Ultima atualização: 21 de junho de 2021

Como escolhemos

8Produtos analisados

16Horas investidas

13Estudos avaliados

96Comentários coletados

Seja bem-vindo! Para o preparo de inúmeras receitas é comum que seja necessário ralar os alimentos para que eles fiquem na textura e tamanho corretos. Porém, nem sempre o ralador manual é uma boa escolha e para substitui-lo existe o ralador elétrico, produto sobre o qual vamos falar hoje.

O ralador elétrico torna o processo de ralar os alimentos muito mais rápido e eficiente, exigindo praticamente nenhum esforço de quem o está utilizando. Por conta disso, é muito usado em cozinhas industriais. Portanto, se quiser saber tudo sobre esse aparelho, basta ler até o final.




O mais importante

  • O ralador elétrico pode ser utilizado para ralar os mais diversos tipos de alimento e é principalmente muito usado para queijos e frios.
  • Esse produto existe em versões para uso industrial ou doméstico e é muito prático.
  • Todo ralador elétrico vem equipado com lâminas que permitem ralar os alimentos em diferentes formatos e tamanhos.

Raladores elétricos: nossa recomendação dos melhores produtos

Por muito tempo somente existiam raladores elétricos industriais, mas com o passar dos anos opções para uso doméstico começaram a surgir. Deste modo, abaixo fizemos uma seleção com os melhores modelos disponíveis para compra.

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre o ralador elétrico

O ralador elétrico é um produto ainda pouco conhecido no Brasil, justamente por isso é comum que os consumidores tenham diversas dúvidas sobre ele. Porém, estamos aqui para te ajudar, e nesse guia de compra vamos responder as perguntas mais comuns a respeito desse aparelho.

Na foto duas mulheres preparando pizza.

O ralador elétrico permite ralar diversos alimentos de maneira muito fácil para serem usados nas receitas. (Fonte: Katerina Holmes / Pexels)

Como funciona um ralador elétrico?

O ralador elétrico é um produto que apresenta funcionamento bem simples, mas que faz a diferença no dia a dia dos cozinheiros.

Dessa forma, nele são encontradas lâminas que conseguem ralar os alimentos em diversos tamanhos e espessuras diferentes.

Quando o produto é acionado essas lâminas começam a girar e nesse momento basta colocar sobre elas o alimento para que se deseja ralar.

Por conta disso, o ralador elétrico é considerado um aparelho de alta praticidade e modelos de maior potência conseguem ralar uma grande quantidade de ingredientes em poucos minutos.

Quais alimentos podem ser ralados no ralador elétrico?

O ralador elétrico é capaz de ralar uma boa diversidade de alimentos, sendo considerado bastante versátil.

Com isso, esse tipo de ralador pode ser utilizado para ralar queijos, verduras, legumes, frutas, castanhas, temperos e muito mais.

No entanto, é preciso entender que existem modelos desse produto que são específicos para determinados alimentos, enquanto que outros não contam com essa restrição.

Inclusive, é bastante comum encontrar para comprar opções que são exclusivas para frios, milho e até mesmo coco.

Na foto alguns pedaços de queijo ao lado de um pouco de queijo ralado.

Um dos alimentos mais ralados no ralador elétrico é o queijo. (Fonte: stevepb / Pixabay)

Ralador elétrico ou manual: Qual escolher?

Na hora de comprar um ralador é muito comum existir a dúvida se vale mais a pena adquirir um modelo manual ou um elétrico.

Nesse caso é preciso analisar alguns fatores, como quantidade de alimento a ser ralado e a frequência de uso.

Deste modo, o ralador manual é indicado principalmente para uso doméstico e para pessoas que costumam ralar pouco alimento de uma vez só. Além disso, ele é mais recomendado para comidas macias, no qual o esforço para ralar é baixo.

Por outro lado, para um uso profissional ou para quem rala muitos alimentos, o ideal é adquirir um ralador elétrico. Isso porque ele não requer nenhum esforço do usuário e executa esse trabalho de maneira bem rápida.

Ralador elétrico Ralador manual
Indicação de uso Doméstico e industrial para quem rala uma grande quantidade de alimento Doméstico e para pessoas que ralam poucos alimentos de uma vez
Alimentos que rala Pode ser usado com alimentos macios ou duros É ideal para alimentos mais moles
Preço Mais alto Baixo a médio

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os modelos de ralador elétrico

Se você está disposto a adquirir um ralador elétrico, saiba que para fazer uma boa escolha é preciso analisar algumas características sobre esse produto. Abaixo te mostramos quais são elas.

Modelo

O ralador elétrico pode ser encontrado para comprar em três modelos diferentes: portátil, de bancada ou industrial.

Com isso, é fundamental conhecer um pouco sobre cada um deles para descobrir qual é o ideal de acordo com as suas necessidades.

Os raladores portáteis são voltados para um uso mais doméstico e apresentam tamanho pequeno e funcionamento a pilha ou bateria. Eles são recomendados para ralar alimentos mais macios e em menor quantidade.

As opções de bancada são um pouco mais robustas e servem para ralar uma quantidade maior de alimento. Para serem utilizadas elas devem estar apoiadas em uma mesa, bancada e podem funcionar através de bateria e eletricidade.

Já os raladores elétricos industriais apresentam uma capacidade mais alta e são ideais para quem precisa ralar uma grande quantidade de alimentos diariamente. Esses são os maiores modelos e custam mais caro.

Indicação de uso

Conforme te explicamos mais acima, alguns modelos de ralador elétrico podem ser utilizados para ralar diversos alimentos, enquanto que outros são mais específicos.

Checar essa informação na hora da compra é fundamental para adquirir o modelo mais indicado de acordo com o que será feito com ele.

Logo, saiba que existem opções específicas para queijo, outras que podem ser usadas com milho e assim por diante.

Portanto, analise se o ralador que será comprado consegue ralar os alimentos que você normalmente consome.

Na foto mussarela ralada.

Existem raladores elétricos que são específicos para queijos. (Fonte: seniatram1 / Pixabay)

Capacidade

A capacidade de um ralador elétrico está relacionada a quantidade de alimentos que ele consegue ralar.

Essa característica é mais possível de ser visualizada nos modelos industriais. Nesse caso os próprios fabricantes descrevem essa capacidade utilizando a medida kg/h, que demonstra quantos quilos de alimento o produto consegue ralar em uma hora.

Nas versões portáteis dificilmente se tem acesso a essa informação, principalmente porque elas não costumam ter uma potência tão alta para ralar quilos de alimento por hora.

Porém, se a ideia é comprar um ralador elétrico para a sua fábrica vale a pena checar isso.

Lâminas

Os raladores elétricos normalmente vêm acompanhados de diferentes modelos de lâmina para que consigam ralar os alimentos em variados formatos.

Deste modo, existem padrões que se adequam mais ou menos a determinados alimentos.

Portanto, analise se as lâminas disponíveis no ralador que está pensando em adquirir são suficientes para você.

Resumo

O ralador elétrico é um produto que torna o processo de ralar os alimentos muito mais eficiente, prático e sem esforços.

Por isso, nesse artigo explicamos tudo sobre ele e demos todas as dicas para você escolher o modelo mais adequado de acordo com a sua forma de uso.

Agradecemos pela visita e até a próxima!

(Fonte da imagem destacada: Volodymyr Nikirov / 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas