Ultima atualização: 30 de julho de 2021

Como escolhemos

22Produtos analisados

24Horas investidas

2Estudos avaliados

121Comentários coletados

Alguns anos atrás, era muito comum encontrar no banheiro de nossos avós uma barra de sabonete amarelada que era usada para tudo: lavar as mãos, o rosto ou o chuveiro, entre outros. Entretanto, não foi coincidência o fato de ser tão comum.

O sabonete de glicerina é um produto valioso para a nossa pele, e nossos ancestrais sabiam disso. Mesmo assim, o tempo passa e os hábitos mudam. Nós esquecemos porque o bar foi usado e começamos a escolher géis e xampus. Então hoje nós vamos nos lembrar dos benefícios do sabonete de glicerina e nos perguntarmos se devemos trazê-lo de volta para nossas vidas.




O mais importante

  • O sabão de glicerina é um sabonete composto principalmente de glicerina, um ingrediente natural extraído de organismos vivos. Podemos usá-lo em nossa higiene diária para o corpo, rosto ou cabelo.
  • Este sabonete traz muitos benefícios para a nossa pele. É um produto neutro, hidratante e um excelente produto de limpeza. Todos os tipos de pele podem se beneficiar de seu uso, especialmente peles sensíveis, oleosas e com tendência a acne.
  • Se pretendemos fazer sabão caseiro, o sabão de glicerina é uma excelente opção. É muito fácil de fazer e podemos adicionar outros ingredientes para complementar os benefícios da glicerina, tais como aloe vera.

Sabão de glicerina: nossas recomendações dos melhores produtos

Guia de compras: O que você precisa saber sobre o sabonete de glicerina

O sabão de glicerina é um produto muito utilizado, mas suas características são muitas vezes desconhecidas. Aqui nós respondemos as perguntas mais frequentes sobre o sabonete de glicerina e seus usos.

Sabão de glicerina é um sabonete composto principalmente de glicerina, um ingrediente natural extraído de organismos vivos. (Fonte: Maka: 140440068/ 123rf.com)

O que é sabão de glicerina?

Sabonete de glicerina é um sabonete que é composto principalmente de glicerina. A glicerina é um ingrediente que é extraído das gorduras naturais dos seres vivos. Em sua forma natural, é viscosa e inodora. A glicerina vegetal, que é derivada de plantas, é a mais comumente usada.

A glicerina é um componente comum dos sabonetes, tanto por suas propriedades benéficas para a pele quanto por ser um bom solvente. É muito fácil misturar outros ingredientes com este elemento.

Para que é usado o sabão de glicerina?

O sabonete glicerina é um excelente produto que pode ser usado tanto para a limpeza do rosto quanto do corpo. Neste post, nós lhe falaremos sobre os benefícios de usá-lo em nossa pele.

Além disso, ele também pode ser usado para o cabelo. O sabonete glicerina irá hidratar profundamente nossos cabelos, fortalecê-los e reforçar suas raízes. É, como podemos ver, um produto muito versátil.

Este sabonete traz muitos benefícios para a nossa pele. É neutro, hidratante e um excelente produto de limpeza. (Fonte: Yastremska: 12632519/ 123rf.com)

O que significa que o sabão de glicerina é neutro?

Nossa pele tem um valor na escala de pH que varia entre 5,5 e 5,9 (nível de acidez ou alcalinidade). Diz-se que um sabonete é neutro quando tem um pH de 7, o meio da escala. Esta característica beneficia nossa pele porque ela respeita e protege seu nível de acidez.

O sabonete de glicerina se enquadra na categoria neutra e, portanto, é adequado para todos os tipos de pele, incluindo a mais sensível. Muitos outros sabonetes têm uma acidez superior a 7. Eles podem limpar nossa pele muito bem, mas também podem danificar a pele sensível.

Quais são os benefícios do sabão de glicerina na pele?

As características da glicerina e seus benefícios são concentrados no sabão de glicerina. Na tabela a seguir, explicamos quais são e as condições de pele que são mais favorecidas pelo uso deste produto.

Propriedades Benefícios Condições de pele
Antiséptico Desinfetante Bactericida Nós conseguimos uma limpeza profunda da pele. A limpeza é essencial para prevenir borbulhas e pontos negros e eliminar as bactérias que os promovem Pele com acne. Nós eliminamos os germes e a sujeira que causam isso de uma forma respeitosa. Pele oleosa. Eles precisam tanto de uma limpeza profunda quanto de hidratação.
Hidratação Higroscópico Nós conseguimos uma pele profundamente hidratada. As propriedades higroscópicas da glicerina absorvem água do seu ambiente, e suas propriedades hidratantes mantêm essa água na pele por um longo tempo. Pele seca. Nós fornecemos hidratação de longa duração. Pele madura. Manter a pele hidratada é uma das melhores maneiras de combater as rugas.
Neutro e natural é suave e respeitoso. Ele não altera o pH da pele, por isso é adequado para todos. Ele também cria uma barreira protetora que ajuda a acalmar a pele irritada. Pele sensível. Ajuda a cuidar dela e a mantê-la hidratada. Pele afetada por psoríase, eczema ou dermatite. Mantém a pele protegida, hidratada e pode ajudar a acalmar a inflamação destas condições de pele.

O sabão de glicerina pode causar alergias?

Glicerina, e portanto sabonetes feitos exclusivamente com ela, são hipoalergênicos. Isto significa que eles têm um baixo risco de produzir reações alérgicas mesmo que a sua pele seja sensível. Entretanto, se você tiver uma pele particularmente reativa, é sempre recomendado testar o sabonete em uma pequena área da pele primeiro.

O sabão de glicerina pode expirar?

A fim de saber quando nosso sabão de glicerina expira, devemos levar em conta se é um sabão feito à mão ou se foi feito industrialmente. A maioria dos sabonetes que podemos comprar em qualquer loja tem um prazo de validade de dois a três anos. Quanto aos sabonetes naturais e artesanais, eles podem expirar mais cedo, em um ano ou menos. Óleos essenciais e fragrâncias naturais tendem a se estragar mais facilmente.

Kevin MinbioleQuímico orgánico de la Universidad de Villanova (EE.UU.)
"Outra maneira de saber se um sabonete está desatualizado é usá-lo. Se ele se esfola e sua pele permanece escorregadia e limpa, seu sabonete ainda é eficaz".

Como fazer sabão de glicerina feito em casa?

Você pode fazer sabão de glicerina em casa muito facilmente. A primeira coisa que você precisa obter é uma glicerina ou uma base transparente. Na internet você pode encontrar muitos sites especializados onde você pode escolher aquele que você mais gosta. Depois disso, o processo geralmente consiste em derreter a base e adicionar as essências naturais, corantes ou outros ingredientes que você gosta.

Nós deixamos nosso sabão secar em um molde por algumas horas e ele está pronto para uso. Também seria possível fazer sabão de glicerina, seguindo todo o processo de saponificação, que envolve o uso de soda cáustica. Nós não recomendamos este método, pois ele pode ser perigoso, e as bases de glicerina disponíveis são muito variadas e baratas.

Todos os tipos de pele podem se beneficiar de seu uso, especialmente pele sensível, oleosa e com tendência a acne. (Fonte: Reutava: 22574941/ 123rf.com)

Com quais ingredientes o sabão de glicerina é misturado?

A glicerina é um excelente solvente e isso torna muito fácil a inclusão de outros ingredientes na base do sabão de glicerina. É comum a escolha daqueles que complementam seus benefícios. Aqui estão alguns dos mais comuns:

  • Aloe vera
  • Mel
  • Farinha de aveia
  • Rosehip
  • Alfazema
  • Laranja
  • Coco
  • Enxofre
  • Óleo de árvore de chá

Critérios de compra

Quando estamos prestes a escolher nosso sabonete de glicerina, podemos ter dúvidas sobre qual deles é o mais adequado para nós. Abaixo explicamos os conceitos mais comumente usados para descrever o sabonete de glicerina e o que você deve levar em consideração ao fazer sua escolha:

Formato

Se nossa dúvida é qual dos dois formatos de sabão de glicerina usar, gel ou barra, devemos levar em conta o seguinte antes de decidir:

  • As barras de sabão são mais sustentáveis do que o formato de gel. A embalagem de gel acaba gerando uma quantidade considerável de plástico, que muitas vezes não é reciclado. As barras, por outro lado, geralmente são envoltas em algum tipo de material reciclável, como o papel.
  • Ambos os formatos são geralmente feitos com glicerina vegetal e são livres de sulfato. No entanto, nenhum deles está livre de ingredientes sintéticos, tais como corantes ou perfumes. Se esta é uma preocupação, nós devemos rever a lista de ingredientes.
  • No final, o mais importante é escolher qual das duas coisas nós gostamos mais. Pode haver muitas razões diferentes, tais como conforto, design, ou qual textura achamos mais agradável.

Se pretendemos fazer sabão caseiro, o sabão de glicerina é uma excelente escolha. (Fonte: Oksix: 139305583/ 123rf.com)

Natural

O sabão de glicerina é considerado natural quando é feito de ingredientes naturais, como óleo de mamona, óleo de coco, álcool ou glicerina. A base resultante é transparente, e aromatizantes ou corantes são normalmente adicionados para modificar o sabonete a gosto. Se corantes artificiais são adicionados a esta base, o sabonete não é mais natural.

Entretanto, devemos estar cientes de que os sabonetes que encontramos nos supermercados são geralmente de origem sintética. Estas são feitas a partir de bases de sabão industrial, às quais é então adicionada glicerina. Para saber se um sabonete é natural ou não, nós devemos rever sua lista de ingredientes. Também devemos estar cientes de que os ingredientes podem ser sintéticos e não ser prejudiciais para nós, e vice versa. Cabe a nós decidir até que ponto queremos aplicar este requisito.

Transparente

O sabão de glicerina transparente é o que é usado como base para fazer sabão de glicerina. Esta base não contém nenhum tipo de coloração ou aroma, seja natural ou artificial, e é, portanto, incolor. Esta é a melhor opção se quisermos fazer sabonete caseiro. Podemos dar-lhe a forma que queremos e usá-la com sua fórmula inalterada, ou adicionar aromas e corantes em casa.

Sabão de glicerina pode ser usado para limpar o rosto, o corpo e o cabelo. (Fonte: Logvinovich: 49101303/ 123rf.com)

Feito a mão

Sabonetes artesanais de glicerina são o resultado da combinação de gorduras vegetais ou animais (base de sabão incluindo glicerina) com uma substância alcalina como o hidróxido de sódio (soda cáustica). Quando estes ingredientes são misturados, ocorre a saponificação: a água evapora, resultando em sabão e glicerina. Na saponificação artesanal, a glicerina resultante permanece na mistura, dando ao sabonete todas as suas propriedades benéficas.

O resultado é sempre em uma forma sólida, em forma de barra, então o sabonete de glicerina em gel não pode ser considerado feito à mão. No processo industrial, onde ingredientes sintéticos são freqüentemente utilizados, a glicerina obtida é removida e então uma pequena quantidade é adicionada à barra final.

Se estamos procurando tirar proveito de todos os benefícios da glicerina, sabonetes feitos a mão podem ser a melhor opção

Ecológico

O sabão de glicerina é considerado ecológico ou orgânico quando seus ingredientes foram criados, cultivados e processados através de métodos naturais. Normalmente, isto significa que somente agroquímicos autorizados são usados e nenhum OGM pode ser usado. Se optarmos por incluir esta exigência em nossa compra, podemos ter certeza de que o sabonete de glicerina é de origem natural.

Resumo

O sabonete de glicerina pode ser nosso maior aliado se nossa pele for particularmente sensível ou se enfrentarmos problemas como acne ou dermatite. Seu uso diário pode nos ajudar a manter nossa pele limpa, hidratada e protegida de agressões externas. Existem muitas opções no mercado: gel, comprimido, feito a mão ou orgânico, entre outras.

Entretanto, se quisermos aproveitar ao máximo todas as suas propriedades, é melhor que elas sejam naturais. Para ter certeza disso, podemos escolher fazer nossos próprios sabonetes em casa e personalizá-los ao nosso gosto.

(Fonte da imagem em destaque: Logvinovich: 49387075/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas