Na foto um moedor de café ao lado de um pacote de café e uma xícara.
Ultima atualização: 2 de junho de 2021

Como escolhemos

10Produtos analisados

18Horas investidas

5Estudos avaliados

75Comentários coletados

Há quem diga que não tem café mais saboroso do que o feito com os grãos moídos na hora. Se você é dessas pessoas o moedor de café elétrico é o produto ideal e é sobre ele que vamos falar hoje.

Esse aparelho compacto e muito interessante tem como função principal moer os grãos de café de maneira simples e rápida. O melhor é que é possível usá-lo em qualquer lugar, inclusive em casa. Logo, se é isso que você está procurando continue lendo, pois a seguir te explicamos tudo sobre o moedor de café elétrico.




Primeiro, o mais importante

  • O moedor de café elétrico pode ser produzido com lâminas de metal ou cerâmica.
  • Esse produto funciona com diferentes regulagens de granulometria e realiza a rápida e eficiente moagem dos grãos.
  • Critérios importantes a serem analisados na hora de comprar um moedor de café elétrico são a sua potência, facilidade de limpeza e tamanho.

Melhores moedores de café elétricos: nossas escolhas

O moedor de café elétrico está disponível em diversos modelos e não é fácil de saber quais são realmente eficientes e de qualidade. Porém, estamos aqui para te ajudar e abaixo fizemos uma lista com as melhores opções, confira!

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre o moedor de café elétrico

O moedor de café elétrico é um produto muito aproveitado por quem adora apreciar um cafézinho feito com grãos moídos na hora. No entanto, ainda existem algumas dúvidas a respeito desse aparelho e nesse guia de compra vamos responder as principais delas.

Na foto uma mulher despejando grãos de café em um moedor.

O moedor de café elétrico consegue moer diversos grãos de maneira rápida e muito eficiente. (Fonte: Los Muertos Crew / Pexels).

Como funciona um moedor de café elétrico?

O moedor de café elétrico apresenta um funcionamento muito simples, mas que consegue de maneira bastante eficiente moer os grãos para o preparo de saborosos cafés.

Dessa forma, no interior desse produto são encontradas lâminas, que podem ser produzidas em metal ou cerâmica.

Quando ele é ligado essas lâminas começam a girar em alta velocidade e conforme se movimentam moem automaticamente os grãos.

O processo de moagem nesse aparelho é muito parecido com o dos moedores manuais, a diferença que é nele não é preciso nenhum esforço por parte de quem está o utilizando.

Outro ponto positivo é que é possível selecionar a granulometria no moedor de café elétrico. Com isso, pode-se escolher entre ter um grão moído mais fino ou mais grosso.

Moedor de café elétrico ou manual: Qual o melhor?

Os primeiros modelos de moedor de café que surgiram foram os manuais, que até hoje são bastante utilizados. Porém, há alguns anos passou-se a produzir as opções elétricas, o que gerou a dúvidas sobre qual aparelho é o melhor.

Os moedores de café elétricos são práticos, eficientes e tornam o processo de moagem mais rápido e fácil. Eles estão disponíveis em versões com capacidades a partir de 40 gramas e alguns modelos são capazes de moer os grãos com diferentes granulometrias.

Os pontos negativos é que a limpeza do moedor elétrico é um pouco mais difícil e o seu valor é mais elevado.

Por outro lado, os moedores manuais são os mais tradicionais e podem ser produzidos com diferentes materiais como inox, vidro e plástico.

Para realizar uma boa moagem dos grãos é preciso saber utilizar corretamente esse aparelho, mas no geral o resultado costuma ser de um pó bastante homogêneo.

Normalmente o tamanho dos moedores de café manuais varia entre 30 e 70 gramas, o que faz com que não tenham uma grande capacidade de moagem. A vantagem é que essas opções são mais baratas e fáceis de serem limpas.

Moedor de café manual Moedor de café elétrico
Facilidade de uso Média Alta
Capacidade De 30 a 70 gramas A partir de 40 gramas
Facilidade de limpeza É o mais fácil de limpar Dá mais trabalho para ser limpo
Preço É mais barato Custa mais caro

É possível moer outros alimentos no moedor de café elétrico?

Outra grande vantagem do moedor de café elétrico é que diversos modelos desse produto podem ser utilizados também para moer temperos, como sal e pimenta. Graças a isso, consegue-se ter um aparelho 2 e até 3 em 1 em casa.

No entanto, não são todas as opções que apresentam essa possibilidade. Logo, moedores que não oferecem variações de granulometria ou tipos de moagem acabam não sendo indicados para moer outros alimentos além dos grãos de café.

Na foto um moedor de café com um saco de papel ao fundo.

Muitos moedores de café elétrico servem apenas para grãos de café, mas alguns podem ser usados com temperos também. (Fonte: Aaron Itzerott / Unsplash)

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os modelos de moedor de café elétrico

Para escolher o melhor moedor de café elétrico é preciso prestar atenção em diversos detalhes, que são os principais responsáveis pela sua eficiência e qualidade. Abaixo te explicamos com detalhes tudo sobre eles.

Lâmina de metal ou cerâmica

As lâminas presentes no moedor de café elétrico podem ser fabricadas em dois materiais: metal e cerâmica.

Os moedores com lâminas de metal são os mais baratos e apresentam boa durabilidade. A desvantagem é que com a movimentação elas podem esquentar, o que interfere na extração do café, e não trituram os grãos de maneira tão uniforme.

Já os modelos com lâmina de cerâmica podem custar até 10 vezes mais do que os de metal.

Porém, esse valor mais alto se justifica na sua qualidade, pois esses apresentam muitas regulagens de granulometria e oferecem uma moagem mais homogênea e precisa.

Regulagem

Ainda falando em regulagem de granulometria, saiba que existem moedores de café elétricos que oferecem diferentes opçõses de moagem dos grãos.

Deste modo, há os que funcionam com 5 regulagens, outros mais de 20 e assim por diante.

Qual escolher depende muito do que você busca. Se a sua preferência é por grãos de um tamanho só e um pouco mais grossos não será preciso investir em um modelo com inúmeras opções de granulometria.

Por outro lado, se deseja fazer pós mais finos ou mais grossos para usar em diferentes cafeteiras, então vale a pena adquirir um moedor mais completo nesse sentido.

Potência

A potência de um moedor de café elétrico é outro ponto de atenção sobre esse produto. Isso porque ela está diretamente relacionada a sua eficiência e velocidade de moagem.

Deste modo, modelos com potência baixa demoram mais para moer os grãos e podem ter dificuldades de realizar esse processo em grandes quantidades de café.

Esse problema não acontece com as opções de alta potência, que mais rápidas e eficientes.

Logo, principalmente se a ideia é moer os grãos rapidamente e em maiores quantidades, adquira moedores de potência elevada.

Na foto um homem colocando grãos de café no reservatório de um moedor de café.

Moedores de café elétricos consegue moer uma grande quantidade de grãos sem dificuldades. (Fonte: Tim Douglas / Pexels)

Tamanho e peso

O tamanho e o peso do moedor de café elétrico varia bastante de modelo para modelo. Com isso, existem versões mais leves e compactas e outra mais pesadas e maiores.

As medidas desse aparelho interferem diretamente na sua capacidade, pois nas opções maiores irá caber mais café do que nas menores. Então, é necessário checar se a capacidade do moedor de adapta a sua necessidade.

Além disso, é interessante se atentar a esse detalhe pensando em portabilidade e espaço disponível.

Quem deseja levar o produto para diferentes locais ou não tem muito espaço na cozinha deve optar pelos modelos pequenos e leves.

Todavia, quem não precisa se preocupar com esses dois aspectos pode investir nos moedores maiores que não terá problemas.

Facilidade de limpeza

Conforme te dissemos mais acima, o moedor de café elétrico não é dos mais fáceis de limpar. Porém, existem modelos que apresentam uma maior facilidade de higienização.

Pensando nisso, para acertar na compra é interessante analisar se a região onde os pós e grãos ficarão é de fácil acesso e permite um limpeza mais simples. Caso ela tenha pequenas ranhuras e compartimentos esse processo não será tão fácil.

Verifique também se as peças do moedor podem ser desmontadas e se existe a possibilidade de levá-las a lava louças.

Para facilitar a limpeza do moedor de café elétrico pode-se usar água quente para retirar o óleo proveniente dos grãos e utilizar pincéis para acessar áreas mais difíceis.

Resumo

O moedor de café elétrico apresenta uma alta eficiência de moagem e torna o processo de moer os grãos de café mais fácil e rápido.

Nesse artigo explicamos todos os detalhes sobre esse produto e ainda te mostramos a melhor forma de escolher o modelo ideal.

Esperamos que tenha gostado e até a próxima!

(Fonte da imagem destacada: Battlecreek Coffee Roasters / Unsplash)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas