Ultima atualização: 29 de setembro de 2021

Seja para uso pessoal, como um presente ou como um artigo de coleção decorativo - os pratos de massa são uma expressão de apreciação genuína e amor pela cultura italiana. Estas placas conseguem trazer um pedaço da Itália para sua casa!

Entretanto, nem todos os pratos de massa são iguais. Fatores como qualidade, tamanho, design, preço e origem desempenham um papel importante quando se trata de encontrar o melhor prato de massa para você. Na Itália, esses pratos são algo que nenhuma cozinha deveria ter. Acima de tudo, é o design que conta, porque, como todos nós sabemos, o olho come com você! Para ajudá-lo a escolher o prato de massa certo, nós gostaríamos de lhe dar algumas dicas valiosas no artigo seguinte e mostrar a você o que você deve prestar uma atenção especial.




O mais importante

  • As placas de massa vêm em muitos desenhos, tamanhos e formatos diferentes. A maioria das pessoas conhece pratos de macarrão redondos e relativamente profundos.
  • Mesmo produtos mais baratos que são de alta qualidade estão disponíveis tanto online quanto offline.
  • É importante prestar atenção às diferentes propriedades, tais como máquina de lavar louça ou cofre de microondas.

Prato de macarrão: nossa recomendação dos melhores produtos

Placa de massa: critérios de compra e avaliação

Para ajudar você a decidir qual placa de massa é certa para você, nós listamos os critérios de compra mais importantes. Se você prestar atenção aos seguintes critérios, nada pode dar errado com a sua próxima compra de prato de massa.

Tamanho

Geralmente falando, os pratos de massa são grandes, redondos e têm uma borda relativamente larga e plana com um recesso no meio para acomodar a massa. Há também tigelas ou pratos de massa que são quadrados. Há muitos tamanhos diferentes de pratos de massa. Eles começam com 20 cm e terminam com cerca de 27 cm. Você pode até mesmo ter seus pratos de massa feitos para suas medidas individuais por alguns fornecedores, se você não conseguir lidar com os tamanhos padrão.

Material

As placas de massa podem ser feitas de diferentes materiais. No entanto, a maioria é feita de porcelana ou cerâmica. A cerâmica é um produto de barro que isola bem. Não é queimado tão quente quanto a porcelana, por isso tem um prazo de validade mais curto e as bordas podem ser lascadas mais facilmente.

A porcelana é um material durável. Quanto maior a qualidade da obra, mais tempo ela dura. Além disso, nós podemos dizer que a porcelana é um produto sustentável. Portanto, se você quer fazer algo pelo meio ambiente, a porcelana é uma boa escolha.

Adequado para o microondas e máquina de lavar louça

Se você quiser reaquecer sua massa da noite antes do dia seguinte, você geralmente faz isso em um microondas. Por esta razão, você precisa de uma placa à prova de microondas. Se você planeja fazer isso, você deve prestar atenção a isso ao comprar o prato. Na parte inferior da placa você pode ver se há um símbolo de microondas. Este é um retângulo com linhas onduladas no interior. Se não existe tal símbolo, você não pode usá-lo.

Como a maioria das pessoas tem máquinas de lavar louça hoje em dia, é importante ter pratos laváveis na máquina de lavar louça. As placas são feitas de material à prova d'água. Tenha cuidado com as placas que têm aros dourados, pois elas podem perder a cor se forem lavadas demais.

Design

As placas de massa têm vários designs. De tigelas coloridas a elegantes pratos monocromáticos e pratos com bonitos motivos. Há algo para todos os gostos. Se você preferir um interior clássico e discreto, nós recomendamos elegantes pratos de massa com cores brilhantes como um atrativo em sua cozinha de alto brilho. Naturalmente, há também fornecedores onde você pode projetar e pintar suas próprias placas.

Pratos de massa: perguntas e respostas freqüentes

Para ajudá-lo a decidir sobre o prato de massa perfeito, compilamos as perguntas mais importantes sobre o produto e as respondemos para você na seguinte seção:

Que tipos de pratos de massa existem?

A maioria dos pratos está no clássico desenho redondo e tem um recesso no meio para colocar sua massa. Há também tigelas de massa com estilo. Estes são igualmente adequados para servir o seu prato. Como o olho também come, nós recomendamos que você coloque porta-lugares adicionais em sua mesa de cozinha. No entanto, os pratos clássicos de massa com uma borda larga são muito populares na Itália e também são usados principalmente lá.

Os pratos de massa com motivos mostram seu prato de massa com o melhor de suas vantagens. (Fonte da imagem: Danijela Prijovic/ Unsplash)

Como faço para limpar pratos de massa?

Você pode lavar seu prato de massa à mão da maneira tradicional ou usar uma máquina de lavar louça, se você tiver uma. Mas somente se a placa diz que a máquina de lavar louça é segura. Caso contrário, há um risco de desbotamento da cor. Aconselhamos que você não coloque pratos com elaboradas decorações em ouro na máquina de lavar louça.

(Foto da capa: Engin Akyurt / Pexels)

Resenhas