Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

8Produtos analisados

22Horas investidas

5Estudos avaliados

79Comentários coletados

Bem-vindo ao Sweetest Home! Ter ferramentas confiáveis, duráveis e potentes facilita muito a vida tanto de profissionais, como de pessoas que apenas fazem reparos domésticos eventuais. Não há nenhuma dúvida que a parafusadeira Makita se enquadra nessa descrição e, portanto, preparamos um artigo sobre ela!

Nas próximas linhas, iremos te apresentar todos os benefícios de ter uma parafusadeira Makita, compará-la com outras marcas e trazer suas principais especificações técnicas. Assim, você poderá fazer uma ótima compra e ficar muito tranquilo sempre que precisar parafusar algo!

Primeiro, o mais importante

  • A Makita é uma marca de ferramentas extremamente respeitada. Entre suas principais características estão o respeito com o consumidor e a constante busca por inovações tecnológicas.
  • As parafusadeiras Makita contam com alta potência mesmo em modelos mais simples e uma série de funções especiais que ajudam muito o usuário a ter agilidade e conforto no trabalho.
  • O motor BL, que não usa escova de carvão, faz com que as baterias sejam mais duráveis e impede o superaquecimento da ferramenta.

As melhores parafusadeiras Makita: Nossa opinião

A Makita tem uma excelente linha de parafusadeiras. Com opções que variam de preço e de funcionalidades, uma escolha pode ser complicada. Pensando nisso, selecionamos alguns modelos que com certeza irão te interessar!

O kit mais completo do mercado

Você já se imaginou dono de uma parafusadeira e furadeira de impacto com duas baterias, maleta e uma extensa coleção de brocas e bits? É o sonho de qualquer profissional! Isso é exatamente o que a Makita te proporciona com esse kit. A ferramenta conta com muitos recursos tecnológicos, potência de 18 V e 21 posições de torque.

O modelo para uso doméstico

Quando o assunto é Makita, até mesmo os modelos domésticos são acima da média. Essa é uma parafusadeira com 12 V de potência, capacidade para uso em aço e madeira, variação de velocidades e alcance máximo de 1300 rotações por minuto. Uma ferramenta para resolver todos os problemas na sua casa por muitos anos!

A parafusadeira especial da Makita

Um grande destaque da Makita é essa parafusadeira dobrável que pode ser usada reta ou em formato de pistola. Ela tem potência de 7,2 V e torque máximo de 20 Nm. É cheia de importantes recursos, como iluminação para uso em lugares escuros, giro reversível e trava automática. Ideal para quem trabalha sem muito espaço!

Guia de compra

Para saciar a sua curiosidade sobre as parafusadeiras Makita, pesquisamos quais são as dúvidas mais comuns sobre elas e montamos respostas esclarecedoras. Assim, você terá muito mais tranquilidade na sua escolha.

Fique conosco no nosso guia de compra e conheça tudo sobre as parafusadeiras Makita!

Imagem mostra um homem sorridente com uma parafusadeira em frente a uma janela.

A parafusadeira Makita torna o seu trabalho muito mais fácil. (Fonte: Iurii Golub/ 123rf.com)

Por que a Makita se destaca entre as marcas de ferramentas?

Uma gigante centenária do mercado de ferramentas, a Makita é uma marca japonesa que sempre se preocupa com produzir tecnologia capaz de satisfazer seu público. E o melhor: Todas as suas linhas chegam rapidamente ao Brasil, sem exceções.

Ao optar por uma ferramenta da Makita, você tem ao seu alcance a mais moderna tecnologia japonesa. Existe um amplo trabalho com potência, resistência, ergonomia e funções que tornem o trabalho cada vez mais fácil.

Outra questão importante é que a Makita se preocupa muito com a satisfação dos clientes. Dentre as gigantes do mercado de ferramentas, é a melhor avaliada pelos usuários e a que possui o menor índice de reclamações.

Afinal, não basta apenas apresentar uma ótima tecnologia se não houver respeito com o cliente. No caso da Makita, os dois aspectos são garantidos!

foco

Você sabia que a Makita deu seus primeiros passos como uma empresa local de reparos no Japão? Em 1915, Mosaburo Makita começou a consertar motores e equipamentos elétricos em Nagoya. Foi assim que ele começou a fazer seu nome.

Foi só em 1958 que a empresa se expandiu para uma fabricante de ferramentas. O seu primeiro grande destaque aconteceu em 1969, quando ela lançou a primeira furadeira a bateria da história, revolucionando o mercado.

Quais as vantagens das parafusadeiras Makita?

Já falamos algumas das principais características da Makita: Tecnologia de ponta, resistência, durabilidade e excelente relação com o usuário. É claro que podemos aplicar tudo isso às parafusadeiras.

Mesmo as parafusadeiras mais simples da Makita já são empregadas com funções bastante avançadas. Em outras marcas, não é comum que modelos de entrada já contenham, por exemplo, com lanterna de iluminação para ajudar em lugares escuros.

Ao comprar uma parafusadeira Makita, mesmo que de um modelo não profissional, você tem a certeza de contar com excelentes recursos. Sua vida e seu trabalho serão facilitados com funções que não são indispensáveis, mas que têm muito a agregar.

A Makita se preocupa com ergonomia e conforto no uso. Uma de suas parafusadeiras mais baratas é dobrável, capaz de assumir diferentes funções e de ser manuseada como o usuário preferir.

É a marca ideal para quem quer parafusadeiras que aliam potência, resistência e tecnologia!

Veja na tabela abaixo as principais vantagens e desvantagens das parafusadeiras Makita:

Vantagens
  • Todos os modelos fabricados no Japão estão disponíveis no Brasil
  • Potência, durabilidade e resistência de primeira qualidade
  • Recursos extras exclusivos
  • Suporte técnico de alto nível e respeito com o usuário
Desvantagens
  • Há poucos modelos que possam ser considerados de entrada

Como funciona o motor BL das parafusadeiras Makita?

Um dos grandes diferenciais das ferramentas da Makita é o motor BL. E ele está presente nas parafusadeiras da marca!

Muitas ferramentas usam uma escova de carvão em seu motor. O BL dispensa esse acessório, o que reduz a fricção, gera menos calor e aumenta a eficiência.

O motor BL faz com que a bateria dure mais e não fique superaquecida.

A principal vantagem do motor BL sem escova de carvão é que a bateria dura muito mais, trabalhando por um longo tempo em alta eficiência sem superaquecimento. Assim, o trabalho é mais prático, evitando a necessidade de recargas ou de pausas para resfriagem.

O motor BL é um dos grandes fatores que tornam a Makita uma marca fundamental quando o assunto é parafusadeira!

Como funciona a assistência técnica da Makita?

Quando escolhemos uma marca de ferramentas, precisamos levar em conta a qualidade da assistência técnica. Caso algum problema aconteça, é preciso ter a certeza de que o conserto será rápido e bem feito.

A Makita tem mais de 950 oficinas autorizadas no Brasil.

E a assistência técnica da Makita é mais um grande destaque: São mais de 950 oficinas autorizadas espalhadas pelo território brasileiro. Todas certificadas pela marca, comprovando que o trabalho será bem feito.

Caso você tenha qualquer problema com a sua ferramenta, basta buscar o site oficial da empresa, acessar a parte de assistência técnica e encontrar a mais próxima! O trabalho com certeza será bem feito.

Vale ainda citar que a Makita é a marca com o melhor índice de solução de problemas no Reclame Aqui, o que indica que mesmo quando algum problema acontece, a solução é rápida e os clientes ficam satisfeitos.

Quais os tipos de parafusadeiras Makita?

O foco da Makita é a fabricação de parafusadeiras a bateria de alto rendimento. Além delas, também há parafusadeiras de impacto e combos que aliam furadeira na mesma ferramenta.

Para escolher entre uma parafusadeira simples, uma parafusadeira de impacto e uma parafusadeira e furadeira, você precisa ter a noção de quais os tipos de trabalhos que pretende realizar. O mesmo vale se você cogita o excelente modelo dobrável da Makita.

Vamos entender mais as funções e aplicações de cada uma dessas ferramentas?

  • Parafusadeira simples: É indicada para uso doméstico ou profissional, sem necessidade de aplicação em superfícies duras ou de difícil penetração. Pode ter potência e torque altos e é recomendada para marceneiros, carpinteiros, montadores de móveis e uso ocasional.
  • Parafusadeira de impacto: Feita para quem lida constantemente com concreto e metais duros. Faz parafusamento nessas superfícies por usar um sistema de impacto que facilita a penetração. Seu uso é mais profissional.
  • Parafusadeira e furadeira: Usada principalmente por quem não precisa de potência ou qualidade especial em nenhuma das duas funções. Recomendada para serviços domésticos e para profissionais de serviços leves.
  • Parafusadeira dobrável: A ferramenta para quem faz serviços leves ou precisa atingir lugares de difíceis acessos. É mais ergonômica e fácil de usar, mas tem potência muito menor que os demais modelos.

Montamos ainda uma tabela comparando os quatro tipos:

Parafusadeira simples Parafusadeira de impacto Parafusadeira e furadeira Parafusadeira dobrável
Usada em Serviços domésticos, marcenaria e montagem de móveis Serviços em superfícies duras como concreto e metais pesados Reparos domésticos variados, montagem de móveis Reparos domésticos simples, lugares de difícil acesso
Vantagens Potência suficiente para a maior parte dos serviços, tecnologia de alto nível Capacidade para fazer serviços em superfícies bastante complicadas Versatilidade de combinar duas ferramentas muito úteis em uma Valor mais baixo, facilidade de armazenamento, ergonomia, alcance a lugares difíceis
Desvantagens Não consegue trabalhar nos mesmos lugares que um modelo de impacto Preço muito elevado para quem não trabalha em superfícies complicadas Não executa com perfeição o serviço de nenhuma das ferramentas Potência e torque muito abaixo dos demais tipos

Quanto custa e onde comprar uma parafusadeira Makita?

Os preços das parafusadeiras Makita variam de acordo com o tipo, a potência e os itens extras que as acompanham. As mais baratas giram em torno de R$ 200, mas a maior parte dos modelos está na faixa entre R$ 400 e R$ 500. Ferramentas profissionais podem alcançar os quatro dígitos.

Para comprar uma parafusadeira Makita, você pode ir a uma loja de ferramentas ou uma especializada em casa e construção. Nossa recomendação é a compra pela internet, especialmente na Amazon brasileira, que oferece a linha completa. Confira ainda Mercado Livre e Amazon internacional.

Critérios de compra: Fatores para a escolha da sua parafusadeira Makita

Agora que você está convencido a escolher a Makita como a marca de sua parafusadeira, é hora de conhecer as especificações técnicas que te ajudarão a selecionar o modelo ideal. Selecionamos alguns critérios para debater:

Abaixo, entramos em mais detalhes sobre cada um deles.

Potência

A importância da potência em parafusadeiras está ligada à capacidade de uso em superfícies difíceis e à velocidade do trabalho. Quando maior for o número, mais a ferramenta terá facilidade para executar seu serviço em um material de penetração complicada.

Se você a usará apenas para serviços domésticos simples, não existe necessidade de ter uma parafusadeira muito potente.

A potência das parafusadeiras a bateria é marcada em V (Volts). Mesmo os modelos mais simples da Makita já contam com um número bastante satisfatório nesse quesito!

Imagem mostra uma parafusadeira.

As parafusadeiras Makita se destacam pela alta potência em relação à concorrência. (Fonte: jeanvdmeulen/ Pixabay.com)

Torque

Da mesma forma que a potência, o torque alto só é necessário em caso de uso da parafusadeira em superfícies complicadas. Caso contrário, é possível trabalhar bem mesmo com valores mais baixos.

Mais importante do que alcançar um torque alto é a parafusadeira ter um bom controle de torque. Isso porque é preciso selecionar uma medida que seja compatível com o lugar a ser furado. Aplicar uma força muito grande a uma superfície convencional pode fazer com que você a vare com o parafuso.

As ferramentas da Makita possuem um excelente controle de torque, que pode chegar a até 21 posições. O ajuste é fundamental para facilitar o seu trabalho e efetuá-lo com maior qualidade!

Ergonomia

Imagine que você esteja montando um armário de grande porte e que precise fazer inúmeros parafusamentos. Agora pense em fazer isso com uma parafusadeira desconfortável, cujo formato não seja bem ergonômico para as suas mãos. Não parece uma boa ideia, certo?

O formato da parafusadeira precisa colaborar com o conforto do usuário.

Essa é a importância da ergonomia em parafusadeiras. O formato precisa colaborar para que suas mãos e braços fiquem em posições confortáveis e é fundamental que haja um bom preenchimento com borracha, por exemplo, para aliviar no contato constante entre dedos e ferramenta.

A preocupação da Makita com o quesito é tanta que ela criou até uma parafusadeira dobrável, capaz de ser usada conforme a preferência do usuário. Uma grande ajuda para todos que trabalham com a ferramenta!

Itens extras

Ao escolher a sua parafusadeira Makita, é importante optar por um modelo que ofereça bom custo-benefício. Uma boa maneira de observar isso é através dos itens extras incluídos.

A parafusadeira precisa de bits para funcionar e, caso seja também uma furadeira, de brocas. É fundamental que o modelo escolhido conte com um kit satisfatório desses acessórios.

Uma maleta que facilite o armazenamento e transporte também é um acessório muito valioso. Algumas parafusadeiras Makitas contam com modelos personalizados, extremamente duráveis e resistentes!

Por fim, há outros itens que podem te ajudar bastante, como baterias extras, cabos de carregamento, chaves de mandril e até mesmo ferramentas especiais, como alicates de pressão. Confira a lista completa antes de finalizar a compra!

(Fonte da imagem destacada: Oleksandr Lutsenko / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?