Na foto um kit com três panelas na cor vinho e duas frigideiras em um suporte.
Ultima atualização: 14 de julho de 2021

Como escolhemos

22Produtos analisados

17Horas investidas

4Estudos avaliados

76Comentários coletados

Quando se fala em utensílios de cozinha, uma das primeiras marcas que vem a mente é a Tramontina. Essa fama toda se deve principalmente ao fato de que seus produtos são da mais alta qualidade e hoje vamos falar sobre a panela Tramontina.

As panelas Tramontina existem em inúmeros modelos, que são divididos em diversas linhas. Com isso, há opções pequenas, grandes, com revestimento antiaderente e assim por diante. Portanto, se quiser saber tudo sobre elas, basta ler esse artigo até o final.




Primeiro, o mais importante

  • As panelas Tramontina estão disponíveis em muitos modelos e existem opções que se adaptam a todos os tipos de preparo.
  • Elas são produzidas em alumínio ou aço inox, havendo também algumas que apresentam fundo triplo e revestimento antiaderente.
  • Os conjuntos de panelas Tramontina oferecem um ótimo custo beneficio e deixam a cozinha mais bonita.

Melhores panelas Tramontina: nossas escolhas

O que não faltam são opções de panela Tramontina que podem ser adquiridas. Porém, existem alguns modelos que se destacam como os melhores e abaixo te mostramos quais são eles.

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre a panela Tramontina

Por mais que muitas pessoas já conheçam e gostem das panelas Tramontina, ainda existem algumas dúvidas sobre esse produto. Com isso, para responder as perguntas mais comuns a respeito delas criamos esse guia de compra.

Na foto um chef de cozinha cozinhando.

As panelas Tramontina são usadas tanto por cozinheiros profissionais, quanto de maneira doméstica. (Fonte: Rene Asmussen / Pexels)

Quais são os diferenciais da panela Tramontina?

As panelas Tramontina apresentam uma série de diferenciais que fazem com que sejam as preferidas de muitos cozinheiros.

A marca existe desde 1911 e oferece uma linha completa de panelas, que conseguem suprir todas as necessidades.

Outro ponto positivo é que há modelos de panela Tramontina que podem ser utilizados em diferentes tipos de fogão, inclusive os de indução, que necessitam de utensílios específicos.

Além disso, esse produto é fabricado em materiais que contam com alta resistência e durabilidade, por isso, dura por anos. Mais uma vantagem é que ele é vendido em conjuntos ou avulso.

Vantagens
  • Existe em modelos que se adaptam a todas as necessidades
  • Pode ser usada em diferentes tipos de fogão
  • É fabricada com materiais de qualidade e resistentes
  • Pode ser adquirida de maneira avulsa ou em conjuntos
Desvantagens
  • Custa um pouco mais caro

Qual a melhor linha de panelas da Tramontina?

As panelas Tramontina são produzidas em diferentes linhas, que apresentam características bastante específicas.

Por isso, não é possível determinar qual conjunto é o melhor, já que cada um deles oferece suas vantagens e desvantagens e se adapta perfeitamente a determinadas formas de uso.

Deste modo, as principais linhas de panela Tramontina são as seguintes:

  • Solar: Esse jogo é composto por panelas com fundo triplo que são fabricadas totalmente em aço inox e possuem um design clássico.
  • Professional: Nessa linha as panelas também possuem fundo triplo, mas a sua tampa é plana com detalhe satinado. As peças têm alças longas e cabos tubulares em aço inox, que garantem um manuseio profissional.
  • Mônaco: Essa linha de panelas Tramontina é uma das mais conhecidas. Seus itens são produzidos em alumínio com revestimento interno e externo em Starflon Premium e vêm com tampa de vidro temperado e cabos, alças e pegadores metálicos com proteção em silicone.
  • Turim: As panelas desse jogo são feitas em alumínio com revestimento interno e externo em antiaderente Starflon Max. Elas contam com cabos e alças em baquelite e pegadores da tampa em nylon.
  • Duo Silicone: Essa linha traz panelas confeccionadas em aço inox com fundo triplo, que possuem alças e cabos revestidos em silicone antitérmico.
  • Loreto: Nesse jogo as panelas são feitas em alumínio com revestimento interno e externo antiaderente Starflon T1. Seus cabos e alças são produzidos em baquelite antitérmico e a tampa é em vidro temperado.
  • Allegra: Esse conjunto de panelas Tramontina têm peças produzidas em aço inox com fundo triplo, que possuem tampas de inox com saída de vapor.
  • Paris: Com um design mais simples, essa linha traz panelas de alumínio com revestimento interno e externo antiaderente Starflon Max. Elas vêm acompanhados de tampas de alumínio, possuem cabos e alças em baquelite antitérmico e têm pegadores em nylon.
  • Brava: Essa linha conta com panelas que apresentam traços modernos e suas peças são feitas em aço inox com fundo triplo.
  • Vermont: Nesse jogo as panelas são confeccionadas em alumínio com revestimento interno antiaderente Starflon Max, cabos e alças em baquelite e pegadores em nylon. As tampas são de vidro temperado.

Em qual material as panelas Tramontina são produzidas?

A panela Tramontina é produzida em basicamente dois materiais: aço inox ou alumínio.

Os modelos de inox apresentam um alto brilho e são muito fáceis de limpar. Eles possuem uma resistência maior do que o alumínio e é difícil que fiquem com arranhões ou amassados. O ponto negativo é que custam mais caro.

Já as panelas Tramontina de alumínio têm um valor mais acessível, oferecem uma alta condutibilidade de calor e são bastante leves. A desvantagem é que podem oxidar com o tempo, prejudicando a sua aparência.

Na foto uma panela de aço inox com tampa de vidro, duas colheres de pau e potes com comida e temperos.

As panelas Tramontina de aço inox são muito sofisticadas e bonitas. (Fonte: congerdesign / Pixabay)

Quais modelos de panela Tramontina existem?

A Tramontina possui uma linha bastante completa de panelas, o que faz com que existam opções para os mais diversos preparos.

Assim, as opções que podem ser encontradas para comprar são:

  • Bistequeira; 
  • Frigideira / panquequeira / omeleteira; 
  • Panela de pressão;
  • Caçarola; 
  • Caldeirão; 
  • Pipoqueira; 
  • Paelleira; 
  • Cuscuzeira; 
  • Espagueteira e muito mais.

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os modelos de panela Tramontina

Para escolher a panela Tramontina ideal é preciso prestar atenção em alguns detalhes que fazem a diferença nesse produto. A seguir te explicamos mais sobre eles.

Material

O material em que a panela Tramontina é produzida faz toda a diferença na experiência de uso desse utensílio, por isso é necessário analisá-lo.

Com isso, há modelos feitos em aço inox e alumínio. Os de aço inox são os mais bonitos e diferenciados, porém apresentam valor mais alto, enquanto que os de alumínio são mais baratos e muito eficientes, mas oxidam com o tempo.

Outra variação falando de material é a das opções que possuem revestimento antiaderente. Essas são ideais para quem quer cozinhar e não deseja que os alimentos grudem.

Além disso, há também panelas Tramontina feitas com fundo triplo, que são indicadas para uso em fogões de indução.

Tamanho

O tamanho de uma panela Tramontina diz respeito a sua capacidade, que é determinada em litros e pelo diâmetro do produto.

Avaliar essa característica é importante para conseguir escolher a panela que possui o tamanho ideal para os seus preparos.

De um modo geral, sobre isso deve-se seguir as seguintes recomendações:

  • Panelas de até 2 litros (16 a 18 cm): São indicadas para preparar molhos ou arroz para até duas pessoas.
  • Panelas e caçarolas de até 3,5 litros (de 20 a 22 cm): São ideais para arroz, carnes com molho e legumes e servem de duas a quatro pessoas.
  • Caçarolas de até 4,8 litros (24 cm): Podem ser usadas para massas, sopas e feijão.
  • Frigideiras fundas de 20 cm ou mais: São uma boa escolha para carnes e legumes grelhados.

Na foto uma pessoa segurando uma frigideira com legumes dentro.

A panela Tramontina existe em diversos tamanhos e serve para preparar todos os alimentos. (Fonte: Cooker King / Unsplash)

Tipo de uso

Mais acima te dissemos que existem muitos tipos de panela Tramontina e vale a pena escolher a que mais se adeque ao que você deseja preparar usando esse produto.

As panelas de pressão, por exemplo, são ideais para cozinhar alimentos mais duros, como feijão e alguns tipos de carnes. As pipoqueiras servem para fazer pipocas e as frigideiras são muito usadas para preparar grelhados e frituras.

No entanto, se você busca por uma panela mais versátil, então as caçarolas são a melhor escolha, pois nelas é possível fazer molhos, cozidos, massas, arroz, legumes e muito mais.

Em conjunto ou avulsa

Por fim, outra escolha que deve ser feita é se a panela Tramontina será adquirida em conjunto ou de maneira avulsa.

Os kits de panelas são ideais para quem precisa comprar diversos modelos diferentes. Eles costumam ter um custo benefício maior e ainda permitem que se tenha todas as panelas com a mesma aparência.

Porém, se a ideia é apenas repor um item que está faltando ou não se deseja gastar muito, vale a pena comprar a panela avulsa.

Resumo

Com certeza você já ouviu falar sobre as panelas Tramontina, que são muito famosas e procuradas pelos consumidores.

Por isso, nesse artigo reunimos as informações mais importantes para que seja possível adquirir o modelo ideal.

Esperamos que tenha gostado!

(Fonte da imagem destacada: Cooker King / Unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas