Ultima atualização: 1 de agosto de 2021

Como escolhemos

22Produtos analisados

20Horas investidas

15Estudos avaliados

112Comentários coletados

A decoração de uma casa não é composta apenas dos móveis, mas também de diferentes pequenos detalhes. É importante que você os leve em consideração para dar um toque especial à sua casa. Algo que pode ajudar você a conseguir isso é ter uma prateleira. Este é um pequeno móvel auxiliar que é ancorado na parede e no qual diferentes objetos podem ser colocados. Prateleiras podem ser feitas de diferentes materiais.

Eles também podem vir em diferentes formas, tamanhos e cores. Você encontrará uma grande variedade de modelos no mercado, mas você terá que encontrar aquele que melhor atenda às suas necessidades. Para ajudar você a fazer isso, nós preparamos este guia de compras completo. Preste atenção em tudo que você verá nele.




O mais importante

  • Ao comprar uma prateleira você deve ser claro sobre suas necessidades. É importante que você faça isso porque há muitos modelos disponíveis para você.
  • Outro aspecto que você deve considerar é onde você vai colocar a prateleira. Dependendo do uso que você queira fazer dele, ele terá que ter certas características ou outras. Além disso, embora existam designs diferentes, nem todos eles serão válidos para os diferentes quartos de sua casa.
  • Como você verá na seção de critérios de compra, é importante que você pense sobre o uso que você dará à prateleira. É claro, você também deve considerar o número de unidades que você vai comprar. Não se esqueça de considerar as medidas mais apropriadas e o peso que você quer que ele suporte.

Prateleira: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: O que você deve saber sobre prateleiras

Conhecer alguns dos modelos de prateleiras mais valorizados por seus usuários tem sido muito útil. Agora você terá uma idéia mais clara de como você pode tirar o máximo proveito deste simples elemento decorativo. Mas você ainda precisa descobrir novas funcionalidades para fazer a melhor compra possível. Portanto, preste atenção em tudo que você verá nas seguintes linhas.

Mujer en sofá

Há opções bastante baratas para prateleiras.
(Fonte: Rido: 71465177/ 123rf.com)

O que é uma prateleira?

Uma prateleira é uma tábua que é colocada horizontalmente na parede. Você pode encontrar modelos diferentes, com certos componentes adicionais. Eles podem ter um uso puramente prático, mas também podem ter uma função mais decorativa. Além disso, eles têm dois tipos de suportes, escondidos e visíveis. Elas são feitas usando diferentes materiais

De que materiais podem ser feitas as prateleiras?

As prateleiras são feitas usando diferentes materiais, como mencionado na seção anterior. É importante que você esteja ciente deles para que você possa fazer a melhor escolha possível. Pense que você deve equilibrar tanto os seus gostos quanto as suas necessidades. Nós mostramos esquematicamente suas principais características na tabela a seguir

  • Madeira: Elas são as mais usadas e dão calor à sala.
  • Plástico: Resistente e perfeito para quartos de crianças.
  • Aço inoxidável: Eles são muito elegantes, mas mais difíceis de limpar.
  • Vidro: Eles são delicados, mas aliviam a atmosfera da sala.
  • MDF: Um subproduto da madeira, mas mais barato.

Que tipos de prateleiras de madeira você pode encontrar?

Como você já viu na tabela acima, a madeira é o material mais comumente usado quando se trata de prateleiras de manufatura. Isto é lógico, pois ele é altamente resistente e suporta muito bem tanto o peso quanto a passagem do tempo. Como você sabe, existem diferentes tipos de madeira, dependendo de sua origem. Abaixo, nós mostramos o mais adequado para prateleiras

  • Pinho. É um material bastante barato, é fácil de pintar e oferece grande resistência à passagem do tempo. Por todas essas razões, é uma das mais comumente usadas. Entretanto, não sobrecarregue a prateleira, pois ela pode ficar danificada.
  • Cerejeira. Ele é bastante resistente e tem uma cor muito atraente. Ele suporta muito bem o peso. Em muitos casos, este material é escolhido para exibir objetos valiosos por causa de sua aparência distinta.
  • Carvalho. É uma madeira de classe. Seus acabamentos são geralmente de alta qualidade. Sua resistência e estética o conquistarão.
  • Paduak. É um material exótico que está fazendo uma forte entrada no mundo da decoração. Você vai adorar sua cor laranja, tão diferente de outras mais tradicionais. Ele dará um toque original à sala.
  • Nogueira. É muito resistente e sua cor de chocolate vai contrastar muito bem com tons neutros ou mesmo com o branco. Geralmente funciona muito bem, para dar-lhe uma forma atraente.
  • Mogno. É muito usado por sua resistência e também por sua cor avermelhada, é perfeito para os climas mais úmidos.

Habitación

Uma das vantagens das prateleiras é que elas ajudam a manter a casa arrumada.
(Fonte: Skdesign: 46059609/ 123rf.com)

Que tipos de prateleiras existem dependendo da sua forma?

Outro aspecto que você deve considerar é o tipo de prateleira que você precisa dependendo da sua forma. Como é um objeto decorativo e ao mesmo tempo funcional, você deve levar em conta seu design. Deve ser prático, mas também esteticamente agradável. A lista a seguir das principais opções ajudará você a tornar sua escolha final mais clara

  • Prateleira flutuante. Eles não têm nenhum suporte visível, pois é interno. Eles dão uma sensação de amplitude e não sobrecarregam a sala. No entanto, eles não suportam muito peso.
  • Prateleira em pirâmide. Este é um modelo em forma de triângulo com várias prateleiras dentro.
  • Prateleira com gaveta. Na parte superior há uma prateleira e na parte inferior há uma gaveta. É muito útil porque preenche perfeitamente as duas características que mencionamos, é decorativo e funcional. Na gaveta você pode guardar o que quiser, enquanto na prateleira você pode colocar alguns enfeites. Devido ao seu design, ele suporta o peso bastante bem.
  • Prateleiras móveis. Eles têm um tipo de base que é ancorada na parede verticalmente. As prateleiras podem ser colocadas sobre esta base de diferentes maneiras. A instalação não é definitiva, mas eles podem ser movidos, daí seu nome.
  • Prateleiras de banheiros. Eles são geralmente feitos de vidro transparente e em muitos casos eles são colocados acima do lavatório, embaixo do espelho. Entretanto, existem outros modelos diferentes, por exemplo, com ganchos de toalha. Outros materiais também são usados além do mencionado acima.
  • Prateleira embutida. Esta é a que é colocada em uma fenda entre duas paredes, em muitos casos elas são feitas de alvenaria. Houve um tempo em que eles eram muito usados, hoje em dia é uma opção menos usada, por isso é mais original.
  • Prateleiras com formato original. Eles são aqueles que se destacam por um design diferente, além de uma prateleira colocada verticalmente.

jarron

A prateleira em forma de pirâmide é um modelo em forma de triângulo com várias prateleiras dentro. (Fonte: Maximkabb: 40754441/ 123rf.com)

Que precauções devem ser tomadas ao instalar prateleiras?

Uma prateleira é um objeto completamente seguro, desde que as instruções de uso sejam seguidas. Primeiro de tudo, deve ser instalado da maneira indicada. Use os suportes e o material recomendado pelo fabricante. Além disso, você deve colocar a prateleira em um lugar onde não haja risco de colidir acidentalmente com ela. Isto é especialmente importante se houver crianças em casa. É claro, a prateleira não deve ser carregada além do peso recomendado.

Todos os objetos devem ser colocados com segurança. Verifique que se houver muito ar, eles não escorregarão acidentalmente. Se você colocá-los sobre a cama, tenha cuidado extra. Você não deve se bater quando se levantar e certificar-se de que nada caia durante a noite, mesmo que acerte na parede.

Aldo VegaDecorador
"Plantas e flores sempre ajudam a dar um toque de frescor à decoração. É por isso que eles são a adição perfeita para qualquer lareira".

Como são instaladas prateleiras com suportes ocultos?

Existem dois tipos de suportes de prateleiras: ocultos e visíveis. No primeiro caso, o suporte será escondido na parede, como o nome sugere. Você deve fazer tantos furos na parede quanto houver encaixes na prateleira. Então, insira um plugue e um suporte em cada um deles. Esta última também é inserida na prateleira. É um sistema seguro, desde que não esteja sobrecarregado.

Como você deve colocar prateleiras com suporte visível?

No caso de suporte visível, o suporte faz parte do lado de fora da prateleira. Você deve ter em mente que em prateleiras de menos de um metro você pode colocar apenas dois parênteses. Mas se for mais longo, use pelo menos três, para evitar que ele se curve no meio. Neste caso, a placa é fixada ao suporte e depois o suporte à parede. Dependendo do modelo, você pode fazer o contrário.

Quais são as vantagens e desvantagens das prateleiras?

Sem dúvida você já sabe muitas coisas interessantes sobre prateleiras. Você descobriu até mesmo os modelos mais bem classificados do mercado. Mas antes de olharmos para o último critério que você terá que levar em conta, queremos mostrar a você algo mais.

Nós nos referimos às principais vantagens e desvantagens deste tipo de mobiliário.

Vantagens
  • Eles ajudam a manter a casa mais arrumada
  • Há muitos modelos diferentes
  • Há opções bastante econômicas
Desvantagens
  • Eles não suportam muito peso
  • Eles precisam de instalação

Critérios de compra

Estamos nos aproximando agora da conclusão deste guia de compra. Mas ainda há algumas coisas que nós queremos mostrar a você. É importante que você não ignore nenhum deles, pois eles são fundamentais para fazer a melhor compra possível. Você deve mantê-los em mente ao tomar sua decisão final. Se você fizer isso, o sucesso será praticamente garantido

  • Use
  • Projeto
  • Espaço
  • Peso
  • Quantos para comprar

Use

A primeira coisa que você deve determinar é o uso que você vai dar à prateleira. Tenha em mente que se você quiser colocar objetos pesados sobre ele, você terá que verificar se ele pode suportá-los. Se você vai usá-lo para livros ou molduras, é melhor em formato U. Analise o quarto em que você quer colocar a prateleira porque há alguns modelos específicos para um determinado quarto.

Sala de estar

Uma prateleira é um objeto totalmente seguro, desde que as instruções de uso sejam seguidas. (Fonte: Francesca Tosolini/ Unsplash.com)

Design

O design da sua prateleira é importante. Embora seja um móvel que pode ser funcional, a estética sempre tem seu valor. Deve combinar com a decoração do resto da sala, embora não tenha que ser da mesma cor ou estilo. Se você optar por uma estética mais original, avalie se ela se encaixa na sala em que você vai colocá-la.

Espaço

É importante que você meça o espaço que você tem disponível para colocar a prateleira. Leve em conta ao fazer este tipo de medidas a abertura de portas, janelas ou móveis. Como você já viu, você deve colocar a prateleira em uma altura e em um lugar que seja completamente seguro. Você evitará pequenos acidentes ou grandes sustos.

Peso

O peso suportado pela prateleira também é um aspecto que você deve levar em conta. Tenha em mente que uma prateleira com uma fixação oculta pode suportar um peso entre três e quinze quilos. Por outro lado, uma prateleira com um suporte visível pode suportar pesos que variam de 10 quilos a 35 quilos. É claro que você deve sempre levar em conta as instruções do fabricante.

Quantos comprar

Quando você for comprar sua prateleira você deve ter clareza sobre o número que você precisa. Basta pensar que uma prateleira pode ser muito pequena em uma parede grande. Na decoração há a chamada regra dos três ou a regra dos números ímpares. É baseado no fato de ter sido provado que o cérebro humano percebe composições de três ou ímpares elementos de forma mais atrativa.

A razão para isto é porque três é o número mais baixo que ele assimila como um padrão. É claro, você pode usar um número uniforme de prateleiras. Mas tenha em mente o acima exposto. Você terá uma composição que, como você já viu, será mais atraente. Além disso, também pode ser útil se você tiver apenas uma prateleira quando se trata de colocar elementos decorativos.

Resumo

Sem dúvida, as prateleiras são um grande recurso decorativo. Eles são muito práticos, pois oferecem a você um espaço de armazenamento interessante. Mas eles também são uma forma de decorar as paredes de qualquer cômodo da casa. É uma forma de destacar um objeto decorativo ou uma fotografia que é especial para você por qualquer motivo. Como você viu neste guia, há uma série de perguntas que você deve analisar a fim de fazer a melhor compra. Por exemplo, a forma da prateleira ou o material de que ela é feita.

Também o peso que ele pode suportar ou as medidas do espaço onde você quer colocá-lo. Além disso, você pode colocar o número de prateleiras que quiser, mas é sempre melhor escolher um número ímpar. Você achou o conteúdo deste guia de compras interessante? Se for o caso, compartilhe em suas redes sociais. Mas antes, deixe-nos um comentário.

(Fonte da imagem em destaque: Maximkabb: 40740752/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas