Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

15Horas investidas

4Estudos avaliados

75Comentários coletados

Bem-vindo ao Sweetest Home! Estamos vendo cada vez mais as ferramentas domésticas a bateria ganharem o espaço dos modelos elétricos. Além de ser mais práticas e seguras, elas ajudam o meio ambiente e geram mais economia para você. Um exemplo é a parafusadeira sem fio, nosso assunto de hoje!

Com a busca por parafusadeiras sem fio cada vez maior, é importante ter um guia completo que ensine suas vantagens, modos de uso, as diferenças entre modelos e muito mais. Mas não se preocupe: Se é isso o que você procura, está no lugar certo! Todas essas informações estão nas próximas linhas!

Primeiro, o mais importante

  • As parafusadeiras sem fio são ótimas para quando é preciso executar serviços longe da rede elétrica, mas também oferecem várias outras vantagens.
  • Há parafusadeiras sem fio simples, de impacto ou parafusadeiras e furadeiras. Todas têm situações principais para as quais são indicadas.
  • Você deve escolher uma parafusadeira sem fio ergonômica e confortável para uso, capaz de tornar o serviço com ela bem mais fácil e prazeroso.

As melhores parafusadeiras sem fio: A nossa opinião

Para começo de conversa, reunimos nossa redação e coletamos opiniões sobre os melhores modelos de parafusadeiras sem fio. De maneira bastante diversa, preparamos uma lista com ferramentas infalíveis para te apresentar:

Uma ótima parafusadeira sem fio para uso doméstico

A LD12SP da Black & Decker não é apenas parafusadeira, mas também furadeira. Conta com uma empunhadura totalmente ergonômica e emborrachada que torna o trabalho bastante confortável. A potência é de 12 V e a bateria é de íon lítio. Esse excelente modelo doméstico acompanha dez bits e duas brocas.

A parafusadeira sem fio mais vendida

Nada supera a Smart GSR 1000 da Bosch no mercado. Ela é a líder em vendas por oferecer ótimo custo-benefício. Pode ser usada em madeira, metal, plástico e cerâmica, tem potência de 12 V, bateria de íon lítio e velocidade que pode chegar a 700 giros por minuto. A ferramenta vem em uma linda maleta para armazenamento.

O modelo perfeito para profissionais

Nossa redação escolheu essa incrível ferramenta da DeWalt como a melhor para profissionais. Ela tem potência de 18 V, alcança um torque máximo de 42 Nm, pode fazer fixação de parafusos ou perfurações de maneira contínua e funciona por impacto. Ainda permite o ajuste em nada menos que quinze velocidades.

Guia de compra

Após conhecer os melhores modelos disponíveis no mercado, é hora de ter suas dúvidas sobre parafusadeiras sem fio respondidas.

O guia de compra é o setor do artigo no qual preparamos respostas completas para as perguntas mais comuns sobre a ferramenta!

Imagem mostra um homem usando uma parafusadeira sem fio.

A trabalho é mais prático com uma parafusadeira sem fio. (Fonte: Andriy Popov/ 123rf.com)

O que diferencia uma parafusadeira sem fio de uma elétrica?

A principal diferença entre parafusadeiras elétricas e sem fio é bastante óbvia: As primeiras são movidas a eletricidade, as segundas, a bateria (ou, eventualmente, podem ser pneumáticas). Mas isso acarreta algumas outras mudanças.

Uma parafusadeira sem fio é a solução para lugares onde não há eletricidade. Portanto, se você precisa trabalhar longe da rede elétrica, em uma casa onde a ligação está desligada ou em um terreno com difícil acesso a tomadas, seus problemas estão resolvidos.

A alimentação via bateria faz com que não exista o emaranhado de fios em torno da ferramenta. Isso melhora a movimentação e permite maior liberdade no manuseio.

Outra questão que podemos citar é a potência: Nas ferramentas sem fio, é medida em V (Volts), e nas elétricas, em W (Watts). As numerações são bastante diferentes mesmo com os dois tipos podendo fazer bons trabalhos.

Basicamente, se a ferramenta não será usada longe da rede elétrica, a escolha entre parafusadeira elétrica ou sem fio se dá a partir da sua preferência: Manuseio sempre com fio ligado na eletricidade ou constante necessidade de recarregar baterias?

Veja na tabela a seguir a comparação entre os tipos:

Parafusadeira sem fio Parafusadeira elétrica
Potência Medida em V (Volts) Medida em W (Watts)
Alimentação Via bateria que precisa ser sempre recarregada Via rede elétrica
Recomendação Uso em situações longe da rede elétrica, uso por quem prefere sempre carregar a bateria a usar a ferramenta ligada na tomada Uso por quem prefere usar a ferramenta ligada à rede elétrica

Quais as vantagens de uma parafusadeira sem fio?

Já mencionamos acima algumas das principais vantagens das parafusadeiras sem fio: A possibilidade de uso longe da rede elétrica e a praticidade ganha pela ausência de fios no manuseio.

Porém, há muito mais: A parafusadeira sem fio é mais segura, já que acidentes com ferramentas que não estão ligadas à rede elétrica são mais raros. E também mais econômica, por não ter um consumo constante de eletricidade.

Se as baterias forem descartadas de forma correta após perderem a utilidade, a parafusadeira sem fio é mais ecológica que a elétrica. Os preços estão aproximadamente nas mesmas faixas.

Como desvantagens principais, podemos mencionar a necessidade de sempre carregar a bateria e a possibilidade do uso ser interrompido caso haja defeito nessa peça ou esquecimento do ato de fazer a recarga pelo usuário.

Preparamos uma tabela com as principais vantagens e desvantagens das parafusadeiras sem fio:

Vantagens
  • Dispensa a proximidade da rede elétrica
  • Permite melhor movimentação pela ausência de fios
  • É mais ecológica
  • É mais econômica
  • Oferece menos riscos de acidentes
Desvantagens
  • É preciso sempre carregar a bateria
  • Falta de carga na bateria pode impedir ou atrasar o serviço

Em quais situações a parafusadeira sem fio é mais indicada?

Imagine que você tenha acabado de se mudar para uma nova casa na qual a eletricidade ainda não foi ligada. É preciso montar os seus móveis. Como proceder? É exatamente nesse momento que a parafusadeira sem fio se torna indispensável!

Há duas possíveis respostas para a pergunta sobre em quais situações a parafusadeira sem fio é mais indicada: A primeira é a mais clara, ou seja, sempre que não houver acesso à eletricidade. A segunda é quando quem for manusear a ferramenta se sente mais confortável com um modelo a bateria.

Se existe eletricidade em um local, os dois tipos de ferramentas oferecem praticamente as mesmas coisas. Nesse caso, opte pelo modelo a bateria se você não gosta de fios, se deseja proteger o meio ambiente, se quer ter liberdade de movimentação ou se quer sentir a conta de luz pesar um pouco menos.

foco

Você sabia que muitas pessoas fazem uso inadequado de parafusadeiras? Alguns relatos que encontramos falam sobre crimes cometidos com a ferramenta sendo usada para agressão, tentativa de usá-la para corte de materiais ou até mesmo para bloquear radiação. Não tente nada disso em casa!

Quais acessórios são indispensáveis para uma parafusadeira sem fio?

Para funcionar perfeitamente, a parafusadeira sem fio precisa de alguns bons acessórios. A maior parte dos modelos de boas fabricantes já virá com eles de fábrica.

Alguns modelos de parafusadeiras sem fio podem vir com duas baterias.

Entre esses acessórios, os principais são as baterias e o carregador. O número de baterias pode variar entre um e dois, mas o equipamento responsável pela recarga é indispensável e sempre deve estar no pacote.

Para efetuar o parafusamento, a ferramenta usa pequenas peças chamadas de “bits”. Trata-se de pequenas pontas responsáveis por conectar parafuso e parafusadeira e realizar o aperto. Eles variam de tamanho e de padrão e, por isso, também devem ser muitos que vêm junto com o modelo.

Alguns outros itens são opcionais: Brocas, caso o modelo também seja furadeira, extensores e adaptadores para o carregador, ajustes de empunhadura e chaves para mandril em ferramentas sem troca rápida estão entre as peças que você pode desejar.

Quais tipos de bateria são usados em parafusadeiras sem fio?

Existem dois tipos principais de baterias usados em parafusadeiras sem fio: Íon lítio e níquel cádmio. As primeiras oferecem os melhores resultados. Abaixo, falamos um pouco sobre cada uma:

  • Bateria de íon lítio: São bastante modernas e têm a vantagem de serem difíceis de viciar. Por isso, dominam o mercado atual. Além da durabilidade, também não apresentam índices de toxicidade, o que é ótimo para quem opera as ferramentas.
  • Bateria de níquel cádmio: O ponto mais fraco dessas baterias é o quanto elas se viciam com facilidade, ou seja, duram cada vez menos e precisam de cada vez mais cargas. Por outro lado, ferramentas que as usam são mais baratas.

Outra possibilidade é optar por uma parafusadeira pneumática, porém, além de exigir um compressor de ar, ela não consegue alcançar a potência exigida para serviços profissionais.

Quanto custa e onde comprar uma parafusadeira sem fio?

Com diferenças grandes entre marcas, indicações e especificações técnicas, os preços das parafusadeiras sem fio também variam muito. É possível encontrar modelos desde R$ 200 até cerca de R$ 1.200. Ser mais barato não significa ser ruim: Tudo depende das suas necessidades.

Lojas especializadas em ferramentas e em casa e construção são os melhores lugares para comprar uma parafusadeira sem fio. Caso você prefira a aquisição pela internet, nossa recomendação principal é a Amazon brasileira, seguida de perto pela Amazon internacional e o Mercado Livre.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de uma parafusadeira sem fio

Após ler nosso guia de compra, você provavelmente já sabe se deseja uma parafusadeira sem fio. É hora, então, de conhecer algumas especificações técnicas que te ajudarão na escolha do modelo ideal. Selecionamos quatro:

Veja abaixo mais detalhes sobre cada um deles!

Potência

Já mencionamos que a potência das parafusadeiras sem fio é medida em volts. Os números costumam ser pequenos, ficando na cada de um ou dois dígitos. A importância de ter uma ferramenta potente existe principalmente para profissionais.

Quando falamos em potência, a recomendação para uso doméstico é de ferramentas a partir de 9 volts e para hobby, acima de 12 volts. Os profissionais devem buscar por parafusadeiras que cheguem a pelo menos 18 volts.

Imagem mostra uma parafusadeira sem fio em destaque.

Parafusadeiras sem fio mais potentes são recomendadas para profissionais. (Fonte: jahet/ 123rf.com)

Controle de torque e velocidade

O torque e a velocidade são importantes especificações que podem ser ajustadas. Você verá números máximos ao ler o quanto cada modelo oferece, mas isso não significa que sempre os aplicará ao apertar um parafuso.

O torque é a força aplicada sobre a superfície para efetuar um parafusamento.

Torque indica a força que uma parafusadeira aplica sobre a superfície para efetuar um parafusamento. Portanto, se o local for difícil, ele precisa ser alto, mas se não há muita resistência, o valor elevado pode até danificar os caminhos de maneira indesejada.

Diretamente relacionada a esse conceito está a velocidade. O giro rápido pode dar agilidade e ajudar no preenchimento do espaço pelo parafuso, mas em determinadas situações é preciso ter mais calma e usar uma movimentação mais leve.

Duração da bateria

Quanto mais a bateria da sua parafusadeira durar, melhor. Portanto, além de perceber as diferenças entre as composições de íon lítio e níquel cádmio, você também pode observar se há especificações que informem a autonomia.

Se você pretende usar a parafusadeira apenas por hobby, não deve haver problemas mesmo que a autonomia não seja das maiores. Mas para os profissionais, é fundamental que a ferramenta esteja à disposição por horas consecutivas!

Ergonomia

Trabalhar com uma ferramenta que propicie conforto é sempre excelente. As mãos sofrem menos, os braços e o corpo fazem menos esforço, as superfícies não geram nenhum tipo de machucado.

Sempre confira o quão ergonômica é a ferramenta que você pretende adquirir, tanto em design, que pode ou não favorecer o posicionamento das mãos, como em acabamento. Características como gatilho emborrachado e cabo com formato anatômico podem ajudar muito!

(Fonte da imagem destacada: Andriy Popov/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.
Carlos Massari Jornalista
Jornalista especializado em esportes e podcaster. Apaixonado por cinema, literatura e artes em geral. Curioso nato, pesquisa e escreve sobre diversas áreas, principalmente tecnologia, ferramentas, artigos esportivos e objetos que tornam a vida e o cotidiano mais fáceis.