Ultima atualização: 25 de setembro de 2021

Como escolhemos

14Produtos analisados

10Horas investidas

11Estudos avaliados

105Comentários coletados

Bem-vindo ao nosso grande teste retro-frigorífico 2022. Aqui nós apresentamos todos os retrofrigoríficos que testamos em detalhes. Nós compilamos informações detalhadas e adicionamos um resumo das opiniões dos clientes na internet.

Nós gostaríamos de facilitar sua decisão de compra e ajudá-lo a encontrar a melhor geladeira retro para você.

Você também encontrará respostas às perguntas mais freqüentes em nosso guia. Se disponível, nós também oferecemos vídeos de teste interessantes. Além disso, você também encontrará algumas informações importantes nesta página que você definitivamente deve prestar atenção se você quiser comprar uma geladeira retro.




O mais importante

  • Os refrigeradores retrô são muito atraentes e dão à sua cozinha aquele toque vintage que está sempre na moda.
  • Há três tipos básicos de geladeira vintage: a geladeira retro autônoma com compartimento de congelamento integrado, a combinação retro geladeira/congeladeira e a mini-frigoradeira retro.
  • O mini-frigorífico em design retro é particularmente adequado como segundo aparelho, enquanto as outras duas versões podem certamente ser usadas em residências com várias pessoas.

Refrigerador retro: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia: Perguntas que você deve se fazer antes de comprar uma geladeira retro

Como "retro" é uma geladeira retro?

Os aparelhos vintage em nosso site não são, obviamente, antiguidades reais dos anos 50. Se ainda estiverem funcionais, eles seriam bastante incompatíveis com os padrões de eficiência atuais. Atrás da fachada com estilo retro, portanto, encontra-se a tecnologia de ponta.

Tecnicamente, os retrofrigoríficos são de última geração. Os vários fabricantes também atribuem grande importância ao desenvolvimento posterior desses aparelhos. Quando você compra uma geladeira nostálgica, você se beneficia do design e da qualidade ao mesmo tempo.

Retro Kühlschränke haben Technik auf dem neusten Stand

Por dentro, os retrofrigoríficos são quase indistinguíveis de outros frigoríficos porque sua tecnologia também é de última geração. (Foto: Pexels / pixabay.com)

Dependendo do fabricante e do modelo, os preços de um refrigerador ou geladeira retro geladeira variam muito. No entanto, os aparelhos vintage mais caros de empresas conhecidas valem o seu preço na maioria dos casos.

Qual a diferença entre uma geladeira retrofrigeradora e uma geladeira convencional?

Os refrigeradores estilo Vintage são normalmente mais caros que os refrigeradores "normais" e oferecem menos opções em termos de design e funções adicionais. No entanto, isto é sem dúvida compensado pelo design incomum.

Retrokühlschrank Griffe

Um refrigerador retro difere de um refrigerador normal principalmente em seu projeto. Uma característica característica de um refrigerador retro é sua cor pastel e o design das alças. (Foto: PIRO4D / pixabay.com)

Devido ao seu aspecto de design, os refrigeradores retro são amplamente considerados produtos de luxo e isto também se reflete em seu preço. Dependendo do fabricante e do modelo, os aparelhos podem custar até duas vezes mais do que os refrigeradores convencionais.

Além disso, os refrigeradores retro-design não estão disponíveis nem como refrigeradores embutidos nem como refrigeradores de baixo custo. Todos os modelos são normalmente independentes, então você precisa de espaço suficiente em sua cozinha. Você não encontrará características modernas como um distribuidor de cubos de gelo, uma máquina de gelo moído ou um display operável nos populares refrigeradores vintage.

Retrokühlschränke legen Wert auf Farbe

Ao contrário dos frigoríficos normais, os frigoríficos retro focam em um design atraente e em uma ampla gama de cores.

Decisão: Que tipos de refrigeradores retro existem e qual é o mais adequado para você?

