Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

13Produtos analisados

15Horas investidas

2Estudos avaliados

49Comentários coletados

Olá! Seja muito bem-vindo ao Sweetest Home! Hoje nós vamos conversar sobre o roupão masculino, um confortável traje usado por homens, normalmente antes ou depois do banho.

Conhecido por ser uma das vestes mais confortáveis que existe, o roupão foi idealizado para ser usado em casa, em momentos de relaxamento. Ele pode ser fabricado em diferentes tecidos, e não possui forte apelo estético.

No Guia a seguir iremos conversar um pouco melhor sobre os seus benefícios, além de apontar modelos, valores e outros detalhes que podem ser fundamentais na hora da sua compra.

Primeiro, o mais importante

  • O roupão masculino nada mais é do que um roupão estruturado para o corpo de homens.Trata-se de uma peça cuja finalidade é promover conforto e aconchego.
  • Pode-se usar o roupão masculino antes ou depois do banho e em outros momentos de relaxamento.
  • Apesar de muita gente não saber, existe uma considerável diferença entre roupão e robe, uma vez que eles são produzidos em tecidos bem diferentes.

Melhores roupões masculinos: Nossos favoritos

Até nos dias mais corridos nosso corpo pede momentos de conforto, e é justamente para sanar tal necessidade que o uso do roupão é indicado. Abaixo, iremos te apontar os melhores modelos de roupão. Dá uma olhada:

Guia de Compra

O relaxamento provocado pelo banho pode ser continuado no momento seguinte, ao fazermos uso do roupão.

No Guia abaixo, iremos conversar e nos aprofundar um pouco mais nesse produto usado por homens do mundo inteiro.

Foto de um homem de roupão, em um banheiro claro, olhando para o espelho e fazendo a barba.

O roupão masculino normalmente é usado antes e depois do banho. (Fonte: Olena Yakobchuk / 123RF)

O que é um roupão masculino?

O roupão masculino nada mais é do que uma veste confortável, que se assemelha com um casacão na altura dos joelhos, tendo abertura frontal e cinto que se amarra ao redor da cintura.Ele normalmente possui mangas longas e é feito de tecidos felpudos e aconchegantes.

Normalmente, usa-se o roupão em casa, em momento de tranquilidade, como antes ou depois do banho.

Quais as vantagens do roupão masculino?

O maior benefício de um bom roupão é que ele promove conforto e aconchego, sendo indicado para momentos de relaxamento em casa.

Devido ao seu tecido fofo e ao design soltinho, ele te permite desfrutar de situações de tranquilidade como o pós banho, que aliás, é um dos momentos o qual ele é mais usado pelo público masculino, afinal, ele também ajuda na absorção da água.

View this post on Instagram

Hoje tem Araripina/PE !!!

A post shared by ? Gusttavo Lima ? (@gusttavolima) on

Mas, caso você goste de usar o roupão em outras situações, fique tranquilo, pois trata-se de uma vestimenta versátil que pode, inclusive, ser usada por cima de pijamas, roupas íntimas e outras vestes que também sejam confortáveis.

O roupão não é um traje que se usa a rua ou na presença de grandes grupos. Ele tem caráter intimista e, apesar de estarmos falando do modelo masculino, alguns são unissex.

Na tabela abaixo, você pode entender um pouquinho mais sobre as vantagens e desvantagens desse produto:

Vantagens
  • Confortável
  • Ideal para desfrutar momentos de tranquilidade
  • Ajuda na absorção da água
  • Pode ser usado sozinho, por cima de pijamas ou por cima de roupa íntima
Desvantagens
  • Não foi idealizado para ser usado na rua ou na presença de grandes grupos

Roupão ou robe: Qual escolher?

Agora pode ser que você se pergunte: mas não é a mesma coisa? Apesar de muita gente achar que sim, na verdade roupão e robe são diferentes.

O roupão, como já dissemos, é feito de tecidos felpudos e no melhor dos cenários, tem tecido 100% de algodão. Ele é ótimo para ser usado após o banho, pois te deixa quentinho e ajuda na absorção de água, podendo ser o auxiliar da toalha.

Já o robe é fabricado em cetim ou material semelhante. Por ser mais leve, seu uso é indicado para os dias quentes. Ele não absorve água, e por isso você deve ter certeza que está 100% seco ao usá-lo após o banho.

Ainda sobre o robe, ele possui um leve teor sensual, e também é uma boa ideia para momento a dois.

