Ultima atualização: 27 de outubro de 2021

Como escolhemos

7Produtos analisados

21Horas investidas

6Estudos avaliados

30Comentários coletados

Quando se trata de decorar um espaço tão importante em nossa casa como a sala de estar, sempre pensamos em móveis como o sofá, o salão, o centro de entretenimento e a mesa de café.

A mesa de centro desempenha um papel muito importante, porque dependendo da mesa de centro que você tiver, a sala de estar passará despercebida ou se destacará. Há vários tipos de mesas de café: com gavetas, com assentos e até mesmo extensíveis ou conversíveis.

A escolha do ideal para sua casa dependerá muito de seus gostos, mas também de suas necessidades. É por isso que elaboramos este guia para ajudá-lo a encontrar a melhor opção.




O mais importante

  • A mesa de café é um móvel indispensável para a sala de estar. É muito prático, versátil e, ao mesmo tempo, uma peça decorativa que pode lhe dar aquele toque especial que você estava procurando.
  • Há uma grande variedade de mesas de café. Cada um deles pode ser adaptado às suas necessidades, assim como ao seu gosto e estilo pessoal.
  • Eles são o "centro das atenções" da decoração. Além disso, eles têm funcionalidades diferentes de acordo com o modelo que você escolher.

Mesa de café: nossa recomendação dos melhores produtos

Abaixo, reunimos uma lista de algumas das melhores mesas de café que você encontrará no mercado. Tudo com o objetivo de ajudar você a escolher o mais adequado e benéfico para você.

Guia de compras: O que você precisa saber sobre mesas de café

As mesas de café são um grampo de sala de estar e são as eternas companheiras dos sofás. Eles ocupam o lugar de maior destaque na sala, o centro, por isso é importante escolher o mais adequado de acordo com o espaço que você tem disponível e o uso que você fará dele.

É por isso que preparamos um guia especial com as informações que você precisa para encontrar a mesa de café perfeita para você.

A mesa de café é uma peça de mobiliário essencial para a sala de estar. É muito prático, versátil e, ao mesmo tempo, uma peça decorativa que pode lhe dar aquele toque especial que você estava procurando. (Fonte: Cottombro: 4107256/ Pexels.com)

O que é uma mesa de café e quais são suas vantagens e desvantagens?

A mesa de café também é conhecida como uma mesa de café em muitos lugares. É um estilo de mesa baixa que é colocada em frente ao sofá e é usada como suporte para o controle remoto, bebidas, livros, revistas, pequenos lanches e, em geral, todos aqueles objetos que podemos precisar enquanto estamos sentados assistindo televisão ou simplesmente descansando.

É também um elemento funcional que promove a ordem, mas ao mesmo tempo decora e dá muita personalidade à sala. Por esta razão, é importante investir em uma boa peça. Para isso, é necessário avaliar cada aspecto deste artigo e analisar as vantagens e desvantagens de investir nele para a decoração da sala. Em seguida, preste atenção às vantagens de investir em um bom modelo com qualidade, estilo e durabilidade.

Vantagens
  • São práticas
  • são úteis para armazenar objetos
  • são acessórios decorativos com estilo
  • ocupam pouco espaço
Desvantagens
  • Se forem feitas de material perigoso podem causar acidentes

Para que servem as mesas de café?

As mesas de café são usadas para colocar qualquer coisa que precisamos ao alcance da mão enquanto estamos sentados no sofá. Alguns modelos têm até mesmo espaço de armazenamento extra onde podemos guardar as revistas ou os livros que costumamos ler.

Pode até servir como superfície de estudo para as crianças. Eles também atuam como peça central em uma reunião de família ou amigos, seja para preparar alguns lanches ou bebidas, ou para organizar jogos de tabuleiro. Por outro lado, eles servem para marcar o centro decorativo da sala de estar.

Por que eu deveria ter uma mesa de café?

Você deveria ter uma mesa de café para os seguintes benefícios

  • Fácil de focar o centro das atenções na decoração da sala de estar.
  • Eles se destacam por sua funcionalidade, pois você poderá ter tudo o que você precisa à mão enquanto estiver no sofá.
  • Eles acrescentam personalidade e são muito versáteis em termos decorativos.
  • Elesaproveitam ao máximo o espaço sem atrapalhar o tráfego.

Há uma grande variedade de mesas de café. Cada um deles se adapta às suas necessidades, assim como ao seu gosto e estilo pessoal. (Fonte:: 94613384/ 123rf.com) Białasiewicz

Que tipos de mesas de café existem?

Cada casa é diferente e cada sala de estar também. Portanto, suas necessidades são únicas, assim como o espaço que você tem disponível. Antes de optar por um tipo de mesa ou outro, você deve considerar coisas como espaço, se você precisa armazenar coisas fora da vista, se há vários de vocês em casa ou se você come na mesa de café. Atualmente, há uma enorme variedade de diferentes tipos de mesas de café, então é fácil encontrar a certa para você e sua sala de estar. É por isso que classificamos os diferentes tipos de mesas de café de acordo com sua utilidade.

Se você quiser Você deve comprar
Uma mesa de café que permita organizar, guardar ou guardar coisas Uma mesa de café que tenha armazenamento, uma prateleira inferior, porta-revistas, gavetas ou uma arca
Uma mesa que seja multifuncional Uma mesa de café que possa ser elevada, extensível ou conversível, ou que tenha assento. Uma mesa de café que pode ser elevada, extensível ou conversível, ou que tenha assento.
Uma mesa de café que traz dinamismo e originalidade mesas de café gêmeas, mesas de encaixe, mesas agrupadas ou múltiplas.

Onde as mesas de café devem ser colocadas?

O local ideal para uma mesa de café é entre o sofá e a televisão, mas não bem no meio, mas alguns centímetros mais longe. Isto vai quebrar um pouco o equilíbrio da decoração e acrescentar frescor à sala. Para que uma mesa de café não se torne um incômodo, é importante que haja uma distância de 40 cm entre ela e o sofá. Para mesas de café baixas, recomenda-se uma distância de 30 cm.

Qual é o tamanho certo para uma mesa de café?

Embora as medidas possam variar de acordo com seu gosto e as dimensões de sua sala, tenha este guia padrão como referência:

Critérios Medidas
Comprimento x largura 120 x 80 cm
Altura 40-50 cm
Distância de separação do sofá 50 e 60 cm

Como decorar mesas de café?

Agora que você conhece os tipos de mesas de café e tem o modelo que você escolheu, é hora de decorá-las. Aqui estão algumas sugestões de elementos decorativos para a sua mesa de café

  1. Bandejas. Eles permitirão que você agrupe diferentes objetos, o que lhe dará mais ordem. E quando você precisa limpar a mesa, você só tem que levantá-la.
  2. Vasos. Para quebrar a monotonia das bandejas, coloque um vaso alto com formas arredondadas. Isto adicionará verticalidade.
  3. Flores. Use a mesa do café para mostrar algumas flores bonitas! Este elemento trará vida, frescor e cor à sua sala de estar.
  4. Velas. As velas são uma vantagem. Embora eles não necessariamente tenham que ser iluminados, já que sua função é principalmente decorativa, escolha um casal que seja aromático, colorido ou com formas peculiares. Isto criará uma atmosfera íntima e aconchegante.
  5. Livros. Agrupar livros que lhe interessam é uma boa maneira para seus visitantes conhecerem seus gostos e personalidade e eles são a ferramenta perfeita para iniciar conversas.
  6. Caixas. Se a sua mesa não tem espaço de armazenamento para coisas como controles remotos ou bases para copos que não são muito decorativas, guarde-as em uma caixa com tampa e pronto!

Eles são o "centro das atenções" da decoração. Além disso, eles têm funcionalidades diferentes de acordo com o modelo que você escolher. (Fonte:: 121512645/ 123rf.com) Białasiewicz

Como limpar mesas de café?

