Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

15Produtos analisados

19Horas investidas

6Estudos avaliados

72Comentários coletados

Bem-vindo ao Sweetest Home! Hoje vamos falar sobre um dos mais poderosos equipamentos de perfuração que existem: A perfuratriz! Com ela, é possível abrir grandes buracos em todos os tipos de materiais, seja concreto, rochas duras ou o próprio solo.

Não é fácil usar uma perfuratriz e nem escolher uma para comprar. Mas não se preocupe! Preparamos esse artigo que traz todas as informações necessárias sobre o equipamento. Leia com atenção e conheça todas as vantagens que ele traz, as diferenças entre modelos e utilidades. Você fará sua aquisição com muito mais segurança!

Primeiro, o mais importante

  • Uma perfuratriz é um equipamento extremamente pesado, feito para perfurações profundas em concreto, no solo ou em rochas. Seu uso é apenas profissional.
  • Existem perfuratrizes elétricas e a gasolina. As primeiras são melhores em muitos aspectos, mas as segundas servem para locais ermos, sem acesso à eletricidade.
  • Dentre os principais serviços que podem ser realizados com uma perfuratriz estão perfuração de poços, instalação de aparelhos de ar condicionado e diversos usos na construção civil e mineração.

As melhores perfuratrizes: Nossas recomendações

Um equipamento pesado e com alto poder de destruição, a perfuratriz precisa de muito cuidado em sua fabricação. Nós estudamos os modelos disponíveis no mercado brasileiro e selecionamos os melhores para te apresentar:

Uma perfuratriz para trabalhos menores

Algumas atividades que fazem parte do cotidiano de certos profissionais, como a instalação de aparelhos de ar condicionado, pedem por perfuratrizes de pequeno porte. A Dongcheng FF-90 é excepcional para tais casos. Ela tem potência de 1350 W, é usada com brocas para concreto ou tijolos e pesa 4,5 kg.

A poderosa perfuratriz Bosch

Uma das mais impressionantes ferramentas disponíveis no mercado é a poderosa perfuratriz diamantada GDB 350 WE da Bosch. Ela é composta por três engrenagens e pode alcançar até 3200 W de potência. É indicada principalmente para concreto armado ou reforçado. Oferece a melhor performance possível.

Uma ótima perfuratriz com coluna

Como perfurar o solo ou concreto é uma tarefa extremamente árdua, ela pode ser facilitada pela presença de uma coluna de suporte. Esse modelo da Thorr é extremamente potente, podendo chegar a até 4950 W, e tenta oferecer o máximo possível de ergonomia para tornar seu uso mais tranquilo e eficiente.

Guia de compra

Afinal, por que você deveria comprar uma perfuratriz? Nós pesquisamos quais as dúvidas mais frequentes sobre essa ferramenta e preparamos respostas bastante completas sobre elas!

O guia de compra é o setor do nosso artigo no qual trazemos valiosas informações sobre perfuratrizes!

Imagem mostra uma pessoa usando uma perfuratriz em uma superfície congelada.

A perfuratriz é uma ferramenta bastante versátil e pode ser usada até no gelo.(Fonte: 12019 / Pixabay.com)

O que é uma perfuratriz e para que ela serve?

Uma perfuratriz é uma ferramenta extremamente potente que tem como função principal fazer perfurações em concreto, rochas ou no próprio solo. Ela costuma ser bastante grande e pesada.

Existem perfuratrizes de porte pequeno, médio e grande, mas essas denominações podem enganar. Isso porque as do primeiro tipo já são bem maiores que grande parte das ferramentas domésticas, enquanto as do terceiro são raríssimas, existindo apenas duas em toda a América Latina.

Para tarefas como perfuração para instalação de ar condicionado ou formação de poços, perfuratrizes pequenas e médias podem ser usadas. É necessário muito cuidado em sua operação. A ferramenta pode ser alimentada via eletricidade ou com gasolina.

foco

Você sabia que as duas únicas perfuratrizes de grande porte da América Latina estão localizadas em Itabira, Minas Gerais, e são usadas na mineração? Elas conseguem fazer furos de até 34 centímetros de diâmetro e quase 20 metros de profundidade.

Quais as vantagens de uma perfuratriz?

Uma perfuratriz é capaz de realizar um serviço praticamente único. Não há outras ferramentas que perfuram concreto com a mesma facilidade, nem com diâmetros e profundidades similares. Só por esse fato, ela passa a ser de uso obrigatório em determinadas situações.

Se você precisa perfurar concreto com grande profundidade ou atingir camadas mais profundas do solo, não há outra opção: A perfuratriz é indispensável.

