Na foto um quarto de casal com decoração em cinza e branco.
Ultima atualização: 30 de abril de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

12Horas investidas

2Estudos avaliados

65Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Apostar em itens de decoração é a melhor maneira de deixar os ambientes mais bonitos e com a cara de quem vive neles. Bons produtos para isso são as placas decorativas e hoje vamos falar especialmente das placas decorativas para quarto.

Essa peça de decoração surgiu há relativamente pouco tempo, mas já caiu no gosto dos consumidores. Isso porque tem bom valor, está disponível em diversos modelos e ainda é muito fácil de instalar. Ficou curioso? Então continue lendo para saber tudo sobre ela!




Primeiro, o mais importante

  • As placas decorativas para quarto podem ser usadas em quartos de adultos, crianças, adolescentes e casais, não existindo nenhuma restrição com relação a isso.
  • Elas estão disponíveis em diversas estampas e cores e, graças a isso, combinam com todos os estilos de decoração.
  • As principais vantagens desse produto são o seu preço e facilidade de instalação, sendo que muitas opções podem ser fixadas na parede através de fitas dupla face.

Melhores placas decorativas para quarto: nossas escolhas

Muitas são as opções de placas decorativas para quarto disponíveis para compra, o que torna difícil de saber quais realmente valem o investimento. Por isso, agora vamos te mostrar quais são as melhores, confira:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre as placas decorativas para quarto

Se você está querendo usar as placas decorativas para quarto na sua decoração, mas ainda tem dúvidas sobre esse produto, seus problemas terminam agora. Isso porque a seguir vamos responder as perguntas mais comuns sobre elas.

Na foto um casal deitado na cama se beijando.

A placa decorativa para quarto decora a parede e pode deixar o ambiente mais divertido e cheio de personalidade. (Fonte: Toa Heftiba/ Unsplash)

O que são as placas decorativas para quarto?

As placas decorativas para quarto são peças que têm sido muito utilizadas para trazer mais personalidade para esse ambiente.

Muitas vezes colocadas nas paredes, elas costumam ser produzidas a partir dos mais variados temas, existindo modelos com frases motivacionais, desenhos e muito mais.

Esse é um item que pode ser produzido em madeira, metal e papel e que apresenta valor bastante acessível. Graças a isso, não é difícil de criar uma decoração o utilizando.

Além disso, outro ponto positivo é que as placas decorativas para quarto combinam com as mais diversas situações. Então, podem ser usadas em quartos de bebê, criança, adolescentes, adultos e casais.

Qual a diferença entre placa decorativa e quadro?

Por ser um produto relativamente novo, é normal existirem dúvidas sobre a diferença entre placa decorativa e quadro.

Esses dois itens têm como função serem utilizados para decorar os ambientes, mas a estrutura deles é diferente.

A placa decorativa pode ser chamada de uma variação moderna e divertida dos quadros que apresenta estrutura mais simples. Deste modo, nelas não são encontradas molduras.

Já os quadros, como todos sabem, costumam ter moldura ou apresentam uma estrutura mais reforçada. Justamente por isso, eles são mais caros.

Como inserir as placas decorativas para quarto na decoração?

Não é nada difícil de inserir as placas decorativas para quarto na decoração desse cômodo, sendo que para isso basta soltar a imaginação.

Dessa forma, é interessante apostar em um modelo de placa que combine com o estilo empregado nesse ambiente.

Para quartos com decoração mais rústica, vale a pena investir nas placas decorativas com um ar vintage.

No caso das decorações românticas, modernas ou sofisticadas pode-se escolher modelos com frases motivacionais e estampas com temáticas voltadas para natureza e romance.

Por outro lado, se o quarto for infantil ou de bebê, as placas decorativas que mais combinam são as cheias de cor e desenhos, podendo ser decoradas com animais, flores, bonecos e muito mais.

E, para os quartos de adolescentes, deve-se analisar quais são os gostos deles, sendo que as mais divertidas são ideais. Inclusive, existem placas decorativas para quarto com temas de filmes, super-heróis, videogame e assim por diante.

Na foto um quarto de menina com decorações coloridas na parede.

Para quartos infantis as placas decorativas coloridas e divertidas são ideais. (Fonte: NeONBRAND/ Unsplash)

Como organizar as placas decorativas para quarto na parede?

Organizar as placas decorativas para quarto na parede realmente pode não ser uma das tarefas mais fáceis.

Isso se torna mais simples caso se utilize uma ou duas peças na decoração. Porém, se a ideia é montar uma parede repleta delas é preciso pensar em maneiras de deixar tudo harmonioso.

Nesse momento o ideal é adquirir placas decorativas para quarto que combinem entre si. Para facilitar esse trabalho existem kits compostos por diferentes quantidades que contam com estampas parecidas.

Pode-se fazer um esboço no chão de como as placas ficarão organizadas.

Além disso, antes de realizar a colocação das placas na parede é interessante fazer um esboço de como elas ficarão e para isso existem duas maneiras.

A primeira consiste em organizar todas as placas decorativas para quarto no chão e ir arrumando de acordo com o que fica melhor. Em seguida, basta reproduzir o que foi montado na parede escolhida.

A outra é fazendo marcações diretamente na parede com durex ou fita crepe. Nesse caso deve-se medir o tamanho de todos os itens e ir colando as fitas seguindo essas medidas.

Ambas as opções são interessantes e ajudam muito na hora de organizar as placas decorativas para quarto na parede. Logo, basta escolher a que te agrada mais.

Critérios de compra: o que levar em consideração ao comparar as placas decorativas para quarto

Para escolher a melhor placa decorativa para quarto é preciso analisar alguns fatores. Abaixo te mostramos com detalhes quais são eles.

Temática

Conforme explicamos mais acima, é fundamental que a placa decorativa para quarto combine com a decoração do ambiente onde será inserida.

Dessa forma, sempre antes de adquirir esse produto é preciso analisar quais estampas e temáticas mais combinam com o quarto.

Felizmente existe uma infinidade de modelos disponíveis, sendo possível escolher entre versões divertidas, clássicas, adultas, infantis e muito mais.

O mesmo vale para os tons presentes na placa decorativa para quarto. Se o espaço tiver uma decoração mais neutra, as opções cheias de cor podem se destacar na parede.

Porém, se no local já há muita informação, o ideal é optar por uma placa decorativa para quarto um pouco mais básica.

Na foto um quarto feminino com decoração de flores.

A temática da placa decorativa para quarto deve combinar com a decoração do ambiente para tudo ficar harmonioso. (Fonte: Spacejoy/ Unsplash)

Tamanho

As placas decorativas para quarto são produzidas em diversos tamanhos, existindo modelos pequenos, médios e grandes.

Qual escolher depende muito do espaço que se tem disponível e do quanto você quer que esse produto se destaque no local.

As placas de tamanho pequeno são ideais para quem quer dar apenas um toque a mais na decoração e não tem muito espaço.

Já os modelos médios são os mais versáteis e costumam se adaptar bem a ambientes grandes e pequenos.

Por fim, as placas decorativas para quarto maiores ficam bem para serem usadas sozinhas ou em paredes grandes.

Material

A placa decorativa para quatro costuma ser produzida em três materiais: papel, madeira e metal.

As opções de papel são as menos recomendados e indicadas apenas para decorações passageiras, pois essa matéria-prima é bastante frágil e estraga com facilidade.

Por outro lado, os modelos feitos em madeira apresentam uma boa resistência e costumam durar por anos. Outra vantagem é que se a madeira for fina não pesam.

As placas decorativas de metal também são interessantes porque duram muito e normalmente são as que apresentam maior variedade de estampas.

Papel Madeira Metal
Resistência Baixa Alta Alta
Peso Leve Médio Leve
Aparência Mais simples Um pouco rústica Mais sofisticado

Instalação

A instalação da placa decorativa para quarto é muito simples de ser realizada. É possível prender esse produto na parede através de furos e parafusos ou então o colando, que é a opção mais fácil e rápida.

Com relação a isso, é interessante saber que alguns modelos já vêm equipados com as fitas para a sua instalação. Esses são os mais práticos, pois basta tirá-los da embalagem e fixá-los na parede.

Por outro lado, há opções no qual é preciso comprar essa fita e, por mais que esse não seja um grande problema, representa um trabalho a mais. Então, analise o que você prefere.

Resumo

Uma das maiores alegrias de quem está reformando ou montando uma casa é entrar nos ambientes e sentir que eles combinam perfeitamente com você.

As placas decorativas para quarto são produtos que podem ajudar muito nisso e somam na decoração desse cômodo, que é tão íntimo.

Por isso nesse artigo buscamos trazer as informações mais relevantes sobre elas para que você possa fazer uma boa compra. Esperamos que tenha gostado!

(Fonte da imagem destacada: Sidekix Media/ Unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas