Na foto uma raquete elétrica amarela em cima de uma superfície de madeira.
Ultima atualização: 29 de junho de 2021

Como escolhemos

15Produtos analisados

13Horas investidas

3Estudos avaliados

59Comentários coletados

Seja bem-vindo! Mosquitos, pernilongos e muitos outros insetos tiram a paz de qualquer um, além de causarem picadas doloridas e que coçam muito. Por isso, o que não faltam são produtos que buscam eliminá-los e uma opção muito prática e moderna é a raquete elétrica, que é o tema deste artigo.

A raquete elétrica é um aparelho muito simples, mas que consegue de maneira bastante eficiente eliminar os insetos voadores. Outro diferencial é que a sua utilização é super fácil, justamente por isso que passou a fazer tanto sucesso. Portanto, se quiser saber mais sobre esse produto, basta ler até o final!




O mais importante

  • A raquete elétrica é composta por uma tela que recebe uma tensão elétrica e assim é capaz de matar os mosquitos.
  • Esse produto pode ter a sua alimentação através de pilha ou ser recarregável via cabo USB e tomada.
  • Quanto maior for o tamanho da tela da raquete elétrica, mais fácil será de alcançar os insetos com ela. Porém, modelos menores costumam ser mais leves e bons de manusear.

Raquete elétrica: nossa recomendação dos melhores produtos

Por mais que a maioria dos modelos de raquete elétrica sejam muito parecidos, existem opções que apresentam melhor e pior qualidade. Portanto, abaixo fizemos uma seleção com as raquetes que mais se destacam e são conhecidas como as melhores, confira:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre a raquete elétrica

Logo que surgiu, a raquete elétrica chamou a atenção de muita gente e até hoje é bastante procurada pelos consumidores. No entanto, existem diversos aspectos sobre esse produto que ainda geram dúvidas. Logo, para responder as perguntas mais comuns a respeito dele criamos esse guia de compra.

Na foto uma mulher deitada de bruços em uma cama segurando uma raquete elétrica na mão.

A raquete elétrica consegue com eficiência matar os mosquitos e ainda é muito fácil de usar. (Fonte: Piyapong Thongcharoen / 123RF)

Como funciona uma raquete elétrica?

A raquete elétrica é um produto relativamente simples e o modo como ela funciona não tem muito mistério.

Dessa forma, todo o seu funcionamento ocorre através de uma tensão elétrica, que é gerada por pilhas ou baterias que existem nesse aparelho.

Com isso, nela são encontradas três telas de metal, sendo duas externas e uma interna. As telas externas agem como polos negativos e a interna como polo positivo, sendo que todas elas estão conectadas a um circuito elétrico.

Quando a raquete é ligada a energia atinge as suas telas e se um objeto ou inseto entrar em contato ocorre uma descarga elétrica que fecha o seu circuito.

Nessa hora o produto irá liberar alguns quilovolts nos insetos, o que faz com que fiquem queimados. Inclusive, esse é o motivo de se sentir um cheiro de queimado ao utilizar esse item.

Como usar uma raquete elétrica?

Uma grande vantagem da raquete elétrica é que ela é muito fácil de usar, o que faz com que seja possível a qualquer momento eliminar um mosquito chato que estiver incomodando.

Assim, o primeiro passo para usá-la consiste em checar se o produto está carregado ou com pilhas.

Usar a raquete elétrica é muito simples e fácil.

Feito isso basta ligá-lo. Alguns modelos contam com apenas um botão para isso, mas outros têm uma alavanca que irá liberar a energia e um botão, que deve ser apertado para que ligue realmente.

Depois de estar com a raquete ligada em mãos basta tentar aproximá-la dos mosquitos. Quando eles chegarem perto das suas telas irão morrer.

Uma dica importante para isso é levar a raquete próxima de lâmpadas, pois normalmente os insetos são atraídos pela luz.

Como limpar a raquete elétrica?

É muito comum que após o uso a raquete elétrica fique suja, pois os mosquitos mortos poderão continuar grudados em sua tela.

Por isso, é preciso limpar esse produto com frequência, mas deve-se fazer essa limpeza da forma correta para não estragá-lo.

Deste modo, jamais lave a raquete elétrica ou passe nela esponjas, panos molhados ou úmidos e produtos de limpeza, químicos ou inflamáveis.

Assim, a melhor forma de limpar esse produto é passando uma escova seca ou direcionando um secador de cabelos sobre ele.

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os modelos de raquete elétrica

Não é fácil de escolher uma raquete elétrica para comprar, pois existem diversos modelos muito similares. No entanto, para acertar na escolha deve-se analisar alguns aspectos importantes sobre esse produto. A seguir te explicamos tudo sobre eles.

Alimentação

Para que consiga funcionar, a raquete elétrica pode ser alimentada através de pilhas ou por uma bateria recarregável.

Com isso, no momento de escolher uma dessas deve-se avaliar qual opção é mais prática para você.

Os modelos a pilha são ideais para quem não tem energia elétrica sempre disponível, como no caso de acampamentos. Porém, é preciso ter pilhas de reserva para trocá-las quando a carga das que estão sendo utilizadas acabar.

Por outro lado, com as opções recarregáveis não é preciso se preocupar em comprar pilhas sempre. Isso porque elas vêm com um plugue de tomada ou um cabo USB e para que voltem a funcionar basta ligá-las em uma fonte de energia.

Inclusive, um ponto positivo é que as raquetes elétricas recarregáveis não costumam demorar para carregar. Todavia, é preciso ter uma foco de energia por perto para que esse processo seja realizado.

Tamanho

O tamanho das raquetes elétricas não varia muito, mas é possível encontrar modelos um pouco menores e outros maiores, o que faz toda a diferença na experiência de uso.

As raquetes pequenas costumam ser mais leves e fáceis de manusear. No entanto, terão uma área de tela pequena, o que fará com que seja mais difícil de alcançar os mosquitos, principalmente por pessoas baixas.

Já as raquetes maiores, que possuem tela de 21 centímetros ou mais, até podem ser mais pesadas, porém apresentam maior eficiência, pois conseguirão alcançar mais mosquitos de uma vez só.

Na foto a mão de uma pessoa segurando uma raquete elétrica.

Quanto maior for a tela da raquete elétrica, mais fácil será de matar os mosquitos com ela. (Fonte: Monchai Tudsamalee / 123RF)

Luz

Um diferencial bastante interessante que pode ser encontrado na raquete elétrica é a presença de luz na sua tela.

Conforme te dissemos mais acima, sabe-se que os mosquitos e insetos em geral são atraídos pela luz.

Pensando nisso, alguns fabricantes inseriram uma espécie de lanterna na tela da raquete, que não somente facilita a utilização em ambientes escuros, como também faz com que os mosquitos se aproximem.

Logo, se você acha esse recurso interessante, busque por uma raquete que o tenha.

Certificação do Inmetro

Muitas raquetes elétricas chegam ao Brasil importadas da China, o que representa um problema pensando em segurança.

Isso se deve ao fato de que esses modelos normalmente não são testados pelo Inmetro, que é o órgão responsável por aprovar a venda de produtos no país. Dessa forma, não se sabe se eles são seguros ou não e se podem causar acidentes.

Por conta disso, é muito importante sempre dar preferência por raquetes que possuem a certificação do Inmetro. Assim, há uma maior garantia de que são seguras e funcionam corretamente.

Resumo

O que não faltam são opções de produtos que prometem eliminar insetos e mosquitos. A raquete elétrica é uma delas e apresenta um funcionamento muito eficiente.

Nesse artigo reunimos todos os detalhes a respeito dela e ainda demos dicas para que você consiga escolher o melhor modelo.

Se gostou desse conteúdo não deixe de o compartilhar com os seus amigos, esperamos que tenha gostado!

(Fonte da imagem destacada: Asawin Klabma / 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas