Ultima atualização: 3 de agosto de 2021

Como escolhemos

22Produtos analisados

24Horas investidas

3Estudos avaliados

152Comentários coletados

O piano é considerado um dos mais belos instrumentos do mundo. Ela data do século 18 e tem estado conosco desde então. Muitos pianistas deixaram até mesmo seu legado para a história, como Mozart ou Beethoven. Hoje seu som está presente em inúmeros concertos, auditórios, músicas ou trilhas sonoras e o número de pianistas profissionais ou amadores e pessoas que estão começando a tocar este instrumento está em constante crescimento.

Ao escolher um piano, é essencial que ele seja de alta qualidade. Portanto, a marca do piano é muito importante. Nós gostaríamos de apresentá-lo a uma das melhores marcas de piano do mundo. A marca Yamaha, que acompanha pianistas de todo o mundo e em todos os níveis. Então, se você está pensando em comprar um piano e quer saber mais sobre esta marca, este artigo responderá todas as suas perguntas.




O mais importante

  • A Yamaha é considerada uma das líderes mundiais na produção de pianos. Ele fabrica todos os tipos de pianos de diferentes características e todos eles são de alta qualidade.
  • Ao escolher seu piano Yamaha, você deve levar em conta alguns aspectos, tais como o uso que você vai dar ao piano, seu nível e conhecimento deste instrumento, o espaço físico que você tem disponível e o estilo de música que você quer tocar.
  • É essencial que você cuide e mantenha seu piano Yamaha para a melhor preservação, e assim estender sua vida útil. Finalmente, no final do guia você encontrará uma série de critérios de compra para ajudá-lo a fazer a melhor compra.

Piano Yamaha: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: o que você precisa saber sobre piano Yamaha

Ao escolher um piano Yamaha você deve levar em conta vários aspectos, pois o catálogo de pianos Yamaha é muito extenso e cada piano tem características diferentes. Mas não se preocupe, pois preparamos um guia com todas as perguntas mais frequentes sobre este produto para que você não tenha dúvidas.

A Yamaha é considerada um dos líderes mundiais na fabricação de pianos. (Fonte: Tantaweevongs: 40064905/ 123rf.com)

Como surgiu a marca Yamaha?

A empresa Yamaha foi fundada no Japão em 1887 pela Torakusu Yamaha. Inicialmente a empresa foi chamada de Nippon Gakki Company. Em seus primórdios era uma fábrica de instrumentos musicais especializada em pianos verticais. Com o tempo, sua produção de instrumentos diversificou-se e sua qualidade aumentou.

A partir de 1937, tornou-se o principal fabricante mundial de piano. Entretanto, durante 1950 a empresa foi usada para fabricar hélices para aeronaves a partir de madeira e metal para a Segunda Guerra Mundial. Após a guerra, o presidente da empresa decidiu colocar as máquinas adquiridas durante a guerra para novo uso e começou a fabricar motocicletas.

Em 1987 o nome oficial da empresa foi mudado para Yamaha Corporation.

Hoje, a Yamaha ainda é considerada a maior produtora mundial de instrumentos musicais, embora seus pianos sejam particularmente dignos de nota. O outro ramo de produção da Yamaha, motocicletas, também deu grandes passos e é altamente aclamado no mercado.

A Yamaha também produz outros produtos, como alto-falantes e outros itens audiovisuais e eletrônicos.

É essencial que você cuide e mantenha seu piano Yamaha para a melhor preservação e para prolongar sua vida útil. (Fonte: Henderson: KoQxb6taoLA/ Unsplash.com)

Que tipos de pianos Yamaha existem e como eles diferem?

Devido às suas vastas capacidades e infra-estrutura de produção, a Yamaha fabrica todos os tipos de piano disponíveis hoje. A classificação mais geral dos pianos é dividida em dois tipos. Pianos acústicos e pianos digitais. Sua principal diferença é seu modo de operação. No caso dos pianos digitais, não há cordas.

Um gerador eletrônico cria os sons para cada chave, que são amplificados e emitidos por um alto-falante. Os pianos digitais Yamaha possuem martelos, partes móveis cuja função é golpear a corda e modular a intensidade e o timbre do som.

Nos pianos acústicos Yamaha, por outro lado, o som é produzido por um mecanismo que golpeia uma corda e gera uma vibração, que é transmitida para a mesa de som através das pontes. Você pode ver as diferenças deles na tabela a seguir:

Pianos Digitais  Pianos acústicos
Operação Sem cordas. O som é produzido por um gerador eletrônico que cria O som é produzido por um mecanismo que atinge as cordas
Características Leve e compacto. Não é necessário afinação Sua durabilidade depende do complexo e do corpo completo de seus componentes. Permite uma expressividade sonora ilimitada. Longa vida
Sonido Completo. Pode abordar a qualidade sonora acústica Bom e puro. Com muita musicalidade ampla e versátil

Dentro dos pianos acústicos da Yamaha, existem quatro subtipos de pianos. Grandes pianos, pianos de pé, pianos híbridos e pianos premium. Suas principais características são as seguintes:

Grandes pianos Pianos de pé Hybrid pianos Pianos Premium
Características Estes são os maiores pianos e são geralmente destinados a músicos profissionais. Eles se distinguem por seu som de alta qualidade e design elegante. Eles têm uma mesa de som vertical e cordas. Eles são mais leves e ocupam menos espaço. Eles são recomendados para iniciantes Eles são uma combinação de pianos acústicos e digitais. Sua mecânica é similar à dos pianos acústicos, mas a emissão e geração do som é digital. Eles são completamente feitos a mão e pianos de concerto. Eles têm um registro musical muito amplo

Que tipos de pianos de cauda Yamaha existem?

Os pianos de cauda são classificados de acordo com seu tamanho, especificamente de acordo com o tamanho da cauda, que é a parte do piano onde as cordas estão localizadas. Os tipos de grandes pianos produzidos pela Yamaha são os seguintes

  • Pianos de grande porte Mignon: estes pianos são os menores de todos os pianos de grande porte. Eles têm até 130 cm de comprimento. Eles são normalmente os únicos grandes pianos que podem ser encontrados em casas. Esses tipos de pianos geralmente são da linha GB da Yamaha.
  • Meio piano de cauda: estes são ligeiramente maiores do que os pequenos pianos de cauda. Seu comprimento geralmente é de pelo menos 190cm. Eles são geralmente escolhidos por pianistas profissionais que querem praticar em casa ou em seus estúdios. Normalmente este tipo de piano cai nas faixas C3 e GC da Yamaha.
  • Três quartos de pianos de cauda: estes são considerados como pianos de cauda. Eles geralmente têm entre 226 e 255 cm de comprimento. Eles são o modelo mais clássico e são usados principalmente para apresentações de concertos. Eles podem ser encontrados na série Yamaha CX.
  • Pianos de grande porte ou "grand pianos": estes são os maiores pianos de grande porte. Eles podem alcançar mais de 256 cm. Eles são os reis dos pianos de concerto. Na verdade, eles só são encontrados em salas de concertos ou auditórios e são destinados a pianistas profissionais. Eles são de edição muito exclusiva e limitada. Embora eles possam ser encontrados na categoria premium da Yamaha, na série CF.
Sviatoslav RichterPianista
"Um piano realmente bom tem que ser sensível, ele tem que ser capaz de transmitir sentimentos. Em outras palavras, quando você quer um som triste, ele tem que evocar essa tristeza, e quando você quer um som alegre, ele tem que transmitir essa alegria. Os pianos Yamaha não só têm um som excelente, mas esta sensibilidade realmente profunda.

Quais são as vantagens e desvantagens dos pianos Yamaha?

Os pianos Yamaha se destacam por sua alta qualidade em termos de materiais e som. Ao mesmo tempo, eles têm muitas vantagens, incluindo sua longa durabilidade, suas teclas suaves e leves, sua grande variedade de tipos de piano e seu som limpo e brilhante, o que é ideal para música clássica, bem como para outros estilos como o jazz.

Eles também são perfeitos para palcos, auditórios e concertos. Quanto às desvantagens, não são muitas, mas podemos destacar algumas, como o fato de que existem outras marcas mais baratas ou que não são recomendadas para gravações em estúdio.

Entretanto, muitos pianistas profissionais são leais à marca Yamaha, pois consideram que seus pianos têm tudo o que precisam. Abaixo nós compilamos graficamente as principais vantagens e desvantagens dos pianos Yamaha:

Vantagens
  • São de alta qualidade tanto no acabamento quanto no som
  • As teclas são macias e leves
  • São reconhecidas mundialmente como uma das melhores marcas de piano
  • Seu som é ideal para música clássica e outros estilos como jazz
  • São perfeitos para concertos, auditórios, palcos e música de câmara
  • Sua produção é estável
  • Grande variedade de pianos de diferentes tipologias e características
  • Eles são recomendados por pianistas profissionais de todo o mundo
Desvantagens
  • Existem marcas mais baratas
  • Não são recomendados para gravações em estúdio
  • Seus pianos premium podem ser considerados de gama média e não alta
  • Em alguns de seus modelos é necessário saber como operar todas as funções do piano, caso contrário seu uso seria desperdiçado

É possível conectar um piano Yamaha a um computador?

Pianos às vezes podem ser vistos como instrumentos clássicos que não têm conexão com novas tecnologias. No entanto, este não é o caso. Está se tornando cada vez mais comum querer conectar um piano a um meio eletrônico, tal como um computador.

Conectar um piano a um computador acrescenta funcionalidade ao piano, permitindo que você grave suas composições e transfira arquivos de música para edição ou compartilhamento. Você pode estar se perguntando se os pianos Yamaha permitem esta opção e a resposta é sim.

Os pianos e teclados digitais Yamaha permitem que você conecte o instrumento a um computador e obtenha todas as funcionalidades acima mencionadas.

Eles são conectados principalmente através de um conector USB, assim a conectividade é muito fácil.

Além disso, ao conectar um piano digital Yamaha a um computador você também pode transferir arquivos de seu computador para o piano/ teclado, assim você terá mais sons à sua disposição quando tocar.

Como você pode dizer a diferença entre um piano digital Yamaha e um teclado Yamaha?

Os teclados Yamaha às vezes são confundidos com os pianos digitais porque ambos são eletrônicos e funcionam de forma semelhante. Entretanto, eles não são os mesmos. As principais diferenças entre os teclados Yamaha e os teclados Yamaha são as seguintes

  • Eles geralmente não têm outro suporte ou corpo além do próprio teclado.
  • Eles são geralmente menores e mais leves, por isso são mais fáceis de transportar.
  • Eles geralmente têm menos oitavas que os pianos digitais (menos de 5).
  • Os teclados têm teclas sensíveis, enquanto os pianos digitais têm teclas ponderadas.
  • Os teclados Yamaha se conectam a outros dispositivos via MIDI, enquanto os pianos digitais se conectam a outros dispositivos via USB.

Os pianos Yamaha se destacam principalmente por causa de sua grande variedade de modelos e sua boa qualidade. (Fonte: Kaharlytskyi: HppavctO8Us/ Unsplash.com)

Quais são as alternativas aos pianos Yamaha?

Existem muitas marcas de pianos no mercado atualmente. No entanto, muitos deles têm limitações, como o fato de serem especializados apenas em um tipo específico de piano. Deve-se lembrar que a Yamaha é reconhecida como um dos principais produtores de pianos do mundo.

Mesmo assim, existem alternativas interessantes à Yamaha que se aproximam de seu prestígio e nível de produção.

As melhores alternativas à Yamaha são Steinway & Sons e os pianos Kawai. Steinway

& Sons é o principal concorrente da Yamaha. Foi fundada em Nova York em 1853 e seu fundador é de origem alemã. Steinway & Sons é conhecida por suas grandes qualidades harmônicas, sonoras e expressivas.

Além disso, esta marca é, juntamente com a Yamaha, outra das principais produtoras de pianos, reconhecida mundialmente. Eles são uma escolha muito comum para auditórios e salas de concertos devido à grande qualidade de seus pianos. Esta empresa também tem uma segunda marca de gama média chamada Essex.

É importante notar que a Steinway & Sons não produz pianos digitais. A produção deles é focada em pianos grandes e verticais. Os pianos Kawai, como a Yamaha, são de origem japonesa. Foi fundada em 1927 por Koichi Kawai. Esta marca também se destaca pela boa qualidade de seus pianos e seu catálogo diversificado, já que eles fabricam tanto pianos acústicos como digitais, assim como outros instrumentos.

Nós compilamos as principais diferenças entre as três marcas na comparação a seguir:

Yamaha Steinway e Sons Kawai
Tipos de pianos Digital e acústico Solo acústico Digital e acústico
Tipos de pianos  Grande acústico, de pé, híbrido e premium Grand, de pé De pé e híbrido
Sonido Brilhante e aberto Tom longo e ressonante Claro e espacial

Critérios de compra

Ao escolher um piano Yamaha, há uma série de coisas a considerar, devido à grande variedade e características dos pianos Yamaha. Com isto você pode ter certeza de escolher o melhor piano que se adapte aos seus gostos e necessidades. Os principais aspectos a serem considerados são:

Tamanho

O tamanho dos pianos Yamaha é um fator importante na hora de tomar uma decisão de compra. Nem todos os pianos Yamaha têm o mesmo tamanho e isso depende principalmente do tipo de piano e do número de teclas. Por exemplo, os menores pianos Yamaha são teclados digitais.

Este é o caso da Yamaha PSR-F51, que tem 61 teclas e também é portátil. Por sua vez, os maiores pianos serão sempre os grandes pianos devido à sua grande envergadura de asas. Como os pianos da série CF da Yamaha, dos quais o maior é o CFX (275cm). Neste caso, você precisará de um grande espaço.

A Yamaha, além de produzir pianos para todos os níveis e idades, produz outros produtos de áudio, como alto-falantes, fones de ouvido. (Fonte: Togulev: uAZyrd0qDBg/ Unsplash.com)

Número de chaves

Uma coisa importante a saber é o fato de que nem todos os pianos têm o mesmo número de chaves. Um piano completo é considerado como tendo 88 teclas, entretanto, há pianos com menos oitavas como 61 teclas.

A grande maioria dos pianos Yamaha, como os pianos acústicos, híbridos ou de cauda tem 88 teclas.

Abaixo das 88 teclas estão os teclados digitais Yamaha, que podem ser 25, 49, 61 ou 76 teclas. Isto afeta tanto o tamanho do piano quanto o som.

Os pianos são classificados por oitavas, o que se refere ao número de notas e tons, dependendo do número de teclas que eles terão mais ou menos oitavas. Geralmente é recomendado ter pelo menos 61 teclas que ofereçam uma gama de 5 oitavas.

Nova ou segunda mão

Uma decisão importante a tomar é se comprar um piano novo ou de segunda mão. Talvez para muitas pessoas, a experiência de tocar um piano pela primeira vez seja seu maior sonho. Entretanto, deve-se levar em conta que alguns pianos maiores, como os grandes pianos ou híbridos, são bastante caros, então você deve ser claro quanto ao seu orçamento.

Os pianos de segunda mão também são uma boa escolha porque mesmo que já tenham sido usados, eles podem custar a metade do preço original. Os pianos Yamaha com o devido cuidado e manutenção podem durar muitos anos. Por exemplo, se você comprar um piano de 15 anos pode parecer muito tempo, mas com este produto esse tempo significa muito pouco, pois ainda tem muitos anos de vida.

A principal classificação dos pianos Yamaha são pianos acústicos e digitais, seu funcionamento é diferente. (Fonte: Ibbott: 002g4wurYQ/ Unsplash.com)

Cuidados e manutenção

Ao comprar seu piano Yamaha você deve se lembrar que cuidados e manutenção são essenciais para mantê-lo em boas condições e evitar que ele se deteriore com o tempo. Ele também ajudará a aumentar seu valor e vida útil. O

mais importante é evitar o efeito da sujeira e poeira no piano, mantendo as superfícies limpas.

Além disso, os pianos Yamaha geralmente vêm com um pano de limpeza para ajudar a limpar o piano. Uma dica muito útil é que você não deve usar produtos químicos ou álcool para limpar seu piano, pois eles podem danificá-lo. Também é aconselhável tocar sempre o piano com as mãos muito limpas.

Estilo musical

Em geral, os pianos Yamaha 88-key dão muita versatilidade ao tocar, oferecendo a possibilidade de tocar todas as notas e tons, permitindo que você adapte o piano ao estilo musical desejado. No entanto, alguns pianos Yamaha são mais adequados a certos estilos musicais ou composições. Por exemplo, os pianos acústicos Yamaha são mais adequados para um gênero musical mais clássico ou instrumental.

Se quisermos tocar mais estilos diferentes, como jazz ou pop, os pianos digitais são recomendados. Este é o caso da Yamaha P-255, que é especialmente recomendada para registros musicais mais diversos.

Muitos pianistas profissionais são leais à marca Yamaha. (Fonte: Whitfield: BhfE1IgcsA8/ Unsplash.com)

Uso

Também é importante considerar o uso pretendido do seu piano Yamaha, bem como o seu nível de tocar piano. Isto é, se você vai usá-lo para uso profissional ou hobby e se você é um iniciante ou amador. Existem

pianos Yamaha especialmente recomendados para pessoas que estão procurando começar a aprender a tocar piano e outros para aqueles com um nível mais avançado.

Por exemplo, os pianos digitais básicos da Yamaha são especialmente recomendados para pessoas que estão começando ou querem aprender a tocar este instrumento. Tal como a Yamaha P-45, que também ocupa pouco espaço e é leve.

Por outro lado, os grandes pianos são normalmente recomendados para uso profissional, orquestras, concertos ou música de câmara e requerem um nível muito mais avançado, como o novo modelo C3X.

Resumo

Em conclusão, escolher um piano Yamaha será sempre uma boa escolha devido à qualidade e atenção aos detalhes que eles realizam em todos os seus pianos. Algo que tem sido destacado por muitos pianistas profissionais. Além disso, você pode encontrar o piano Yamaha perfeito para você, qualquer que seja o seu nível de piano tocando ou uso pretendido.

Existem outras marcas de piano no mercado, mas muitas delas são especializadas em apenas alguns tipos de pianos. Esta é uma característica distintiva da Yamaha, pois eles trabalham com praticamente todos os tipos de pianos. Além de outros tipos de instrumentos como guitarras ou bateria. Se você está pensando em comprar um piano não hesite e escolha uma marca que garanta qualidade, como a Yamaha.

(Fonte de imagem em destaque: Holt: 120525265/ 123rf.com)

Resenhas