Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

11Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

65Comentários coletados

Olá, seja muito bem-vindo ao Sweetest Home. Hoje vamos falar sobre o motor de portão, pensando em ajudar aqueles que pretendem instalar um em sua casa ou empresa. Hoje em dia o portão eletrônico deixou de ser luxo e virou sinônimo e praticidade.

Quer contar com a facilidade de ter um portão eletrônico em casa e não sabe por onde começar? Está no lugar certo. Fique conosco até o fim para aprender tudo sobre os diferentes tipos de portão e motor.

Primeiro, o mais importante

  • Um portão eletrônico pode ser deslizante, basculante ou pivotante. Para sucesso na sua instalação, é preciso comprar um modelo compatível.
  • O motor de portão possui uma capacidade dada em quilos (kg). Isso quer dizer que ele suporta portões com aquele peso. Para não danificar o motor é preciso respeitar esse dado.
  • Se você já costuma fazer alguns reparos e instalações elétricas em casa não será difícil instalar o motor por conta própria. Caso não possua experiência é indicado contratar um profissional.

Os melhores motores de portão: Para diferentes tipos

Para escolher um motor de portão você precisa definir alguns pontos, como tipo e peso que ele suporta. Você aprenderá mais sobre esses tópicos ao longo do guia, mas primeiro confira alguns modelos que selecionamos abaixo:

Motor de portão deslizante 600 kg

Esse motor suporta portões de até 600 kg. Ele é capaz de abrir um portão de 3 metros em apenas 10 segundos. Ele aceita configuração de até 30 controles, sendo que dois estão inclusos no kit. Também acompanha 3 metros de cremalheira, divididas em 6 barras de 50 cm. É um modelo de fácil instalação e manutenção.

Motor de portão deslizante 500 kg

Esse modelo da Garen é para portões deslizantes de até 500 kg. Ele abre um portão de 3 metros em 11,5 segundos. Acompanha dois controles, mas a cremalheira é vendida separadamente. Os controles já vêm codificados, quando receber o produto basta fixar o motor na base e ligar na energia.

Motor de portão basculante

Esse motor é para portões que abrem para cima, chamados de basculante. Ele suporte portões de até 450 kg. Ele cadastra até 170 controles. Acompanha uma central de comandos e dois rádios transmissores. Seu acionamento é de 1,4 metros para portões de até 2,3 metros de altura.

Motor de portão pivotante

Esse motor é para portão pivotante. Ele suporta o tamanho máxima de 1,5 metro e 125 kg por folha. Seu acionamento por êmbolo confere um movimento mais suave. O tempo de abertura é de 10 segundos. No kit contém dois automatizadores para portões, dois controles, uma central de comando dupla 5T PPA já instalada, um gabinete de proteção e instalação para central e dois sensores fim de curso.

Guia de Compra

Chegar em casa e abrir o portão sem precisar sair do carro é a realidade de muita gente hoje em dia. Além de ser prático, é também mais seguro, especialmente em grandes cidades.

Se você busca esse conforto e segurança para seu lar, continue com a gente ao longo desse Guia de Compra e saiba comprar o motor de portão certo.

Imagem de uma grande casa de tijolinhos com portão eletrônico deslizante cobrindo boa parte dela.

O portão eletrônico deslizante é um dos mais comuns em residências. (Fonte: Vadym Zaitsev/ 123rf.com)

Quais os diferentes tipos de motor de portão eletrônico?

O motor de portão se divide em tipos, assim como os próprios portões eletrônicos. Para sucesso na instalação e correto funcionamento, ambos precisam ser compatíveis. Eles são classificados como: deslizante, basculante e pivotante.

Para comprar o motor correto, vamos explicar o funcionamento de cada tipo de portão abaixo:

  • Deslizante: Esse é o portão mais comum e tradicional de todos, um modelo que desliza para o lado. É também uma das opções mais acessíveis. Para instalar esse portão na sua casa, você precisa contar com espaço lateral para ele correr para o lado, geralmente quando aberto ele fica na frente ou atrás de uma cerca ou muro. Esse portão precisa de trilhos no chão e também de um guia na parte superior.
  • Basculante: Esse é um modelo vertical, ou seja, ele vai se inclinando e abrindo para cima. Quando aberto, fica sobre o carro. Ele pode ser dobrável ou ter uma folha única. Seus trilhos ficam instalados nas laterais e costuma ser um portão mais leve.
  • Pivotante: O portão nesse formato é menos comum. Geralmente ele é dividido em duas partes que se abrem simultaneamente. Esse portão não possui trilhos e o motor é duplo – um para cada folha do portão. É preciso contar com bastante espaço para a escolha desse modelo.
Imagem de um portão pivotante de madeira.

O portão pivotante é dividido em duas folhas, inspirado nas porteiras. (Fonte: Åžafak Cakır/ 123rf.com)

Quais as vantagens de contar com um portão eletrônico?

O portão eletrônico possui duas vantagens que anulam qualquer ponto negativo: praticidade e segurança.

Contar com um portão eletrônico é chegar em casa e não precisar descer do carro para abri-lo. Assim, você evita se molhar em dias de chuva e entra no seu terreno mais rapidamente.

O portão eletrônico traz conforto e segurança para os usuários.

No quesito segurança, você não precisa deixar seu carro em uma posição ruim para entrar pelo local por muito tempo, apenas os 10 segundos que o portão geralmente leva para abrir.

Também não precisa descer do veículo e deixar o carro ligado enquanto abre manualmente, o que levaria mais tempo, seria imprudente e até mesmo perigoso em grandes cidades. Assim você evita sequestros e assaltos.

Comprar um motor de portão separadamente, pela internet, pode gerar economia. Especialmente quando você já possui um portão e precisa fazer somente a troca de motor.

Porém, pode ser um desafio instalar o motor caso você não tenha nenhuma experiência com pequenos reparos elétricos. Nesse caso, contrate um técnico para correta instalação. Porém, de modo geral eles vêm programados e são de fácil instalação.

Vantagens
  • Mais prático
  • Mais seguro
  • Comprar motor pela internet gera economia
Desvantagens
  • Pode precisar de instalação profissional

Como instalar um motor de portão?

A instalação vai depender mais uma vez do tipo de portão que você possui. O modelo mais simples de ser instalado é o motor de portão deslizante. Como esse também é o mais comum, vamos focar nesse modelo.

Eles costumam vir programados, e para seu funcionamento, basta fazer as fixações corretas e básicas. Confira:

  1. Fixe o motor. O primeiro passo é fazer a correta fixação do motor do portão. O local do motor vai depender do espaço que você possui em casa, pode ser diretamente no chão, ou em uma base de concreto. Você vai precisar perfurar o chão nessa etapa;
  2. Fixe a cremalheira. Cremalheira é aquela barra do portão com dentes. Ela deve ter a medida do portão e jamais ser menor do que ele. Outro ponto importante é que deve ter uma folga de 1 a 2 milímetros entre os dentes e a engrenagem do motor;
  3. Instale o fim de curso. Eles devem ser posicionados no início e fim do portão, cerca de 0,5 cm da capa do motor. São as peças responsáveis por parar o portão na abertura e fechamento.

Não esqueça de que é necessário conectar os fios do motor na eletricidade da casa. E pronto, agora é só testar seu funcionamento. Os modelos que acompanham o controle já costumam vir programados para funcionamento.

Quanto custa e onde comprar um motor de portão?

O preço do motor de portão é bastante democrático. Você encontra opções de R$ 300 a mais de R$ 2.000. Isso vai variar de acordo com a marca, tipo de motor, acessórios que acompanha e capacidade.

Para comprar um motor de portão você deve se dirigir a uma loja específica que faça esse tipo de serviço de instalação na sua cidade. Ou então pode comprar pela internet, tendo mais opções de escolha. Indicamos Lojas Americanas, Amazon Brasil e Mercado Livre.

Critérios de Compra: Conheça os tópicos para escolher o melhor motor de portão

Está quase na hora de você aproveitar de todas as vantagens de um portão automático. Antes de fechar sua compra, queremos te dar algumas dicas finais. Veja:

Confira cada uma delas atentamente para fazer a melhor compra.

Tipo

Como mencionado, para escolher o tipo de motor, você precisa definir o tipo de portão que irá instalar. Essa escolha se baseia mais no ambiente que você possui do que pela sua preferência.

Deslizantes são indicados para quem tem espaço para o portão correr para o lado, basculante são os modelos que abrem verticalmente e pivotantes se parecem com as porteiras de fazenda, abrindo em duas partes.

Linda casa em estilo americano.

Casa em estilo americano costumam ter o portão basculante. (Fonte: Binyamin Mellish / Pexels.com)

Capacidade

O motor trabalha com uma potência que suporta determinado peso de portão. Essa capacidade dada em quilogramas (kg) pode variar de 300 a 1000 kg. Para correto funcionamento é importante conhecer o peso do portão.

foco

Atenção! Nunca compre um modelo com capacidade inferior, isso pode comprometer o funcionamento do motor.

Kit

Quando você compra um motor de portão, geralmente alguns acessórios acompanham a peça. Entre os mais comuns estão os controles, as cremalheiras e as peças de fim de curso.

Porém, isso não é uma regra. A presença desses acessórios no kit pode desempatar uma oferta. Além da economia, buscas por essas peças de forma individual vai gerar ainda mais trabalho, já que precisam ser compatíveis.

Controle

Cada modelo de motor de portão aceita um determinado número de programações de controle que pode variar bastante.

Em uma residência dificilmente você precisará de mais que 10 controles, mas em um condomínio esse número pode subir para mais de 100. Defina isso antes de escolher o seu motor de portão.

(Fonte da imagem destacada: Otto Pleska/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

Curiosa por natureza, escolheu jornalismo na graduação. Adora pesquisar sobre os mais diversos assuntos, especialmente aqueles relacionados a construção do lar, crianças e maternidade. Apaixonada pelos animais e cada vez mais interessada pela sustentabilidade, quer trazer mais sobre esses universos para o leitor.
Curiosa por natureza, escolheu jornalismo na graduação. Adora pesquisar sobre os mais diversos assuntos, especialmente aqueles relacionados a construção do lar, crianças e maternidade. Apaixonada pelos animais e cada vez mais interessada pela sustentabilidade, quer trazer mais sobre esses universos para o leitor.