
Como escolhemos
As fotos são uma ótima maneira de guardar recordações preciosas e momentos importantes em nossas vidas. Com o avanço da tecnologia, hoje é possível exibi-las em uma porta-retrato digital.
Se você já tem um pouco mais de idade, provavelmente passou pelo tempo em que revelar as fotos era um verdadeiro martírio, com filmes queimados e longos tempos de revelação que exigiam um profissional.
Hoje vamos falar da evolução das fotos digitais e como exibi-las em sua casa de forma muito mais prática e moderna. Então, não deixe de acompanhar nossa análise completa.
Índice
Primeiro, o mais importante
- A maior vantagem dos porta-retrato digitais é a possibilidade de armazenar várias fotos. Por isso, antes de comprar, confira sua capacidade interna.
- Também é importante estar atento ao tamanho do display para ter certeza que as fotos ficarão bem enquadradas e sem perder a qualidade.
- Antes de comprar, verifique se ele funciona na vertical e horizontal ou só em um posicionamento.
Os melhores porta-retratos digitais do mercado: Nossas escolhas
Os porta-retratos digitais ainda estão se popularizando no Brasil, e é bem provável que vai demorar algum tempo até que eles acabem substituindo de vez os modelos mais tradicionais.
Para ajudá-lo a encontrar o modelo ideal, confira nosso Ranking com alguns dos mais modernos do mercado.
- Porta-retrato digital com tela de 7 ou 8 polegadas
- Uma opção de porta-retrato digital inteligente
- O porta-retrato digital com melhor custo benefício
Porta-retrato digital com tela de 7 ou 8 polegadas
Para quem procura um porta-retrato digital com excelente acabamento e de altíssima qualidade, o modelo da Aluratek é a opção ideal, com opções de tela de 7 e 8 polegadas e resolução de 1024x600 pixels. Suporta cartão de até 32 GB e também USB, você pode configurar facilmente a transição das fotos.
Uma opção de porta-retrato digital inteligente
Se você adora tirar fotos com seu celular, o porta-retrato digital da Minolta será perfeito para sua casa, já que ele oferece suporte a uma grande variedade de formatos de fotos e vídeos, em uma tela LCD de 10 polegadas. É touchscreen, muito fácil de configurar, pode ser conectado com o celular por bluetooth, mas também tem tem entrada USB e de cartão SD.
O porta-retrato digital com melhor custo benefício
Este porta-retrato digital tem um ótimo custo benefício, além de ser muito prático. Com uma tela de 7 polegadas, possui portas USB, SD card e Mini USB, também conta com as funções de relógio, calendário e alarme. Você pode personalizar a transição dos slides. Também acompanha um controle remoto.
Guia de compra
Hoje praticamente todo mundo tem um celular com uma câmera fotográfica, o que permite que as pessoas tirem fotos de alta qualidade com muito mais facilidade.
Porém, exibir essas fotos ainda é um problema, já que uma impressora de foto pode ser um investimento caro, e a tinta e o papel também não saem muito barato. É por isso que o porta-retrato digital vem ganhando tanto destaque.
Mas, por se tratar de uma novidade, veja nosso Guia de Compra com mais informações sobre o produto antes de realizar sua compra, assim você vai garantir que escolheu o melhor modelo.
O que é um porta-retrato digital?
Outra grande vantagem é que você pode fazer slides com várias fotos que vão se alternando ao longo do dia, além de poder configurar brilho, contraste e outras opções para obter maior qualidade de exibição.
E, por ser um artigo tecnológico, muitos porta-retrato digitais também contam com opções como alarme e calendário. Muitos modelos também já contam com controles remotos que facilitam a acessibilidade. Por esses e outros motivos, é uma questão de tempo até abandonarmos de vez os modelos convencionais.
Quais as vantagens e desvantagens de um porta-retrato digital?
Muitos modelos possuem funcionalidades extras, acesso através de controle remoto e permitem maior possibilidade de editar suas fotos.
No entanto, é preciso estar atento a algumas desvantagens. Muitos modelos precisam ser ligados em uma tomada ou exigem o uso de baterias. A resolução das fotos pode ser prejudicada e existem menos opções de design disponíveis no mercado, o que pode tornar difícil encaixá-lo em sua decoração.
Como usar um porta-retrato digital?
Uma vez que as fotos tenham sido transferidas, muitos modelos permitem que você as edite, gire ou adicione efeitos. Muitos modelos já contam com controle remoto, permitindo que você acesse todas as configurações de forma ainda mais simples, configurando até mesmo a opção de slide, para que o porta-retrato exiba as fotos na sequência que você preferir.
Quanto custa?
Modelos maiores e mais complexos, com mais funcionalidades de edição de fotos e maior capacidade podem ser encontrados de R$ 100 a R$ 300. Pode parecer caro, mas considerando sua versatilidade, ele se torna um excelente investimento para sua casa.
Onde comprar?
Nesse caso, é mais fácil recorrer a internet, seja em lojas de comércio eletrônico ou em grandes distribuidores como a Amazon, que já conta com várias opções em seu catálogo de vendas. E o melhor, entrega em sua casa com toda segurança e praticidade que você merece.
Critérios de Compra: O que considerar antes de comprar um porta-retrato digital
Guardar aqueles velhos álbuns de fotografia é coisa do passado. Hoje, com a evolução das mídias digitais, é mais do que natural que o porta-retrato acompanhe a nova onda.
Mas, apesar de todas as suas vantagens, ainda é um investimento relativamente caro, por isso é importante escolher bem qual o modelo que se encaixa melhor em suas necessidades.
Análise os tópicos abaixo para encontrar o modelo que mais te agrada e você terá um verdadeiro show de imagens e até de sons na sala de sua casa.
Tamanho
Em um porta-retrato digital, existem dois tipos de tamanho ao qual você deve estar atento: um deles é o tamanho geral da peça, o outro se trata do tamanho da tela, medido em polegadas.
Além de ser uma informação importante para você saber se ele se enquadra bem onde você quer colocá-lo, o tamanho da tela é o grande diferencial aqui, já que ele pode influir diretamente na exibição e resolução da foto, o que é medido em pixels.
Uma vantagem é que a maioria dos modelos permite a exibição tanto na posição vertical quanto horizontal, mas é preciso que você configure as fotos corretamente para que elas não fiquem fora de enquadramento.
Capacidade
A maior vantagem do porta-retrato digital quando o comparamos com os modelos tradicionais, é que neles você pode exibir uma grande variedade de fotos, não ficando limitado a apenas uma.
Então, ao invés de ter vários porta-retratos, você pode se focar apenas em um produto, utilizando toda sua capacidade de armazenamento. A maioria das fotos que tiramos hoje ocupam relativamente pouco espaço, então mesmo um porta-retrato digital com pouca capacidade será capaz de exibir mais de uma foto.
Agora, se você pretende fazer uma verdadeira exibição com todas as suas fotos preferidas, vale a pena verificar a capacidade interna. E, vale lembrar, muitos modelos não possuem um HD, então é necessária a utilização de um pen drive ou cartão de memória.
Forma de transferência
Outro fator ao qual você deve estar atento é a forma de transferência das fotografias. Como dissemos no tópico anterior, praticamente todo modelo de porta-retrato digital já conta com entradas USB e para cartões de memória.
É através dessas entradas que será realizada a transferência das fotos. Alguns modelos já possuem conexão Wi-Fi, permitindo que você faça a transferência sem a necessidade de cabos, diretamente do seu computador, tablet ou celular.
Versatilidade
Além de exibir uma grande variedade de fotos em um só produto, os porta-retratos também contam com funcionalidades extras, como alarme, a exibição de calendário e até mesmo maiores recursos de edição de imagens.
A maior das versatilidades, no entanto, fica por conta do controle remoto. Já pensou trocar e configurar de forma muito mais fácil as fotos que estão sendo exibidas sem precisar levantar do sofá? Esse é um pequeno investimento que vale a pena.
(Fonte da imagem destacada: lightfieldstudios / 123RF)