Ultima atualização: 26 de abril de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

22Horas investidas

5Estudos avaliados

72Comentários coletados

Seja bem-vindo ao Sweetest Home! Hoje vamos falar sobre mesa dobrável, um item que tem sido cada vez mais utilizado pelas pessoas, já que elas são mais convenientes e ajudam a economizar espaço.

Essas mesas são excelentes para quem deseja usá-las tanto dentro, quanto fora de casa, além de serem uma alternativa para quem precisa organizar jantares, festas, e outros eventos.

Neste artigo vamos falar sobre estes produtos, e dar várias dicas para que você fique por dentro das características que deve buscar em um equipamento como esse.

Primeiro, o mais importante

  • Mesas dobráveis podem ter vários formatos, e ele vai depender muito do uso que você quer fazer delas. As retangulares são ótimas para funcionar como mesa de buffet, já as redondas são comuns para acomodar as pessoas em eventos, já que elas ficam mais próximas.
  • Os tampos das mesas dobráveis normalmente são feitos em plástico ou madeira, sendo que os primeiros normalmente são mais leves e menos sujeitos a manchas, enquanto os segundos são mais pesados e precisam ser usados com uma toalha de mesa.
  • Preste muita atenção no peso de uma mesa dobrável, pois se ela for muito pesada poderá ser difícil dobrá-la e carregá-la.

Ranking: As 3 melhores mesas dobráveis

Atualmente as pessoas buscam cada vez mais a praticidade em suas vidas, e é por isso que as mesas dobráveis fazem tanto sucesso, pois elas são fáceis de guardar, limpar e de transportar.

Veja a seguir o Ranking que fizemos com as melhores mesas dobráveis disponíveis no mercado atualmente.

1° - Mesa Redonda Dobrável Fitt Tramontina

Essa mesa dobrável com acabamento fosco é produzida com madeira maciça Jatobá de alta densidade e tem capacidade para resistir às intempéries. Ela é uma ótima escolha para a sua casa, já que não compromete o espaço que você possui.

Seu tampo redondo e a base com design em “X”, oferecem personalidade ao produto, além de praticidade e beleza.

2° - Mesa Dobrável Orbit Sun House

Essa mesa dobrável é feita com madeira maciça de eucalipto e possui um acabamento em Stain próprio para ambientes externos, pois ele protege a madeira dos raios UV.

Sua durabilidade é excelente, pois a composição da madeira possui propriedades inseticidas.

3° - Mesa dobrável Palisad

Essa mesa dobrável é ideal para quem gosta de acampar, ou para quem precisa de uma mesa compacta para levar para qualquer lugar. Ela é muito resistente e não enferruja.

Ela pesa apenas 2 kg, o que facilita muito para que qualquer pessoa possa carregá-la para qualquer lugar sem qualquer problema.

Guia de Compra

Com uma mesa dobrável em casa fica fácil preparar aquele delicioso churrasco no jardim. E embora comprar uma mesa dobrável possa parecer uma tarefa simples inicialmente, você irá perceber que elas possuem inúmeros detalhes que tornam a escolha mais complicada.

No Guia de Compras abaixo você conseguirá ficar melhor informado sobre estes móveis e suas características, para que tenha a garantia de estar fazendo a escolha certa.

Imagem mostra família reunida no jardim para um churrasco ao ar livre.

A mesa dobrável facilita a realização de eventos na sua casa. (Fonte: famveldman / 123RF)

Quais são as vantagens e desvantagens da mesa dobrável?

Se você está considerando a hipótese de adquirir uma mesa dobrável, atente-se aos prós e contras delas que vamos listar abaixo.

Começando pelas vantagens, as mesas dobráveis são extremamente práticas, pois você pode levá-las para qualquer lugar e usá-las de maneira muito versátil, seja para fazer seus trabalhos manuais em casa ou para acomodar diversas pessoas durante um evento.

Elas também são uma ótima maneira de economizar espaço, já que basta dobrar e elas cabem em qualquer canto, o que ajuda muito as pessoas que moram em pequenos apartamentos.

Imagem mostra uma mesa dobrável de madeira.

Verifique o peso da mesa dobrável para que ela seja fácil de transportar. (Fonte: foottoo / 123RF)

Porém, uma das coisas com a qual é preciso tomar cuidado em relação às mesas dobráveis é o seu peso, pois pode ser difícil dobrá-las caso elas sejam muito pesadas.

Além disso, alguns modelos podem ser difíceis de desdobrar caso fiquem dobrados durante muito tempo em algum canto da sua casa, principalmente quando o material dele não é de qualidade.

Confira abaixo uma tabela com as vantagens e desvantagens de possuir uma mesa dobrável em casa:

Vantagens
  • Elas são muito práticas
  • Essas mesas são muito versáteis
  • Elas ajudam a economizar espaço na sua casa
Desvantagens
  • Podem ser difíceis de dobrar caso sejam muito pesadas
  • Caso fiquem dobradas por muito tempo, podem apresentar problemas

Quais são as diferenças entre mesas com tampo dobrável e não dobrável?

Essas mesas podem ser dobráveis no tampo ou não, e isso acaba trazendo diferenças, que vamos explicar abaixo.

Uma mesa com o tampo dobrável diminui muito de tamanho quando dobrada, o que é excelente para espaços pequenos. Pelo lado negativo, você pode ficar um pouco restrito em relação aos materiais dos quais o tampo é feito, pois é mais fácil encontrar esse modelo em plástico.

Quando ela não oferece a possibilidade de dobrar o tampo, ela não diminuirá tanto de tamanho quando dobrada, mas você encontrará uma variedade maior de modelos com materiais diferentes.

Não tem uma pior ou melhor, tudo depende do espaço que você possui para guardá-las. Confira a tabela abaixo com as diferenças entre mesas com tampo dobrável e não dobrável:

Tampo dobrável Tampo não dobrável
Material Normalmente são feitas de plástico, mas eventualmente podem ser feitas de outros materiais como madeira Podem ser feitas de muitos materiais, normalmente plástico ou madeira.
Espaço ocupado Ocupam um espaço bem menor quando dobradas Tampo não diminui em tamanho, somente as pernas dela se dobram.

Mesa dobrável redonda, retangular ou quadrada?

As mesas dobráveis podem ser redondas, retangulares ou quadradas, e cada formato oferece suas próprias características ao produto.

Nas mesas dobráveis redondas, as pessoas têm a oportunidade de sentar mais perto umas das outras, e elas são muito comuns em eventos, já que podem acomodar mais gente.

Um problema delas é que elas costumam ocupar mais espaço do que mesas de outros formatos quando montadas, por não serem fáceis de encaixar em um canto.

As que possuem formato retangular são uma ótima escolha para quem possui espaços reduzidos em casa, e podem acomodar diversas pessoas. Elas funcionam muito bem como mesa de buffet, por exemplo, e podem ser encostadas na parede para que não ocupem muito espaço.

Imagem de mesas dobráveis em área externa.

As mesas retangulares são ideais para cozinhas pequenas ou áreas externas. (Fonte: RitaE / Pixabay)

Em uma mesa quadrada os seus convidados ficam a uma mesma distância uns dos outros, e elas são ideais nos formatos menores, pois caso sejam muitos grandes fica mais complicado alcançar os pratos durante as refeições.

Veja abaixo uma tabela com as principais diferenças entre mesas quadradas, redondas e retangulares:

Quadradas Redondas Retangulares
Espaço ocupado Não ocupam muito espaço Não podem ser encostadas na parede, e, por isso ocupam mais espaço quando montadas Ótima escolha para quem possui espaços reduzidos
Posição das pessoas na mesa Ficam a uma mesma distância uns dos outros Ficam mais perto uns dos outros Pessoas podem ficar sentadas bem distantes uma das outras

Quanto custa?

Uma mesa dobrável pode custar entre R$ 70 e R$ 3.000, e esse valor vai depender de diversos fatores, como, por exemplo, se a mesa acompanha também as cadeiras, ou se ela é vendida sozinha.

Não se deve levar somente o preço em conta ao buscar por uma mesa dobrável, pois existem muitos outros fatores que devem influenciar na sua decisão como tamanho, material, formato, dentre outras coisas.

Onde comprar?

Você encontrará mesas dobráveis online facilmente em sites como Amazon, Shoptime, Americanas, dentre outros. Essa pode ser uma boa opção para quem não quer se preocupar em transportar o móvel até sua casa.

Se prefere optar por comprar em lojas físicas, você poderá encontrar esse produto em locais como a Leroy Merlin, por exemplo. Algumas lojas que comercializam artigos para camping também comercializam mesas dobráveis, como é o caso da Decathlon.

Imagem mostra uma mesa dobrável com duas cadeiras embaixo de um guarda-sol.

Comprar em lojas online é uma boa opção para quem não quer se preocupar em transportar o objeto até sua casa. (Fonte: fietzfotos / Pixabay)

Critérios de compra: Quais características avaliar em uma mesa dobrável

As mesas dobráveis possuem características que podem alterar completamente o seu nível de conforto, e até mesmo a sua interação com as outras pessoas. As características mais importantes estão listadas abaixo:

  • Peso
  • Material do tampo
  • Capacidade
  • Estabilidade

A seguir vamos detalhar essas características para que você consiga escolher a mesa dobrável certa para o seu ambiente.

Peso

Duas coisas importantes podem ser relacionadas a essa característica de uma mesa dobrável: o peso que ela pode suportar, e o peso do móvel em si.

Primeiramente, você deve avaliar o peso que ela consegue suportar e o uso que você quer fazer da mesa, para saber se ela se adequa ao que você está buscando. Afinal, não dá para correr o risco de comprar um móvel que vai quebrar assim que você começar a utilizá-lo, não é mesmo?

Avalie também o peso da mesa dobrável, pois caso ela seja muito pesada, vai ser mais difícil para que você consiga dobrá-la, e isso vai atrapalhar uma das principais qualidades dela, que é ser portátil.

Material do tampo

Os materiais mais comuns dos quais são feitos os tampos das mesas dobráveis são madeira ou plástico, e ambos são boas opções, com qualidades e defeitos.

Mesas dobráveis de plástico costumam ser mais leves e um pouco mais baratas do que as fabricadas em madeira. Além disso, quando o tampo é de plástico ele fica menos propenso a riscos e manchas, o que significa que você nem precisa usar uma toalha de mesa.

Já a mesa dobrável com tampo de madeira costuma dar um ar mais refinado aos ambientes, e se for maciça pode durar por um longo tempo. O lado ruim é que elas são um pouco mais pesadas que o plástico.

Imagem mostra uma mesa dobrável com tampo de madeira e com duas cadeiras azuis ao lado.

O material do tampo das mesas dobráveis normalmente é fabricado em madeira ou plástico. (Fonte: Sven Mieke / Unsplash)

Capacidade

Ao buscar por uma mesa dobrável, você deve se perguntar quantos lugares quer que ela possua, pois normalmente elas possuem capacidade para que 2 a 8 convidados sentem-se confortavelmente, dependendo do tamanho.

Leve em conta que uma mesa com maior capacidade será terá maiores dimensões, e, consequentemente, será mais difícil dobrá-la e guardá-la na sua casa, pois, normalmente, elas ocupam mais espaço.

Estabilidade

Elas devem oferecer estabilidade às pessoas, pois poucas coisas são piores do que sentar em uma mesa em que os copos e objetos ficam caindo.

Além disso, como muitas mesas dobram também no meio do tampo, é preciso que você tenha a certeza de que ela oferece segurança suficiente para não dobrar em momentos inadequados e acabar causando acidentes.

(Fonte da imagem destacada: Pxhere)

Por que você pode confiar em mim?

Juliana Perin Designer de Interiores
Aos quatro anos, Juliana já pedia para que sua mãe lhe deixasse decorar seu quarto de seu jeito, organizando as bonecas e os quadros pintados na escola. Essa paixão de infância virou a escolha da faculdade e, depois, profissão. Hoje, Juliana ajuda as pessoas a deixarem suas casas exatamente como elas sonham. Na internet, ajuda o público a escolher entre os melhores modelos de peças decorativas e iluminação, além de compartilhar seu conhecimento sobre sua outra paixão: a técnica DIY.