Com relação à estrutura das vestes, elas são iguais: ambos vão até a altura dos joelhos, possuem bolsos frontais, manga longa e cinto para amarrar ao redor da cintura.

Roupão Robe
Tecido Tecidos felpudos, quentinhos e com bastante algodão Tecidos leves, como o cetim
Finalidade Usar em momentos de relaxamento, como após o banho Usar em momentos de relaxamento e a dois
Estrutura Se assemelha com um casaco, vai até os joelhos, tem bolsos frontais, manga longa e cinto Se assemelha com um casaco, vai até os joelhos, tem bolsos frontais, manga longa e cinto

Quanto custa?

Chegou a hora de falarmos sobre os valores do roupão masculino. Tudo irá depender da qualidade do tecido do modelo que você escolheu. Quanto mais algodão ele tiver, por exemplo, mais caro será.

Você notará que este produto custa, em média, de R$ 70 a R$ 200, variando também de acordo com a marca.

Onde comprar?

Como você já deve ter imaginado, não é toda loja que vende roupão. E sabendo disso, te indicamos lojas especializadas no assunto, lojas de departamento e, claro, a internet.

No caso das lojas de cama, mesa e banho, a MMartan e a Artex são boas pedidas. Mas se você prefere pagar um pouco mais barato nas lojas de departamento, podemos te indicar Renner, Riachuelho, Extra e C&A.

Por fim, você pode sempre recorrer à variedade do mercado online, e concluir sua compra na Amazon, na Dafiti e no Mercado Livre.

Foto de um homem sentado em cima de uma almofada, ao lado de uma grande janela, vestido apenas um roupão. Ele está segurando e olhando para o celular, com expressão séria.

O roupão possui tecido e estrutura confortável, e por isso é indicado para ser utilizado em momentos de relaxamento e aconchego. (Fonte: Quinntheislander / Pixabay)

Critérios de Compra: Fatores para comparar os modelos de roupão masculino

Agora que você já está pode dentro de todos os benefícios de um bom roupão masculino, iremos te apontar tudo aquilo que você deve levar em conta na hora da sua compra:

  • Tecido
  • Tamanho
  • Acabamento
  • Design

Abaixo, iremos explicar com mais detalhes cada um desses pontos.

Tecido

O que mais importa em um roupão é o tecido que ele é feito, isso porque tal questão influencia bastante no conforto da peça.

Se você gosta do seu roupão bem quentinho e aconchegante, te recomendamos as opções de microfibra ou algodão, pois ambos garantem um toque bem suave à pele.

Quanto aos modelos feitos de tecidos mais sintéticos, estes costumam ser os menos interessantes (mas mais baratos), pois promovem menos conforto.

Tamanho

No caso dos roupões masculinos, é muito importante que eles sejam do tamanho correto para homens, que é mais ou menos na altura do joelho.

Antes de comprar o seu, experimente ou cruze as medidas do modelo com as suas, para garantir que não irá comprar uma peça pequena ou grande demais.

Acabamento

Como qualquer roupa, bom acabamento é fundamental, no entanto, no caso dos roupões, essa questão ganha uma importância ainda maior.

Como estamos lidando com um tipo de traje cuja principal finalidade é o conforto, é essencial que o seu roupão tenha costura firme e que não te incomode.

Antes de escolher o seu, observe cada detalhe e garanta que não haverá nada em contato indesejado com a sua pele.

Foto de um casal vestindo roupão na cama comendo frutas, rindo e vendo TV.

É imprescindível que o roupão tenha bom acabamento e seja confortável. (Fonte: Dmitriy Shironosov / Pixabay)

Design

Apesar de não ter forte apelo estético, é interessante adquirir um roupão com design que te interesse. Hoje em dia, existem modelos coloridos e com cortes especiais que podem te agradar, caso você não goste muito dos tradicionais.

Sem contar que você pode comprar até mesmo roupões estampados ou temáticos. Se você é descolado, essa é uma boa pedida. Agora se seu estilo é mais clássico, um roupão branco ou preto vai lhe agradar mais.

(Fonte da imagem destacada: Samantha Passuello / Pexels)

Por que você pode confiar em mim?

Carla Balta Jornalista
Jornalista, Carla escreve sobre produtos cujas características lhe interessam muito. Os artigos para casa e cozinha são seus favoritos. Ama pesquisar a fundo as novidades no mercado e tem a chance de compartilhá-las com mais pessoas interessadas nesse universo aqui no Sweetest Home.