Ela costuma ser bastante segura, constituída de forma robusta para evitar acidentes. Porém, é preciso deixar claro que todo cuidado é necessário durante sua operação. Você deve ter treinamento prévio para manuseá-la e estar com a totalidade de suas faculdades mentais.

Quando em uso, a perfuratriz é uma ferramenta eficiente, que faz seu serviço com bastante facilidade. É natural que isso aconteça principalmente quando se considera o quanto o valor de uma dessas máquinas é elevado.

Confira na tabela abaixo vantagens e desvantagens de uma perfuratriz:

Vantagens
  • Ferramenta indispensável para a perfuração profunda de concreto e do solo
  • Realiza seu trabalho com muita eficiência
  • É robusta e construída para evitar acidentes
  • A maior parte dos modelos conta com ótima ergonomia
Desvantagens
  • Ferramenta de nicho muito específico
  • Preço bastante elevado
  • Exige um profissional qualificado para operá-la

O que diferencia a perfuratriz de furadeiras e marteletes?

Dois outros instrumentos de perfuração muito conhecidos são furadeiras e marteletes. Por que optar por uma perfuratriz, e não por um deles?

A principal diferença está no porte de cada uma das ferramentas e na profundidade da perfuração.

A furadeira até pode ser usada em concreto com as brocas corretas, mas não irá mais longe que alguns centímetros, nem terá um diâmetro considerável. Há uma restrição de serviços de perfuração para os quais ela será eficaz.

No meio termo, encontramos o martelete. Ele é muito usado por encanadores, por exemplo, para a instalação de canos PVC e similares. Mas não consegue também alcançar diâmetros muito grandes, nem profundidades extremas.

É justamente para esses diâmetros e profundidades especiais que a perfuratriz é necessária. Não à toa, ela pode até mesmo perfurar poços.

Preparamos uma tabela comparando as três ferramentas:

Furadeira Martelete Perfuratriz
Porte Pequeno Médio Grande
Potência Raramente chega a 1000 W Pode chegar a cerca de 1500 W Pode chegar a cerca de 4000 W
Recomendada para Trabalhos domésticos, furos de diâmetro pequeno Uso profissional, furos de diâmetro médio como na instalação de canos PVC Uso profissional, furos de grande diâmetro

Perfuratriz elétrica ou a gasolina?

Existem dois tipos de perfuratrizes disponíveis no mercado: Elétricas ou a gasolina. A definição de qual escolher deve ser feita a partir do local no qual a ferramenta será primordialmente usada.

Escolha uma perfuratriz elétrica se o uso principal for em um local com acesso a eletricidade.

Se o uso for feito em um lugar com fácil acesso à rede elétrica, a opção deve ser feita pelo modelo que usa eletricidade. Além de mais sustentável, por não gerar queima de combustíveis nem poluição pelo ar, ele é mais seguro e tem menos riscos de acidentes.

Porém, muitas vezes uma perfuratriz é usada em locais isolados. Perfurações de poços, por exemplo, podem acontecer onde a eletricidade não chega. É para isso que os modelos a gasolina estão disponíveis.

Antes de fazer a sua aquisição, saiba as condições de onde pretende usar a ferramenta!

Em quais serviços posso usar uma perfuratriz?

Como já mencionamos, uma perfuratriz é uma ferramenta bastante pesada, usada para furos de grande diâmetro ou profundidade. É claro que ela não será aplicada em serviços simples do cotidiano.

Algumas das áreas que usam perfuratrizes são:

  • Construção civil: Na construção civil, a perfuratriz é importante na fase inicial de uma obra, ou a de fundação. Isso porque ela ajuda a inserir estacas e realizar a concretagem com até 20 metros de profundidade.
  • Instalação de ar condicionado: Para instalar a tubulação de um ar condicionado, é preciso fazer furos de um diâmetro considerável. O uso da perfuratriz também é recomendado nessa situação.
  • Perfuração de poços: Em lugares mais afastados, pode-se usar uma perfuratriz elétrica para perfurar poços. Esse serviço acontece principalmente em propriedades rurais que precisam de uma forma de abastecimento de água.
  • Demolição: A demolição ou implosão de estruturas acontece com a inserção de explosivos dentro do solo. Para alcançar uma profundidade segura e satisfatória, é feito uso da perfuratriz.

Como podemos perceber, todas essas áreas contam com profissionais especializados. Uma pessoa sem treinamento jamais deve manusear uma perfuratriz.

Quais cuidados devo ter ao usar uma perfuratriz?

Você já percebeu que não existe porque comprar uma perfuratriz sem motivos e usá-la em sua casa. Mas caso queira se tornar um operador para alguma atividade comum feita com a ferramenta, existem alguns cuidados básicos que precisam ser tomados.

O primeiro cuidado é o uso de equipamentos de segurança. Tenha roupas capazes de te proteger, luvas, capacete e, principalmente, protetores auriculares. O trabalho é muito pesado e produz ruído altíssimo.

Em seguida, siga todas as normas de uso da ferramenta. Alguns modelos de menor porte podem ser operados por apenas uma pessoa, mas a partir de um certo tamanho, recomenda-se que pelo menos duas executem o trabalho. Não tente descumprir qualquer uma dessas orientações!

Caso você seja um operador treinado de perfuratriz, apenas siga com detalhes tudo o que está no manual de instruções da ferramenta. Assim, a segurança estará garantida!

Quanto custa e onde comprar uma perfuratriz?

Como há perfuratrizes de pequeno, médio e grande porte, a variação de preços também é grande. Os menores modelos, que servem para trabalhos mais simples, custam por volta de R$ 800. Outros maiores, já ideais para perfuração de solo e construção civil, podem chegar a R$ 10.000.

Lojas especializadas em equipamentos para construção civil e ferramentas profissionais podem oferecer boas perfuratrizes. Para os menores modelos, grandes redes como Telhanorte e C&C já terão ótimas opções.

Nós recomendamos também a compra pela internet: A Amazon brasileira vende boas perfuratrizes e garante uma entrega segura. Mercado Livre e Amazon internacional são outras possibilidades.

Critérios de compra: O que levar em consideração ao escolher uma perfuratriz

Agora que você já sabe em quais situações pode usar uma perfuratriz e quais as vantagens da ferramenta, está próximo de poder fazer uma aquisição! Falta apenas o conhecimento sobre alguns critérios técnicos importantes. Selecionamos quatro para discutir:

Abaixo vamos te explicar detalhadamente cada um desses tópicos.

Potência

Mesmo uma perfuratriz simples já é bastante potente. Porém, dependendo do serviço, esse número precisa ser ainda maior para realizar trabalhos árduos e perfurações profundas com maior velocidade e eficiência.

Para serviços menores, como instalação de ar condicionado, um modelo com cerca de 1500 W já será suficiente. Porém, quando maior a profundidade necessária, mais se recomenda que esse número cresça e se aproxime dos 4000 W. Caso contrário, o tempo de trabalho pode ser bem maior que o esperado.

Imagem mostra uma perfuratriz sendo usada para fazer buracos no solo.

Para serviços mais complexos, a perfuratriz precisa ser bastante potente.(Fonte: Vadim Ratnikov / 123rf.com)

Porte

Já mencionamos a existência de perfuratrizes de diferentes portes e já te contamos que existem apenas duas do maior tipo em toda a América Latina. Entre as pequenas e médias, você pode escolher. E, para isso, precisa saber qual será o serviço principal feito com a ferramenta.

Caso precise de profundidades consideráveis, um modelo de médio para grande será necessário. Os serviços mais simples realizados com uma perfuratriz, porém, podem sim ter encarregada apenas uma ferramenta menor.

Sempre analise qual é a perfuração máxima alcançada por uma perfuratriz e compare com o que as suas necessidades exigem.

Brocas para perfuração

Assim como outras ferramentas de perfuração como furadeiras, as perfuratrizes precisam de brocas para adentrar o solo. Elas são muito maiores e, obviamente, mais caras.

Confira se a perfuratriz escolhida acompanha brocas de qualidade.

Uma broca bastante pequena, com 12 cm de diâmetro e 80 cm de profundidade, pode custar cerca de R$ 250. Por isso, é fundamental que ao adquirir um modelo, você confira se ele já conta com uma boa quantidade desses acessórios.

Não será nada amigável com o seu bolso ter que comprar uma nova broca a cada uso da ferramenta!

Ergonomia

O uso de uma perfuratriz pode ser contínuo por horas e horas. Muitas vezes, o cansaço e a dificuldade de manuseio podem tomar conta dos operadores. Por isso, é fundamental que a ferramenta seja ergonômica.

Existem algumas perfuratrizes simples e outras de coluna, que tornam o manuseio um pouco menos cansativo. Também há modelos feitos para serem operados por duas ou mais pessoas. Analise se a perfuratriz escolhida tem uma ergonomia que não deixe o usuário cansado ou desconfortável!

(Fonte da imagem destacada: schan/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?