Ultima atualização: 27 de outubro de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

24Horas investidas

6Estudos avaliados

92Comentários coletados

Se você chegou até aqui, é porque você pode estar interessado em comprar uma betoneira. Você é um faz-tudo e quer realizar algum trabalho em sua própria casa?

Você tem uma empresa e precisa de material para realizar certos projetos? Você encontrará as respostas a todas essas perguntas neste artigo feito por e para você. Mesmo que você seja alguém que nunca usou essa maquinaria, mas você quer saber sobre ela no caso de achar que pode ser útil para você, este também é o seu site.

Podemos lhe dizer que são simples de usar, que as complicações são mínimas e que os preços que você encontrará no mercado são muito variáveis. Sente-se. Vamos começar.




O mais importante

  • Misturadores de concreto foram desenvolvidos para aliviar os humanos do esforço envolvido na fabricação de misturas como o concreto.
  • Existem modelos no mercado tanto para uso doméstico quanto industrial.
  • No final do artigo você encontrará critérios de compra úteis para ajudá-lo a fazer sua escolha final.

Misturador de Concreto: nossa recomendação dos melhores produtos

A primeira coisa que vamos fazer é oferecer a você quatro modelos de betoneiras com características diferentes e para orçamentos diferentes. Nós realmente não sabemos para que você vai precisar e com que aspirações, então a intenção é que você possa ter opções para escolher. Com este primeiro contato você poderá tirar suas primeiras conclusões.

Guia de compras: O que você deve saber sobre misturadores de concreto

Como você já viu nas linhas anteriores, existem misturadores de concreto com características diferentes e eles são recomendados para perfis diferentes de pessoas. Como você agora sabe o que você pode encontrar em um mercado bastante extenso, vamos dar uma olhada mais de perto neles. Vamos tentar responder as perguntas mais comuns que você possa ter.

Os misturadores de concreto foram desenvolvidos para aliviar as pessoas do esforço de misturar concreto. (Fonte: Kalinovsky: 39054577/ 123rf.com)

O que é um misturador de concreto?

Estamos falando de uma máquina cuja missão é misturar diferentes materiais para a composição do concreto e outras misturas úteis. Todos esses materiais que são usados para a composição de uma mistura são normalmente pesados e requerem um manuseio significativo.

Graças à betoneira, esta tarefa é muito mais fácil hoje em dia. O mercado é composto por uma grande variedade de betoneiras, que podem ser projetadas para uso doméstico ou profissional. As características podem variar dependendo de sua capacidade, do diâmetro do tanque ou tambor, do tipo de betoneira, do tipo de motor e seu peso, entre outras especificações importantes.

Quais são as vantagens e desvantagens de se comprar uma betoneira?

Uma betoneira convencional não é muito complexa de se usar. Além disso, as especificações fornecidas são perfeitamente claras quando se trata de dar informações. Mesmo assim, e dependendo do que você quer usar, é óbvio que eles têm uma série de vantagens e desvantagens. Vamos conhecê-los através de uma tabela.

Vantagens
  • Permitem misturar diferentes materiais
  • São bastante fáceis de usar
  • Há modelos para uso doméstico e industrial
  • Há diferentes tipos de misturadores de concreto
  • Poupam o desgaste físico que poderia ser causado pela mistura manual
  • Os preços são bastante variáveis e para diferentes orçamentos
  • A variedade no mercado é bastante extensa
Desvantagens
  • Um misturador de concreto profissional é bastante caro
  • Alguns podem ser realmente pesados

Que tipos de misturadores de concreto existem?

Agora que você está ciente do que são misturadores concretos, as opções no mercado e suas vantagens e desvantagens, vamos conhecer suas principais variantes. Como achamos que você pode estar interessado em alguns outros tipos de misturadores de concreto, gostaríamos de mencioná-los e explicar brevemente quais são suas principais características

  • Fixos ou semi-fixos: são colocados permanentemente no local onde o trabalho em questão será realizado, desde que não haja condições climáticas muito adversas.
  • Portáteis: eles são equipados com rodas para que possam ser transportados. Eles são caracterizados por sua maior leveza, mas também por sua menor capacidade.
  • Automáticos: geralmente têm dois motores, um a diesel e outro elétrico. Eles são normalmente usados para grandes trabalhos. Eles têm um tanque de água e tanque de carga para automatizar o processo de produção.
  • Reboque: eles são reforçados em sua estrutura e equipados com bons pneus. Eles podem ser atrelados a outros veículos.

