Panela elétrica.
Ultima atualização: 19 de julho de 2021

Como escolhemos

20Produtos analisados

19Horas investidas

4Estudos avaliados

87Comentários coletados

Se você está em busca de informações para saber como investir na melhor panela de pressão elétrica, seja bem-vindo! Nosso artigo de hoje vai ser todo dedicado a esse eletroportátil que, além de mais seguro do que uma panela de pressão comum, facilita bastante a rotina na cozinha.

Até porque hoje em dia o mercado já disponibiliza vários modelos de panelas como essa, com tamanhos e funcionalidades variadas. Por isso, vamos mostrar quais são os aspectos que se diferenciam entre um tipo e outro, e como analisar cada um deles de acordo com a sua necessidade.




Primeiro, o mais importante

  • A panela de pressão elétrica faz o mesmo que um modelo convencional, com a vantagem de ser mais segura e economizar o gás.
  • Para escolher a melhor de todas, analise os recursos adicionais de segurança e as funções pré-programadas.
  • Além disso, é importante levar em conta qual a voltagem, o tamanho e a capacidade de cozimento da panela.

Melhores panelas de pressão elétricas: nossas recomendações

Nesta seção, nós separamos alguns dos melhores modelos de panelas de pressão elétricas para você escolher a sua. Veja:

Guia de compra: tudo sobre a panela de pressão elétrica

A partir daqui, nós vamos mostrar porque você deve investir em uma panela de pressão elétrica e o que é possível fazer com ela. Além disso, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o modo de funcionamento desse eletroportátil.

Família almoçando na mesa.

A panela de pressão elétrica facilita a rotina na cozinha na hora de preparar a refeição da família. (Fonte: National Cancer Institute/ Unsplash)

Quais os prós e contras da panela de pressão elétrica?

Já imaginou uma panela de pressão que funciona ligada na tomada? E que tenha outras funções, bastando que você dê um clique para que ela ligue, cozinhe e desligue? Pois essa é a panela de pressão elétrica.

Com uma tampa hermética, que impede que o vapor escape durante o processo de cozimento, assim como em uma panela de pressão comum, a elétrica tem como principal função cozinhar rapidamente qualquer receita, com destaque é, claro, para o nosso feijão de todo dia.

Mas a principal diferença entre o modelo comum e o elétrico é o fato de que o segundo não precisa ir ao fogão. Ou seja, você pode usar a panela de pressão elétrica em qualquer lugar, bastando apenas ter uma tomada por perto, e ainda economiza o gás de cozinha.

Algumas panelas de pressão elétricas vêm com acessórios como concha e copo medidor.

Além disso, a panela de pressão elétrica também conta com o diferencial de ter um sensor térmico e vários programas pré-definidos, que permitem preparar diferentes receitas com mais facilidade.

Sem contar que esse eletroportátil pode ligar e desligar automaticamente, tem recursos de segurança mais eficientes do que a panela de pressão convencional e também pode ser usada como uma panela comum.

E vale destacar que existem alguns modelos cujo cabo de alimentação também pode ser removido. Com isso, você pode até mesmo colocar a panela de pressão elétrica diretamente na mesa de refeição.

Por outro lado, sem energia, no caso de um apagão, por exemplo, a panela não irá funcionar. Para resumir os prós e contras de uma panela de pressão elétrica confira o quadro que preparamos para você:

Vantagens
  • Não faz chiado quando pega pressão
  • É mais segura do que o modelo convencional
  • Desliga automaticamente
  • Deixa a comida quente, com a função aquecer
  • Pode ser usada também como panela comum
  • Economiza gás de cozinha e não ocupa a boca do fogão
Desvantagens
  • Mais cara
  • Em caso de falta de energia, não poderá ser usada

Quais são as funções de uma panela de pressão elétrica?

Como vimos, uma das características de uma panela de pressão elétrica é que ela conta com funções pré-programadas para cozinhar diversos tipos de receitas, além das que são feitas na pressão, como o feijão.

Um dos destaques, como já mencionado, é a função que mantém os alimentos aquecidos por mais tempo dentro da panela, o que é perfeito em situações nas quais algum membro da família se atrasa para o almoço ou o jantar, por exemplo.

Esse recurso ainda evita que a comida precise ser requentada no fogão ou no micro-ondas. Mas existem outras funções que a panela de pressão elétrica pode desempenhar. Listamos para você algumas delas. Confira:

  • Timer: Esse recurso permite programar o ínicio e o fim do cozimento de uma receita, além de determinar o tempo de preparado que, em geral, pode variar entre 30 e 120 minutos;
  • Aquecimento automático: Função que pode manter a comida quente dentro da panela por até 12 horas após o cozimento;
  • Tipos de cozimentos: Além da função de cozimento na pressão, a panela elétrica pode assar, fritar e refogar;
  • Nível de pressão: Com essa função, é possível que você ajuste a pressão da panela elétrica de acordo com a receita, selecionando o nível baixo, médio ou alto.

Quais os recursos de segurança da panela de pressão elétrica?

A panela de pressão elétrica é mais segura do que um modelo convencional, porque a versão elétrica costuma oferecer recursos adicionais de segurança.

Tanto é que algumas panelas contam com cinco a 10 dispositivos de segurança. Entre eles os principais são:

  • Válvula de segurança na tampa e na panela;
  • Travamento automático da tampa;
  • Alça antitérmica na tampa;
  • Controle de temperatura máxima;
  • Desligamento automático.

Critérios de compra: O que analisar ao comprar a panela de pressão elétrica

Para acertar na sua escolha e investir na melhor panela de pressão elétrica, nós recomendamos que você analise alguns componentes que variam dependendo do modelo e da marca. Para facilitar, nós listamos eles para você, veja:

Capacidade de cozimento

Comece levando em conta a capacidade de cozimento da panela de pressão elétrica. Para isso, é importante considerar a sua rotina e, principalmente, a quantidade de pessoas para quem você irá cozinhar.

No mercado, você vai poder escolher entre modelos que têm capacidade de cozimento que varia entre três e seis litros. Para saber qual é a ideal para você, o melhor é escolher um número a mais do que a quantidade de pessoas que moram na sua casa.

Panela de pressão elétrica aberta com carne e prato de comida ao lado.

Escolha a panela de acordo com a quantidade de pessoas que mora com você. (Fonte: Olga Yastremska / 123RF)

Por exemplo, se a ideia é utilizar a panela de pressão elétrica para uma família com três pessoas, opte pela panela de, pelo menos, quatro litros. Já se o objetivo é cozinhar em maior quantidade ou para mais pessoas, considere investir no modelo de seis litros.

Mas não deixe de observar também que, quanto maior for a capacidade da panela, maior será o tamanho do utensílio. E, com isso, é importante checar se haverá espaço para acomodar o eletroportátil na sua cozinha.

Potência

Em seguida, analise a potência da panela de pressão elétrica. Afinal, quanto maior for a potência da panela, melhor será o seu desempenho para atingir e manter a temperatura certa na hora de preparar as receitas.

Ou seja, uma panela de pressão elétrica com potência baixa pode demorar mais tempo para cozinhar o alimento. Com isso em mente, o melhor é comprar um modelo que tenha mais de 800W de potência.

Digital ou analógico

Como se trata de uma panela elétrica, é importante também considerar o tipo de painel de controle. Afinal, é nele que você vai acionar e ajustar a temperatura, o tempo de cozimento e as outras funções como desligamento automático e níveis de pressão.

Nesse quesito, o mercado oferece dois tipos de panelas de pressão elétricas: as com display digital e as com o painel analógico.

Você sabia que, com a panela de pressão elétrica é possível preparar vários tipos de receitas? Veja algumas delas:

  • Grão-de-bico;
  • Mandioca;
  • Pudins;
  • Frango assado;
  • Pães e bolos;
  • Milho cozido;
  • Mingau;
  • Risoto.

Os modelos analógicos são ajustados por um botão que gira. Por isso, as panelas com esse tipo de painel costumam ser mais baratas e oferecer menos funções pré-programadas.

Já a panela de pressão elétrica com display digital funciona com touch screen, o que permite ter mais funções e recursos.

Voltagem

Por fim, é fundamental que, antes de comprar a sua panela de pressão elétrica, você verifique a voltagem do produto. Até porque, em geral, as panelas de pressão elétricas não são bivolt.

E o fato é que se você tentar ligar uma panela elétrica de 220 V em uma tomada de 110 V, ela não irá funcionar e pode até queimar.

Resumo

A panela de pressão elétrica é um eletroportátil muito funcional porque, além de cozinhar na pressão, pode fritar, assar e refogar as mais variadas receitas. Além disso, dependendo do modelo, existem outras funcionalidades e mais recursos de segurança do que uma panela de pressão comum.

Para investir no modelo ideal, no entanto, você vai precisar verificar o tamanho e a capacidade de cozimento, além do tipo de display, a potência e a voltagem.

(Fonte da imagem destacada: Alexander Kharchenko / 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas