Ultima atualização: 1 de outubro de 2021

Não são apenas os amadores que queimam o fundo das panelas na cozinha. Mesmo os melhores cozinheiros certamente já experimentaram algo assim. Mas o que você pode fazer se uma panela queimar?

Neste artigo, nós mostramos as melhores dicas para a limpeza do seu vaso. Além disso, nós compilamos informações valiosas que você deve saber sobre panelas queimadas.




Os mais importantes

  • Comer alimentos queimados é prejudicial à sua saúde. É por isso que é importante limpar o seu pote quando ele está queimado.
  • Uma panela queimará se não houver líquido suficiente na panela ou se o fundo da panela estiver muito quente. Estes são dois fatores que você pode facilmente controlar.
  • Há muitos remédios caseiros que podem ajudar você a limpar um vaso queimado. Você provavelmente já tem a maioria destes produtos em casa.

Por que um pote queima?

Provavelmente já aconteceu com você que o fundo da sua panela arde enquanto você cozinha. Pode haver várias razões para isso

  • Não há líquido suficiente na panela.
  • A temperatura no fundo do pote é muito alta.

Felizmente, estas duas causas podem ser evitadas muito bem, prestando atenção a elas. Portanto, se você quiser cozinhar algo, certifique-se de que o fundo da panela não aqueça demais e cozinhe sua comida a uma temperatura mais baixa.

Especialmente com fogões a gás ou fogões de indução, as panelas nos fogões podem aquecer extremamente rápido. Além disso, a base deve sempre ser coberta com líquido para que o pote não queime.

Isto porque o cozimento remove o líquido do alimento à medida que ele se evapora. Se não houver mais líquido, o alimento na panela queimará naturalmente.

Um pote queimado pode ser facilmente evitado. (Fonte da imagem: 123rf.com / Benoit Daoust)

A propósito, depois que sua panela for queimada, você também precisa limpar seu fogão.

Antecedentes: O que você deve saber sobre uma panela queimada

Não importa que tipo de panela você queime, seja uma caçarola, um assador, uma panela de esmalte ou sua panela de esparguete favorita, existem métodos para salvar suas panelas.

Entretanto, há algumas coisas que você deve ter em mente ao tentar remover os alimentos queimados da sua panela. Na seção seguinte, nós abordamos as questões mais importantes sobre panelas queimadas.

Tenho que jogar fora uma panela queimada?

Na maioria dos casos, as panelas queimam apenas um pouco no fundo. Estas pequenas queimaduras geralmente podem ser removidas facilmente. Então você não tem que jogar seu pote fora. Entretanto, se a panela estiver muito queimada e você não conseguir tirar a crosta, não importa quantas vezes e com que meios você tente, então talvez seja a decisão certa para você se desfazer da panela.

Antes de dar este passo, você realmente deveria ter tentado tudo para limpar seu pote queimado novamente. Depois de limpá-lo, você pode usá-lo novamente sem ter que jogá-lo fora. Você também deve ter em mente que o tempo necessário é menor e o custo dos remédios caseiros é provavelmente mais barato do que a compra de um novo pote.

Se você está procurando novas panelas para o seu fogão de indução. Portanto, pondere se o pote é realmente insalubre antes de jogá-lo fora. A maioria das panelas queimadas pode ser limpa novamente com bastante facilidade com algumas dicas e truques.

Handling the burnnt pot Simplicity
Clean with home remedies Little effort, cheap
Throw away the pot Little effort, expensive

Um vaso queimado é um perigo para a saúde?

Uma panela queimada pode ter consequências prejudiciais para a sua saúde. Se a camada queimada no fundo sair enquanto você está cozinhando algo, as substâncias nocivas se misturam com seus alimentos recém cozinhados.

Comer alimentos queimados não só é cancerígeno por causa dos produtos químicos que contém, mas também pode mudar a sua composição genética. Por esta razão, você deve sempre jogar pelo seguro e não comer comida que vem de uma panela queimada.

Neste artigo, nós também lhe mostraremos muitas dicas de como limpar seus vasos novamente se você queimá-los.

Que tipos de potes podem queimar?

Basicamente, todos os tipos de potes podem queimar. Não depende do tipo de vaso, mas principalmente de quão quente fica o fundo do vaso. Se o fundo estiver muito quente, você pode se queimar.

O líquido também desempenha mais um papel do que o tipo de pote. Se houver líquido suficiente na panela ao cozinhar, então nenhuma panela deve realmente queimar.

O que fazer com uma panela queimada: 12 dicas que funcionam

Se a sua panela queimar no fundo, então você deve sempre molhá-la imediatamente após cozinhar. A melhor maneira de fazer isso é com água morna. Isso geralmente funciona bem e as áreas incrustadas podem ser facilmente removidas após algum tempo.

Entretanto, se o pote está queimado há algum tempo ou você não consegue limpá-lo com esta simples dica, existem muitos outros remédios caseiros simples que você pode usar para limpar seu pote novamente.

Depois que não houver mais vestígios da crosta queimada em sua panela, você deve limpá-la novamente de forma adequada antes de usá-la novamente.

Cola

Mesmo que muitas pessoas não queiram acreditar, você pode limpar potes queimados com cola. Tudo o que você tem que fazer é colocar uma xícara de cola na panela e deixá-la ferver por 20 minutos.

Para isso, o fogão deve ser colocado em uma configuração baixa. Depois disso, você deve ser capaz de remover facilmente a crosta queimada com uma esponja.

Vinagre

Vinagre é uma excelente maneira de limpar um pote. Para fazer isso, despeje água e vinagre juntos na panela queimada. A proporção de mistura é de 3 partes de água para uma parte de vinagre.

Traga essa mistura para ferver e desligue o fogão assim que a solução ferver. Deixe o pote de pé por 15 minutos e depois derrame a solução. Agora você deve ser capaz de remover os restos do fundo do pote sem muito esforço.

Sal

Para limpar seu pote, você também pode simplesmente usar sal em combinação com vinagre e água. Para fazer isso, coloque 2 colheres de sopa de sal em sua panela, junto com água e vinagre (dos quais 3 partes devem ser água e 1 parte de vinagre).

Você deve deixar esta solução ferver com a tampa do extrator até que o problema se resolva por si só. É importante que a tampa do extrator esteja colocada ou que uma janela esteja aberta porque o vinagre tem um cheiro muito intenso quando aquecido.

Bicarbonato de sódio

Usar bicarbonato de sódio para limpar uma panela é uma maneira eficaz e fácil. Para fazer isso, encha seu pote com água fria. O nível deve ser de cerca de 4 cm. Então você deve adicionar 1 colher de chá de bicarbonato de sódio à água e mexê-la.

Agora você tem que trazer a água para ferver, desligar o fogão quando a solução ferver e esperar que ela esfrie. Depois de despejar a solução, você pode remover facilmente a crosta queimada na panela com uma esponja.

Bicarbonato de sódio

Para limpar panelas queimadas com bicarbonato de sódio, basta misturar uma pasta de bicarbonato de sódio e água e espalhá-la nas áreas afetadas.

Depois aqueça a panela brevemente no fogão e deixe a pasta para trabalhar de uma hora e meia a duas horas e meia. Após este tempo, a pasta deve ser fácil de remover, junto com as áreas queimadas.

Dishwasher tabs

Embora provavelmente não seja um método muito sustentável para o meio ambiente, você ainda pode tentar usar dishwasher tabs para livrar seu pote das queimaduras. A melhor maneira de fazer isso é quebrar uma aba de lava-louças pela metade e usar uma metade para cada pote.

Agora você deve colocá-lo na panela e usar água morna para fazer com que se dissolva. Tudo que você tem que fazer é deixá-lo de molho e depois você deve ser capaz de limpar a parte queimada no fundo do pote.

Pó de lavagem

Um pote queimado também pode ser limpo novamente, adicionando pó de lavagem. Simplesmente polvilhe um pouco de detergente em pó na panela, adicione água e deixe-o de molho.

Vários remédios caseiros baratos podem ajudar você a conseguir um pote limpo. (Fonte da imagem: )

Após algumas horas, o solo queimado deve ter soltado o suficiente para que você possa simplesmente limpá-lo com uma esponja.

Lavar o refrigerante

Para limpar com o refrigerante, simplesmente dissolva duas colheres de sopa de refrigerante em água na panela queimada e ferva a solução por 10 minutos.

A solução deve então ser deixada de molho por pelo menos uma hora, ou durante a noite, se estiver muito suja. Depois disso, você pode remover facilmente as incrustações com uma esponja.

Degree of soiling Application time
Little soiling One hour
Medium soiling Three to four hours
Heavy soiling Overnight

Cebola

Você pode usar uma cebola, especialmente se o seu pote não estiver muito queimado.

  1. Corte duas cebolas e suas peles em cubos pequenos.
  2. Coloque os cubos cortados no pote queimado, adicione um pouco de água.
  3. Leve o conteúdo para ferver e cozinhe até que a água se tenha evaporado.
  4. Depois de despejar, a crosta deve ter se soltado do fundo.
  5. Se a crosta ainda não tiver saído, ferva novamente com água nova.

Você deve ser capaz de usar sua panela queimada para cozinhar novamente em pouco tempo.

Rhubarb

Rhubarb não só pode ser usado para fazer coisas deliciosas na cozinha, mas também para limpar panelas queimadas. Tudo o que você precisa fazer é colocar as folhas na panela.

Despeje um pouco de água neles e deixe tudo ferver junto. Então você pode despejar a água e simplesmente limpar a crosta com uma esponja.

O que mais você deve saber sobre uma panela queimada

Como eu tiro o cheiro da minha panela queimada anteriormente?

Na verdade, o seu vaso deve ter um cheiro normal novamente depois de ter sido completamente limpo. Se este não for o caso, você pode ferver água de limão na panela para dizer adeus ao cheiro. Para fazer isso, simplesmente ferva um pouco de água e coloque algumas rodelas de limão.

Se você deixar essa mistura ferver durante 15 a 30 minutos, não só a sua panela cheirará bem, mas toda a sua casa também cheirará bem.

Por que um pote queimado muda de cor?

Às vezes acontece de as panelas ficarem pretas na parte de baixo. Este é especialmente o caso das panelas de aço inoxidável.

Através de uma reação química, o cobre que é freqüentemente incorporado em vasos de aço inoxidável reage com o oxigênio do ar. O óxido de cobre resultante tem uma cor mais escura, e é por isso que o fundo do pote se torna mais escuro.

No entanto, esta imperfeição desagradável pode ser facilmente removida com ketchup. Basta despejá-lo sobre a panela, deixá-lo sentado por pelo menos meia hora e o ácido acético no ketchup deve ter feito seu trabalho.

Um pote pode queimar não só por dentro, mas também por fora. (Fonte das fotos: 123rf.com / Marija Kozika)

Por que uma panela que ardeu uma vez sempre arde novamente?

Um pote que foi queimado uma vez costuma queimar mais e mais frequentemente porque tem pequenos arranhões no fundo. Isto pode ser causado, por exemplo, pelo uso de palha de aço. Mesmo que os arranhões sejam mínimos, o resultado é que o revestimento do fundo foi danificado.

Os arranhões também fazem com que o alimento se cole mais rapidamente na panela, o que significa que é mais provável que queime. É por isso que é importante usar sempre panos ou esponjas que não deixem arranhões em seus tachos e panelas.

Conclusão

Com dicas e truques simples, não é mais difícil ter um pote queimado limpo novamente. Você provavelmente já tem a maioria das ferramentas em casa de qualquer maneira. Na maioria dos casos, não é necessário comprar um novo pote.

Mesmo que esteja muito queimado, geralmente há uma maneira de limpá-lo completamente. É melhor limpar seus potes imediatamente após tê-los queimado. Dessa forma você pode ter certeza de que a crosta queimada ainda sairá.

Quanto mais tempo você esperar, mais difícil será para você limpar o pote adequadamente.

Fonte da imagem: unsplash.com / mdesign85

Por que você pode confiar em nós?

Resenhas