Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

8Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

48Comentários coletados

Seja bem-vindo ao Sweetest Home! Hoje nós vamos falar de um produto que combina a delícia do café com o máximo de organização e estilo: o porta-cápsulas.

Cafeteiras com cápsulas são elogiadas por sua conveniência. Mas você sabe o que não é conveniente? Ter que armazenar dezenas de cápsulas em um lugar só. Para resolver este problema, as empresas criaram todos os tipos de diferentes porta-cápsulas.

Neste artigo vamos abordar tudo que você deve saber sobre eles para escolher o mais indicado para suas necessidades, como critérios de escolha, vantagens, desvantagens e os modelos mais incríveis disponíveis no mercado.

Primeiro, o mais importante

  • Antes de mais nada, pense no espaço onde você irá colocar seu porta-cápsulas.
  • Opte por porta-cápsulas que comportem uma boa quantidade de cápsulas de café para não ter que reabastecer constantemente.
  • Observe se o design do seu porta-cápsulas combina com o estilo de sua cozinha.

Ranking: Os 4 melhores porta-cápsulas

Não há como negar que as mais recentes máquinas de fabricação individual de café são convenientes, e você pode usá-las para fazer uma enorme variedade de bebidas, do chá ao chocolate quente. No entanto, é preciso manter todas essas cápsulas organizadas.

Então, se você está procurando uma maneira rápida e fácil de fazer isso, confira nossa seleção de porta-cápsulas de café, que facilitam a escolha do sabor e a localização da bebida que você deseja.

1º - Porta-Cápsulas Brabantia em Inox

Este porta-cápsula de café pode armazenar até 24 cápsulas. Ele tem seis slots diferentes para manter os sabores separados, se você desejar. Além disso, conta com espaço para itens extra no topo.

É feito de um material metálico resistente com acabamento cromado. As cápsulas deslizam facilmente para dentro e para fora da unidade e podem ser organizadas pelo sabor para manter sua cozinha livre de bagunça.

2º - Porta-Cápsulas Café Nespresso Lyor

Esta unidade no estilo carrossel gira 360 graus e pode comportar 40 cápsulas. O design do porta-cápsulas é clean e perfeito para qualquer cozinha. Além disso, ele tem uma base de feltro para não deixá-lo escorregar do balcão e possui um acabamento cromado que fica ótimo em qualquer decoração da cozinha.

O porta-cápsulas pesa um pouco mais de 4,5 kg e é resistente para que não caia quando for preenchido com cápsulas de café. Ele possui 37 centímetros de altura e menos de 11 centímetros de largura, por isso cabe facilmente na maioria dos espaços no balcão de cozinha.

3º - Porta-Cápsulas Dolce Gusto

Este porta-cápsulas conta com uma gaveta para manter as cápsulas de café organizadas. Ele pode conter até 16 cápsulas, que ficam bem separadas e visíveis.

O design do produto é super atrativo e fino, sendo perfeito para quem quer deixar as cápsulas arrumadas e ao mesmo tempo decorar a cozinha. Além disso, o porta-cápsulas é feito de MDF bem resistente e possui uma cobertura transparente.

4º - Porta-Cápsulas Metal Cactus Urban

Este porta-cápsulas de café é projetado para uma organização super divertida. A unidade é feita de metal e tem um visual atraente para ir com qualquer cozinha, já que conta com um formato de cacto bastante único.

Sua estrutura pode armazenar até 24 cápsulas. Para completar, ele é super resistente por ser produzido em aço e ainda conta com uma base firme o que faz com que ele não tenha risco de cair da bancada.

Guia de Compra

Após comprar sua máquina de café de cápsulas, é inevitável que, ao longo do tempo, você vá acumulando uma enorme quantidade de cápsulas de todos os sabores e gostos. Principalmente porque é muito mais prático comprar várias de uma só vez. Mas como guardar isso tudo?

É aí que entram os porta-cápsulas, eles são uma ferramenta perfeita para quem precisa manter todos esses itens organizados. Por saber da importância deste produto, preparamos um guia para você escolher o modelo perfeito para você.

Cápsulas organizadas em porta-cápsulas.

O porta-cápsulas organiza e decora o ambiente. (Fonte: mulevich / 123rf)

O que é um porta-cápsulas e para que serve?

Atualmente, as máquinas de fazer café que utilizam cápsulas estão presentes em todos os lugares, tanto em casa como no trabalho. A verdade é que elas já fazem parte da rotina de milhares de brasileiros. E claro, para fazermos uso delas, nós precisamos de diversas cápsulas de sabores e cores diferentes.

No entanto, para que usar este tipo de cafeteira não se torne um verdadeiro pesadelo, é necessário ter um local para organizar todas as cápsulas, é aí que entra o porta-cápsulas. Com este item você foge da dor de cabeça de ter que ficar procurando em gavetas e armários por seu sabor preferido de café.

Cápsulas organizadas em porta-cápsulas.

Cada cafeteira possui um tamanho diferente de cápsula, por isso, ao comprar seu porta-cápsulas, verifique o tamanho dos espaços. (Fonte: dokabalint / Pixabay)

Quais as vantagens e desvantagens de um porta-cápsulas?

A maior vantagem de utilizar um porta-cápsulas pode ser resumida em apenas uma palavra: organização. Este item é, sem dúvidas, indispensável para que suas cápsulas não fiquem bagunçadas no fundo de uma gaveta ou amontoadas dentro de um armário. Mas as vantagens deste produto não se resumem por aí.

O porta-cápsulas é um ótimo item de decoração, pois as cápsulas coloridas bem arrumadas dão um toque especial à decoração. Além disso, ele faz com que o uso seja muito mais prático, podendo ver tudo dividido por sabores, você terá mais facilidade de achar exatamente o que você procura.

No entanto, nem tudo são flores. A desvantagem deste produto é que ocupam espaço na cozinha, apesar de que você pode escolher modelos para fixar nas paredes e economizar espaço. Além disso, um porta-cápsulas pode ser bem caro, dependendo do modelo.

Vantagens
  • Ajuda na organização
  • Aumenta a praticidade
  • É um item decorativo
Desvantagens
  • Ocupa espaço na cozinha
  • Pode ser caro

Quais os diferentes tipos de porta-cápsulas?

As cápsulas são diferentes e todas eles têm um sabor único para oferecer. Elas não se limitam só ao café, podem ser de chá, chai, chocolate quente e muito mais. No entanto, é preciso saber armazená-las. Mas fique tranquilo, pois a diversidade de porta-cápsulas também é enorme. Confira alguns modelos.

Bandeja: Este porta-cápsulas é um sistema de armazenamento que fica sob a máquina. Há muitas pequenas variações, mas geralmente as cápsulas são armazenadas em uma única gaveta, que é de fácil acesso.

Gaveta: Este porta-cápsulas é bem parecido com a bandeja, mas não fica empilhado sob a sua máquina de café.

Carrossel: Este porta-cápsulas é um sistema de armazenamento vertical rotativo. Alguns têm compartimentos para cada cápsula, enquanto outros permitem empilhar cápsulas e puxar uma da parte superior a cada vez. A vantagem principal deste tipo é que é possível armazenar grandes quantidades de cápsulas nele.

Rack de parede: Ele é sistema de armazenamento de cápsula empilhável que fica pendurado em uma parede ou armário de cozinha.

“The Connect Four”: Você conhece aquele jogo em que você se reveza empilhando fichas tentando conseguir quatro seguidas? Este porta-cápsulas se parece muito com ele. As cápsulas são empilhadas de forma lateral, sem ocupar muito espaço.

Cubo: Este porta-cápsulas é simplesmente um cubo! Basicamente, é apenas um contêiner para armazenar suas cápsulas sem que elas estejam muito organizadas.

Cápsulas de café soltas em porta-cápsula.

Você pode encontrar porta-cápsulas de todos os tipos e com as mais diversas capacidades no mercado. (Fonte: ThomasWolter / Pixabay)

Quanto custa?

Um porta-cápsulas é um item que pode variar bastante de preço, pois seu valor depende bastante do tamanho, tipo e, principalmente, do design, já que é muito utilizado com item de decoração na cozinha.

No entanto, é possível achar bons porta-cápsulas por cerca de R$ 40. Nessa faixa de preço, os porta-cápsulas costumam ser mais simples no quesito design, mas com ótima durabilidade e capacidade.

Se você desejar modelos mais modernos e estilosos, será necessário desembolsar pelo menos R$ 60 para adquiri-los. Mas são um verdadeiro investimento na beleza de sua cozinha.

Caio Fernando AbreuEscritor

"Um café e um amor. Quentes, por favor. Para ter calma nos dias frios, pra dar colo quando as coisas estiverem por um fio."

Onde comprar?

Normalmente, ao comprar sua cafeteira de cápsulas, as lojas deste produto também oferecem um porta-cápsulas. No entanto, comprar nessas lojas especializadas não costuma ser uma boa escolha pelo preço elevado e a falta de variedade.

A melhor escolha é comprar em sites como Lojas Americanas e Amazon, que oferecem uma grande diversidade de produtos a um preço justo, além de uma entrega super rápida e eficiente.

O mercado oferece vários produtos que vêm com características e especificações diferentes, com o objetivo de atender todos os tipos de necessidades e desejos. Eles também oferecem diferentes capacidades de retenção, que ajudam os indivíduos a determinar o que melhor se adequa à sua preferência.

Cápsulas de café coloridas na mesa.

Uma boa dica na hora de usar seu porta-cápsulas e separá-las por cores e sabores. (Fonte: CITYEDV / Pixabay)

Critérios de compra: Fatores que lhe permitem comparar porta-cápsulas

Ao pesquisar pela grande variedade de porta-cápsulas de café, recomenda-se que você fique atento a alguns critérios importantes como:

  • Capacidade
  • Tamanho das cápsulas
  • Ambiente
  • Design

Dito isso, vamos detalhar cada um desses itens para que você possa escolher o melhor porta-cápsulas para se manter organizado.

Quantidade de cápsulas

O critério mais importante a ser observado é a quantidade de cápsulas a se armazenar. Se você possui um grande estoque, alguns modelos de gaveta são mais recomendados, pois possuem capacidade muito maior que as de mesa ou de parede.

Considere quantas pessoas usam a máquina, e também a frequência de uso para essa escolha.

Tamanho das cápsulas

Outro fator importante é o tamanho das cápsulas, pois há tipos de cápsulas diferentes no mercado e nem todas cabem em todos os tipos de porta-cápsulas.

Se você tem cápsulas de diferentes tamanhos, o ideal é que você compre um porta-cápsulas que não seja de encaixe, para que você tenha mais flexibilidade na organização.

Mesa com cafeteira, xícaras e porta-cápsulas.

Opte por um porta-cápsula bonito e atraente, que vá ficar bem com o estilo de sua cozinha. (Fonte: milesaorund / 123RF)

Ambiente

Vale considerar também o ambiente onde você pretende guardar suas cápsulas, principalmente se forem muitas e se sua cozinha não contar com muito espaço. Por isso, avalie se você deseja colocar seu porta-cápsulas pendurado, sobre a mesa, dentro de uma gaveta ou até mesmo em outro ambiente da casa.

Hoje em dia, além de organizar, esse produto também serve para decorar o ambiente, porém, você precisará de espaço para deixá-lo exposto.

Design

Como vimos, um porta-cápsulas não serve somente para guardar seu café, mas também como um item que vai deixar a sua cozinha mais bonita e agradável.

Ele é, sem dúvidas, um objeto que deve ter seu design escolhido com cuidado para combinar com o estilo da cozinha ou simplesmente com as cores da cafeteira escolhida. Tente achar uma harmonia entre seu porta-cápsulas e o restante da sua decoração.

(Fonte da imagem destacada: AJEL / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por pesquisar e sempre por dentro das novidades relacionadas a móveis, eletrodomésticos e utensílios para casa, Camila escreve no Sweetest Home para compartilhar com o leitor tudo o que de mais interessante descobre em suas pesquisas.