Que partes normalmente compõem um misturador de concreto?

Chegamos a um ponto em que já cobrimos vários modelos de misturadores de concreto e você também foi capaz de aprender sobre seus tipos por estrutura. Para descobrir ainda mais sobre como eles funcionam, nunca custa conhecer as principais partes que os compõem e sua função. Nós o faremos de uma maneira concisa e fácil de entender

  • Balde ou tambor: aqui é onde os materiais são depositados para a mistura.
  • Coroa: este é um anel na parte de fora do balde. Ela faz parte da engrenagem, juntamente com o pinhão e o redutor, que transmite a potência do motor para o próprio balde. Requer manutenção.
  • Motor: o motor é o coração de um misturador de concreto. Ele é responsável por transmitir toda a energia para o balde.
  • Flywheel: é usado para que o balde possa se mover sem muito esforço.
  • Moldura: é, por assim dizer, a estrutura real do que suporta o movimento e o peso do próprio balde e as possíveis misturas.

Há modelos no mercado para uso doméstico e industrial.
(Fonte: Budabar: 40982856/ 123rf.com)

Que transmissão podem ter misturadores de concreto?

Há algo que você deve ter em mente depois de conhecer as partes mais visíveis de um misturador de concreto. Esta é a transmissão em si, já que há uma série de transmissões diferentes no mercado. Na verdade, você pode encontrar esta máquina com uma transmissão direta ou por meio da própria roda da coroa.

As diferenças são substanciais e é melhor que você as conheça. Com a transmissão da coroa, o motor entrega sua energia ao tanque por meio do pinhão, do redutor e da própria coroa.

Com acionamento direto, o motor transfere sua potência diretamente e com a ajuda de uma caixa de câmbio e algumas correias ou rodas dentadas. Como há menos peças que são acionadas para mover o balde, elas são muito mais silenciosas.

Como o concreto é preparado em uma betoneira?

O concreto é um dos materiais estrela para a construção. Sua composição é baseada em uma mistura de água, aglutinantes e certos agregados. Pode ser feito com cimento Portland, talvez o mais usado, cascalho e areia junto com outros tipos de aditivos que modificam, de acordo com a conveniência, o tempo de fixação e outros tipos de variáveis.

A maneira mais prática de fazer concreto em uma betoneira é incorporando os diferentes elementos de forma ordenada. Primeiro o cascalho e metade da água a ser usada. Em seguida, o cimento, areia e a parte restante da água seriam adicionados.

Daqui, a mistura deve estar pronta em poucos minutos. Embora as proporções possam variar para alcançar uma consistência particular, o concreto pode ser feito desta forma

  • 1 parte de cimento
  • 0,5 partes de água
  • 2 partes de areia
  • 4 partes de cascalho
Le CorbusierArquitecto franco-suizo
"A veracidade dos materiais de construção: concreto, tijolos e pedra, deve ser mantida em todos os edifícios construídos ou a serem construídos".

Critérios de compra

Como você pôde ler ao longo do artigo, misturadores de concreto, embora quase todos sejam muito similares, são oferecidos com diferentes tipos de estrutura e diferentes características. Para esta última parte, vamos nos concentrar nos aspectos mais importantes quando fizermos uma escolha. Não se preocupe, não é nada complicado, mas algumas breves notas o ajudarão muito.

Uso pretendido

A primeira coisa a entender é que o tipo de uso que você vai dar é muito importante. Principalmente por causa das características e do fato de que o valor irá variar consideravelmente se for para uso doméstico ou profissional.

Se você precisar dele para uso doméstico, as betoneiras projetadas para este fim são mais acessíveis. Além disso, elas também são mais simples e pesam muito menos. Isto se deve ao fato de que a capacidade do balde é muito menor.

Por outro lado, aqueles para uso profissional são mais robustos, têm uma capacidade muito maior e podem ser equipados com diferentes tipos de motores. Como regra geral, diesel ou gasolina. Eles também serão muito mais caros.

Um misturador concreto permite que você trabalhe com diferentes materiais para mistura.
(Fonte: Budabar: 40287904/ 123rf.com)

Capacidade do balde

Aqui você tem que levar algo muito importante em consideração. A capacidade total do frasco é sempre maior do que a capacidade útil de mistura. Uma vez esclarecido isso, você se depara com um fator chave, já que um misturador concreto que não tem a capacidade certa para suas necessidades é um incômodo.

Uma má escolha pode significar que você precisa fazer o dobro do trabalho. Se você for usá-lo para a construção doméstica, um que esteja entre 60 e 140 litros pode ser suficiente.

Entretanto, se a compra é para um trabalho mais substancial e uma abordagem profissional, então é melhor procurar por modelos a partir de 160 litros. É muito comum encontrá-los com uma capacidade de até 350 litros.

Fixo ou portátil?

Esta variável também depende muito do foco. Quando uma betoneira tem uma capacidade limitada, sua estrutura é mais leve e pode ser equipada com rodas. Com estas características você pode movê-lo à vontade e com relativa facilidade.

Entretanto, há também misturadores de concreto industriais que podem ser transportados. Os misturadores de concreto estacionários se caracterizam por sua grande capacidade de mistura, robustez e alto desempenho durante todo o dia de trabalho.

Eles são obviamente mais pesados e não podem ser facilmente transportados. Cabe a você escolher entre conforto e desempenho completo e sem problemas.

Norman FosterArquitecto británico
"Os melhores edifícios tiram proveito da vista, do clima e da luz".

Tipo de motor

Dentro dos tipos de betoneiras existentes, nós também temos outro tipo de classificação que tem a ver com o tipo de motor. E você pode perguntar: isso influencia a operação e o desempenho da betoneira em si? É claro, já que o tipo de motor usado fornece uma série de pistas que determinam para o que eles são projetados

  • Elétrico: estes são normalmente usados para mais trabalhos domésticos ou, na falta destes, para outros pequenos trabalhos profissionais.
  • Diesel: eles funcionam com diesel e geralmente são grandes em tamanho.
  • Gasolina: este é um dos motores mais usados, pois pode ser usado sem a necessidade de uma tomada elétrica. Eles são, no entanto, de natureza industrial.

Power

Esta característica também é importante, pois determina a força que o próprio misturador de concreto será capaz de desenvolver para realizar a mistura. No entanto, isso não tem utilidade se o resto dos mecanismos não forem da mesma qualidade.

Lembra-se do ditado "poder sem controle é inútil"? Neste caso, sem peças de qualidade, também não servirá de muito. Para uma betoneira doméstica despretensiosa, 220 W de potência pode ser suficiente.

Você vai precisar de mais tempo para misturar, mas se o trabalho a ser feito for modesto, isto não deve ser um problema. No caso de uma betoneira profissional, você pode encontrar máquinas com bom desempenho de 550 W para cima.

Resumo

Há muitos de vocês que são muito capazes de realizar trabalhos em grande escala em suas parcelas de casa. É por isso que pensamos que seria útil informá-lo sobre misturadores de concreto. Nós também levamos em conta todos aqueles que estão procurando um modelo profissional para sua própria empresa.

Ao longo do artigo nós mostramos diferentes referências com várias especificações e fomos mais fundo em misturadores de concreto levando em conta suas variantes.

Agora cabe a você decidir qual modelo escolher para atender a todas as suas necessidades. Nós esperamos tê-lo ajudado o máximo possível. Nós o fizemos com prazer. Se você achou o artigo útil, não hesite em compartilhá-lo em suas redes sociais ou deixe um comentário sobre ele. Obrigado.

(Fonte da imagem em destaque: Cuchina: 84754629/ 123rf.com)

Resenhas