Preparo de receita na airfryer
Ultima atualização: 29 de abril de 2021

As fritadeiras elétricas sem óleo estão cada vez mais populares por facilitar o preparo dos alimentos. O que muita gente não sabe é que é possível fazer as mais diversas receitas na airfryer e manter uma alimentação saudável e saborosa.

Por isso, vamos mostrar tudo que você precisa saber para tirar o maior proveito deste utensílio, com dicas de como usar e receitas de pratos convencionais que podem ser preparados na airfryer. Aproveite!




Primeiro, o mais importante

  • A airfryer promove o cozimento interno dos alimentos, deixando uma casquinha crocante por fora, que os deixa com aspecto de fritos.
  • Ao contrário do que se pensa, as receitas na airfryer vão além da batata ou mandioca fritas.
  • É possível preparar deliciosas receitas na airfryer com carnes, peixes e vegetais.

Tudo o que você precisa saber sobre a airfryer

Apesar de estar a alguns anos na casa de muitos brasileiros, ainda há quem pense que a airfryer só serve para fazer batata frita. Mas a verdade é que ela é muito versátil e pode te ajudar a fazer maravilhas na cozinha. Veja como.

Como funciona a airfryer?

Mesmo conhecida como fritadeira elétrica, a airfryer não frita os alimentos. Seu funcionamento se dá por meio da junção de dois métodos: a indução do calor e a movimentação do ar quente.

Desta forma, ela permite que o ar fique em contato com todas as partes dos alimentos que estão na cesta e os cozinhe por igual. Além disso, o calor cria uma casquinha crocante, como se estivesse frito.

pessoa colocando tirando alimentos da airfryer

Ao contrário do que se pensa, as receitas na airfryer vão além da batata ou mandioca fritas.
Fonte: Grandbrothers/ 123rf.com

Qual a diferença entre airfryer e fritadeira elétrica?

Quando se fala em fritadeira, logo vêm à mente o processo de preparar o alimento submerso em óleo quente. E é justamente essa a principal diferença entre a airfryer e a fritadeira elétrica convencional.

Com isso, a airfryer proporciona refeições mais saudáveis, menos calóricas e com baixo consumo de energia elétrica e mais praticidade na hora de limpar os utensílios.

O que pode ser preparado na airfryer?

De modo geral, tudo o que pode ser frito ou assado em um forno elétrico convencional, também pode ser preparado na airfryer. Desta forma, você pode ir além da batata frita, da mandioca ou do pastelzinho.

Com uma fritadeira elétrica sem óleo, você pode preparar uma infinidade de receitas e preparar:

  • Batatas, mandioca e polenta fritas;
  • Carnes e peixes assados;
  • Massas como lasanha, canelone e rondeli;
  • Vegetais gratinados;
  • Bolos e sobremesas.

Três incríveis receitas na airfryer

Preparar alimentos na fritadeira elétrica pode ser mais prático do que usar o forno comum, especialmente para quem prepara pequenas porções. Para ajudar na sua inspiração, separamos 3 deliciosos passo a passo de receitas na airfryer. Veja essas delícias.

Omelete

Prática, saborosa e nutritiva, essa receita na airfryer fica ainda mais versátil. Veja como preparar:

  • 4 ovos;
  • Presunto e muçarela em cubos;
  • Cebola, alho, cheiro verde;
  • Sal e azeite.

Como fazer: Coloque a airfryer para aquecer por 5 minutos a 200 graus. Enquanto isso, use um fio de azeite para untar um refratário ou forma de alumínio que se encaixe no cesto da fritadeira e reserve.

Bata os ovos, acrescente os temperos a gosto, o presunto e a muçarela. Despeje a mistura no recipiente e acione o timer para 15 minutos. Coloque o refratário na airfryer e aguarde. Quando o sinal sonoro avisar, é só servir!

Filé de tilápia

Se você não abre mão de um peixe no cardápio, vai adorar essa receita na airfryer. Os ingredientes são:

  • 700 gramas de filé de tilápia sem pele;
  • Limão;
  • Pimenta do reino branca e sal;
  • 100 gramas de queijo parmesão ralado.

Como fazer: Raspe a casca do limão e reserve. Depois, tempere o peixe com sal, limão e pimenta e deixe descansar por cerca de meia hora. Coloque a airfryer para aquecer por 10 minutos, a 180 graus.

Disponha os filés em um refratário, cubra com o papel alumínio e programe o timer por 20 minutos. Quando acabar esse tempo, abra a airfryer e polvilhe o queijo e as raspas de limão sobre os filés.

Volte para assar por mais 10 minutos, desta vez sem o papel, para dourar. Sirva com arroz ou batatas cozidas e uma salada bem colorida!

prato com abobrinha recheada, receita na airfryer

É possível preparar deliciosas receitas na airfryer com carnes, peixes e vegetais. (Fonte: Anna Bogush/ 123rf.com)

Abobrinha recheada

Gostosa e rápida, você vai se apaixonar por essa receita na airfryer. Para preparar, será necessário:

  • 2 abobrinhas médias;
  • Meio tomate fatiado;
  • Queijo parmesão ou muçarela ralado;
  • Sal e pimenta a gosto;
  • Temperos de sua preferência;
  • Para o recheio, escolha entre presunto, carne moída, peito de frango ou de peru.

Como fazer: Deixe a airfryer aquecer por 5 minutos a 200 graus. Enquanto isso, corte as abobrinhas ao meio e, com uma colher, retire um pouco do miolo, formando uma espécie de cuia. Leve ao micro-ondas por 5 minutos em potência máxima.

Pique a abobrinha retirada do miolo e misture com o recheio escolhido e preencha as canoas de abobrinha com essa mistura. Depois, distribua as fatias de tomate e cubra com o queijo.

Coloque em um refratário e leve para assar por aproximadamente 10 minutos. Regue com azeite e sirva com arroz e salada.

Quer preparar uma sobremesa rápida? Corte algumas bananas na transversal e polvilhe canela sobre elas. Leve à airfryer por 5 minutos e sirva com mel.

Quais as melhores airfryers do mercado?

Se você, assim como nós, está com água na boca depois de ver essas receitas na airfryer mas ainda não tem a sua, conheça aqui os modelos mais vendidos de 2021.

Resumo

Se você estava indeciso pensando que a fritadeira só serviria para fazer batatas, acaba de descobrir apenas uma amostra das receitas que pode fazer na airfryer. Com essa aliada em casa, você vai economizar tempo e gás de cozinha, mas sempre terá pratos deliciosos e saudáveis à mesa.

Esperamos que você tenha gostado deste material. Aproveite para compartilhar essas receitas com aqueles amigos que sempre inventam novidades na cozinha. Muito obrigado e bom apetite!

(Fonte da imagem destacada: JO-YI CHANG/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas