Panela wok com legumes e carne.
Ultima atualização: 19 de julho de 2021

Como escolhemos

20Produtos analisados

18Horas investidas

5Estudos avaliados

78Comentários coletados

A panela wok tem ganhado cada vez mais espaço nas cozinhas brasileiras. Afinal, o seu formato diferenciado é excelente para fazer receitas rápidas e diversificadas. Mas se engana quem pensa que toda panela wok é igual.

No post de hoje, vamos mostrar quais são as características de uma panela como essa e as diferenças entre os principais modelos. Além disso, você vai descobrir quais são as melhores panelas wok à venda.




Primeiro, o mais importante

  • A panela wok é um tipo de frigideira mais funda e com base reduzida. Por isso, esse é o utensílio perfeito para refogados rápidos.
  • Assim como qualquer panela, a wok pode ser encontrada em tamanhos diversos, com diferentes tipos de alças ou pegadores, com ou sem tampa.
  • Mas são os materiais de fabricação e o formato do fundo os principais diferenciais entre um modelo e outro.

Melhores panelas wok: nossas recomendações

Começaremos com uma lista que mostra os melhores tipos de panela wok que você vai encontrar no mercado. Veja:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre a panela wok

Ter uma panela wok é mesmo necessário? Uma frigideira comum não basta? Dúvidas como essas são comuns na hora de investir em um tipo novo de panela. Mas nesse Guia de Compra vamos ajudá-lo a entender a importância da wok no seu dia a dia.

Pessoa salteando alimentos na panela wok.

A panela wok pode ser um utensílio coringa na sua cozinha. (Fonte: distelAPPArath / Pixabay)

Quais as características da panela wok?

A panela wok é um tipo de frigideira, só que com paredes mais altas, fundo menor e profundidade maior. Originária da China, esse tipo de panela surgiu há mais de 3 mil anos inicialmente para torrar chás e grelhar e saltear alimentos.

Hoje, no entanto, a wok serve para fazer uma infinidade de receitas, incluindo molhos e refogados a vapor. Afinal, por conta do seu formato, a principal característica desse tipo de panela é que ela aquece mais rapidamente e ainda garante um cozimento uniforme dos alimentos.

Mas, também por isso, é preciso atenção no preparo das receitas que podem queimar com facilidade.

Panela wok com refogado de legumes, cogumelos e macarrão asiátio.

A wok lembra uma frigideira, mas é mais funda. (Fonte: kalhh / Pixabay)

Hoje em dia, a panela wok está mais popular e ganhou diferentes versões com material de fabricação variado, puxadores e alças diversificadas e até mesmo com ou sem o revestimento antiaderente, o que é ideal para fritar com pouco ou nenhum óleo.

Além disso, por ter suas paredes altas, esse tipo de panela evita que respingos e alimentos voem pelos ares durante o preparo, o que pode ser especialmente funcional para quem está começando a se aventurar na cozinha.

Na tabela que você confere abaixo, nós listamos as principais vantagens e desvantagens desse tipo de panela.

Vantagens
  • Pode-se fazer os mais variados tipos de receitas, seja cozinhando ou fritando
  • Aquece rapidamente
  • Cozinha os alimentos uniformemente
  • Pode ser antiaderente
  • Evita respingos para fora
Desvantagens
  • Demanda atenção para não queimar alimentos
  • Pode ser bem pesada

Quais receitas você pode fazer na panela wok?

Muito comum nas cozinhas asiáticas, a wok costuma ser a panela mais usada para saltear legumes e carnes para fazer o tradicional Yakisoba. Mas a verdade é que a wok é um utensílio multifuncional.

Com ela, além de refogar e saltear alimentos, é possível fritar e cozinhar a vapor. Tem cozinheiro que até acopla uma grelha sobre a panela para grelhar carnes ou utiliza a panela wok para engrossar molhos.

O que é preciso ter em mente é que, como esquenta rapidamente, a wok deve ser usada para cozinhar em temperaturas altas e, por isso, também deve ser constantemente movimentada.

Quais os tamanhos de uma panela wok?

Uma das principais diferenças entre os vários tipos de panelas wok se refere ao seu tamanho, que é indicado pelo diâmetro e a capacidade de cozimento. Existem opções pequenas, médias e grandes.

Mas, de modo geral, você vai encontrar panelas wok com diâmetro que varia entre 20 cm a 40 cm. Para cozinhar para uma ou duas pessoas, um modelo de 20 cm já será o suficiente.

Panela wok com legumes.

A panela wok está disponível em vários tamanhos e serve para cozinhar para poucas ou muitas pessoas. (Fonte: Hans / Pixabay)

Mas se a ideia é cozinhar em maior quantidade ou para mais pessoas, o melhor é investir em uma panela wok que tenha diâmetro de, pelo menos, 25 cm.

Para você ter uma ideia, modelos com esse diâmetro têm capacidade de cozinhar entre 2 a 4 litros. Já panelas wok maiores, que tenham entre 30 e 35 cm de diâmetro, podem preparar receitas de até 5 litros.

Qual a diferença entre a panela wok de fundo plano e arredondado?

Como vimos, a panela wok tem o fundo menor se comparado a uma frigideira. É essa característica, de fato, que ajuda na melhor condução do calor.

No entanto, alguns modelos contam com fundo plano, enquanto outros possuem a base arredondada. A wok com fundo plano é mais recomendada para fritar pedaços grandes de carnes, como filés e bistecas.

Já o modelo de wok com fundo arredondado é mais eficiente para refogar ou fritar pedaços menores e mais diversificados, no caso de receitas que levam carnes e legumes.

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os tipos de panela wok

Depois de escolher o melhor tamanho e o tipo de fundo da sua panela wok, é preciso analisar outros aspectos que farão a diferença no preparo das receitas. São eles:

Material

Um dos principais critérios que você deve levar em conta na hora de comprar a panela wok é o material com a qual ela foi fabricada. Assim como ocorre com qualquer tipo de panela, é o material o grande responsável pela eficiência no cozimento.

Atualmente existem modelos feitos em alumínio, aço inox, cerâmica e ferro.

Tradicionalmente, a panela wok é feita em aço carbono. Entretanto, atualmente existem modelos feitos em alumínio, aço inox, cerâmica e ferro.

Cada um vai interferir de modo diferente tanto no tempo de cozimento, como no peso da panela e no preço também.

A panela wok em alumínio, por exemplo, é a mais barata, aquece rapidamente, é mais leve e, por isso, se torna fácil de manusear. O modelo em aço inox, por sua vez, é mais pesado, demora mais para aquecer mas, em contrapartida, é mais durável.

Já a wok em cerâmica é a mais cara, afinal, é antiaderente, leve e aquece bem rápido. E a panela wok de ferro, além de ser a mais pesada, é a que melhor armazena calor.

Antiaderente ou não

Como vimos, a panela wok de cerâmica é antiaderente. Mas é possível encontrar modelos feitos com alumínio e aço inox que também tenham esse tipo de revestimento, conhecido como Teflon.

E vale investir nessas opções, já que o revestimento antiaderente, além de dispensar o uso de óleo durante a fritura e o cozimento - o que torna a receita mais saudável - ainda facilita na hora da limpeza porque impede os alimentos de grudarem no fundo da panela.

Cabo ou alças

Analise também o tipo de pegador da panela wok. Nesse sentido, você vai encontrar dois tipos: a wok com cabo único, como ocorre com as frigideiras; e a com alças, como as que encontramos nas caçarolas.

A escolha aqui acaba sendo bem pessoal. No entanto, se você pretende saltear os alimentos com a própria panela, o ideal é que ela tenha cabo ao invés de alças. O mais importante, porém, é que os pegadores sejam resistentes ao calor.

Tampa

Outro ponto que você deve levar em consideração quando for escolher a melhor panela wok é se ela tem ou não uma tampa. Os modelos mais comuns não acompanham esse acessório. Mas pode ser interessante escolher uma wok com tampa.

Compatibilidade com fogão

Para finalizar, analise se a panela wok que você escolheu vai funcionar no seu tipo de fogão. Se você tem um fogão a gás, fique tranquilo, porque todas as panelas funcionam bem nele.

No entanto, se você possui um fogão por indução, por exemplo, é preciso verificar a compatibilidade da panela, já que muitas delas não irão funcionar nesse tipo de eletrodoméstico.

Resumo

A panela wok lembra uma frigideira, mas tem as paredes mais altas e a base menor. Por isso, ela esquenta rapidamente e cozinha uniformemente a receita. Na hora de comprar a melhor wok, você vai encontrar opções pequenas, médias e grandes, com fundos planos ou arredondados.

Além disso, vale prestar atenção no tipo de material de fabricação da panela wok, já que isso pode interferir no tempo de cozimento. Por fim, não deixe de considerar o pegador, que pode ser do tipo cabo ou alças. E se a panela possui ou não revestimento antiaderente e tampa, além da sua compatibilidade com o tipo de fogão.

(Fonte da imagem destacada: Foodandomore: 58460222/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas