Ultima atualização: 13 de julho de 2021

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O óleo de girassol é uma visão familiar em todas as cozinhas. Sempre conseguimos encontrar um jarro de cinco litros, pronto para ser usado na fritadeira. Mesmo assim, seu uso regular não fez dele um alimento valorizado pelos usuários. Pelo contrário, ele tem sido considerado um produto barato que só era útil quando não queríamos gastar a melhor qualidade.

Você já se perguntou por que essa discriminação? Ou se ela é realmente a melhor coisa que podemos usar para fritar? Hoje nós vamos responder a estas perguntas. Nós também lhe diremos que tipos existem, seus benefícios e seus usos mais adequados.




O mais importante

  • Nós podemos encontrar diferentes tipos de óleo de girassol, de acordo com sua composição e extração. Por exemplo, refinado, alto oléico ou virgem. Cada um deles é indicado para um uso específico, desde cozinhar até usar como óleo de massagem.
  • Seu poder antioxidante é muito alto, devido ao seu conteúdo de vitamina E. É também muito benéfico para a nossa pele e cabelo.
  • Nós devemos moderar nosso consumo de óleo de girassol para não ganhar peso. Se compararmos com a que vem da azeitona, veremos que elas têm funções diferentes.

Óleo de girassol: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compra: O que você deve saber sobre o óleo de girassol

O óleo de girassol pode ser um velho conhecido para nós. Entretanto, nós podemos não saber tanto sobre isso quanto pensamos que sabemos. Aqui, nós respondemos as perguntas mais frequentes sobre este ingrediente.

O óleo de girassol é extraído das sementes da planta do girassol. (Fonte: Chinnna: 89680254/ 123rf.com)

Que tipos de óleos de girassol existem?

Alguns anos atrás, o óleo que todos nós usávamos e sabíamos era óleo de girassol refinado. Entretanto, agora podemos encontrar outros tipos diferentes com qualidades muito úteis. Nesta tabela, nós resumimos as mais importantes, sua composição e propriedades (1, 2, 3, 4).

Tipos Composição Propriedades
Refinado É rico em ácido linoleico (60%) e vitamina E. Este óleo é refinado industrialmente, o que faz com que seus benefícios se degradem. Portanto, sua qualidade é inferior.
Virgem Ele tem uma alta proporção de ácido linoleico (mais de 60%) e uma quantidade considerável de vitamina E. É um óleo que é extraído de forma tradicional e a baixa temperatura. Isto o torna de alta qualidade, uma vez que suas qualidades são preservadas intactas. Geralmente é cultivado organicamente.
Alto oléico Tem uma alta proporção de ácido oléico (80%). Este tipo foi geneticamente modificado ou selecionado para atingir esta alta proporção de ácido oléico. Não tem gorduras trans e tem um perfil similar ao do azeite de oliva. Tem uma alta estabilidade térmica e oxidativa.

Quais são os benefícios do óleo de girassol?

Como acabamos de apreciar, a composição do óleo de sementes de girassol pode mudar dependendo do seu tipo. Nesta seção, nós descreveremos suas vantagens. Especificamente, aqueles que contêm uma alta proporção de ácido linoleico.

Pode reduzir o colesterol

O ácido linoleico (ômega-6) tem sido conhecido por baixar os níveis de colesterol. Assim, nós também conseguimos reduzir o risco de doenças cardiovasculares. No entanto, esta alegação está sendo questionada agora. Os últimos estudos falham em provar que o ácido linoleico reduz o colesterol. Se ele tem esse efeito, ele ocorre em proporções muito pequenas. Outras análises são necessárias antes que possamos confirmar ou descartar definitivamente esta afirmação.(5, 6).

O óleo de girassol não foi comprovadamente capaz de reduzir o colesterol. (Fonte: Rf Studio: 3621221/ Pexels.com)

Tem um efeito antioxidante

Óleos vegetais, incluindo óleo milagroso, são uma das principais fontes de vitamina E em nossa dieta. Devemos incorporá-lo em nossa dieta, pois é um poderoso antioxidante. Sua função é proteger as células e evitar que elas se oxidem. Ou seja, esta ação antioxidante nos ajuda a prevenir doenças relacionadas à idade ou distúrbios cardiovasculares. Ele também estimula o sistema imunológico e retarda o desenvolvimento do mal de Alzheimer (7, 8).

Ajuda a proteger nossa pele

O ácido linoleico é necessário para manter a barreira da epiderme. Devido ao seu alto conteúdo deste ingrediente, o óleo de girassol pode nos ajudar a melhorar o equilíbrio da nossa pele. Ele também ajudará a hidratar e proteger. Além disso, tem um efeito anti-inflamatório(9).

Em dermatologia, este ingrediente é adicionado a produtos para tratar problemas como dermatite atópica ou eczema(10). Em cosméticos, é conhecido por suavizar a pele e é considerado não comedogênico (11).

O óleo de girassol é um bom ingrediente para o nosso cabelo e pele. (Fonte: Pixabay: 433626/ Pexels.com)

Ajuda a reparar nossos cabelos

Assim como com a pele, o óleo de girassol pode nos ajudar a proteger nossos cabelos. As propriedades antioxidantes da vitamina E manterão tanto o cabelo quanto o couro cabeludo protegidos.

Nós também podemos nos beneficiar de suas propriedades anti-inflamatórias se sofremos de comichão no couro cabeludo. Outra vantagem é que podemos usá-lo para manter nosso cabelo hidratado e combater o frizz (12).

O óleo de girassol é realmente ruim?

A resposta curta a esta pergunta é que o óleo maravilhoso não é ruim em si mesmo. Entretanto, se abusarmos deste produto ou usá-lo de forma errada, ele pode ser desfavorável para nós. Nós dizemos a você quais são suas principais desvantagens:

  • O ácido linoleico neste óleo pode ser prejudicial se for consumido em demasia. Quando este elemento é digerido, ele se torna ácido araquidônico e contém componentes inflamatórios.
  • Quando aquecido demais, a mais de 82ºC, ele libera componentes que podem ser tóxicos para a nossa saúde. Na fumaça, aldeídos são emitidos, elementos que são capazes de alterar o DNA celular. Com esta ação, eles seriam capazes de promover a doença cardíaca ou Alzheimer (6, 8).
Para evitar que o óleo de semente de girassol libere componentes tóxicos, devemos aquecê-lo a baixas temperaturas. Outra opção é usá-lo frio.

O óleo de girassol engorda?

Como todas as gorduras comestíveis, o óleo de girassol tem um alto teor de lipídios, em torno de 100%. Isto significa que nós devemos moderar seu consumo. Isto porque as gorduras podem se acumular e contribuir para engordar facilmente. Na verdade, uma colher de sopa desse líquido é quase metade da sua dose diária recomendada para um adulto (4).

Mesmo assim, se a consumirmos da maneira correta, ela complementará nossa dieta. O que devemos evitar ao máximo são os alimentos fritos. A razão é que eles sempre irão absorver muito óleo. Portanto, excederemos a quantidade de gorduras que é recomendada para consumo.

Para que é usado o óleo de girassol?

Cada tipo de óleo de girassol tem certas características que indicam como ele deve ser usado. Na tabela seguinte, nós lhe dizemos qual você deve escolher de acordo com o propósito para o qual você quer usá-lo.(13, 14):

Tipos Uso
Óleo de girassol refinado Pode ser usado para emulsões e saladas. Melhor usado frio, não para fritar.
Óleo de girassol virgem Pode ser usado para emulsões, saladas ou outras receitas frias. É também o mais adequado para pele ou cabelo, por sua alta qualidade.
Óleo de girassol oléico alto é o melhor para fritar, por sua alta estabilidade térmica e oxidativa. Estudos demonstraram que é melhor para este propósito do que o azeite de oliva. É o melhor tipo se você quiser se beneficiar do ácido oléico.

Quais são as diferenças entre o óleo de girassol e o azeite de oliva?

A principal diferença entre estes dois tipos de óleos é a sua composição. O ácido oleico (ômega-3), que é encontrado no azeite de oliva, é muito benéfico para a nossa saúde. Suas propriedades podem ajudar no tratamento e prevenção de doenças cardiovasculares, doenças auto-imunes ou metabólicas (15).

Por outro lado, o óleo de calêndula é rico em ácido linoleico (ômega-6). Este componente não é tão benéfico e pode apresentar mais problemas. Entretanto, ainda é um alimento saudável em nossa dieta. O óleo de girassol do tipo alto oléico compete diretamente com o azeite de oliva por sua composição ômega-3. Tem boas características e é especial para fritar.

Entretanto, não é tão vantajoso quanto o azeite, que é mais benéfico para a nossa saúde (1).

Óleo de girassol e azeite de oliva são excelentes escolhas para preparar uma salada ou marinada. (Fonte: Edgar Castrejón: bG5rhvRH0JM/ Unsplash.com)

Critérios de compra

Agora que suas dúvidas sobre o óleo milagroso já foram respondidas, é hora de escolher a correta. Aqui estão as características que você deve definir antes de sua compra.

Uso

Antes de tudo, devemos pensar no que queremos usar para isso. Se nossa intenção é usá-lo para cozinhar, o ideal será escolher óleo refinado ou alto oléico. Se quisermos aplicá-lo em nossa pele, o óleo virgem é o mais adequado.

Outra característica a ser levada em conta é a freqüência com que vamos usá-la. Nós temos à nossa disposição diferentes tamanhos para escolher. Se o uso do óleo for contínuo, será preferível procurar um tamanho maior e mais econômico.

Óleo de girassol oléico alto é uma das melhores opções para fritar. (Fonte: Rodnae Productions: 4910165/ Pexels.com)

Oléico alto

Como vimos, óleo de semente de girassol alto oléico é uma variedade que pode ser muito interessante. Suas propriedades e benefícios à saúde fazem dela sempre uma opção a ser considerada.

Esta é provavelmente a melhor alternativa se estamos à procura de um óleo para fritar. Também pode ser apropriado se quisermos aumentar o ácido oléico em nossa dieta. Seu principal defeito é seu preço, que geralmente é mais alto do que o do óleo refinado.

Biológico

Nós dizemos que um produto é orgânico quando não foi tratado com nenhum pesticida ou aditivo químico. Além disso, eles têm que ser cultivados sem manipulação genética e respeitando o meio ambiente e a comunidade.

No caso do óleo de calêndula, nós lhe forneceremos um suplemento de qualidade, já que as colheitas geralmente são melhores. Além disso, seus benefícios serão preservados de forma otimizada através de processos artesanais. su_note]Se quisermos otimizar os efeitos da vitamina E, não devemos fritar o óleo. Suas qualidades são afetadas por este processo.

A granel

Se estamos determinados a comprar petróleo em grandes quantidades, podemos fazer isso a granel. Atualmente, existem várias lojas que oferecem este serviço e muitas opções para escolher. Esta é uma alternativa muito sustentável por várias razões.

Em primeiro lugar, nós reduzimos o desperdício. Além disso, essas lojas compram grandes quantidades de cada vez, de modo que reduzem sua pegada de carbono. Eles também reduzem custos e podem baixar o preço de seus óleos, tornando-os mais econômicos.

Conclusão

O Óleo Maravilha é um alimento saudável a ser incorporado em nossa dieta. Seu alto conteúdo de ácido linoleico e vitamina E faz com que valha a pena consumi-lo. Entretanto, devemos fazê-lo corretamente e usar o tipo mais adequado de acordo com o uso que queremos dar a ele.

O óleo de girassol alto oléico pode ser o mais adequado para fritar, devido à sua alta estabilidade. Se nós estamos procurando aquele com as melhores propriedades, nós optamos por um virgem.

Por outro lado, se nossa pele estiver seca, ela se beneficiará muito com este tipo de óleo. Se você achou nosso guia útil para fazer a compra que você precisava, deixe-nos um comentário e compartilhe-o com qualquer pessoa que possa estar precisando desta informação. Até breve!

(Fonte da imagem em destaque: Gabdrakipova: 83229858/ 123rf.com)

Referências (15)

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3. Martínez-Force E, Garcés Mancheño R. Nuevos aceites de girasol: el futuro para una industria alimentaria más saludable [Internet]. CTC Alimentación, 2004 [2021]; 21, 49-54.
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11. Kumar S, Swarnkar V, Sharma S, Baldi A. Herbal Cosmetics: Used for Skin and Hair [Internet]. Inventi Rapid Cosmeceuticals. 2012 [2021]; 1-7.
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13. Valenzuela A, Sanhueza J, Nieto S, Petersen, G. Estudio comparativo en fritura de la estabilidad de diferentes aceites vegetales [Internet]. Nutrinfo.com, 2003 [2021].
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14. Garcés R, Martínez‐Force E, Salas J J, Venegas‐Calerón M. Current advances in sunflower oil and its applications [Internet]. Lipid Technology, 2009 [2021]; 21(4), 79-82.
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15. Sales-Campos H, Souza P, Peghini B, Silva J, Cardoso, C. An Overview of the Modulatory Effects of Oleic Acid in Health and Disease [Internet]. Mini reviews in medicinal chemistry, 2012 [2021]; 13 (2).
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Artigo científico
Alsina E, Macri E V, Zago V, Schreier L, Friedman S M. Aceite de girasol alto oleico: hacia la construcción de una grasa saludable / High oleic sunflower oil supplemented: towards the construction of a healthful fat [Internet]. Actual. nutr, 2015 [2021]; 16(4): [114]-[121].
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Sales-Campos H, Souza P, Peghini B, Silva J, Cardoso, C. An Overview of the Modulatory Effects of Oleic Acid in Health and Disease [Internet]. Mini reviews in medicinal chemistry, 2012 [2021]; 13 (2).
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