Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

10Produtos analisados

12Horas investidas

2Estudos avaliados

43Comentários coletados

Muito bem-vindo ao Sweetest Home, onde você encontra as análises mais completas de utensílios para o lar. Hoje vamos falar um pouco mais sobre o porta-rolos e como incorporá-los na decoração de seu banheiro.

Práticos, com eles é possível armazenar os rolos de papel higiênico que ainda não estão sendo utilizados, sem que você precise enfiá-los em um armário, facilitando a troca. Para mais detalhes e dicas, confira nosso artigo.

Primeiro, o mais importante

  • Em banheiros que juntam muita umidade, opte por porta-rolos fechados para não comprometer a integridade do papel.
  • Os rolos de papel higiênico possuem diferentes espessuras de acordo com sua metragem, então considere isso ao escolher seu modelo.
  • Hoje é possível encontrá-los em uma grande variedade de estilos, alguns já decorados. Você também pode personalizá-los em casa, ao seu gosto.

Os melhores porta-rolos: Nossas recomendações

Quem não deseja um banheiro dos sonhos? Para isso, é preciso olhar além dos itens mais essenciais, como um belo espelho ou uma pia enorme. Um porta-rolos é um ótimo exemplo de um detalhe funcional e que pode dar um charme a mais, combinando com sua decoração. Veja alguns exemplos.

O melhor modelo para quem busca simplicidade

Perfeito para quem procura um design mais clean, esse modelo oferece suporte para três rolos de papel higiênico. Ele é feito em metal, com pintura cromada. Pesando apenas 200 gramas, ele pode ser pendurado na parede.

O porta-rolos para quem deseja um modelo mais discreto

Uma ótima opção para quem quer guardar o papel higiênico com mais elegância, seja no closet, banheiro ou mesmo ao lado do vaso sanitário, esse modelo conta com suporte para três rolos. Feito em plástico de alta qualidade, ele se destaca pelo acabamento claro e fosco que combina com qualquer decoração.

A melhor opção para quem adora ler no banheiro

Fabricado em aço cromado, mais resistente e mais Abem-acabado, esse modelo para dois rolos se destaca por já contar com um revisteiro. Seu design permite que ele seja colocado no chão, sobre uma superfície ou preso na parede, oferecendo uma ótima versatilidade.

Guia de Compra

Ficar sem papel higiênico nunca é uma situação muito agradável. Ter que levantar-se para procurar por um novo rolo pode ser ainda pior. Por isso contar com um bom porta-rolos pode fazer toda a diferença.

Em nosso Guia de Compras vamos explicar um pouco mais sobre o produto, com dicas de decoração e informações úteis para o caso de essa ser sua primeira compra, ou caso você esteja procurando um novo modelo para substituição. Confira.

Imagem de porta-rolos com cor rose gold ao lado de lixeira.

Muitos porta-rolos também servem como suporte para o papel higiênico que está sendo utilizado. (Fonte: belchonock / 123RF.com)

Como incorporar o porta-rolos na decoração do meu banheiro?

Com um bom porta-rolos, não há necessidade de esconder os rolos de papel higiênico em um armário fechado. Ao invés disso, eles se podem unir toda sua praticidade a uma função decorativa.

Há uma grande variedade de modelos no mercado, em todos os formatos, tamanhos e feitos em diferentes materiais e estilos. Modelos de madeira e vidro, por exemplo, são ótimas pedidas para banheiros mais rústicos.

Seu banheiro é mais moderno? Os modelos de metal, geralmente cromados, combinam muito bem com uma decoração mais industrial. E temos os modelos de pano, que podem ser personalizados com uma porção de temas, o que pode fazer a diferença no banheiro social ou das crianças.

O importante aqui é considerar como ele vai combinar com outros elementos do seu banheiro, como a cortina para o box, um belo difusor e outras peças que acabam ganhando destaque na decoração.

foco

Você sabia que é possível usar aquele rolo de papelão quando o papel acaba para uma infinidade de coisas? Com um pouco de imaginação, eles podem ser usados como artesanato a caixas acústicas para seu celular.

Quais as vantagens e desvantagens dos porta-rolos?

Os porta-rolos possuem suas vantagens, afinal você pode ter mais de um rolo sempre à mão e, muitos modelos podem ser pendurados na parede, poupando espaço. Alguns ainda contam com revisteiros ou suporte para lixeira embutidos, tornando-os ainda mais versáteis.

No entanto, é preciso ficar atento a algumas desvantagens. Em muitos modelos, o papel fica exposto. Eles ocupam espaço e a maioria só oferece suporte para dois ou três rolos, de forma que você ainda precisa armazenar os restantes.

Vantagens
  • Você pode ter mais de um rolo de papel sempre à mão
  • Muitos modelos podem ser pendurados na parede
  • Alguns modelos possuem revisteiros ou suporte para lixeira embutidos
Desvantagens
  • Em muitos modelos o papel fica exposto
  • Eles ocupam espaço
  • A maioria só oferece suporte para dois ou três rolos

É possível pintar ou personalizar meu porta-rolos?

Sim, principalmente nos modelos de tecido ou madeira. Você pode optar por diferentes cores, inserir uma bela tipografia ou estampas divertidas. Com um pouco de imaginação, é possível tornar uma peça sem graça em um utensílio que se destaca pela beleza.

Mesmo nos modelos metálicos aramados, que costumam ser mais simples, uma bela pintura pode fazer toda a diferença, principalmente quando seu banheiro já conta com um esquema de cores bem definido. Veja abaixo um belo exemplo disso:

Vale a pena investir em um porta-rolos com revisteiro embutido?

Os revisteiros parecem ser uma bobagem nos dias de hoje, quando muitas pessoas não se separam de seus celulares, especialmente para ir ao banheiro.

Utilizar um belo jogo de revistas também pode dar mais vida ao banheiro.

Porém, utilizar um belo jogo de revistas também pode dar mais vida ao banheiro.

E, se você esqueceu seu celular para trás, contar com uma boa revista para passar o tempo continua sendo uma ótima opção. Essa pode ser uma boa ideia principalmente se você possuir um banheiro social, mais voltado para as visitas.

Em qualquer uma dessas situações, quando o porta-rolos já conta com o revisteiro embutido, você poupa espaço e até mesmo dinheiro, já que não será preciso comprar uma outra peça apenas para colocar algumas revistas.

Critérios de Compra: O que considerar antes de comprar um porta-rolos

Pode parecer bobagem, mas um bom porta-rolos pode fazer a diferença em um banheiro, especialmente nos que são maiores. Ninguém quer ficar sem papel higiênico quando precisa.

Mas, antes de realizar a compra, é preciso estar atento a alguns critérios para escolher o modelo ideal, que combine beleza e praticidade. Veja os pontos a seguir:

  • Material
  • Tamanho
  • Capacidade
  • Estilo

Depois de verificar cada um desses tópicos, você saberá tudo o que é preciso sobre o porta-rolos e como incorporar todos seus benefícios ao seu banheiro.

Material

Um dos principais fatores que você deve levar em consideração ao escolher um porta-rolos é o material. Atualmente, a maioria dos modelos é produzido em metal aramado, plástico ou tecido.

Também é muito comum encontrar modelos de crochê e até mesmo em madeira. Nesse caso, vale a pena conferir se seu banheiro costuma ficar muito úmido ou se o porta-rolos não fica muito próximo do chuveiro.

A não ser pelo plástico, a maioria dos outros materiais citados aqui podem sofrer danos caso sejam expostos durante muito tempo a água ou umidade.

Imagem de um porta rolos de madeira com três rolos de papel higiênico.

Os porta-rolos de madeira são mais rústicos, mas vale a pena investir em uma boa pintura para conservar sua integridade. (Fonte: Chakarin Iampichit / 123rf)

Tamanho

Inevitavelmente, os porta-rolos ocupam espaço. Isso pode ser um problema especialmente em banheiros mais compactos. Então, antes de realizar a compra, lembre-se sempre de conferir as especificações do fabricante.

Modelos com revisteiro ou suporte para lixeira embutidos costumam ser maiores. Uma boa opção para espaços mais apertados são os modelos que já contam com suporte para o rolo que será utilizado.

Também é comum encontrar porta-rolos com suporte para serem pendurados na parede, ou então que podem ser colocados sobre uma bancada. Essa é uma boa opção para otimizar melhor o espaço e não deixar o banheiro muito congestionado.

Capacidade

O tamanho também costuma afetar a capacidade. Quanto maiores eles forem, mais rolos podem ser armazenados de uma só vez. A maioria dos modelos se concentra em oferecer capacidade de dois a três rolos.

O que, convenhamos, muitas vezes é tudo o que você precisa. A grande desvantagem aqui é que a maioria dos pacotes de papel higiênico possuem bem mais rolos do que isso, então pode ser necessário um armário para armazenar o restante.

De qualquer forma, quanto maior a capacidade, mais tempo será necessário para realizar a troca, então escolha de acordo com suas necessidades.

Imagem de um rolo de papel higiênico vazio em um banheiro.

Tem coisa pior do que ficar sem papel higiênico quando você mais precisa? Um bom porta-rolos elimina esse problema. (Fonte: makasanaphoto / 123rf)

Estilo

Como você pôde ver em nossa análise, não há nada que impeça o porta-rolos de ser usado como peça decorativa, além de toda a sua praticidade. E, sabendo disso, as marcas investem em diversificar bem o design de suas peças.

Não há restrições aqui, basta encontrar o modelo que vai combinar melhor com a temática e o esquema de cores do seu banheiro. Desde os modelos mais simples, de pano, aos mais elegantes, em metal e vidro, opte sempre por uma peça que não destoe.

(Fonte da imagem destacada: belchonock / 123RF.com)

Por que você pode confiar em mim?

Redatora e psicóloga, é uma entusiasta de gadgets, jogos e utilidades. Adora escrever e experimentar inovações que podem tornar a vida mais prática.