Em termos gerais, três tipos principais de geladeiras em estilo vintage podem ser distinguidos

  • Retro freezer com compartimento de congelamento integrado
  • Frigorífico e Congelador Retro
  • Mini-frigorífico retro

Antes de comprar sua própria geladeira retro-style, você deve estar claro sobre qual geladeira melhor se adapta às suas necessidades. Dependendo de sua situação de vida, hábitos alimentares e de cozinha e orçamento, a escolha ideal varia de pessoa para pessoa.

A seção a seguir tem, portanto, o objetivo de ajudá-lo a decidir sobre um tipo de geladeira da velha guarda. Para este propósito, os respectivos desenhos são brevemente descritos e então suas vantagens e desvantagens são listadas.

Quais são as características de uma geladeira retrô independente e quais são suas vantagens e desvantagens?

Uma geladeira independente com um compartimento de congelamento integrado geralmente tem entre 130 e 160 centímetros de altura. A vantagem decisiva desses aparelhos é que eles oferecem uma grande área de resfriamento enquanto consomem consideravelmente menos eletricidade do que as combinações de geladeira e freezer.

O clássico refrigerador retro vertical tem um pequeno compartimento de congelamento integrado na parte superior. Além do grande compartimento de geladeira, pequenas quantidades de alimentos também podem ser congeladas.

Vantagens
  • Grande opção de refrigeração
  • Menos consumo de energia que uma geladeira/congelador
  • Mais barato que uma combinação geladeira/congelador
Desvantagens
  • Pequeno compartimento de congelamento

Esta seção relativamente pequena de congelamento do aparelho de colheita não só economiza espaço, mas também é fácil na carteira: os custos de compra de uma geladeira retro com seção de congelamento integrada são significativamente mais baixos em comparação com uma geladeira/congelador. Além disso, os custos de eletricidade são muito mais baixos.

Um aparelho independente com uma pequena seção de freezer é particularmente adequado se você precisar de muito espaço para seus alimentos ou se várias pessoas usarem o refrigerador. Entretanto, a quantidade de alimentos congelados deve ser mantida dentro de limites razoáveis.

Se você costuma usar alimentos congelados devido a restrições de tempo, você provavelmente ficará mais feliz com uma combinação de geladeira e congelador estilo retro. Mesmo o congelamento de restos de comida não é mais um grande problema com mais espaço na seção do freezer.

Quais são as características de um refrigerador retrocongelador e quais são suas vantagens e desvantagens?

Uma geladeira retro congeladora é uma geladeira independente de aproximadamente 190 centímetros com seções separadas de geladeira e freezer. A principal vantagem desses aparelhos nostálgicos é o volume de congelamento muito maior.

Uma geladeira no estilo retro americano é caracterizada tanto por uma grande seção de geladeira (cerca de 220 litros) quanto por uma grande seção de freezer (cerca de 90 litros). Estes são acessíveis através de portas separadas. Dependendo do modelo e do fabricante, o compartimento congelador está localizado na seção superior ou inferior do aparelho.

Vantagens
  • compartimento frigorífico e congelador grande
  • Mais economia de espaço do que os congeladores separados
Desvantagens
  • alto consumo de energia
  • Mais caro do que um congelador-frigorífico vertical clássico

Entretanto, devido ao compartimento congelador maior, a combinação frigorífico-frigorífico retrocongelador requer uma quantidade comparativamente grande de energia (mais de um terço mais do que um congelador-frigorífico vertical com compartimento congelador integrado). A isso se somam os custos de compra mais elevados, de cerca de 200 euros.

O freezer-frigorífico vintage é ideal para uso em residências com várias pessoas. Há espaço suficiente na geladeira e no freezer para grandes quantidades de alimentos e alimentos congelados. Você não tem certeza se você precisa de tanto espaço? Então você deve optar por uma geladeira retro vertical clássica para economizar dinheiro e energia.

Quais são as vantagens e desvantagens de uma mini-frigorífico retro?

Uma mini geladeira retro - também chamada de frigobar - é uma geladeira pequena e independente, com design vintage com altura máxima de 100 centímetros. As vantagens decisivas são a pequena quantidade de espaço e energia necessários.

Dependendo do modelo, a frigobar com aspecto retro oferece até dois terços do espaço de resfriamento de um grande aparelho de chão ou uma combinação de geladeira e freezer. Por razões de espaço, um compartimento de congelamento é às vezes dispensado por completo. O tamanho pequeno e, em alguns casos, a falta de um compartimento de congelamento resulta em um consumo significativamente menor de energia em comparação com os aparelhos grandes.

Vantagens
  • Economia de espaço
  • Baixo consumo de energia
  • Pode ser usado universalmente
  • Mais barato que aparelhos grandes
Desvantagens
  • Pequena capacidade de refrigeração
  • Pequena ou parcialmente sem capacidade de congelamento

O mini-frigorífico em estilo retro pode ser usado universalmente devido ao seu pequeno tamanho. Não só é adequado para a cozinha, mas também pode ser usado no escritório, por exemplo. Como o nome sugere, ele também pode ser usado como um mini-bar. Tais aparelhos também são populares para as férias de acampamento.

Então se você já possui um refrigerador, você pode facilmente evocar um toque nostálgico adicional em sua casa com este pequeno chamativo. O frigobar da velha escola também é perfeito para os globetrotters e workaholics que estão constantemente em movimento.

Critérios de compra: Você pode usar estes fatores para comparar e avaliar geladeiras antigas

Para facilitar a escolha de sua geladeira retro, nós listamos e descrevemos critérios de compra decisivos para você. Estes critérios também permitem que você compare diferentes modelos e fabricantes de refrigeradores vintage.

Os fatores sobre os quais você definitivamente deve pensar antes de comprar seu retrofrigerador são os seguintes

  • Versão
  • Tamanho / Volume utilizável
  • Classe de eficiência energética
  • Consumo de energia
  • Projeto
  • Dobradiça da porta

Nos próximos parágrafos, você encontrará informações suficientes sobre cada um desses critérios para escolher o refrigerador com design retro adequado para você.

Design

Nós já descrevemos os diferentes tipos de retro geladeiras (retro geladeira com compartimento de congelamento integrado, combinação retro geladeira/congeladeira e retro mini-frigoradeira) em detalhes acima em "Decisão".

Mesmo assim, gostaríamos de discutir brevemente os três tipos diferentes novamente neste ponto, já que este é provavelmente o critério de decisão mais importante ao comprar seu refrigerador. Dependendo dos seus hábitos alimentares e de compras, da sua situação de vida e do uso do seu refrigerador retro, um certo tipo é mais adequado para você.

Você sabia que vintage e retro não significam a mesma coisa?

Vintage geralmente se refere a qualquer coisa feita entre 1920 e 1980. Em outras palavras, eles são originais "antigos" genuínos. Com o termo retro, o produto é na verdade novo e só é emprestado de projetos antigos.

Os refrigeradores Vintage com seções de freezer integradas são os mais versáteis - eles são recomendados tanto para residências individuais quanto para apartamentos ou famílias compartilhadas. Além do espaço suficiente para produtos refrigerados, pequenas quantidades também podem ser congeladas na seção do freezer integrado do aparelho.

Para famílias ou residências com várias pessoas para as quais um compartimento de congelamento integrado não é suficiente e que não têm um freezer separado, um freezer com design nostálgico é uma boa escolha.

Estes aparelhos não só têm um grande compartimento de geladeira, mas também uma seção de freezer separada e relativamente espaçosa. Isto significa que os produtos refrigerados e congelados podem ser acomodados igualmente bem.

A última opção é o mini-frigorífico ou frigobar com um visual retro. Isto é particularmente adequado para residências individuais, globetrotters ou workaholics que estão completamente satisfeitos com um pequeno refrigerador.

Entretanto, o mini-frigorífico no estilo dos anos 50 também pode ser usado muito bem como um pequeno chamativo fora da cozinha, por exemplo, no escritório. Dependendo do fabricante e do modelo, entretanto, uma seção de freezer às vezes é omitida por razões de espaço.

smeg standkühlschrank mit gefrierfach linksanschlag kühlteil 101 liter

Além dos modelos maiores, os frigoríficos retro também estão disponíveis como mini-frigoríficos que economizam espaço.

Tamanho / Volume utilizável

Dependendo do tipo de geladeira da velha escola que você escolheu, ela terá um certo tamanho e capacidade associada. Dentro dos tipos individuais, entretanto, a altura e a capacidade útil total do retrofrigerador pode variar significativamente.

Kuehlschrank.comVergleichsportal, Online-Ratgeber

O conceito de proteção ambiental é particularmente importante no projeto e fabricação de refrigeradores retro-design.

Como os refrigeradores originais dos tempos anteriores tinham um consumo de energia considerável, é exatamente isso que os novos modelos são projetados para evitar. Os aparelhos só devem dar a impressão de um refrigerador retro na parte externa. (Fonte: kuehlschrank.com)

Como já descrevemos em "Design", ao escolher seu refrigerador com aparência retro, o tamanho das seções da geladeira e do freezer é particularmente importante. O volume utilizável dessas duas seções e a capacidade total utilizável do refrigerador são dados em litros.

Um refrigerador vintage clássico com seção de freezer integrado tem aproximadamente 150 centímetros de altura. A capacidade da seção da geladeira é em média 225 litros, a capacidade da seção do freezer é de cerca de 25 litros. No entanto, o tamanho e o volume total de refrigeradores e mini-frigoríficos retrocongeladores com design nostálgico variam muito mais.

Os congeladores Vintage-design são geralmente maiores que um refrigerador com um compartimento de congelamento integrado por causa da espaçosa seção do congelador. Sua altura máxima é de cerca de 190 centímetros. Em refrigeradores retro com este tamanho máximo, a seção do freezer geralmente está localizada na parte inferior do aparelho e tem uma capacidade de cerca de 90 litros.

Os congeladores com uma seção de freezer acima do refrigerador são geralmente um pouco menores (cerca de 160 a 170 centímetros). Eles oferecem entre 50 e 60 litros de espaço para alimentos congelados. A área de resfriamento das geladeiras estilo 50s é normalmente mais ou menos a mesma que a de uma geladeira retro com compartimento de congelamento integrado; em alguns casos, pode ser menor.

Os mini-carros da velha escola têm uma altura de 90 a 120 centímetros e um volume total entre 80 e 160 litros, dependendo do fabricante. A capacidade pode assim até dobrar do menor para o maior desses aparelhos.

Modelo Altura Volume utilizável do compartimento refrigerador Compartimento de congelador de volume utilizável
Geladeira com compartimento congelador integrado ca. 150 cm ca. 225 L ca. 25 L
Combinação geladeira-freezer ca. 160-190 cm ca. 200-225 L ca. 50-90 L
Mini geladeira ca. 90-120 cm ca. 80-140 L ca. 5-15 L (se disponível)

Pense cuidadosamente com antecedência sobre quanto espaço você realmente precisa para produtos refrigerados e congelados. Desta forma você pode evitar o incômodo de uma geladeira constantemente superlotada ou, pior ainda, meio vazia.

Classe de eficiência energética

Os refrigeradores Vintage têm o mesmo consumo de energia que os refrigeradores convencionais. Portanto, você também pode comprar retrofrigoríficos muito eficientes com classe de eficiência energética A+++.

Embora os retrofrigeradores só dêem uma impressão nostálgica no exterior, os possíveis compradores muitas vezes perguntam sobre a eficiência energética dos aparelhos. Neste ponto, nós só podemos enfatizar mais uma vez que, apesar de seu design vintage, os refrigeradores são tecnicamente de última geração.

Portanto, eles não são de forma alguma inferiores aos seus "colegas modernos" em termos de eficiência energética. Como os frigoríficos convencionais, os retrofrigoríficos estão hoje disponíveis principalmente nas classes de eficiência energética A+++ e A+++.

Se você ainda não está familiarizado com o sistema de classes de energia, aqui está uma breve explicação: A++++ é atualmente a melhor classe de eficiência energética do mercado e distingue aparelhos com consumo de energia muito baixo.

Os refrigeradores nas classes de energia A++ e A+ também economizam energia, mas já requerem 20 e 40% mais eletricidade do que os aparelhos A+++, respectivamente. Os aparelhos da classe D de eficiência energética têm o maior consumo de energia, mas dificilmente estão disponíveis novos.

Se você comprar uma nova geladeira retro, certifique-se de que ela esteja pelo menos na classe de eficiência energética A+

Consumo de energia

Como os custos de eletricidade estão aumentando e a sustentabilidade está se tornando cada vez mais importante, o consumo de energia do seu refrigerador retro é um critério de compra decisivo. Isto depende não apenas da classe de eficiência energética do aparelho, mas também de seu tamanho e tipo.

Você sabia que o refrigerador é o maior consumidor de energia na maioria dos lares?

Ao contrário de outros eletrodomésticos, a geladeira requer uma fonte de alimentação contínua. Portanto, vale a pena pensar duas vezes em aparelhos mais eficientes e de baixo consumo de energia.

Assumindo a mesma classe de eficiência energética, aplica-se o seguinte: quanto maior a capacidade útil total do refrigerador, maior é o consumo de energia. O tamanho da seção do freezer também é crucial, pois requer consideravelmente mais eletricidade do que a seção da geladeira.

Se você comparar os diferentes tipos de geladeiras nostálgicas entre si (neste caso classe de eficiência energética A++), as geladeiras-frigoríficos, consequentemente, têm o maior consumo de energia. Anualmente, esses aparelhos requerem entre 200 e 230 kilowatts/hora (kWh), dependendo do seu tamanho.

Os frigoríficos da velha escola com seção de freezer integrado consomem cerca de 180 kilowatts/hora e os mini-frigoríficos apenas cerca de 140 kilowatts/hora em comparação.

O preço da eletricidade está atualmente (março 2017) em torno de 28 centavos por quilowatt-hora

Design

Além dos vários designs e tamanhos, os refrigeradores vintage estão disponíveis em uma grande variedade de cores. Além de decidir sobre o design e tamanho certos para sua peça nostálgica, você também deve pensar na cor que melhor se adequa às suas quatro paredes.

A paleta de cores varia de cores brilhantes como vermelho, azul, amarelo e laranja até cores pastéis como menta e rosa. Alguns modelos estão até mesmo disponíveis com padrões.

Por exemplo, você pode comprar sua geladeira vintage no famoso design do Union Jack. É claro, você também pode optar por uma versão mais subjugada em branco, creme, marrom ou preto.

Você encontrará idéias de design de interiores e combinações para sua geladeira colorida na seção "" abaixo

Dobradiça de porta

Como os refrigeradores convencionais, os refrigeradores retro-design estão disponíveis com diferentes dobradiças de porta. A dobradiça da porta está à direita ou à esquerda e, em alguns casos, o lado também pode ser trocado.

Dependendo de onde você planeja colocar sua geladeira vintage, você deve considerar se uma dobradiça de porta à direita ou à esquerda é mais adequada. O aparelho deve então ser encomendado de acordo com as exigências do revendedor ou da loja online.

Normalmente, todos os refrigeradores retro estão disponíveis em ambas as versões. No entanto, uma dobradiça de porta à direita é geralmente padrão, e é por isso que uma dobradiça de porta à esquerda pode custar várias centenas de euros a mais com alguns fabricantes.

Se não lhe interessa de que lado sua geladeira nostálgica se abre, você deve optar pela versão padrão com a dobradiça da porta à direita. Isto não só lhe poupará dinheiro, mas também tempo, pois o tempo de entrega de versões especiais pode ser várias semanas mais longo.

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas