
Como escolhemos
Olá! Seja muito bem-vindo ao Sweetest Home. No artigo de hoje vamos te ajudar a escolher um utensílio que é básico em qualquer cozinha, seja doméstica ou industrial: o pegador de macarrão.
Também chamado de pegador de massa, esse utensílio é prático e funcional. Seja no modelo pinça ou concha, é o acessório de cozinha ideal para você servir suas massas e macarronadas com mais firmeza e precisão, evitando a bagunça de que o derramamento de macarrão pode causar à mesa quando servido de forma inadequada.
Siga conosco nessa leitura e confira as melhores opções do produto, além das características para as quais você deve atentar para fazer a melhor escolha de pegador de macarrão para sua casa.
Índice
- 1 Newsletter semanal com os melhores conselhos sobre finanças pessoais
- 2 O mais importante
- 3 Pegador de macarrão: nossa recomendação dos melhores produtos
- 4 Guia de Compra: o que você precisa saber sobre pegador de macarrão
- 5 Critérios de compra: Fatores para qualificar os modelos de pegador de macarrão
O mais importante
- O pegador de macarrão é um produto prático e eficaz, que pode ter também outros usos para o cozinheiro. Para garantir todos os benefícios que esse item pode oferecer, a escolha acertada é essencial.
- O material e modelo ideais do pegador devem ser definidos com base no uso pretendido e no perfil do usuário. A escolha será determinante para a durabilidade e eficiência do produto. Pegadores mais sofisticados podem agregar outras funcionalidades, o que é uma vantagem para quem deseja evitar o excesso de utensílios em sua cozinha.
- Fácil de ser encontrado, o pegador de macarrão está à venda a partir de R$ 5, nos modelos mais básicos. Modelos mais sofisticados, com funcionalidades e acessórios extras podem chegar a custar centenas de reais.
Pegador de macarrão: nossa recomendação dos melhores produtos
Esse utensílio de cozinha é daquele que não pode faltar em qualquer gaveta. Super acessível e prático, vai auxiliar e muito servir aquela macarronada deliciosa. Se você também quer um pegador de massa para chamar de seu, vamos apresentar os modelos mais interessantes do produto. Confira:
1º - Pegador de macarrão Speciale Prata - Tramontina
Nesse momento, o produto selecionado não está disponível no fornecedor. Por isso, o substituímos por outro com características similares. Para relatar um problema.
Pegador de massa em aço inox qualidade Tramontina. A espessura e o brilho do aço garantem resistência e beleza à peça mesmo após muitos anos de uso.
O design moderno permite que seja pendurado tornando sua cozinha ainda mais bonita e acolhedora. Pode ir à máquina de lavar louças.
2º - Pegador de massa 22 cm – Brinox
Nesse momento, o produto selecionado não está disponível no fornecedor. Por isso, o substituímos por outro com características similares. Para relatar um problema.
Este utensílio tem o corpo em aço inox, resistente, durável e fácil de limpar, e bojo em nylon, que resiste a uma temperatura de até 210°.
Seu cabo possui um detalhe em TPR, material emborrachado, que proporciona conforto no manuseio. Possui também uma trava especial abre e fecha, que deixa o utensílio mais compacto quando fechado.
3º - Pegador de macarrão Task Silicone Bambu – Etna
Nesse momento, o produto selecionado não está disponível no fornecedor. Por isso, o substituímos por outro com características similares. Para relatar um problema.
Com design moderno e material resistente e de qualidade, esse pegador de macarrão vai completar a sua cozinha e se tornar um item indispensável quando você pensar em reunir a família e os amigos para preparar macarronada.
Prático, versátil e elegante, o produto pode compor diversos tipos de cozinha ou mesa seja no dia a dia ou em eventos especiais.
4º - Pegador de massa Preto - Sanremo
Feito em plástico Nylon resistente, suporta temperaturas de até 180°C. Design moderno que combina com a sua cozinha: o cabo anatômico permite o manuseio mais confortável, podendo ser usado tanto para cozinhar como para servir.
Guia de Compra: o que você precisa saber sobre pegador de macarrão
Já imaginou ter que servir aquela macarronada em um almoço de domingo com toda a família sem o auxílio de um pegador? A tarefa seria desafiadora - para dizer o mínimo - e envolveria muita dificuldade, demora e comida derramada pela mesa.
Seja nas versões clássicas ou modernas, os pegadores de macarrão são uma mão na roda não só na hora de servir, mas também durante o preparo do macarrão.
Vamos agora ao nosso Guia de Compra, que trará as informações necessárias para que você escolha o modelo ideal de pegador de massa e, quem sabe, aumente as chances da sua toalha de mesa sair livre de manchas de molho daquele almoço de família.
O que é o pegador de macarrão?
Disponível nos modelos pinça ou concha, o pegador de macarrão é equipado com dentes, que dão mais aderência ao alimento e reduzem consideravelmente as chances de derramamento no trajeto entre a travessa ou panela e o prato.
Apesar de ter sido concebido para uso com massas, o pegador de macarrão pode ter diversos outros usos na cozinha, seja no preparo ou na hora de servir os mais variados alimentos.
Quais as vantagens de ter um pegador de macarrão?
Existem versões nos mais variados modelos e materiais, e em muitas faixas de preço. Certamente será fácil encontrar um modelo que combine não só com suas expectativas, mas também com os seus utensílios da cozinha.
Quais outros usos de um pegador de macarrão?
Espaguete grudando no cozimento? Use um pegador para mexer a cada 2 a 3 minutos e veja o milagre acontecer.
Outros exemplos são que o pegador do tipo pinça pode virar carnes e frituras, servir saladas, batatas, e outras diversas guarnições.
Já o tipo concha é muito eficiente para tirar ovos ou vegetais cozidos da água, além de servir arroz ou preparos que precisam de drenagem de líquido como vinagrete ou conservas, por exemplo.
Pegador de macarrão pinça ou concha?
Uma das maiores dúvidas é em relação ao modelo, já que existe o tipo pinça e concha. Embora eles sirvam para o mesmo fim, manusear o macarrão no cozimento e depois de pronto, eles possuem características distintas. Confira:
Pinça | Concha | |
---|---|---|
Modelos | Com pontas redondas ou retangulares | Pontas ovaladas ou redondas |
Dentes | Podem vir de um ou dos dois lados, dependendo do modelo | Em toda a borda da concha, podem variar de espessura para melhor aderência |
Diferenciais | Proporciona mais firmeza para servir e montar pratos | Furos centrais proporcionam escoamento do excesso de molho |
Se você não consegue decidir, pode comprar os dois, ambos também auxiliam em funções específicas. Com o pegador pinça você pode virar carnes na frigideira, com o modelo concha você pode remover ovos e vegetais da panela.
Quanto custa?
Já modelos mais sofisticados, com materiais especiais e mais de uma função podem custar mais de R$ 100.
Onde comprar?
No caso da compra online lembre-se de atentar para o valor do frete, que varia de acordo com a região, e o volume do pacote, podendo encarecer o produto.
Critérios de compra: Fatores para qualificar os modelos de pegador de macarrão
Huuuum, tá te dando fome? Calma aí que estamos perto do fim dessa análise. Escolher seu pegador de macarrão é uma tarefa que parece trivial, mas alguns cuidados são necessários para que você escolha bem. Algumas características são fundamentais em um produto de qualidade, por exemplo:
- Modelo
- Material
- Tamanho
- Design
Abaixo vamos detalhar estas características, para que você possa identificar melhor o pegador que deseja comprar.
Modelo
O modelo do pegador pode influenciar não só na estética, mas também na eficiência do produto. Os principais são:
- Pinça: Composto por duas partes unidas pelo cabo formando uma pinça, esse modelo pode apresentar dentes em um ou ambos os lados. Esse modelo permite segurar a massa com mais firmeza, dando mais precisão e segurança na hora de servir e montar pratos. Também pode ser usado para saladas, carnes e outras guarnições.
- Concha: No formato de uma concha ovalada com dentes nas bordas, funciona muito bem para massas longas e curtas – que se acomodam no interior da concha – como o penne e parafuso. A maioria dos modelos conta com furos no fundo, para escorrer o excesso de molho. Também pode ser usado para retirar ovos da água, servir arroz ou preparos que precisem de dreno, como vinagrete.
Material
O material irá influenciar diretamente na durabilidade e desempenho do produto. Os materiais mais comuns são aço inox, alumínio, plástico e silicone. Seja qual for o de sua preferência, preze pela qualidade.
Se for escolher modelos plásticos, escolha cores escuras, pois alguns materiais podem manchar em contato com acidez do molho de tomate. Já se pretende usar seu pegador também durante o preparo de receitas certifique-se de que ele suporta altas temperaturas.
Escolha de acordo com sua preferência, e também com o tipo de material que você usa em casa. Assim, o mesmo cuidado dispensado aos demais utensílios será o necessário para seu pegador de massa.
Tamanho
Os pegadores podem variar de tamanho tanto na parte do pegador em si quanto no cabo, e irá influenciar na forma de uso do produto e na quantidade de alimento que ele poderá pegar de uma só vez.
Para famílias grandes, por exemplo, modelos pequenos e de cabos curtos não são ideais. Imagine aquela travessa enorme de macarronada, e o pequeno pegador se afundado em molho entre uma servida e outra? Nada funcional!
Escolha o pegador em tamanho e proporções que combinem com as travessas, panelas e demais utensílios em que ele será usado.
Pegadores de cabo mais longo podem ser mais difíceis de manusear para algumas pessoas. No entanto, os de cabo curto correm maior risco de escorregar ou afundar em travessas ou panelas grandes.
Design
Um pegador antigo e basicão, já com as decorações meio apagadas pelo tempo, alguns dentinhos tortos e partes danificadas ou amassadas pode sim continuar sendo muito útil na cozinha, mas certamente não será bem visto em uma mesa para receber convidados.
Invista em modelos com design bacana, que poderão ser usados tanto no preparo quanto para servir.
Por fim, confira as possibilidades de limpeza de seu pegador de massa, especialmente se você costuma usar lava-louças. Alguns materiais não são indicados para esse uso, podendo adquirir manchas e deformidades.
(Fonte da imagem destacada: Jugyeon / Pixabay)