
Como escolhemos
Um micro-ondas facilita bastante a rotina na cozinha, pois pode ser utilizado para aquecer ou preparar refeições. Mas antes de analisar a potência, capacidade, funcionalidades e design, você precisa decidir se vai comprar um micro-ondas 220V ou 110V.
Para ajudá-lo a escolher o melhor micro-ondas 220V, elaboramos um Guia de Compra com todas as informações que você deve saber sobre o equipamento, dicas de como escolher o modelo ideal e algumas sugestões de compra.
Índice
- 1 Newsletter semanal com os melhores conselhos sobre finanças pessoais
- 2 Primeiro, o mais importante
- 3 Os melhores modelos de micro-ondas 220V: Nossas recomendações
- 4 Guia de Compra
- 4.1 Quem deve comprar um micro-ondas 220V?
- 4.2 Existe diferença de consumo elétrico entre um micro-ondas com 110 ou 220V?
- 4.3 Por que o cabo de um micro-ondas 220V é mais fino?
- 4.4 O que acontece se eu ligar um micro-ondas 220v em uma corrente 110v?
- 4.5 É possível converter a tensão elétrica de um micro-ondas 220V?
- 5 Critérios de compra: Como analisar um micro-ondas 220V
Primeiro, o mais importante
- Antes de comprar um micro-ondas 220V verifique se a tensão elétrica da sua casa é compatível com o equipamento.
- Você pode utilizar uma transformador para corrigir a tensão elétrica caso a tomada seja 110V, mas somente em situações pontuais.
- O micro-ondas 220V possui a mesma potência, desempenho e consumo energético de um micro-ondas 110V. A diferença é a tensão elétrica utilizada.
Os melhores modelos de micro-ondas 220V: Nossas recomendações
Preparamos uma lista com os melhores modelos de micro-ondas 220V. Selecionamos os modelos mais bem avaliados pelos consumidores, mais vendidos e com melhor custo-benefício.
- O micro-ondas 220V para quem procura versatilidade
- O micro-ondas 220V mais moderno
- O modelo ideal para quem prioriza a função grill
- Uma opção para quem está com orçamento maior
O micro-ondas 220V para quem procura versatilidade
O micro-ondas 220V Easy Clean da LG vem com 16 receitas pré-programadas – Menu Brasileiro, Menu Light e Menu Infantil. Outro diferencial é a tecnologia I Wave, que promove cozimento uniforme. Para poupar energia elétrica ative o modo Eco On, que desativa a iluminação do micro-ondas sem prejudicar seu funcionamento. O revestimento esmaltado Easy Clean evita o acúmulo de sujeira.
O micro-ondas 220V mais moderno
Este micro-ondas da Electrolux é o modelo mais moderno da lista, pois possui revestimento interno e externo em aço inox, porta espelhada e painel digital Blue Touch. O eletrodoméstico também oferece função grill, receitas pré-programadas, potência ajustável e função desodorizador.
O modelo ideal para quem prioriza a função grill
Quem não abre mão de um micro-ondas com grill, vai adorar o modelo Liva da Midea, pois ele oferece três funcionalidades no modo grill. Esse aparelho vem com 16 receitas pré-programadas – menus Dia a Dia, Kids e Saúde – e função “Mais leve” que reduz a gordura dos alimentos durante o preparo das receitas. Este modelo também oferece função limpa fácil.
Uma opção para quem está com orçamento maior
Um micro-ondas da Brastemp não poderia ficar de fora deste ranking, não é mesmo? Com 32L de capacidade, esse aparelho possui 900W de potência ajustável em 10 níveis. Também oferece 15 receitas pré-programadas e opções de descongelamento. Esse micro-ondas tem acabamento em aço inox escovado e painel digital.
Guia de Compra
Você sabe quais são as diferenças entre um micro-ondas 220V ou 110V? Qual equipamento é indicado para a instalação elétrica da sua casa? Qual modelo é mais eficiente? A resposta a essas e outras perguntas você encontra neste Guia de Compra.
Quem deve comprar um micro-ondas 220V?
Dessa maneira, compre um micro-ondas 220V se a instalação elétrica da sua residência ou escritório utilizar tensão elétrica 220V.
Se você está no início de um projeto residencial ou comercial, é possível escolher se a tensão elétrica das tomadas do imóvel serão 110V, 220V ou ambas – é possível ter ambas as tensões na mesma instalação elétrica, desde que sejam em tomadas diferentes.
Alterar a tensão elétrica da instalação depois que o projeto estiver concluído não compensa, pois causará prejuízo financeiro. Além disso, existe uma alternativa melhor– explicaremos qual é essa alternativa ao longo deste Guia de Compra.
Além disso, as grandes distâncias percorridas pela corrente elétrica da usina de geração de energia à tomada do seu micro-ondas, podem causar desperdício de energia elétrica.
Existe diferença de consumo elétrico entre um micro-ondas com 110 ou 220V?
O desempenho dos aparelhos que atuam em tensões elétricas diferentes é exatamente o mesmo. Dessa forma, a única diferença entre esses modelos é a dimensão dos componentes eletrônicos – como o fio da tomada.
No entanto, um micro-ondas com convecção – aquele que transforma energia elétrica em correntes de calor para acelerar o processo de cozimento dos alimentos – pode apresentar um desempenho superior em tensão elétrica 220V.
Conheça outras vantagens do micro-ondas 220V na tabela abaixo:
Por que o cabo de um micro-ondas 220V é mais fino?
Isso ocorre, pois a potência desses aparelhos é a mesma. Mas um micro-ondas 110V precisa de uma corrente elétrica mais intensa para manter o equipamento funcionando adequadamente.
Para suportar o aumento da corrente elétrica, o fio de um micro-ondas 110V precisa de uma espessura maior. Já o fio de um micro-ondas 220V pode ser menor, pois a corrente elétrica necessária para manter o aparelho funcionando corretamente é menor.
O que acontece se eu ligar um micro-ondas 220v em uma corrente 110v?
Isso porque ele não está preparado para receber uma corrente elétrica superior.
Por outro lado, se um micro-ondas 220V for ligado em uma tomada com tensão elétrica de 110V pode acontecer de o aparelho nem funcionar ou funcionar com um desempenho inferior, mas não queimará.
É possível converter a tensão elétrica de um micro-ondas 220V?
Um transformador de boa qualidade não causará qualquer tipo de desgaste ao micro-ondas 220V e não consumirá mais energia elétrica. Para comprar um transformador, você deve procurar uma loja de materiais elétricos.
Alguns modelos de micro-ondas são bivolt, ou seja, funcionam em tomadas 110 e 220V. Esses modelos podem ser bivolt automático – quando o aparelho reconhece a tensão elétrica da tomada onde está ligado e se adapta automaticamente – ou bivolt manual – quando uma chave na parte traseira do micro-ondas deve ser colocada na posição 110 ou 220V.
Critérios de compra: Como analisar um micro-ondas 220V
Depois de ler este Guia de Compra você conhece todos os diferenciais de um micro-ondas 220V. Mas para acertar na escolha deste eletrodoméstico, você deve avaliar as especificações técnicas listadas abaixo – e certifique-se de selecionar a opção 220V antes de finalizar a compra.
Vamos explicar esses itens ao longo da seção. Se restar alguma dúvida sobre o assunto deixe um comentário. Não esqueça de avaliar esse texto e compartilhar com seus amigos.
Capacidade
Quem mora sozinho e precisa de um micro-ondas para aquecer ou preparar refeições simples, deve comprar um aparelho compacto com 20 litros de capacidade. Casais devem escolher um modelo intermediário, com capacidade para 21 a 29 litros.
Para famílias com três ou quatro integrantes, que utilizam o forno-micro ondas para preparar refeições simples e elaboradas, nossa recomendação é escolher um modelo grande e com capacidade superior a 30L.
Modelos com 30 a 40L são ideais para famílias maiores, com até seis integrantes. E micro-ondas com capacidade superior a 40L são indicados para cozinhas compartilhadas.
É importante mencionar que a capacidade total do micro-ondas não corresponde à sua capacidade útil. É recomendável verificar as dimensões do aparelho para comprar o modelo ideal.
Potência
Quanto maior a potência do micro-ondas, maior será a capacidade para descongelar, aquecer ou cozinhar os alimentos rapidamente. Se sua intenção é utilizar o micro-ondas para aquecer as refeições, opte por um modelo de 600 a 800W.
Para preparar refeições simples ou elaboradas diariamente, escolha um micro-ondas com 850 a 1200W de potência. Os modelos de micro-ondas 220V de embutir podem oferecer potência superior a 1500W.
Eficiência energética
Também é importante avaliar a eficiência energética do forno micro-ondas 220V, ou seja, a capacidade que o eletrodoméstico tem de atingir o máximo desempenho com o mínimo de energia elétrica.
A escala de classificação da eficiência energética de um micro-ondas varia de A (super eficiente) a C (pouco eficiente). Observe também o consumo de energia do equipamento.
Funcionalidades
É importante analisar as funcionalidade que o micro-ondas 220V oferece, como a quantidade de receitas pré-programadas – ajuste automático de potência e tempo de preparo de determinados pratos – possibilidade de gravar receitas preferidas, trava de segurança para painel e porta, entre outras.
Procure um modelo com função grill, que permite dourar e gratinar as receitas e pode ser combinada ao cozimento para simplificar o preparo das refeições. A função crispy deixa os alimentos crocantes.
Alguns modelos oferecem cozimento a vapor, ideal para preparar legumes, verduras e frutos do mar, pois preserva os nutrientes, textura e sabor desses alimentos. O micro-ondas com convecção libera correntes de ar quente que aceleram o processo de cozimento dos pratos, deixando-os muito saborosos.
Para manter o micro-ondas livre de maus odores, escolha um modelo com função desodorizador. Para economizar energia elétrica, a função Eco desliga a lâmpada interna do micro-ondas durante o uso sem prejudicar o funcionamento.
(Fonte da imagem destacada: Yongyut Khasawong/ 123RF.com )