Ingredientes para bolas energéticas num liquidificador sobre fundo branco.
Ultima atualização: 9 de agosto de 2021

Como escolhemos

14Produtos analisados

12Horas investidas

6Estudos avaliados

67Comentários coletados

Os modernos mashers de batata permitem que você obtenha um purê de batata muito fino e leve ou o que você quiser preparar, com o qual você pode obter pratos e acompanhamentos dignos dos melhores chefs. Para conseguir isso, com o menor esforço possível, não se esqueça de escolher modelos de alta resistência, com sistemas móveis de qualidade e alças que permitem aplicar toda a força de forma otimizada durante o processo.

É isso que o modelo favorito dos usuários atuais permite, como o masher de batatas Ariete AR261-OR. Para isso, ele possui uma grade de aço inoxidável e um suporte de plástico ABS altamente resistente, com o qual você pode realizar trabalhos de forma fácil e confortável.

Fechar atrás está o modelo Lacor 60027, feito inteiramente de aço inoxidável para maior resistência. Possui três grades para diferentes níveis de finura e um diâmetro de 24 centímetros para fácil carregamento.




Pastagens: nossas recomendações

Guia de compras

Qual é o melhor tipo de espremedor de batatas?

Embora seja um utensílio barato, ao fazer uma comparação com um espremedor de batatas, você deve verificar quanto custa e não se esqueça de verificar as seguintes características básicas antes de decidir comprá-lo.

puré de verduras

Os espremedores de batatas de hoje permitem que você esprema batatas ou o que você quiser preparar. (Fonte: dashu83:
108498812/ 123rf.com)

Material

O design original do espremedor de batatas não mudou muito, embora atualmente você possa encontrá-los em diferentes tamanhos e diâmetros, o que permite variar a espessura dos alimentos processados.

Em termos de materiais de fabricação, os espremedores de batatas são geralmente feitos de aço inoxidável para maior durabilidade. Alguns modelos têm um revestimento metálico de estanho no aço, que serve para aumentar sua resistência à oxidação e ao desgaste, além de oferecer um toque decorativo.

Outras marcas usam plástico duro para fazer a tigela e o cabo, especialmente se forem modelos elétricos, que, sendo acionados por motor, não requerem maior pressão para moer, embora os discos ou lâminas sejam geralmente feitos de metal, para facilitar o processo de moagem.

Um espremedor de batatas permite moer e prensar uma grande variedade de alimentos cozidos, sejam eles frutas, vegetais ou legumes. Isto permite emulsionar molhos e cremes espessos, fazer sopas cremosas e purês suaves, combinar estufados e mingaus, criar bases para saladas, sopas, cremes e cremes e especialmente para moer e processar alimentos para crianças pequenas ou idosos.

No caso de um modelo manual, simplesmente coloque o alimento na tigela e vire a manivela até que a quantidade desejada de alimento seja moída. No caso dos modelos elétricos, alguns têm uma ou duas velocidades e até mesmo um movimento inverso, em caso de emperramento.

Acessórios

Assim como existem vários tamanhos e diâmetros diferentes, que permitem fazer uma maior ou menor quantidade em cada ocasião e são adaptados às necessidades de cada cozinha em particular, você pode encontrar modelos de mashers de batatas, tanto manuais como elétricos, que incorporam dois e três discos, que permitem variar a espessura e, portanto, a textura da massa obtida.

Uma característica desses aparelhos, que tem a ver tanto com design prático quanto com acessórios úteis, é que muitos vêm em uma base com ganchos ou pernas articuladas, o que permite que sejam colocados em diferentes recipientes para maior conveniência.

Como usar um espremedor de batatas

Os alimentos podem ser preparados de várias maneiras com um número infinito de receitas que permitem que você aproveite ao máximo seus benefícios nutricionais. Um exemplo são os purês que você pode preparar com batatas, cenouras e vegetais. Para obter esta textura existem mashers de batata, um utensílio muito prático na cozinha e neste artigo vamos explicar como usá-lo.

Uma tigela de puré de batata coberta com molho de galinha

Embora seja um utensílio barato, ao fazer uma comparação de mashers de batata, você deve verificar quanto custa. (Fonte: markstout: 105588181 / 123rf.com)

O que você pode preparar

Mashers são utensílios de cozinha muito práticos com os quais você pode preparar mais de uma receita facilmente e sem ter que limpar aparelhos elétricos complicados depois, tomando cuidado para que a água não entre em contato com suas partes elétricas. Como eles são projetados para moer manualmente, você pode processar vários alimentos neles.

O que você pode preparar principalmente em casa com este utensílio é purê, seja de vegetais ou frutas, mas você também pode usá-lo para fazer molhos, especialmente para refeições italianas, bem como para preparar sopas para bebês ou idosos que precisam comer refeições leves.

Como fazer purê

Com este utensílio você pode preparar uma grande variedade de purês, seja de frutas, vegetais ou verduras. Qualquer alimento que você tenha escolhido processar, você deve começar cozinhando-o para amolecê-lo bem; você pode fervê-lo ou, de preferência, vaporizá-lo, pois isso ajuda a preservar todos os nutrientes e vitaminas que ele possa conter.

Descasque o alimento, se necessário, e corte-o em pedaços muito pequenos ou fatias; lembre-se que seu espremedor de batatas é manual e você precisará que o processo seja fácil ao esmagar. Coloque a grade de acordo com a textura que você quer no purê. Coloque alguns no masher, tomando cuidado para não exceder sua capacidade, e comece a girar a manivela para triturar os alimentos. O purê cairá no prato ou recipiente que você preparou para ele.

Limpe-o corretamente

Mesmo quando este tipo de utensílio é usado para processar alimentos já cozidos ou frutas macias, é importante manter uma boa higiene, especialmente se você normalmente prepara purês ou sopas para bebês.

Após o processamento dos alimentos, o resíduo deixado no espremedor de batatas, ao se decompor, dá origem ao aparecimento de pilhas e germes que podem afetar seriamente sua saúde, especialmente seu sistema digestivo. É por isso que você deve lavar o espremedor de batatas após o uso com água quente e detergente para lavar louças, tendo o cuidado de remover todos os resíduos com uma esponja. Depois de lavar, enxaguar e secar.
Manuseio

cuidadoso

Embora seu espremedor de batatas não seja elétrico, há algumas coisas que você deve tomar cuidado ao manuseá-lo. Como os orifícios das grades são afiados, tenha cuidado ao intercambiá-los; sempre faça isso com as mãos secas para evitar que escorreguem ao tentar inseri-los no interior do espremedor de batatas.

Ao girar a manivela com uma mão para moer o alimento, segure firmemente o utensílio com a outra mão para evitar que ele escorregue na superfície onde está descansando; gire-o a uma velocidade apropriada para facilitar o processo.

(Fonte da imagem em destaque: Iloli: 129143769/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas