Ultima atualização: 1 de outubro de 2021

Como escolhemos

14Produtos analisados

31Horas investidas

22Estudos avaliados

62Comentários coletados

Um micrômetro externo é um instrumento importante para determinar as medidas de comprimento, tanto para os entusiastas do hobby DIY quanto para o uso profissional. Se você quiser determinar o passo preciso e o passo de rosca dos parafusos ou determinar o diâmetro interno e externo dos tubos e parafusos, por exemplo, então você deve pensar em comprar um micrômetro. Os micrômetros são uma solução eficiente para resultados de medição precisos. Se você gostaria de mais informações, dê uma olhada em nosso grande teste de micrômetro 2022.

A seguir, resumimos algumas das informações mais importantes para você e comparamos e avaliamos as alternativas que estão disponíveis ao adquirir um micrômetro externo. Além disso, você terá um conhecimento de base bem fundamentado e critérios importantes que você deve considerar ao comprar. Com isso, nós queremos ajudá-lo na sua decisão de compra e esperamos que você encontre o produto mais adequado para você.




O mais importante

  • Os micrômetros externos são usados para determinar as medidas de comprimento. Em linguagem comum, micrômetros externos também são referidos como micrômetros ou micrômetros.
  • Micrômetros são usados para medir as dimensões internas e externas de objetos menores. O alcance máximo de um micrômetro é normalmente de 2750-3000mm.
  • Uma distinção básica é feita entre micrômetros analógicos e digitais. A diferenciação dos modelos se refere à forma pela qual o resultado da medição é exibido.

Micrômetro: nossa recomendação dos melhores produtos

Critérios de compra: Você pode usar estes fatores para comparar e avaliar micrômetros

A seguir, mostraremos a você quais critérios você pode usar para decidir entre os muitos micrômetros possíveis.

Os aspectos que você pode usar para comparar micrômetros incluem:

Nos parágrafos seguintes, nós explicaremos o que é importante no critério individual.

Faixa de medição

A faixa de medição de um micrômetro externo depende antes de tudo do tamanho geral do modelo e de seu uso. Como regra, a faixa de medição tem um alcance entre 50 e 250mm.

Tipo Faixa de medição (mín.) Faixa de medição (máx.)
Micrômetro externo de acordo com DIN 863 0-50mm 200-300mm
Precisão fora do micrômetro 0-100mm 900-1000mm
Grande micrômetro externo 0-100mm 2750-3000mm

Qualidade do material

Como os micrômetros externos frequentemente entram em contato com a umidade, eles são feitos de aço endurecido. O aço especial serve para proteger os micrômetros externos da ferrugem. Esta é outra razão para prestar atenção à qualidade do material ao comprar, já que os modelos do segmento de baixo preço geralmente usam material de menor qualidade.

O material deve ser resistente à corrosão

No total, a qualidade do material refere-se à robustez e durabilidade do produto e, se for de alta qualidade, garante que o micrômetro permaneça funcional. Além disso, a qualidade do material pode ter um impacto sobre a precisão da medição.

Estrutura

Um micrômetro externo consiste de um suporte com uma bigorna no lado esquerdo e um eixo de medição cilíndrico ajustável no lado direito. As placas de carboneto de tungstênio são fixadas em ambas as extremidades do fuso. O fuso pode ser movido por meio de uma rosca, que é fornecida com um tambor de medição.

O tambor de medição desliza sobre uma manga de escala fixa, permitindo que a medição seja determinada aproximadamente em milímetros ou meio milímetro. Para uma medição mais precisa, o tambor normalmente é equipado com 50 graduações.

Precisão/leitura

A precisão da graduação dos micrômetros externos é geralmente de 0,01 mm. No entanto, modelos com uma boa exibição podem ser ainda mais precisos. Aqui a precisão da leitura é de 0,005 ou 0,001mm.

Essa alta precisão é assegurada em produtos selecionados por um vernier na circunferência da manga da balança. No tambor de medição, o vernier mais uma vez divide cada formatura por dez. Isto permite uma leitura que é precisa ao micrometro.

Entretanto, o trabalho com um micrômetro externo que tenha um vernier deve ser praticado. A leitura aqui é muito propensa a erros.

Guia: Perguntas a se fazer antes de comprar um micrômetro

O que é um micrômetro?

A diferença entre as duas alternativas está principalmente na tela de medição

Um micrômetro externo funciona como um dispositivo para determinar as medidas de comprimento e é frequentemente referido como um parafuso micrômetro ou micrômetro. As diferentes versões de um micrômetro externo são fundamentalmente divididas em dispositivos de medição analógicos e digitais.

A diferença entre as duas alternativas está principalmente na exibição da medição.

A precisão de leitura padronizada de um micrômetro externo é definida em 0,01mm. Entretanto, há também micrômetros micrométricos que têm uma maior precisão de medição. Aqui os valores normalmente estão entre 0.005mm e 0.001mm.

Quais os tipos de micrômetros externos

que existem?
Ao comprar um micrômetro, há dois tipos que você pode escolher entre eles

  • micrômetros analógicos externos
  • micrômetros externos digitais

As duas alternativas diferem em sua aplicação e na maneira como os valores são lidos. Tanto o micrômetro analógico quanto o digital têm suas vantagens e desvantagens. A seguir, gostaríamos de ilustrá-los para facilitar a sua decisão.

Analógico fora do micrômetro

Basicamente, o analógico fora do micrômetro é mais difícil de usar e requer um pouco de prática. A leitura das medidas de comprimento também é frequentemente um desafio, especialmente para os amadores do faça-você-mesmo.

Entretanto, os dispositivos de medição analógicos são às vezes ainda mais precisos do que as versões digitais e alcançam resultados mais precisos.

Vantagens
  • Durável e robusto
  • Não requer pilhas/baterias
  • Muito preciso
Desvantagens
  • Requer prática
  • Mais difícil de ler
  • Mais sujeito a erros

Micrômetro digital externo

Um micrômetro digital externo oferece uma ampla gama de funções. Assim, as unidades de medida podem ser ajustadas fácil e rapidamente ao toque de um botão, e também é possível salvar diferentes valores medidos.

As medidas podem então ser baixadas para computadores e laptops para processamento e armazenamento posterior.

Em comparação com o micrômetro analógico externo, a leitura dos valores medidos é muito mais fácil e mais eficiente no processo de trabalho. Determinar as medidas de comprimento é fácil com dispositivos digitais, mesmo para não-profissionais.

Vantagens
  • Funções extensivas
  • Leitura simples
  • Zeragem ao toque de um botão
Desvantagens
  • Bateria/bateria necessária
  • Não é à prova d'água/sem robustez
  • Menor precisão

Como funcionam os micrômetros externos?

Um micrômetro externo geralmente consiste de uma superfície de medição fixa e móvel à qual uma rosca ajustável é fixada por meio de um suporte.

O objeto a ser medido agora é colocado entre as superfícies de medição fixas e móveis. A rosca é então fechada por meio de um parafuso de ajuste até que ambas as superfícies de medição toquem o objeto. Agora o valor medido pode ser lido em uma escala.

Para que eu uso um micrômetro externo?

Em princípio, os micrômetros externos podem ser usados para determinar o comprimento de objetos menores e para obter resultados precisos.

Em uso prático, o passo ou passo de rosca dos parafusos é frequentemente determinado. Estas alturas e passos de rosca são parâmetros técnicos importantes que são significativos para a eficácia das conexões de rosca no curso de uso posterior.

Bügelmessschrauben-1

Os micrômetros externos são frequentemente usados para medir os parafusos.
(Fonte da imagem: pixabay / Alexis_Fotos)

Quais são as alternativas para um micrômetro?

Além dos micrômetros externos, as paquímetros também podem ser usadas para medir diâmetros internos e externos. Estes também consistem de um elemento fixo e um elemento móvel. Para determinar as medições de comprimento, a superfície de medição móvel é empurrada contra o objeto a ser medido, semelhante ao uso de micrômetros externos, de modo que ambos os elementos toquem o objeto.

Bügelmessschrauben-2

Os calibradores são geralmente menos precisos do que os micrômetros externos.
(Fonte da imagem: pixabay / stevepb)

As paquímetros têm displays de escala analógica ou digital para determinar os valores medidos.

Vantagens e desvantagens em comparação com micrômetros externos:

Vantagens
  • Operação eficiente
  • Robusto e adequado para bolsos de calças
Desvantagens
  • Menos preciso
  • Má repetibilidade

Como eu opero um micrômetro externo?

Ao operar um micrômetro externo, a peça a ser medida é colocada pela primeira vez entre a bigorna e o fuso. A fim de alcançar a medição mais precisa possível, o fuso é girado utilizando a catraca até que ambos os elementos toquem a peça.

Uma placa isolante é normalmente presa à bigorna. É importante que o micrômetro externo seja mantido apenas sobre isso, para que o resultado da medição não seja falsificado pelo calor exercido pela mão.

Que erros podem ocorrer ao usar um micrômetro externo?

Como mencionado anteriormente, o resultado da medição de um micrômetro externo pode ser falsificado pelo calor. Você deve ter cuidado para não transferir o calor do seu corpo para o micrômetro ou para a peça de trabalho. O calor pode causar a expansão de ambos os objetos, resultando em uma medição imprecisa.

Bügelmessschrauben-3

Sempre esteja atento à temperatura quando trabalhar com micrômetros externos.
(Fonte da imagem: pixabay / Peysces)

Um valor orientador de cerca de 20 graus é considerado como a temperatura ideal para medir com um micrômetro externo. Isto corresponde a uma temperatura ambiente média. A fim de alcançar os resultados mais precisos possíveis, deve-se prestar atenção à temperatura.
As baixas temperaturas quando usadas ao ar livre em caso de geadas ou condições similares também podem distorcer a medida tomada, já que o material contrai.
Você também deve certificar-se de que você só movimenta o fuso com a catraca e só o gira até que o fuso e a bigorna toquem a peça. É importante não usar a força aqui.

Como eu ajusto um micrômetro externo?

Após o uso frequente de um micrômetro externo, pode acontecer que o parafuso micrômetro não esteja mais exatamente em zero quando fechado e uma pequena fenda apareça. Neste caso, é necessário reajustar o instrumento para poder continuar a determinar as medidas exatas.

Para fazer isso, vire a manga da balança para trás ou para frente para que a linha de referência e a escala coincidam novamente e fiquem em zero. Para remover a folga, há um parafuso de ajuste dentro do micrômetro.

Se você tiver problemas com isso, verifique o manual de instruções. Como regra, você encontrará ali informações importantes e ajuda sobre o assunto.

Fonte da imagem: Ujjin/ 123rf

Por que você pode confiar em nós?

Resenhas