refrigerador de cocina
Ultima atualização: 2 de agosto de 2021

Como escolhemos

21Produtos analisados

15Horas investidas

4Estudos avaliados

90Comentários coletados

Manter seus alimentos frescos e conservados por um longo tempo é possível com um refrigerador de alta tecnologia. Se você está planejando comprar um aparelho de alta performance, você precisa levar em conta algumas das principais características, como design, tecnologias integradas, capacidade, entre outras. Para facilitar a escolha, mencionaremos apenas alguns dos modelos mais notáveis, como o Haier HB18FGSAAA, um aparelho de porta francês que possui um sistema ABT, capaz de eliminar bactérias no ar interno da geladeira, além de oferecer 20 horas de autonomia em caso de falha de energia. Outra opção interessante é o KAN93VIFP da Bosch, que tem um display externo de toque para controlar fácil e confortavelmente seu funcionamento. É importante notar que tem 5 prateleiras, 5 prateleiras e 2 gavetas em cada lado da geladeira, o que pode favorecer uma distribuição ótima dos alimentos.




Frigoríficos: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: o que você precisa saber sobre refrigeradores

Muitas casas hoje em dia podem funcionar sem microondas, máquina de lavar louça ou mesmo forno, mas a geladeira é um equipamento essencial para a conservação dos alimentos. É por isso que nós elaboramos um guia para comprar a melhor geladeira para lhe dar todas as informações que você precisa para comprar um modelo adequado às suas necessidades.

pareja feliz

Tecnologias Super Freeze e Super Cool, que permitem que o freezer e a geladeira atinjam uma temperatura pré-estabelecida. (Fonte: rh2010: 124401587/ 123rf)

Tipo

Após fazer uma comparação de refrigeradores, podemos notar que os modelos mais populares são os do tipo combi, que combinam um refrigerador e um freezer no mesmo aparelho e oferecem dois termostatos para regular a temperatura de ambas as zonas separadamente. Geralmente, eles também possuem dois compressores, adequados para acelerar o resfriamento de cada área. No entanto, isto também aumenta o consumo de energia, por isso é recomendado que eles tenham uma eficiência energética de pelo menos classe A+.

Outros frigoríficos excelentes são os frigoríficos de porta franceses, que têm o congelador abaixo e o frigorífico acima, mas geralmente têm uma estrutura maior e mais ampla, porque a sua capacidade interna é maior do que a dos outros modelos. Além disso, a área superior tem duas portas para evitar a perda de energia ao retirar os alimentos e para favorecer uma melhor distribuição, o que é uma vantagem em comparação com a geladeira de porta única. Entretanto, as geladeiras francesas de porta tendem a ter um preço alto devido aos seus muitos benefícios.

Também é importante mencionar os modelos lado a lado ou do tipo americano, que têm o freezer à esquerda, a geladeira à direita e têm 1 porta vertical em cada lado para abrir os compartimentos de forma independente. Estes se destacam dos outros porque são mais profundos e amplos, o que aumenta sua capacidade. Além disso, eles não são tão caros quanto os modelos de portas francesas, o que os torna uma boa opção de compra se você estiver preocupado com o custo de uma geladeira.

Capacidade e compartimentos

A capacidade da geladeira é um aspecto importante a considerar antes de escolher um modelo, mas isto deve estar relacionado com os compartimentos disponíveis, pois é este último que permitirá que você faça o melhor uso do espaço. Neste sentido, os frigoríficos combinados geralmente oferecem entre 315 e 384 litros de capacidade total líquida, combinando a geladeira e o freezer, enquanto os frigoríficos americanos e franceses de porta oferecem entre 500 e 550 litros. Por esta razão, a geladeira combinada é normalmente um pouco mais econômica.

A maioria das geladeiras tem 4 ou 5 prateleiras na área da geladeira e 3 gavetas grandes no freezer, que formam os compartimentos básicos. Além disso, alguns fabricantes incorporam gavetas especiais na área de frigoríficos, que são utilizadas para armazenar frutas e vegetais, mas a uma temperatura precisa, o que favorece a preservação de suas propriedades.

Para melhor aproveitamento do espaço, há frigoríficos que possuem entre 3 e 6 prateleiras nas portas para organizar outros alimentos e recipientes. Também é importante destacar os modelos com compartimentos para fazer gelo, assim como aqueles com uma bandeja para ovos e até mesmo um porta-garrafas para evitar colocar licores ao lado de outros produtos.

cocina

Manter seus alimentos frescos e conservados por muito tempo é possível com uma geladeira de alta tecnologia. (Fonte: Surachet: 149845725/ 123rf)

Tecnologias

Se você está se perguntando qual é a melhor, geladeira cíclica ou No Frost, você deve saber que uma das principais tecnologias que uma geladeira deve ter hoje em dia é No Frost, pois isso indica que ela não gera geada ou que apenas gera uma camada fina, o que impede o acúmulo de gelo no mecanismo de circulação de ar. Quanto às desvantagens do No Frost, é possível que alguns alimentos possam secar um pouco quando o equipamento estiver em sua potência máxima.

Para melhorar a circulação de ar, recomendamos um modelo com tecnologia Multi AirFlow, que proporciona uma temperatura mais homogênea nos diferentes compartimentos do equipamento, o que favorece a preservação ideal dos alimentos, não importa em que área do refrigerador você o coloque.

Também existem as tecnologias Super Freeze e Super Cool, que permitem que o freezer e o refrigerador atinjam uma temperatura pré-determinada no menor tempo possível. Por outro lado, é importante mencionar que um refrigerador A++ vs A++++ não representa uma grande diferença no consumo mensal de energia, mas um anual, que você deve levar em conta ao selecionar um modelo.

(Fonte de imagem em destaque: Vereshchagin Dmitry: 37822932/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas