Ultima atualização: 25 de setembro de 2021

Como escolhemos

16Produtos analisados

23Horas investidas

8Estudos avaliados

42Comentários coletados

Nossas próprias quatro paredes - um dos lugares onde muitas pessoas passam muito tempo. A fim de nos sentirmos confortáveis neste lugar, nós também devemos projetá-lo lindamente. Brincar com cores diferentes para paredes e outras superfícies pode até ser divertido, especialmente se você fizer sua pesquisa com antecedência.

Os rolos de pintura são os mais adequados para pintar paredes. Mas qual deles é particularmente adequado? Dependendo da natureza da superfície e da tinta que você usa, você deve considerar alguns critérios importantes. Nós compilamos algumas informações para ajudar você a escolher um rolo de pintura adequado.




O mais importante

  • Usar rolos de pintura é uma arte em si mesma. Entretanto, com as dicas mais importantes sobre seleção e uso, até mesmo o leigo pode rapidamente se tornar um profissional.
  • Ao escolher um rolo de pintura adequado, critérios de avaliação como tamanho, material e a superfície a ser pintada desempenham um papel importante.
  • Com a seleção de um rolo de pintura adequado e o uso e cuidado correto, os melhores resultados podem ser alcançados, mesmo em lugares de difícil acesso.

Rolo de pintura: nossa recomendação dos melhores produtos

Critérios para compra e avaliação de rolos de pintura

Nós compilamos alguns critérios importantes para escolher um rolo de pintura adequado para o seu trabalho de pintura e envernizamento. Há alguns pontos que você deve prestar atenção a fim de alcançar os melhores resultados. Estes incluem, acima de tudo:

A seguir, nós resumimos as informações mais importantes sobre os critérios de compra e avaliação para você.

Tamanho

Os rolos de pintura vêm em uma grande variedade de tamanhos. Ao escolher o tamanho, ou seja, a largura do rolo de pintura, o tamanho da área a ser pintada é o fator mais importante. Quanto maior a superfície, mais largo deve ser o rolo de pintura. Além disso, você deve ter certeza de que o cabo é do tamanho certo, pois há um cabo adequado para cada largura.

O tamanho do rolo de pintura não se refere apenas à largura, mas também à chamada altura da pilha. Isto determina o diâmetro do rolo de tinta e afeta a quantidade de tinta que o rolo pode segurar. Quanto maior o diâmetro ou a altura da pilha, mais tinta você pode aplicar de uma só vez. No entanto, o material do rolo também desempenha um papel importante na quantidade de tinta.

Material

Assim como o tamanho, o material do rolo de pintura também desempenha um papel decisivo para alcançar o melhor resultado possível. O material do rolo de tinta que você escolher deve sempre corresponder à superfície e também à tinta que você está usando.

Os rolos de pintura com um rolo feito de pele de cordeiro, por exemplo, são particularmente populares porque não só são duradouros, mas também muito produtivos. Eles podem absorver diferentes tipos de tinta muito bem, e você também pode aplicar a tinta muito bem.

Tipo de tinta

Dependendo do tipo de tinta que você quer usar em seu projeto, você deve ter certeza de ter o rolo certo para que seu rolo de tinta alcance o melhor resultado possível. Há rolos de pintura que são adequados para diferentes tons de cor. No entanto, alguns rolos de pintura são particularmente adequados para cores especiais.

Para esmaltes e tintas de baixa viscosidade, é melhor usar rolos de pintura de poliéster. Estes são em grande parte sem fiapos e a tinta é muito mais limpa para uma textura de superfície lisa. Para tinta espessa, é melhor usar rolos de rebanho.

Ao pintar paredes com tintas espessas, é melhor usar rolos de pintura com uma pilha curta. Os cilindros de tubo longo absorvem mais tinta, o que pode levar a mais respingos. Para tintas mais finas e fluidas, você pode usar rolos de pintura de espiral longa.

Gama de aplicações

Você também sabe disso? Você está feliz com a grande área que você já pintou com sucesso, e então é hora de dar os retoques finais. Cantos, tetos, radiadores e outros lugares de difícil acesso podem, às vezes, chegar ao nosso último nervo. Felizmente, existe uma grande variedade de rolos de pintura que são mais adequados para lugares de difícil acesso.

A superfície a ser pintada também desempenha um papel decisivo. Entre outras coisas, você deve prestar atenção à altura ou ao comprimento da pilha. Quanto mais grossa for a superfície, mais longa deve ser a pilha. Uma pilha maior garante que mesmo os poros pequenos possam absorver a tinta.

Comportamento de pulverização

Dependendo do rolo de tinta que você usar, a tinta vai borrifar, derramar e pingar mais ou menos. A altura da pilha pode ter uma influência significativa sobre o comportamento de pulverização. Os rolos de tubo longo absorvem muita tinta e, portanto, tendem a espirrar mais do que os rolos de tubo curto. Mas o material e a qualidade também têm uma influência. Os rolos de pintura feitos de pele de cordeiro, por exemplo, podem absorver muito bem a tinta e, portanto, borrifar muito menos.

Guia: Perguntas freqüentes sobre rolos de pintura respondidas em detalhes

Como nós mostramos a você, há algumas coisas a considerar ao escolher um rolo de pintura. Portanto, nós listamos algumas das perguntas e respostas mais importantes sobre rolos de pintura para você na seção seguinte.

Para quem é adequado um rolo de pintura?

Os rolos de pintura não são adequados apenas para profissionais. Com as dicas certas e a escolha certa, qualquer um pode usar um rolo de pintura corretamente e alcançar belos resultados com ele.

Quais são os tipos de rolos de pintura existentes?

Como você já viu na seção anterior, há uma grande variedade de rolos de pintura. Eles diferem principalmente em tamanho, material e campo de aplicação. Além disso, há rolos de pintura especiais que podem tornar a pintura muito mais fácil e menos demorada.

Os rolos de pintura com tanques são a alternativa perfeita para os rolos de pintura convencionais. Com estes rolos, a tinta é bombeada para o cabo. Isto evita que você tenha que mergulhar o rolo na tinta e permite que você pinte até que você precise reabastecer o tanque. Isto torna a pintura mais fácil e limpa. Além disso, você pode economizar tinta porque você pode devolver as sobras de tinta para o recipiente de tinta.

Os rolos de pintura elétricos também podem tornar seu trabalho de pintura muito mais fácil. Você pode usar uma mangueira para sugar a tinta diretamente do balde quando você precisar dela. Isto permite que você alcance um resultado ainda mais rápido.

Que altura de pilha é adequada para diferentes tipos de tinta e substratos?

Em relação à altura da pilha (ou comprimento da pilha), você deve considerar o substrato a ser pintado. Mas outros critérios também desempenham um papel importante. Quanto mais baixa a altura da pilha, mais fino o efeito sobre a textura. Além disso, você deve usar pilhas mais curtas para mais tintas e vernizes líquidos. Em geral, comprimentos de pilha mais curtos levam a um resultado melhor.

Como os rolos de pintura podem ser limpos?

Antes de mais nada, você deve se certificar de que trabalha de forma limpa ao pintar e envernizar. Nós recomendamos que você use uma grade raspadora. Os rolos e grelhas de pintura estão freqüentemente disponíveis em um conjunto.

Se você fizer longas pausas durante a pintura, você pode embrulhar o rolo de pintura em papel de plástico. Certifique-se de que seja hermético para que a tinta não seque.

Uma vez terminado o projeto, você deve limpar imediatamente o rolo de tinta para evitar que ele seque. Primeiro remova o excesso de tinta. Então você pode limpar o rolo de tinta, mas você também deve prestar atenção ao tipo de tinta.

Tintas e vernizes à base de água podem ser lavados em um balde de água ou sob água corrente. Isto requer um pouco de paciência, pois é importante remover todos os vestígios de tinta.

Tintas e vernizes à base de solvente não podem ser simplesmente limpos com água. A melhor maneira de limpá-los é com um substituto de terebintina ou outro solvente, por exemplo. É melhor encher um balde com o líquido e limpar o rolo de tinta diretamente no balde. Você pode então enxaguá-lo com água. Em ambos os casos, você deve secar o rolo de pintura para que ele esteja pronto para o próximo uso.

Quais rolos de pintura são adequados para lugares de difícil acesso?

Alguns lugares são difíceis de se alcançar quando se pinta. Por exemplo, os cantos, tetos ou lugares atrás de um radiador são às vezes um grande desafio. Formas especiais também são adequadas para isso.

Você pode usar um pequeno rolo de pintura para pintar cantos e bordas. Há também rolos de canto especiais para este fim. Estes têm uma placa pequena de um lado. Isso impede que a tinta entre em lugares indesejados. Isso também lhe poupa o trabalho de mascarar.

Außenanstrich mit Farbroller und Teleskopstange

Você deve escolher diferentes materiais para o seu rolo de pintura para diferentes superfícies. (Fonte da imagem: pexels / Craig Adderley)

Para pintar um teto sem esforço, você deve comprar um poste telescópico, além do seu rolo de pintura. Você também pode usar uma escada para alcançar o teto, mas um poste telescópico é muito menos complicado.

Há rolos de radiadores especiais para uma camada limpa de tinta atrás de um radiador. Estes são particularmente pequenos e estreitos. Além disso, eles têm um cabo mais longo que nos permite chegar a lugares de difícil acesso.

Conclusão

Ao comprar um rolo de pintura, você deve considerar alguns pontos importantes para alcançar um bom resultado. Não apenas cores diferentes são adequadas para superfícies diferentes, mas também rolos de pintura de tamanhos e materiais diferentes.

Há dicas úteis tanto para o manuseio quanto para os cuidados que facilitarão seu trabalho durante e após a pintura. Tanto uma seleção de rolos de pintura especiais para fins especiais ou para trabalhos mais rápidos e diferentes formas de limpeza podem ajudar você a tornar a pintura uma experiência mais agradável.

Resenhas