Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

6Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

47Comentários coletados

Bem-vindo ao Sweetest Home! Você trabalha com artesanato, marcenaria, carpintaria ou mexe com madeira simplesmente por hobby? Não importa: Em qualquer uma dessas situações, ter a melhor ferramenta é fundamental. Você precisa de uma plaina elétrica Makita em sua oficina!

A plaina elétrica é a ferramenta responsável pelo acabamento da madeira: Retira rebarbas, nivela, desengrossa e permite desenhos especiais. Mas por que a Makita é a marca que você deve escolher e o que os modelos dessa gigante japonesa te oferecem? Fique conosco e descubra as respostas no decorrer desse artigo!

Primeiro, o mais importante

  • As plainas elétricas são importantes ferramentas para trabalho em madeira. Artesãos, marceneiros, carpinteiros e funcionários de certas indústrias precisam delas.
  • A Makita é uma marca que se preocupa muito com a tecnologia e a ergonomia de suas ferramentas e oferece plainas elétricas de extrema qualidade.
  • Existem três tipos de plainas elétricas fabricadas pela Makita: Comum, côncava e de desengrosso. Todas têm suas utilidades para determinados profissionais.

As melhores plainas elétricas Makita: Nossas recomendações

A Makita oferece diferentes tipos e tamanhos de plainas elétricas. Para começarmos esse artigo com o pé direito, decidimos te apresentar alguns dos melhores.

Uma plaina elétrica Makita de entrada

Dentre as plainas elétricas que a Makita fabrica visando iniciantes, a M1902G é uma das melhores. Ela tem 580 W de potência, alcança até 16.000 rotações por minuto e tem largura de corte máxima de 82 mm. Segue todas as normas de segurança da ABNT e conta com um design bastante ergonômico.

O modelo mais completo

A linha de plainas elétricas KP da Makita é um pouco mais evoluída, e o modelo KP0800K merece destaque. Além da potência de 620 W e da profundidade de corte de 2,5 mm, ela tem um punho otimizado que facilita a pegada e o manuseio, acompanha calibrador de faca, guia e uma linda maleta para armazenamento.

A melhor plaina de desengrosso Makita

Profissionais sabem que ter uma plaina de desengrosso também pode ajudar muito. Esse é um modelo muito potente, com 1650 W, pode alcançar até 3 mm de corte por passada e 8500 rotações por minuto. É bastante compacta e permite um fácil transporte. Acompanha chave T, chaves allen e suporte magnético.

Guia de compra

Chegamos ao setor todo desenvolvido para tirar as suas dúvidas! Afinal, por que escolher uma plaina elétrica Makita? O que diferencia essa marca da concorrência? Quais suas vantagens e desvantagens?

Fique conosco para descobrir tudo isso!

Imagem mostra um carpinteiro trabalhando em uma oficina.

A plaina elétrica é uma ferramenta fundamental para carpintaria. (Fonte: Stanislav Komogorov/ 123rf.com)

Quais as vantagens das plainas elétricas Makita?

A Makita é uma das marcas de ferramentas mais confiáveis do Brasil. Ela aplica tecnologia de ponta em cada modelo que produz, fazendo com que o usuário esteja sempre satisfeito. Outra grande preocupação bastante elevada é com a ergonomia.

É possível escolher entre diversas plainas elétricas Makita, desde modelos básicos de entrada, até outros que servem para profissionais com grandes demandas. Também há divisões entre ferramentas portáteis e outras de mesa, que podem ser usadas apenas em estúdio.

Além da tecnologia, da durabilidade e da ergonomia, com a Makita você sabe que tem acesso a uma ampla rede de assistência técnica, a um relacionamento com o consumidor de primeira linha e a uma empresa que fabrica suas ferramentas no Brasil, barateando o custo das peças.

O único ponto negativo da Makita é que suas plainas elétricas têm preços um pouco acima da média do mercado.

Veja na tabela a seguir vantagens e desvantagens das plainas elétricas da Makita:

Vantagens
  • Ferramentas oferecem o que há de mais moderno na tecnologia
  • Versatilidade: Modelos para iniciantes e profissionais
  • Extremamente ergonômicas
  • Ampla assistência técnica e ótimo relacionamento com o consumidor
Desvantagens
  • Preços um pouco acima da média em relação à concorrência

Quais as características especiais das plainas elétricas Makita?

Como você deve saber, a plaina elétrica é uma ferramenta responsável por trabalhos detalhados em madeira. Ela permite, por exemplo, desbaste, encrave, retirada de irregularidades, de rebarbas e acabamentos gerais em superfície.

No caso da Makita, as ferramentas apresentam algumas características especiais que fazem delas as melhores do mercado.

Quando o assunto é segurança, podemos destacar o duplo isolamento do motor, o controle especial de velocidade, as proteções contra sobrecarga e contra curto-circuito e o desligamento automático.

Várias plainas elétricas da Makita ainda são ótimas para ajudar na limpeza, uma vez que contam com adaptador para saco de aspirador de pó. Assim, as partículas e resíduos não vão para o chão ou para a mesa de trabalho.

Com excelentes potência, giros por minuto e profundidade de corte, até mesmo os modelos mais básicos de plaina elétrica da Makita já são de extrema qualidade.

foco

Você sabia que a plaina elétrica é uma ferramenta que pode produzir altos níveis de ruído? É recomendado usar um protetor auricular durante o manuseio, bem como óculos de proteção e luvas. Sempre cuide de sua segurança!

Quais os tipos de plaina elétrica Makita?

A Makita oferece plainas elétricas para todos os gostos: Tanto para iniciantes, quanto para profissionais experientes, como para quem faz serviços específicos.

Das plainas elétricas simples, há duas linhas: A primeira, com modelos começando com M, é mais simples, oferecendo menor potência, mas preço mais acessível. A segunda, de sigla KP, é um pouco mais avançada, podendo atingir especificações técnicas bem maiores.

A plaina côncava é quase que uma exclusividade da Makita e serve para criar arcos em madeira. Ela deve ser usada com as duas mãos e é ideal para trabalhos específicos que peçam por curvas no acabamento da peça.

Outra ferramenta que a Makita oferece é a plaina de desengrosso, que serve principalmente para madeira maciça. Ela é mais potente, pois trabalha com peças mais difíceis e, como o nome diz, tem a função de desengrossar o material.

Abaixo, comparamos os três tipos em uma tabela:

Plaina elétrica comum Plaina côncava Plaina de desengrosso
Potência De 600 a 2000 W 1050 W 1650 W
Quando usar Trabalhos diversos em todos os tipos de madeiras Serviços que pedem por curvas nas madeiras Trabalhos que exijam desengrosso de madeira
Quem deve usar Quem trabalha com madeira por hobby e profissionais Artesãos e marceneiros Artesãos e marceneiros

Quais itens são indispensáveis para uma plaina elétrica Makita?

O principal acessório de uma plaina elétrica é a lâmina. É ela que vai entrar em contato direto com a madeira. Você pode ter um bom conjunto desses utensílios para fazer trabalhos variados. Cada um é mais apropriado para determinadas situações e formatos de cortes ou desbastes.

É importante ter um acessório para afiar as lâminas da plaina elétrica.

Também é importante ter um material para afiar essas lâminas. Entre acessórios opcionais, estão os sacos de aspiradores de pó oferecidos na maior parte dos modelos da Makita, maletas para transporte e suportes para canhotos.

Também são indispensáveis as guias, que podem ser retas ou curvas. Elas auxiliam o direcionamento dos cortes na madeira, permitindo que o artesanato seja feito de maneira perfeita. É necessário talento para usar uma plaina elétrica!

Como funciona a assistência técnica das plainas elétricas Makita?

A Makita é uma marca com uma excepcional rede de assistência técnica: São nada menos do que 950 oficinas autorizadas espalhadas por todo o território brasileiro. Você só precisa entrar no site e digitar seu CEP para saber qual é a mais próxima.

A maior parte dos modelos tem garantia de fábrica que permite reparos gratuitos nas assistências técnicas autorizadas. Como o relacionamento com o cliente também é ótimo, com alto nível de aprovação na plataforma Reclame Aqui, ter uma plaina elétrica Makita é sinônimo de tranquilidade.

Quanto custa e onde comprar uma plaina elétrica Makita?

Os valores das plainas elétricas Makita variam de acordo com o tipo e com as especificações técnicas. Encontramos modelos que vão desde cerca de R$ 300 até outros, principalmente de desengrosso, que chegam a R$ 3.000. O mais importante é escolher o que se adequa às suas necessidades.

Lojas especializadas em ferramentas e em marcenaria são boas opções para a compra de uma plaina elétrica. Nós recomendamos que você faça a aquisição online: A Amazon brasileira é cheia de ótimos modelos. Confira também Amazon internacional e Mercado Livre.

Critérios de compra: Fatores para a escolha da sua plaina elétrica Makita

Você já sabe que a Makita oferece as melhores plainas elétricas. Agora, falta escolher o modelo ideal. Selecionamos quatro critérios técnicos que podem te ajudar:

A seguir, explicaremos um pouco sobre cada um deles!

Sistema de coleta

Durante o uso da plaina elétrica Makita, muito pó e muita sujeira são produzidos. As partículas que saem da madeira vão precisam ser coletadas de alguma forma, caso contrário, o trabalho com a limpeza será árduo depois.

O sistema de coleta mais recomendado, presente em vários modelos, é o que acopla um saco similar ao de aspirador de pó à ferramenta. Se você busca por praticidade, sem dúvidas deve optar por uma ferramenta que conte com tal funcionalidade!

Imagem mostra uma pessoa usando uma plaina elétrica ao lado de uma pilha de resíduos.

O uso da plaina elétrica produz uma grande quantidade de resíduos. (Fonte: Kostic Dusan/ 123rf.com)

Potência

Sempre uma das principais especificações técnicas das ferramentas, a potência de uma plaina elétrica indica com que facilidade ela consegue trabalhar em materiais mais duros e o quanto o motor consegue te entregar em velocidade e facilidade no serviço.

A potência das plainas elétricas Makita varia entre 600 e 2000 W.

A potência das plainas elétricas da Makita varia entre 600 W e mais de 2000 W. Mas você não precisa se preocupar: Apenas para serviços profissionais, em larga escala ou em determinados tipos de madeira é necessário usar uma ferramenta que alcance os maiores valores.

Para trabalhos simples de artesanato e na maioria das madeiras, os modelos de entrada da Makita já oferecem mais do que o suficiente para um serviço simples e eficiente!

Profundidade e largura de corte

Uma das principais especificações de uma plaina elétrica é a profundidade de corte. Com ela, você saberá o quanto pode ir fundo em uma madeira e que tipo de reparos e ajustes pode fazer em cada peça. De maneira similar, também há a largura de corte.

Você precisa conhecer que tipo de trabalho pretende fazer nas madeiras para saber se precisa ou não que a sua plaina elétrica Makita ofereça grandes números de profundidade e largura de corte. Na maioria das vezes, modelos intermediários são mais que suficientes.

Vibração e ruído

A Makita investe muito para que suas plainas elétricas tenham baixo nível de ruído. Ainda assim, caso esse seja um critério importante para você, é bom observar essa especificação e escolher um modelo que produza barulhos incômodos de maneira quase imperceptível.

Da mesma forma, a vibração está presente na maior parte das plainas elétricas e a Makita tem sistemas de qualidade para controlá-la. Se você se incomoda com uma ferramenta vibrando, pode escolher os modelos mais tecnológicos para o controle dessa trepidação.

(Fonte da imagem destacada: Svetlana Evgrafova/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

César Ferreira Formado em Engenharia Industrial
César é apaixonado por carros. Talvez tenha sido essa paixão que o levou a, desde pequeno, querer entender como as coisas funcionam. Essa curiosidade, por sua vez, lhe fez cursar Engenharia Industrial. Hoje, ele presta consultoria para pequenas e médias empresas e, nas horas vagas, deixa seu carro - e o de seus amigos - cada vez mais tecnológicos e especiais.
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.