos.

Além disso, como as sapateiras são projetadas com prateleiras, o acesso ao calçado fica muito mais fácil.

Outra diferença entre uma sapateira com espelho e um armário é que, por terem profundidade menor do que os armários comuns, alguns modelos de sapateira cabem em lugares que poderiam ficar uso.

Sendo assim, a seguir você confere as principais diferenças entre uma sapateira com espelho e um armário.

Sapateira com espelho Armário convencional
Organização dos sapatos Alta Baixa
Conservação dos sapatos Alta Baixa
Libração de odores Reduzida Alta
Proliferação de bactérias Reduzida Alta
Acesso aos sapatos Fácil Difícil

Quais são os tipos de sapateiras existentes?

A sapateira com espelho é o que há de mais moderno e funcional, mas não é o único tipo de sapateira disponível. Por isso, listamos abaixo os principais modelos existentes de sapateiras:

  1. Cômoda com sapateira: Este móvel é dois em um, você pode guardar os sapatos nas prateleiras e roupas e acessórios separadamente nas gavetas.
  2. Sapateira giratória: Esta sapateira é útil na hora de escolher o calçado, mas pode ocupar muito espaço. Porém, os sapatos ficam expostos, já que não há portas.
  3. Sapateira sem porta: A sapateira sem porta é uma opção para quem gosta de expor seus sapatos. Tem um lado prático, mas também pode dificultar a decoração se estiver bagunçada.
  4. Sapateira com porta: A melhor opção para quem quer guardar os sapatos e proteger da poeira também. Com os espelhos fixados à porta o móvel fica completo.

Qual a importância do espelho na sapateira?

Os espelhos têm múltiplas funções, a começar por aquela que ajuda você a checar seu look antes de sair de casa. Além disso, o espelho é artigo de decoração.

Fixado na porta da sapateira, o espelho ainda cria a ilusão de profundidade e dá a sensação de ampliar o tamanho do espaço. Não à toa essa é uma estratégia muito utilizadas pelos decoradores.

Assim, a sapateira com espelho é um móvel dois em um se tornando uma ótima opção para quem tem quartos ou closets muito pequenos, por exemplo.

Afinal, um espelho, principalmente no quarto, é um item essencial. Mas nem sempre você terá espaço para colocar um no seu cômodo.

Além disso, o uso de espelho na sapateira ainda ajuda a iluminar o local, já que o espelho também tem a função de refletir a luminosidade em ambiente mais escuros.

Como organizar a sua sapateira com espelho?

Como vimos, a sapateira evita que você ocupe espaço no guarda-roupa e permite que você encontre todos os calçados em um único lugar.

Mas é preciso que você saiba como organizá-los na sapateira para tirar o máximo proveito deste móvel.

Especialistas recomendam que você separe os calçados em categorias como, por exemplo: sapato com sapato, tênis com tênis, chinelo com chinelo.

Além disso, guarde os sapatos sem salto em prateleiras menores. Deixe as prateleiras com altura maior para as botas de cano alto e sapatos com salto.

Limpar e guardar os seus sapatos adequadamente irá preservar os calçados e também a sua sapateira com espelho.

Outro cuidado que você deve ter é com os seus sapatos em si. Por exemplo, nunca guarde os sapatos logo após o uso. Após usar um calçado, deixe-o fora da sapateira por um tempo, em um lugar com circulação de ar.

A seguir, veja outras dicas para manter a sua sapateira com espelho e os seus sapatos super bem conservados:

  • Não guarde os sapatos empilhados, o peso de um pode deformar o outro.
  • Não guarde os pares em sacos plásticos, já que isso facilita o desenvolvimento de fungos.
  • Faça uma higienização geral nos sapatos de tempos em tempos.

Quais as vantagens da sapateira com espelho?

Como vimos até aqui, as vantagens da sapateira com espelho são imensas. Primeiro porque este móvel ajuda a organizar e a conservar adequadamente os pares de sapatos.

Segundo porque, com a sapateira, você libera suas roupas de odores e do contágio de bactérias que os sapatos acumulam na rua.

Além de tudo isso, você ainda pode checar a combinação do seu sapato com sua roupa por meio do espelho fixado na porta ou portas da sua sapateira.

Outra grande vantagem desse móvel é que, hoje em dia, existe uma enorme variedade de modelos, que podem caber em espaços amplos ou até em locais muito pequenos.

Pernas de mulher provando sapato de salto alto.

A sapateira com espelho permite que você ache os sapatos facilmente e ainda cheque o look antes de sair de casa.
(Fonte: georgerudy / 123rf)

Como existem opções com diferentes acabamentos e cores, a sapateira com espelho também se torna um item de decoração. Ou seja, este é um móvel versátil e funcional.

Mas ainda que tenha todas essas vantagens, a sapateira com espelho conta com algumas desvantagens.

É preciso que você fique atento à parte interna desse móvel, porque nem sempre a distância entre uma prateleira e outra será adequada para guardar os seus diferentes tipos de sapatos, como os de salto e os sem salto.

A seguir, você confere as principais vantagens e desvantagens da sapateira com espelho:

Vantagens
  • Versátil e funcional
  • Organiza e protege calçados
  • Compõe a decoração
  • Cabe em qualquer lugar
Desvantagens
  • Nem todas as prateleiras acomodam diferentes tamanhos de sapatos

Quanto custa?

O preço da sapateira com espelho vai variar de acordo com o material de fabricação, as dimensões do móvel e suas funcionalidades.

Por isso, você vai encontrar sapateiras que custam entre R$ 140 e R$ 3 mil.

É claro que as mais caras são em geral as que ocupam mais espaço, mas também acomodam mais pares de sapato. As mais baratas, em geral, comportam até 10 pares.

Onde comprar?

A sapateira com espelho pode ser encontrada à venda em lojas de móveis, de departamento e em hipermercados como Lojas Americanas, Casas Bahia e Carrefour.

Mas, se você quiser mais opções de modelos, nós recomendamos que você realize a sua compra em sites online como a Amazon e o Mercado Livre.

Dessa forma, você adquire a sua sapateira com espelho do conforto da sua casa.

Critérios de Compra: Fatores a observar ao adquirir a sapateira com espelho

Para escolher a sapateira com espelho ideal, você precisa considerar o espaço disponível no cômodo e a quantidade de sapatos que pretende guardar no móvel.

Depois de fazer essa análise é preciso que você entenda as especificações técnicas que diferenciam um modelo de outro. Para ajudar você, listamos abaixo os principais fatores que devem ser levados em conta de comprar a sua sapateira com espelho.

  • Material de fabricação
  • Tamanho
  • Porta
  • Nichos
  • Multiuso

A seguir, nós vamos detalhar cada um desses fatores para que você possa tomar a melhor decisão e comprar a sapateira com espelho mais adequada.

Material de fabricação

O primeiro fator que você deve observar é o material de fabricação da sapateira com espelho. É ele que irá garantir a resistência e durabilidade do móvel.

Existem dois tipos de material de fabricação mais comuns: o MDP e o MDF. Ambos são mais econômicos do que a madeira maciça e muito populares.

O MDF pode ser fabricado com chapas de espessura que varia entre 3 a 60mm. Quanto mais alta a espessura, mais resistente a sapateira será.

Já o MDP é produzido em três camadas, uma grossa no interior e duas finas na superfície.

A sapateira com espelho feita de MDP costuma ser mais resistente e durável do que a feita do MDF.

Tamanho

Outro fator é o tamanho da sapateira com espelho, que deve ser escolhido de acordo com o número de pares de sapato e o espaço disponível no cômodo.

Você vai encontrar sapateiras altas, baixas, largas e estreitas. É claro, que, quanto maior a altura da sapateira, melhor será a sua experiência de frente ao espelho.

Em geral, uma sapateira pequena mede em torno de 138 cm de altura, 46,7 cm de largura e 16,5 cm de profundidade. Mas você também vai encontrar sapateiras com espelho de altura menor, de cerca de 80 cm. Nesse caso, o espelho servirá para que você cheque como o sapato ficou no seu pé.

Já uma sapateira grande, recomendada para casais, pode medir em torno de 190 cm de altura, 100 cm de largura e 40 cm de profundidade.

Avalie também a quantidade de pares de sapatos que a sapateira com espelho comporta.

Esse número varia muito. É possível encontrar uma sapateira pequena que acomoda muito pares e uma grande que comporta menos sapatos.

Mas, em geral, esse número pode variar entre sete e 60 pares.

Porta

Aqui você deve considerar o tipo e a quantidade de portas. A sapateira com espelho pequena, em geral, possui uma porta. As maiores contam com duas portas.

Isso reflete também no tamanho dos espelhos, já que quanto mais portas mais espelhos você terá.

Sapateira com espelho com portas abertas e sapatos dentro em um lindo quarto decorado.

A porta é um fator importante a ser observado. (Fonte: Divulgação / Amazon)

Além disso, observe o tipo da porta que pode ser de abrir, de correr ou do tipo basculante, que é levantada.

Essa decisão vai depender do espaço que você tem no cômodo. Isso porque, as portas de correr ocupam ainda menos espaço dos que as tradicionais.

Nichos

Também é importante que você considere os nichos internos da sapateira com espelho. Observe o tipo, a quantidade e o tamanho dos nichos que, em geral são prateleiras.

Você encontrará a sapateira com espelho com prateleiras tradicional e de corrediças móveis. Essas últimas facilitam ainda mais o acesso aos sapatos.

Já a quantidade de prateleiras varia muito e não há uma lógica exata. É possível encontrar uma sapateira pequena com mais prateleiras que uma sapateira grande.

Mas, em geral você terá opções que variam entre quatro e 10 prateleiras.

Em seguida, avalie a profundidade e a altura de cada nicho. O ideal é que a prateleira tenha pelo menos 35 cm de profundidade.

Já a altura, ou seja, a distância entre uma prateleira e outra, deve ser escolhida de acordo com o tamanho dos seus sapatos.

Para sapatos de salto, o ideal é que a prateleira tenha pelo menos 25,5 centímetros de altura. Para calçados como tênis e chinelos, 16 cm de altura é suficiente.

Se possível opte pela sapateira com espelho que possui prateleiras de alturas diferentes, para acomodar tantos sapatos sem salto como botas de cano alto.

Multiuso

Por fim, observe se a sapateira com espelho possui outras funções. É comum encontrar este móvel com outros compartimentos que não apenas para guardar os calçados.

Em geral, você vai encontrar a sapateira com espelho com prateleiras externas e abertas, para colocar bolsas, por exemplo, além de cabideiro acoplado e gavetas extras.

(Fonte da imagem destacada: moerschy / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Juliana Perin Designer de Interiores
Aos quatro anos, Juliana já pedia para que sua mãe lhe deixasse decorar seu quarto de seu jeito, organizando as bonecas e os quadros pintados na escola. Essa paixão de infância virou a escolha da faculdade e, depois, profissão. Hoje, Juliana ajuda as pessoas a deixarem suas casas exatamente como elas sonham. Na internet, ajuda o público a escolher entre os melhores modelos de peças decorativas e iluminação, além de compartilhar seu conhecimento sobre sua outra paixão: a técnica DIY.