Ao limpar uma mesa de café, você deve levar em conta o material de que ela é feita, porque se você não usar o produto certo você pode danificá-la. Por esta razão, nós fazemos as seguintes recomendações

  • Mesas de café de madeira: Você precisa de um pano úmido, um produto específico para o tipo de madeira que você tem e um pano sem fiapos para secá-la.
  • Mesas de café paravidro e metacrilato: Basta usar um limpador de vidros e um pano sem fiapos.
  • Mesas decafé plásticas: Use um pano de microfibras e água quente.
  • Mesas de café metálicas: Utilize produtos químicos não corrosivos e certifique-se de secar bem a superfície, especialmente se não for feita de aço inoxidável.

Critérios de compra

Agora que você sabe o que é uma mesa de café, para que serve e quais são suas vantagens, é hora de escolher a mais adequada para sua sala de estar. Para fazer isso, nós lhe mostraremos alguns critérios essenciais de compra que você deve levar em conta para que você possa escolher a mesa de café ideal.

Material

As mesas de café são literalmente o centro da sala, então por que não fazê-las também o foco de todos os olhos e fortalecer nossa decoração com elas? Para conseguir isso, nós devemos primeiro escolher o material certo. Aqui estão os materiais mais populares e aclamados pela crítica

  • Mesas de café de vidro: A escolha ideal se você quiser uma mesa de café transparente. Eles são muito elegantes e atraentes, mas também bastante delicados, portanto não seriam o material mais adequado se houvesse crianças em casa.
  • Mesas de café de madeira: Elas adicionam calor, mas dependendo da cor elas podem ser pesadas. Ele sempre ocupará mais espaço visualmente, a menos que seja projetado com pernas estreitas ou combinado com vidro.
  • Mesas de café em mármore: É um material muito elegante para superfícies e, quando combinado com pernas de metal, é leve e elegante ao mesmo tempo.
  • Mesas de café commetacrilato: Uma alternativa mais barata e mais resistente ao vidro, embora menos sofisticada.
  • Mesas de café plásticas: Estas são as melhores para casas onde há crianças e onde o espaço será usado para elas pintarem, desenharem e fazerem seus deveres de casa.
  • Mesas de café de metal: Estas incluem mesas de ferro forjado e mesas de café de alumínio. Eles são perfeitos para salas de estar minimalistas, modernas ou de estilo industrial.

A mesa de café é uma peça muito prática e versátil que nos permite organizar ou armazenar os objetos que normalmente temos à mão, como livros, telefones celulares ou o controle remoto. (Fonte:: 97578597/ 123rf.com) Białasiewicz

Base

Sem dúvida, uma parte essencial que dará esse toque diferencial à mesa de café dos seus sonhos é a base. Atualmente, nós podemos encontrar vários modelos, o que lhe permitirá escolher aquele que melhor se adapta ao estilo que você quer transmitir com sua decoração. Vamos dar uma olhada nas opções básicas disponíveis no mercado

  • Sem base
  • Pés de alumínio
  • Pernas de madeira
  • Pés metálicos ou de aço inoxidável
  • Base de mármore
  • Base com formato irregular
  • Com rodízios

Atualmente, podemos encontrar tabelas com formas que nunca teríamos imaginado. A variedade de formas é uma vantagem quando se trata de escolher uma mesa de café, pois temos uma ampla gama de possibilidades que nos permitem optar pela mais funcional, dependendo do caso, além de nos permitir dar-lhe um toque original, se é isso que estamos procurando. Algumas das formas que existem são

  • Rectangular. Estes são os clássicos e os mais comuns.
  • Quadrado. Você pode encontrar mesas quadradas que também atuam como um banco ou cadeira extra.
  • Redondo. Eles são ótimos para serem usados como um conjunto. Como eles são menores, você pode colocar vários deles.
  • Outras formas. Hexagonal, oval, assimétrico.

Tamanho

O tamanho da mesa deve ser adaptado ao espaço e ao layout da sala. Há uma grande variedade de tamanhos de mesas, de muito pequenas a bastante grandes. Antes de comprar um, você deve pensar em quanto espaço você realmente tem para usá-lo sem que ele atrapalhe ao passar. Em termos de altura, as mesas não devem ser mais altas do que a altura dos assentos do sofá. Eles podem estar no mesmo nível ou até um pouco mais baixos. Entretanto, se você gosta de comer no sofá em frente à TV, você pode optar por mesas com uma prateleira que pode ser elevada em altura, que são perfeitas para este contexto.

Existem vários tipos de mesas de café: com gavetas, com assentos e até mesmo extensíveis ou conversíveis. (Fonte: Andrushchenko: 123395568/ 123rf.com)

Estilos

Antes de mais nada, devemos pensar no estilo que melhor combina com nossa sala de estar. Dependendo da decoração que já temos, vamos procurar uma mesa que se encaixe com ela. Isto não significa que tem que ser exatamente como o resto da sala, mas que a complementa. Há muitas opções, incluindo as seguintes

  • Mesas de café minimalistas: Elas são o complemento perfeito se você já tem outros elementos que se destacam na decoração da sua sala de estar, pois marcarão o equilíbrio visual.
  • Mesas de café rústicas: São as mais versáteis, pois podem ser usadas tanto na sala de estar quanto em ambientes externos. Além disso, se você escolher um design simples, você terá uma peça intemporal que você pode usar por um longo tempo. Além disso, ele vai se encaixar em todas as tendências.
  • Mesas de café Vintage: Se o que você está interessado é dar uma sensação de envelhecimento ao ambiente sem considerá-lo velho, o estilo vintage é o certo.
  • Mesas de café clássicas: Se você está procurando uma mesa que nunca saia de moda, que dure por muitos anos e dê um visual único com um toque aconchegante, o estilo clássico é o que você procura.
  • Mesas de café nórdicas: O estilo nórdico se tornou um dos estilos de decoração mais fashion e da moda. Ele transmite simplicidade, luz e harmonia. Se você é um fã de cores neutras e tons suaves ou pastéis, este é o estilo ideal para você.
  • Mesas de café de vanguarda: Elas são extremamente eficientes no uso do espaço. Portanto, se você tem espaço limitado, este tipo de mesa é perfeito para você. Além disso, eles darão aquele toque de elegância à sua casa graças às suas tonalidades e formas simples. O estilo vanguardista certamente fará você sentir que a modernidade chegou em sua casa.

Cores

A cor é um critério que deve ser analisado juntamente com a escolha do material. Isto porque eles devem ter uma combinação harmoniosa, pois nem todas as cores combinam bem com todos os tipos de materiais. Portanto, se você quer uma mesa de café mais discreta com toques clássicos, um bom conselho é optar por cores mais sóbrias e um material simples.

Entretanto, se o seu objetivo é uma peça moderna e mais marcante, o conselho é optar por materiais espelhados e investir em cores mais fortes. Lembre-se de que as cores devem sempre se harmonizar com o ambiente. Portanto, você deve sempre considerar o restante dos móveis antes de escolher a mesa de centro.

Resumo

A mesa de centro é uma peça muito prática e versátil que nos permite organizar ou armazenar objetos que normalmente temos à mão, tais como livros, celulares ou o controle remoto. É também um elemento chave de decoração, refletindo nossa personalidade e estilo.

Podemos classificá-los de acordo com seu estilo, forma, tamanho ou o uso que lhes daremos. Para escolher o certo, isso dependerá apenas de nossas necessidades e gostos. Por exemplo, se o que você quer é uma mesa de café que quebra a regra típica da mesa de café individual e que também traz originalidade à sua casa, depois de ler este artigo você certamente saberá que deve comprar mesas de café agrupadas ou múltiplas.

Em resumo, existe uma mesa de café para cada casa e será quase impossível para você não encontrar a mesa certa para a sua. Se você gostou deste artigo, sinta-se livre para compartilhá-lo em suas redes sociais e não se esqueça de nos deixar um comentário.

(Fonte da imagem em destaque: Białasiewic: 109225981/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas