Ultima atualização: 3 de agosto de 2021

Se você gosta de fazer trabalhos elétricos ou eletrônicos, você saberá como é perigoso tocar um fio ou trocar um plugue quando você não tem certeza se há ou não eletricidade. Fios vivos podem causar queimaduras e eletrocussões. Felizmente, os faz-tudo e os eletricistas têm uma ferramenta tão funcional na ponta de seus dedos como os multímetros.

Os multímetros são usados para medir a eletricidade. Mas não apenas a corrente, eles também podem medir a resistência, continuidade e tensão. Em resumo, é uma ferramenta muito completa e indispensável para eletricistas e entusiastas da bricolagem. Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre esses dispositivos, você quer saber mais?




O mais importante

  • Os multímetros digitais são muito sofisticados e, ao mesmo tempo, muito fáceis de usar. Eles mostram todos os dados em telas de LCD, com numeração grande e clara.
  • A melhor coisa dos multímetros modernos é que eles combinam as funções de um voltímetro e de um amperímetro. Além disso, eles incluem funções extras que virão a calhar.
  • Precisão é o fator de compra mais importante de um multímetro. Este fator mostra o erro máximo que o dispositivo permite em uma leitura. Quanto mais preciso, melhor o resultado final.

Multímetro: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: O que você precisa saber sobre multímetros

Os multímetros são os reis da indústria elétrica e eletrônica. Eles são usados para testar, reparar, verificar instalações elétricas e circuitos eletrônicos. Na próxima seção do artigo, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre estes dispositivos. Nós respondemos as perguntas mais comuns e explicamos suas características.

Unas manos usando un multímetro

Ao contrário de outros instrumentos, os multímetros têm apenas duas variantes: digital e analógico. (Fonte: Kaewsai: 69381858/ 123rf.com)

Voltímetros e multímetros são a mesma coisa?

É comum confundir voltímetros e multímetros a ponto de acreditar que eles são os mesmos. Simplificando, um voltímetro é usado para medir diferenças de tensão entre dois pontos, enquanto um multímetro é uma ferramenta muito mais abrangente, capaz de medir não apenas tensão, mas outras quantidades, tais como impedância ou resistência.

Para diferenciar entre eles, basta olhar para o dispositivo, principalmente para as medidas na face da chapa. Se o instrumento só puder medir tensão (voltímetro), ele será marcado com um V e uma escala. Se for um multímetro, você verá um botão de seleção de magnitude e você encontrará tensão (V), resistência (ohms, Ω) e corrente (A).

O que é melhor, um voltímetro ou um multímetro?

A escolha depende de suas necessidades. Se você quer um dispositivo para sua casa, para completar sua caixa de ferramentas, então é melhor escolher um multímetro. Estes dispositivos oferecem uma grande variedade de medidas e lhe darão mais versatilidade para trabalhar.

Basicamente, você terá um tudo-em-um. Por outro lado, se você é um eletricista e precisa, por exemplo, instalar um sensor de voltagem em um circuito eletrônico para saber sempre a diferença de potência e você só vai usá-lo para esse fim, então é melhor comprar um voltímetro.

Quais são as vantagens e desvantagens dos multímetros?

Embora eles sejam ferramentas muito precisas e muito fáceis de usar, os multímetros também têm seus inconvenientes. Estes são importantes se você estiver envolvido em trabalho profissional. É por isso que nós decidimos explicar a você as principais vantagens e desvantagens dos multímetros digitais e analógicos:

Vantagens Desvantagens
Multímetros analógicos Rastreamento mais preciso das mudanças de valor. Medição de valores médios menores. Detecção de diferentes mudanças de voltagem. Os picos dos valores medidos são mais visíveis até 40 kHz. É necessário descartar os erros dos valores medidos, interpretando apenas o valor correto. É necessário mudar o tipo de sinal ao medir manualmente. Os elementos são mais sensíveis. É prejudicial para o medidor não levar em conta a polaridade em corrente contínua. É prejudicial não selecionar a faixa corretamente. Sem proteção contra sobrecarga.
Multímetros digitais Sem erros de leitura no display. Detecção automática de polaridade. Detecção automática da faixa de medição. Maior precisão do valor medido exibido na tela. Menos sensível a interferência, ruído ou fluxo magnético. Mais econômico de produzir, pois tem menos elementos mecânicos. Medidas incorretas em altas freqüências. Picos de voltagem podem danificar o equipamento.

Para que serve um multímetro?

Como temos dito ao longo deste artigo, os multímetros são peças de equipamento muito completas. Uma de suas melhores características é que eles têm muitas funções. Em termos gerais, eles são usados para medir diferentes magnitudes em um circuito elétrico.

Para lhe dar uma idéia, aqui está uma lista de algumas de suas principais funções:

  • Medição de resistência.
  • Teste de continuidade.
  • Medições de tensão CA e CC.
  • Medidas de corrente AC e DC.
  • Medidas de capacitância.
  • Medidas de freqüência.
  • Detecção de presença de corrente AC.

Unas manos trabajando con un multímetro

A resolução é definida como a menor mudança em um sinal de entrada que produz uma mudança no sinal de saída. (Fonte: Muenhong: 63288208/ 123rf.com)

Que tipos de multímetros estão disponíveis no mercado?

Ao contrário de outros instrumentos, os multímetros têm apenas duas variantes: digital e analógico. Nós já explicamos as vantagens e desvantagens de cada um deles, então agora vamos entrar em suas principais características:

Tipo Resultado Precisão Faixa
Analógico Agulha e escala 1 % 0.4 mV a 1000 V
Digital Visor LCD Absoluto 0 mV a 1000 V

Como eu posso medir a corrente com um multímetro?

A intensidade da corrente é medida em amperes e fornece informações sobre as cargas elétricas que fluem através da superfície definida em um determinado período de tempo.

Para a medição, nós podemos usar um medidor de corrente com braçadeira ou o próprio multímetro. Para medir a corrente com um multímetro você deve:

  1. Ajustando a faixa de medição. Se você não conhece a faixa de medição, comece com uma alta faixa de medição e trabalhe para baixo.
  2. Desenergize o circuito a ser medido e abra-o.
  3. Insira os cabos de teste e feche o circuito novamente.
  4. O valor atual é medido em amperes e será mostrado no display do multímetro.

Como eu posso medir resistências com um multímetro?

Os multímetros têm muitas funções, incluindo a de medir a resistência. Como sempre, você deve conectar os dois fios isolados (vermelho para positivo e preto para negativo) ao DMM. Para medir a resistência com um multímetro você deve:

  1. Ajuste a escala do multímetro para o símbolo Ω, que significa "ohms" e é o símbolo para medir a resistência.
  2. A seguir, encontre o valor de resistência que melhor lhe convier.
  3. Agora coloque os terminais entre os pontos que você quer medir.
  4. Anote o resultado que aparece no display.

Como medir a continuidade com um multímetro?

A continuidade é a presença de um caminho completo para o fluxo de corrente. Em outras palavras, a capacidade de um sistema elétrico de permitir que a eletricidade flua através dele. Em um circuito elétrico, o circuito está completo quando o interruptor está fechado.

Um circuito perfeito terá uma resistência igual a 0 ohms. Imagine que seu carregador de laptop tenha parado de carregar, então você precisa saber se a continuidade foi interrompida. Para fazer isso, você deve:

  1. Selecione a opção de continuidade no seletor do seu multímetro. Esta opção geralmente é marcada com um símbolo de alto-falante.
  2. Verifique se o multímetro está funcionando corretamente. Você pode fazer isso reunindo as dicas das duas pistas. O dispositivo deve emitir um som agudo.
  3. Para medir a continuidade, comece colocando as pontas do medidor no final do adaptador.
  4. A ponta vermelha deve estar do lado de fora e a outra do lado de dentro.
  5. Se ele não apitar, você deve testar seção após seção para descartar e encontrar a falha.

Como medir a amperagem com um multímetro?

Amperagem é a quantidade de corrente elétrica que flui através de um componente elétrico, tal como um fio. Especificamente, a amperagem mede o número de elétrons passando por um ponto em um determinado período de tempo, com 1 ampere (A) igual a 1 coulomb por segundo.

Medir a amperagem é uma tarefa importante quando se trabalha com sistemas elétricos, principalmente para garantir que os fios não estejam carregando mais corrente do que eles podem suportar. Para medir a amperagem você deve:

  1. Ajuste a chave seletora para a leitura da amperagem. Os multímetros geralmente têm duas leituras: corrente alternada em amperes AAC; "A ou corrente contínua em amperes ADC".
  2. Ajuste o intervalo de modo que o máximo esteja bem acima da leitura esperada. Isso evitará a sobrecarga.
  3. Conecte os cabos: preto ao terminal COM e vermelho a um terminal marcado para medições de corrente baixa ou alta.
  4. Coloque o chumbo vermelho em uma extremidade aberta e o preto na outra.
  5. Multiplique a corrente medida pela voltagem para obter a potência nominal em watts. Por exemplo, uma bateria de carro com 12 volts e uma corrente de 5 amperes resultará numa potência de 60 watts de potência.

Multímetros y otros accesorios

As medidas RMS reais não são apenas a média do valor absoluto da curva, mas fornecem um cálculo bastante complexo. (Fonte: Boonkitphuwadon: 10454942/ 123rf.com)

Que categorias de sobretensão existem?

É importante, ao trabalhar com multímetros, que você entenda quais são as categorias de sobretensão. Categorias desde CAT I até IV foram estabelecidas e classificam os equipamentos de trabalho de acordo com o perigo que eles representam para o operador. Preste atenção a este ponto, já que alguns multímetros não serão adequados para certas categorias:

Categoria de sobretensão Resumo Exemplos
CAT IV Conexão trifásica de qualquer dispositivo Esta é a origem da instalação, ou seja, onde é feita a conexão de baixa tensão (feed-in) para o fornecimento de alta tensão. Medidores e principais equipamentos de proteção contra sobrecorrente. Entrada externa e de serviço, cabo de alimentação da fonte de alta tensão para o edifício, seção entre o medidor e o painel. Linha aérea para o edifício anexo, linhas subterrâneas para bombear poços.
CAT III Distribuição trifásica (incluindo iluminação comercial monofásica) Equipamentos em instalações, como comutadores de alta tensão e motores polifásicos. Coletores de energia elétrica e de plantas industriais. Cortes de alimentação e de ramificação de alimentação, dispositivos de quadro de distribuição. Sistemas de iluminação em grandes edifícios. Tomadas de dispositivos eletrônicos com conexões curtas às entradas de serviço.
CAT II Cargas de recepção monofásicas conectadas Dispositivos elétricos, instrumentos portáteis e outras cargas domésticas similares. Dispositivos elétricos, instrumentos portáteis e cargas domésticas similares. Tomadas elétricas a mais de 10 metros de uma fonte CAT III. Tomadas de energia a mais de 20 metros de uma fonte CAT IV.
CAT I Electronics. Equipamentos eletrônicos protegidos Equipamentos conectados a circuitos (de fontes) onde foram tomadas medidas para reduzir sobretensões transitórias a um nível apropriadamente baixo. Qualquer fonte de alta tensão e baixa potência derivada de um transformador de alta resistência de bobinas, como a seção de alta tensão de uma fotocopiadora.

Critérios de compra

Agora que você sabe tudo o que precisa saber sobre multímetros e suas muitas funções, é hora de entender quais são os fatores de compra mais importantes. Na seção seguinte, explicamos uma a uma as características que você deve procurar em um multímetro, se você pretende fazer a melhor compra possível.

””

Precisão

A precisão de um multímetro é o erro máximo permitido nas leituras. Ele é expresso pelo símbolo ∓ (% da leitura + número do dígito menos significativo). Isto mostra a precisão específica para o limite máximo de erro em torno da medição do sinal real ponderado.

Se o seu multímetro tem 4 dígitos ½ com uma precisão de tensão DC ∓ 0.05% + 3, enquanto mede um sinal de 12 V, seu multímetro mostrará qualquer sinal entre 11.994 e 12.006 V. Além disso, este número pode variar de acordo com ∓ 3, então você receberá leituras entre 11.991 e 12.009 V.

Alcance Resolução Precisão
220 mV 10 μ 0.05% do alcance + 3 dígitos.
2.2 V 100 μV
22 V 1 mV
220 V 10 mV
1000 V 0.1 V

Resolução e dígitos

A resolução é definida como a menor mudança em um sinal de entrada que produz uma mudança no sinal de saída. A resolução de um multímetro digital é expressa pelo número de dígitos que o mostrador (tela) pode mostrar. Um multímetro com 3 ½ mostra três dígitos inteiros de 0 a 9 e um entre 0 e 1.

A faixa pode ser ∓ 1.999, o que significa que pode exibir números positivos e negativos de até 1.999. A maioria dos multímetros no mercado tem entre 3 ½ e 4 ½ , com uma faixa de ∓ 1.999 ou 19.999. Alguns fabricantes indicam a resolução com a contagem de palavras.

Verdadeiras medidas de RMS

Este fator é o que diferencia um multímetro barato de um multímetro profissional. Multímetros sem True RMS medem sinais AC assumindo que as formas de onda são perfeitas. As ondas nunca atingem esta condição, resultando em medições imprecisas. Para obter dados reais, você terá que fazer várias tentativas e calcular a média.

As medidas RMS reais não são apenas a média do valor absoluto da curva, mas fornecem um cálculo bastante complexo. Um multímetro com resposta média e sem True RMS só será capaz de dar leituras precisas quando as ondas estiverem perfeitamente sinusoidais. Para medir cargas não lineares (controles eletrônicos), você precisa do True RMS.

Impedância de entrada

A maioria dos multímetros tem uma grande impedância de entrada. Desta forma, ele não afeta ou influencia o circuito como você mede. Multímetros de pior qualidade terão 1 MΩ de entrada, que será suficiente para aplicações não específicas; por exemplo, para tarefas de bricolagem ou para conserto de eletrônicos domésticos.

Se você precisa de um dispositivo para trabalho sensível, é importante escolher um multímetro com uma impedância mínima de 10 MΩ. Isso garantirá leituras confiáveis e seguras.

Materiais

Os materiais também são importantes na escolha de um multímetro. Estes dispositivos são projetados para funcionar com eletricidade. Você estará frequentemente trabalhando com grandes correntes, então certifique-se de que o equipamento esteja bem isolado.

Tanto a carcaça quanto os diodos (as pontas) devem ser isolados e seguros para você. Também é importante olhar para os componentes internos. Esta é muitas vezes a diferença entre multímetros de qualidade e multímetros baratos. Sempre escolha um dispositivo que tenha proteção contra sobrecarga. Veja a qualidade e o acabamento tanto do display quanto do seletor de funções.

Ergonomia

Muitos multímetros vêm com uma conveniente bolsa de transporte. Estas bolsas podem ser presas em um cinto ou em laços de cinto de calças e permitem que você carregue seu equipamento com você aonde quer que vá. Para estar confortável, você precisa ficar de olho no peso. Equipamentos pesados serão perceptíveis e incômodos.

Da mesma forma, este equipamento é projetado para ser segurado por uma mão. Veja a forma, ela se encaixa bem em sua mão, é leve e confortável? Leia resenhas de outros compradores e veja se eles reclamam sobre a forma ou o peso. Você também deve prestar atenção à exibição. Deve ser fácil de ler e entender.

Resumo

Os multímetros são o companheiro perfeito para os profissionais elétricos e eletrônicos. Eles são ideais para pessoas que trabalham com aquecimento, instalação de ar condicionado e todos os tipos de serviços eletrônicos. Eles são muito versáteis e oferecem uma grande variedade de funções. Neste artigo, nós explicamos tudo o que você precisa saber para comprar um bom multímetro.

Nós respondemos as perguntas mais comuns sobre este tipo de ferramenta e detalhamos as principais características que você deve ter em mente para fazer uma boa compra. Agora cabe a você escolher o modelo que melhor atende às suas necessidades. Se você gostou do artigo, deixe um comentário e compartilhe com seus amigos e familiares para que eles também possam encontrar os melhores multímetros do mercado.

(Fonte da imagem em destaque: Boonkitphuwadon: 12392728/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas